Autor Tópico: Roscagem Rigida em TORNO CNC EMCO CONCEPT 155  (Lida 2482 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline carlos sequeira

  • Novato
  • *
  • Posts: 20
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Castelo Branco
  • Nome:: Carlos Sequeira
  • Profissão: Téc. CNC
Roscagem Rigida em TORNO CNC EMCO CONCEPT 155
« Online: 07 de Novembro de 2011, 10:19 »
Oi pessoal,
Gostaria de perguntar se aluem conhece este tipo de maquina TORNO CNC EMCO CONCEPT 155 ?
É que estou tendo problema em furar e roscar com esta maquina, principalmente em materiais com
tenacidade elevada tipo aço inox.
O que faço actualmente é alargar o furo de maneira a que haja uma maior folga para o macho nao ficar muito apertado dentro do furo, mas acontece que as vezes aparecem peças em que o parafuso não consegue enroscar, ou seja os filetes da roscas ficam demasiado pequenos.
A minha questão é se existe alguma forma de roscar est5e tipo de material e ter o melhor sucesso possivel.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Sequeira


Offline Markus

  • Novato
  • *
  • Posts: 1
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Jundiaí
  • Nome:: Marcio
  • Profissão: Programador CNC
Re:Roscagem Rigida em TORNO CNC EMCO CONCEPT 155
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2011, 20:09 »
Bom dia Carlos!
                       Acho que vc ja deve ter resolvido o problema, mas mesmo assim, vou responder sua questão de acordo com minha experiência.
                       Roscar já é uma situação um tanto quanto desconfortavel nos tornos CNC, digo isso porque se o zeramento das ferramentas não estiver muito bem feito vc corre o sério risco de quebrar uma ferramenta durante a operação. Nos aços inoxidáveis então....hummmmm, piorou a situação. Devemos partir do principio que estamos lidando com um aço de liga, um material denso, que aquece com extrema facilidade, e caso a broca queimar a ponta dentro do furo o problema se torna mais sério, pois o material temperado da broca se funde com o inox tornando quase que uma missão impossível continuar o processo. Meu conselho por experiência, se vc tiver um manual do mecânico, o famoso Casillas, aconselho usa-lo para definir a rotação da máquina de forma correta de acordo com o material que estiver usinando, caso esteja usando brocas e machos de aço rápido. O processo vai se tornar mais lento pra essa operação, no entanto vc ganha na vida útil da ferramenta, e no trabalho executado com perfeição, mas como ja disse, se o zeramento das ferramentas não estiver bem feito, a rotação adequada para o diametro de broca a ser usado, uma rotação compatível para usar o macho para roscar a operação não vai ser eficiente. Para esse processo aconselho usar furação tipo "pica-pau" de no maximo 5mm por vez, não esquecendo que vc pode usar uma broca 0,2mm maior (para o aço inox) da que está estipulada na tabela para evitar a ação de atrito e aquecimento extremo que o aço inox causa nas ferramentas de roscar. Agora, caso esteja usando brocas e machos de metal duro ou brocas T-Max, aconselho seguir a tabela do fabricante a risca, pode ter certeza que vai dar certo. Com todas as ferramentas bem centradas, vc evita que o inox cause corrosão na lateral de corte da broca, evitando que a broca diminua de diametro, assim o macho vai entrar mais livre. Aconselho tambem usar uma broca de centro pra iniciar o furo, e muito, mas muito mesmo óleo refrigerante, bem direcionado na ponta da broca e do macho, ajuda bastante. Mas esse é apenas um caso, ainda irão aparecer milhares de outras situações com o mesmo material e as mesmas operações. Lembre-se sempre doque vc ja usou e como fez pra chegar no bom resultado, o conhecimento adiquirido anteriormente em outra situação não consegue resolver tudo mas ja é meio caminho andado. Boa sorte, espero ter ajudado!

Offline carlos sequeira

  • Novato
  • *
  • Posts: 20
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Castelo Branco
  • Nome:: Carlos Sequeira
  • Profissão: Téc. CNC
Re:Roscagem Rigida em TORNO CNC EMCO CONCEPT 155
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2011, 10:54 »
Bom dia Markus!

Quero agradecer a sua resposta, mas infelizmente não me trás nada de novo. Tenho andado a pesquisar sobre este assunto e tambem como voce me diz cheguei a conclusão que o torno e o sistemas que ele utiliza para segurar as ferramentas ( brocas e machos) não é das melhores.
Infelizmente tambem lhe posso dizer que já ando com este problema a bastante tempo, à mais de 2 anos, mas quando tinha poucas peças para fazer e partia 1 ou 2 machos em 10 peças que roscava num mês isso considerava-se normal... mas ultimamente temos tido um acrescimo de trabalho e em vez desssas 10 peças agora são 100, 200, ... e ai começa-se a ver que a maquina talvez não seja a mais adquada.  :(
Voce conhece a maquina que me estou a referir? Torno EMCO 155. Este torno foi desenvolvido para o treinamento de jovens em escolas, e sabe tao bem como eu que no treinamento nao se trabalha com este tipo de materiais, utilizam-se materiais mais brandos, tipo latão, aluminio, plasticos, ... pelo motivo de nao se danificar muito as ferramentas caso os parametros de corte nao sejam os correctos. E neste caso o torno por si tambem peca um bocadinho por ser para fiz didaticos, logo o sistema de fixação das brocas e dos machos para mim não consegue ter precisão nenhuma, pois não se consegue apertar a ferramenta duas vezes no mesmo sitio :( à sempre um pequeno ajuste a fazer!
Este ajuste já pedi ajuda à empresa que vendeu a maquina, mas infelizmente tambem nâo obtive nenhuma ajuda da parte deles.
Porque tambem tenho a certeza que as ferramentas não ficam bem centradas com o veio a maquinar, mas tambem infelizmente nete torno nao possui nenhum sistema de calibraçao de ferramentas tipo renishaw, para me ajudar a calibrar e achar os centros das ferramnetas com a maior das precisões.
Agradeço a sua resposta  e tenho pena que tenha sido só voce a responder...
E obrigado por me desejar boa sorte, pois vou precisar para resolver este assunto..

om os melhores cumprimentos,

Carlos Sequeira


 

/** * */