Rudy,
se vc fez mal negócio ou não, só vai dar pra saber quando vc receber ele e olhar melhor algumas coisas.
Mas se vc queria sarna pra se coçar, com certeza arrumou.
Parabéns pela aquisição.
Esse torno é um clone do South Bend 9" workshop. Pelo formato dos pés, copiado de um South Bend de cerca de 1940. Veja este South Bend ano 1941.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53463970.htmlAchei curioso esse fabricante, nunca tinha ouvido falar. Talvez não seja o fabricante, mas um revendedor ou uma plaqueta da empresa/instituição que o possuía. Em muitos aspectos, ele parece um Joinville da década de 50.
Minha primeira preocupação seria a montagem do eixo árvore. Não dá pra ver direito pelas fotos, mas acho que esse cabeçote tem buchas cônicas. Se for isso mesmo, pode ser que elas estejam gastas além do ajuste, causando folga no eixo.
Você vai precisar de uma placa nova (ou se a espiral e o corpo dessa estiverem muito bons pode arriscar comprar 1 jogo de castanhas),
2 peças que vão fazer falta são a tesoura (suporte onde vão as engrenagens da grade) e o conjunto de reversão (peça fundida onde montam 3 engrenagens que vão em contato com o eixo-árvore).
Se conseguir contatar o proprietário e ver se essas peças não estão jogadas com ele, isso seria um adianto enorme. Eu tenho uma tesoura sobrando aqui que talvez lhe sirva, se for refazer o mecanismo.
As engrenagens podem ser adquiridas na Riosulense, que "comprou os direitos" dos tornos Joinville e passou a fabricá-los no fim da década de 80. São peças novas acho que mais baratas do que na Piratininga. Mas a Piratininga, como sugeriu o Rubens, também é uma boa opção. Já vi por lá o conjunto de reversao, por exemplo.
O motor adequado para esse torno vai de 1/2cv a 1cv. Não é recomendável mais do que isso, pois vc pode acabar danificando peças do próprio torno. Eu tenho um 3/4cv no meu.
Dá pra se divertir com esse torno com as peças faltando mesmo, mas dá pra deixar ele completo se vc quiser, depende de quanto tempo e dinheiro vc está disposto a gastar nele. O mais chatinho vão ser o conjunto de reversão e as buchas (se forem mesmo buchas).
Assim que chegar, tire o máximo de fotos que puder e poste e passe mais detalhes, aí dá pra dizer mais. Estou bastante curioso...