Autor Tópico: Será que fiz mal negócio  (Lida 18639 vezes)

Description:

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2008, 23:43 »
Rudy,
as engrenagens vc não vai achar no catálogo da Riosulense. Esse não é mais o foco deles, mas eles ainda têm algumas coisa de reposição em estoque (basicamente, engrenagens, fusos e porcas). Eles pararam de fabricar esses tornos na década de 90, quando começaram a aparecer os chineses.

O contato é o sr. Osnir (ele era o encarregado da área de montagem/ajustagem dos tornos), o telefone é 47 3521-3256.

Mas sugiro não se precipitar ainda, deixe o torno chegar para dar uma inspecionada e ver as prioridades...e arrumar um conjunto de reversão, pois sem ele de nada adiantam as engrenagens. Só pra deixar claro, é essa peça fundida com uma alavanca e três eixinhos onde montam engrenagens.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53795694.html

E vale à pena dar uma amadurecida em quais engrenagens serão úteis pra vc inicialmente, pra não gastar à toa. Por exemplo, já abri bastante rosca (apesar do pouco tempo há que tenho o torno), mas até agora nunca abri rosca métrica. Se quiser, depois posso tentar sugerir uma lista.

Perdoe a pretensão e a insistência (o torno é seu, oras... :)), mas recomendo que vc deixe o bicho chegar e possa dar uma inspecionada e fazer uma lista do que fazer. Assim vc vai gastando naquilo que realmente necessita e na ordem que faça sentido. Por exemplo, primeiro dar uma geral, verificar as buchas e arrumar a placa pra poder tornear. Depois obter (ou mesmo fabricar) o conjunto de reversao. Depois as engrenagens, e assim por diante...

Existe acessório que não acaba mais (placa nova, placa 4 castanhas, lunetas, contra-ponta, ferramentas de corte, placa de arraste, pinças etc etc), então é bom ir gastando aos poucos no mais importante...

rudyjunior

  • Visitante
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #16 Online: 06 de Novembro de 2008, 00:35 »
Ivan agradeço o seu empenho em me orientar, com toda ajuda que puder me dar certamente vou economizar dor de cabeça, tempo e principalmente dinheiro!!!
Vou seguir seu conselho e tirar o máximo de fotos assim que ele chegar e agradecerei muito se continuar me ajudando com um roteiro de prioridades. Como disse no começo, sou eterno aprendiz como dizia o saudoso Gonzaguinha.
Na verdade comprei o torno para fazer moldes para fundição em alumínio, você também gosta de verter metal pelas suas fotos. No futuro gostaria de fazer rosca M10 usada nos espelhos de moto. Mas tudo ao seu tempo!!!
Obrigado

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #17 Online: 06 de Novembro de 2008, 09:57 »
Rudy....

Pelo que conheço do Ivan, pode ficar tranquilo que o amigo é fera e muito prestativo.

Além de conhecer "intimamente" esses engenhos.

E segundo ele a pouco tempo (Acho que é papo furado. eheheheheheh, ele já era mestre antes de ser professor).

Do mais, realmente de inicio não se precipite, pois, tenho várias engrenagens em meu torno, mas usamos sempre as mesmas (3 ou 4).

O jogo completo, só mesmo para dizer que tem.

Quanto a rosca M10 que precisa fazer, lembre-se que existe a possibilidade de fazer com um cossinete, preso na contra ponta do torno, isso dependendo da quantidade e do tamanho dessa rosca.

Leia o manual do torneiro, vai te ajudar muito a entender alguns principios básicos.

Só para não te dar muito trabalho, acesse o link abaixo.

http://www.wewilliams.net/docs/1941%20-%20Manual%20do%20Torneiro%20-%2038%20Ed.pdf

Ele está disponível no post do Ivan.

É tão bom que acabei garimpando um num sebo aqui em SP e agora tenho um original de 1.941.

Ivan....

Tire uma dúvida para mim por favor.

A "alavanca de reversão" que voce mostra é a responsável por fazer a mudança da rotação da árvore?

Pois, se for pelas fotos do Rudy, parece que a reversão do motor e feita por uma chave eletrica inversora.

É isso ou estou falando bobagem?

Do mais, meus parabéns pela dedicação e conhecimentos adquiridos em tão pouco tempo.

Abraços.

Rubens
 

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #18 Online: 06 de Novembro de 2008, 11:13 »
Rubens,
agradeço os elogios mais uma vez.

Legal que vc conseguiu encontrar uma cópia impressa dele. Livro eletrônico é uma mão na roda, mas bom mesmo é um livro na cabeceira (ou no revisteiro do banheiro, como poucos ousam assumir  :))

Quanto a inverter a rotação na chave, nestes tornos a montagem da flange da placa é feita em uma rosca no nariz do eixo-árvore. Assim, tornear com a placa girando no sentido oposto (horário, olhando de frente) pode causar seu desrosqueamento = placa caindo e estragando o barramento, o pé, peça voando etc. (!) Só se deve tornear no sentido oposto se estiver usando a contra-ponta fazendo pressão, o que impede o desrosqueamento da placa. Assim, a rotação invertida do motor é usada principalmente para retornar o carro ao abrir roscas sem usar o indicador de rosca (evitando abrir a porca bipartida). Note que inverter a rotação não muda muita coisa, pois uma rosca direita continua sendo uma rosca direita, aberta com o motor em um sentido ou no outro. Inverter a rotação para tornear tbm obrigaria usar a ferramenta de ponta-cabeça ou montada em um porta-ferramentas na parte traseira do carro.

Nestes tornos, a alavanca de reversão é responsável por:

- engrenar e desengrenar a grade de engrenagens (com ela na posição intermediária, o eixo-árvore gira livre, as engrenagens ficam paradas)
- engrenar a grade em um sentido ou no outro, para que com a peça girando no sentido convencional, o carro longitudinal (e o carro transversal, se tiver avanço transversal automático) avance em um sentido ou no outro. Em roscas, usa-se para roscas esquerdas. Note que não é o sentido de rotação do eixo-árvore que muda, mas sim o do fuso.

O eixo inferior dela é uma das posições de montagem das engrenagens da grade. Ou seja, vai precisar da peça pra fazer qq coisa com a grade e poder usar o fuso.

A peça em si não é complicada, daria até pra fazer em chapa grossa com serra, furadeira e muita paciencia e capricho. As 3 engrenagenzinhas do conjunto daria pra arrumar na riosulense. E os 3 eixinhos daria pra fazer facilmente no próprio torno. O eixo mais chato de fazer aparentemente tá lá, espetado sozinho no cabeçote. Mas se encontrasse o conjuntinho pronto como eu vi na Piratininga pouparia um bom trabalho.

Falando em Itirapina, minha mãe nasceu em uma fazenda em Analândia, ouvi bastante ela falar de Itirapina e Corumbataí...

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #19 Online: 06 de Novembro de 2008, 12:10 »
Legal Ivan.

Não sabia que poderia se inverter apenas a rotação do fuso.

No meu, para inverter a rotação do fuso eu faço através de um interruptor eletrico (coisa dos chineses).

Que altera a rotação do motor e de todo o conjunto.

como voce já disse, esses tornos mais antigos tem suas GRANDES vantagens.

Eram muito mais bem feitos e elaborados.

A invresão da rotação eu sempre pensei que servisse mesmo basicamente para o retorno do carro no momento da fabricação de roscas.

Nem me toquei que esses modelos eram fixados através de roscas nas flanges, no mei isso se dá através de 3 parafusos.

Conheço também Analandia, uma cidadezinha encantadora, muito legal.

Hoje deve estar um pouco maior, mas mesmo assim não deve ter perdido o charme.

Morei em Pirassununga, quase do lado.

Aproveitando o papo, vi suas fotos e te pergunto para que serve aquele retificador que adaptou em sua máquina de solda.

Isso porque acabei de arrumar uma máquina da ESAB de 250a, e estou apanhando para soldar um metalon com parede 1.2 mm.

Quase sempre ele fura todo e não consigo soldar, já tentei eletrodo mais fino que 2,5 mm mas não consegui encontrar, a maioria é esse ou 1/8 (mais grosso).

O retificador ajudaria nessa situação?

Abraços.
 

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Off-topic - retificador
« Resposta #20 Online: 06 de Novembro de 2008, 13:42 »
Rubens,
o retificador ajuda sim.
Ao soldar com um transformador de solda (AC), a voltagem cruza o zero e muda de polaridade o tempo todo. Esse troca-troca e as interrupções de corrente são responsáveis por escória, respingos, perda do arco etc.
Coloquei no meu um conjunto de pontes retificadoras, capacitores e um indutor. Com isso, a corrente fica retificada e suavizada. Isso reduz muito a quantidade de escória, respingos e facilita enormemente a manutenção de um arco estável. Além disso, permite escolher a polaridade (negativo=maior penetração, positivo=menor penetração - o que seria recomendável no seu caso), e usar alguns eletrodos que são somente para corrente contínua.
A montagem fiz de uma forma extremamente tosca (como vc viu  :)), mas funciona bem. Algumas coisas a gente faz com mais capricho, outras a gente só quer que funcione...hehe

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #21 Online: 06 de Novembro de 2008, 15:44 »
Ivan....

Tosco ou não, o que interessa é que funciona.

Gostei da idéia, mas não tenho nem idéia de como fazer ou por onde começar, portanto, se tiver mais um pouco de paciencia e outro pouco de tempo para postar o "como se faz", ficarei muito grato.

Do resto continuo me inspeirando em pessoas como voce para continuar aprendendo e lembrar que quanto mais aprendemos, mais devemos ter convicção de que nada sabemos.

Muito obrigado.

 

rudyjunior

  • Visitante
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #22 Online: 06 de Novembro de 2008, 15:51 »
Rubens

Muito obrigado pelo link, estou devorando as informações, excelente material!!!

Ivan

Meu sogro também nasceu em uma fazenda e Analândia, mas na época a cidade se chamava Anápolis, depois que mudou para Analândia...

Esse conjuntinho que você viu na Piratininga faz tempo? Será que consigo encontrar ainda?
Pelo que você falou ele é fundamental para "conseguirmos" restaurar o "Primo" (nome que dei ao meu primeiro torno, rsrsrsr). Digo "conseguirmos" pois nunca participei de uma comunidade tão empolgante quanto esta, o conhecimento que esta sendo repassado por você e pelo Rubens demoraria anos para conseguir sozinho.
Procurei bastante no google por informação mas encontrei muito pouco, até pela minha falta de conhecimentos, se não souber os termos certo para pesquisar não se encontra nada.
Sou aeromedelista, meio afastado mas sou, quando comecei a pesquisar sobre o assunto digitava um monte de palavras e retornava muito pouco.
Depois descobri que bastava colocar "RC" que vem de baciada como dizia minha avó.
Agradeço novamente a ajuda que estou recebendo de todos e principalmente todo o conhecimento que o Ivan não se nega a repartir, isso é raro nas pessoas.
Ivan
"Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo." Mahatma Gandhi
Obrigado pela sua sabedoria!!!

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #23 Online: 06 de Novembro de 2008, 15:56 »
Rudy....

Como aeromodelista, deve conhecer em Pira o Martinelli.....

Ele era louco por isso.

rudyjunior

  • Visitante
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #24 Online: 06 de Novembro de 2008, 16:02 »
Rubens infelizmente não conheço. Eu costumava "voar" em São Carlos...

rudyjunior

  • Visitante
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #25 Online: 06 de Novembro de 2008, 21:15 »
Estive em uma loja de ferramentas em São Carlos hoje e vi algumas ferramentas de vídea por R$ 6,00 aproximadamente.
O preço está bom?
Elas já vem prontas para usar?

Obrigado

Offline mdaweb

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 462
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: Mauro de Amorim
  • Profissão: Analista de Sistemas Pleno
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #26 Online: 06 de Novembro de 2008, 22:06 »
Aqui em SP existe uma região (Brás - Piratininga) que vende bastante coisa usada para esses tornos, inclusive engrenagens.

Rudy, eu sou do Rio de Janeiro, e estou pra ir a Sao Paulo, e gostaria de fazer uma visita nessa regiao, vce pode enviar endereço de onde tem essas peças, sera que tem pra joinville por la?

Desculpe nao colocar acentos, e que to com problemas na configuraçao do teclado.

[]'

MDAWEB

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #27 Online: 06 de Novembro de 2008, 22:09 »
Rudy,
eu vi uma peças dessas por lá em maio, que foi a primeira e única vez que fui lá até hoje. Acho razoavelmente provável que vc encontre esta mesma ou outra por lá. Pelo que vi, tornos desses muito moídos eles desmontam e vendem as peças. Não sei se vc conhece a região ali, vale o passeio. As lojas que achei melhores em peças foram na transversal R. Paraná e na paralela Visconde de Parnaíba. Se não me engano, vi uma peça dessas em uma loja na Visc. de Parnaíba, uma loja enorme só com peças usadas desmontadas em 2 andares, com as peças todas dispostas em prateleiras.
O problema é que aparentemente os vendedores dali gostam de arrancar o couro do comprador.
Eu fui lá pra tentar arrumar uma luneta pro meu torno. Em uma loja, queriam me cobrar R$300. Em outra, um pouco menos. Depois de muita pechincha, choro e fingir que não vai levar, apontar os defeitos da peça etc, acabei levando por menos da metade. Mas se vc chegar lá perguntando "se tem o conjunto de reversao de um joinville" ou, pior ainda, ligar perguntando, acho que o preço sobe uns 500%.
Aproveitando, aqui o antes e depois dessa luneta (fiz uma trava faltante, fiz outros manípulos e dei uma geral)
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p52592165.html
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p52643327.html

Amanhã eu tiro uma foto do conj. de reversao pra vc reconhecer se for procurar.

Quanto à ferramenta, o preço tá bom (se for a ferramenta soldada), mas na minha opinião tornos deste tamanho se entendem melhor com ferramentas de aço rápido do que metal duro. Normalmente, essas ferramentas de widia têm ângulos pouco agudos, o que pressupõe uma rigidez grande. E são relativamente frágeis, podendo quebrar com vibração. E são mais chatinhas de reafiar, a menos q vc tenha o rebolo verde...
Com uns bits de aço rápido e um rebolo branco no esmeril, vc afia do jeito que quiser.
Mas isso vai um pouco de gosto, e as de widia vêm prontas para usar sim. Vale à pena vc ir experimentando. Só que compre as menores, caso contrário ficarão muito altas pra usar no seu torno.

A propósito, agradeço o elogio, mas não tô com essa bola toda. Posso até ter juntado algum conhecimento sobre este assunto, mas sabedoria ainda tá longe...Até mesmo juízo, faz bem pouco tempo que eu tomei. :)

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #28 Online: 06 de Novembro de 2008, 22:19 »
Mauro,
dê uma olhada aqui.
De metrô, desça no Brás. Ali é meio aquele esquema de ir andando, entrando nas lojas e olhando...
Mas como eu comentei, pelo que vi as melhores lojas em peças usadas para tornos pequenos estão na Paraná e Visc. de Parnaíba (dá pra ver no mapa). Tem peças pra Joinville sim.
Desculpe a curiosidade, mas vc está procurando alguma coisa específica?

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Será que fiz mal negócio
« Resposta #29 Online: 06 de Novembro de 2008, 22:23 »
Rubens,
depois eu ponho um passo-a-passo de como retificar o transformador, eu recomendo. Pode ser que interesse a mais alguém. Só tenho que descobrir onde postar, em tornos é que não...hehe

 

/** * */