Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: rudyjunior em 05 de Novembro de 2008, 16:19
-
Sempre tive o sonho de ter um torno e hoje comprei este no ML, esta sem as engrenagens para fazer roscas e mais uns detalhes, mas o preço foi o mais baixo que vi até agora. Na minha cidade tinha um desse, até que funcionava bem.
Bem agora não adianta lamentar, no mais o tempo que vou passar ao lado dele "mexendo" vai me valer mais para a saúde mental do que qualquer outro tipo de lazer que conseguiria com esse dinheiro. Como diz o ditado: “o que é de gosto é regalo da vida” ...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84060589-torno-mecanico-de-bancada-marca-iem-920mm-de-barramento-_JM
-
Eu tenho um torno igual a este, tenho todas as engrenagens, está completo.
Posso ver pra você as dimensões das engrenagens, quantidade e postar aqui.
Assim você pode aos poucos adquirindo e ajeitando ao menos a questão do avanço automatico.
No momento não tenho como ver isto pra você, mas em alguns dias postarei aqui pra você, as fotos, e todo o conjunto de engrenagens, ok.
Quanto a pergunta:Será que fiz mal negócio?
Na minha opinião, Você fez um bom negocio...
Os detalhes nós damos um jeito.
-
Valeu pela força Alexandre, sou super iniciante no assunto e tenho algumas dúvidas, essas engrenagens tem um padrão e poderei encontrar de outros tornos ou são específicas e terei que fazer cada uma?
Outra coisa o motor é de 1/2 HP, qual seria o valor ideal para se usar nele?
Pelo que vi na foto o antigo dono esta usando uma correia dentada invertida, essas correias planas são difíceis de achar? Tenho visto nos carros novos uma correia com pequenos "v"s no alternador, acho que são mais macias e mais largas que a dentada.
Obrigado!!!
-
Rudy....
Tenho um "pequeno" que adquiri também a pouco tempo, e todos os dias estou aprendendo. E a melhor maneira é ajudando os amigos.
Portanto, parabens pela aquisição.
Pelo preço acho que fez um bom negócio, desde que o barramento e a parte funcional esteja em perfeitas condições.
Quanto aos detalhes, aos poucos você vai arrumando.
Aqui em SP existe uma região (Brás - Piratininga) que vende bastante coisa usada para esses tornos, inclusive engrenagens.
O dia que quiser vir para cá, me avise que se possível te acompanho até o local.
Costumo ir bastante para aqueles lados, muitas vezes só olhar.
Quanto ao motor, parece que o que está no torno é um de máquina de lavar roupas (normalmente de 1/2 CV). JÁ tive um Sanches Blanes com motor de 2CV, e funcionava muito bem.
Quem sabe não coloca no futuro um inversor para regular a velocidade.
O vendedor mencionou que não tinha mandril, mas pela foto a contra ponta está com um mandril.
Peça para ele tudo que tiver, mesmo que seja uma porca, pois, ás vezes o vendedor esquece de alguma coisa que não servirá mais para ele, mas poderá fazer muita falta para você.
A correia lisa também acha fácil aqui em SP, na Florencio de Abreu existem 2 casas especializadas, é só passar a referencia e pronto.
Do mais, é só gritar que no possível o socorremos.
Ia esquecendo, quando era "milico" em Pirassununga, fui desfilar em Itirapina uma vez. Há muito tempo atrás. e tinha alguns soldados dessa região.
Abraços.
Rubens.
-
Obrigado pelas dicas Rubens, assim que ele chegar eu passo a ficha do trem (vem de Minas, uai). Domingo estarei em Pirassununga, tem um encontro na AFA (51º ERAC), acharam que lá seria uma boa idéia, rsrsrs.
Espero que o torno esteja Justo e Perfeito, mas se tiver umas arestas vamos aparando com o tempo.
Agradeço a oferta de me ajudar a garimpar em SP algumas peças, trabalhei lá durante dois anos e gosto muito da cidade apesar dos problemas.
O seu torno era marca I.E.M. (segundo o vendedor) também?
Tão logo de certo combinamos alguma coisa!!!
Abraços,
Rudy
-
RudY....
Meu torno era um Sanches Blanes sem caixa norton.
Vendi a muito tempo para uma pessoa do Sul, mandei via transportadora.
Vai para Pira, muita coincidência não? O que é ERAC, não consegui captar.
Mas quando quiser é só agendar e abaixar por aqui.
Dia desses devo estar indo para Leme e Pira também, só não sei quando.
Adoro o interior, quem sabe um dia eu volto para essas bandas, morei mais de 6 anos em Pira.
Abraços.
Rubens
-
Rubens se passar por Pira vem até a metrópolis tomar um café. Pelo jeito depois que se pega o vírus de metal no sangue não tem volta.
Você está no segundo torno? É fácil ir fazendo um upgrade nas máquinas?
A caixa norton é uma facilidade ou muda muito no torno?
Abraços,
Rudy
-
Rudy,
se vc fez mal negócio ou não, só vai dar pra saber quando vc receber ele e olhar melhor algumas coisas.
Mas se vc queria sarna pra se coçar, com certeza arrumou. :) Parabéns pela aquisição.
Esse torno é um clone do South Bend 9" workshop. Pelo formato dos pés, copiado de um South Bend de cerca de 1940. Veja este South Bend ano 1941.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53463970.html
Achei curioso esse fabricante, nunca tinha ouvido falar. Talvez não seja o fabricante, mas um revendedor ou uma plaqueta da empresa/instituição que o possuía. Em muitos aspectos, ele parece um Joinville da década de 50.
Minha primeira preocupação seria a montagem do eixo árvore. Não dá pra ver direito pelas fotos, mas acho que esse cabeçote tem buchas cônicas. Se for isso mesmo, pode ser que elas estejam gastas além do ajuste, causando folga no eixo.
Você vai precisar de uma placa nova (ou se a espiral e o corpo dessa estiverem muito bons pode arriscar comprar 1 jogo de castanhas),
2 peças que vão fazer falta são a tesoura (suporte onde vão as engrenagens da grade) e o conjunto de reversão (peça fundida onde montam 3 engrenagens que vão em contato com o eixo-árvore).
Se conseguir contatar o proprietário e ver se essas peças não estão jogadas com ele, isso seria um adianto enorme. Eu tenho uma tesoura sobrando aqui que talvez lhe sirva, se for refazer o mecanismo.
As engrenagens podem ser adquiridas na Riosulense, que "comprou os direitos" dos tornos Joinville e passou a fabricá-los no fim da década de 80. São peças novas acho que mais baratas do que na Piratininga. Mas a Piratininga, como sugeriu o Rubens, também é uma boa opção. Já vi por lá o conjunto de reversao, por exemplo.
O motor adequado para esse torno vai de 1/2cv a 1cv. Não é recomendável mais do que isso, pois vc pode acabar danificando peças do próprio torno. Eu tenho um 3/4cv no meu.
Dá pra se divertir com esse torno com as peças faltando mesmo, mas dá pra deixar ele completo se vc quiser, depende de quanto tempo e dinheiro vc está disposto a gastar nele. O mais chatinho vão ser o conjunto de reversão e as buchas (se forem mesmo buchas).
Assim que chegar, tire o máximo de fotos que puder e poste e passe mais detalhes, aí dá pra dizer mais. Estou bastante curioso...
-
Rudy....
Obrigado pelo convite.
Escute muito bem o amigo Ivan, esse é o cara que manja muito dessas belezinhas.
É meu segundo torno, mas estou aprendendo mesmo só agora.
A caixa Norton nada mais é do que um "acessório" para facilitar a vida do operador, ao invés de ficar trocando as engrenagens, elas estão "dentro dessa caixa", e basta então cambiar as alavancas.
Os tornos com esse dispositivo costumam custar mais caros.
Como mencionado, as lojas da Piratininga já foram muito boas e barateiras, agora é o olho da cara, mas ainda existem algumas coisas boas, basta garimpar.
E muitas das vezes é a única solução.
Estou á disposição.
Ivan....
Mai uma vez, muito obrigado pela aula.
Abraços.
Rubens
-
Rudy,
Parabéns por sua aquisição !
-
Ivan estava por acaso vendo o site que indicou em outro Post (http://www.lathes.co.uk/southbendmodelfive9inch/), muito boa dica como todas que tem compartilhado.
A pessoa que me vendeu recebeu de herança, não é do ramo e está só fazendo dinheiro. Ele falou que é tudo o que tem, os pés ele disse que não fazem parte do torno, é uma mesa de dois metros que pegou em um ferro velho em Minas.
Sobre a tesoura interessa sim, quanto você quer por ela?
Estou baixando o catálogo da Riosulense para procurar as engrenagens, as fotos devem ficar para a semana que vem o torno vai ser colocado na transportadora em juiz de Fora na sexta.
Obrigado pelas dicas!!!
-
Amigos,
Como disse, só pelo prazer de estar aprendendo com todos vocês já valeu cada centavo. Tenho plena certeza que com o conhecimento de todos vou aos poucos conseguir restaurar todas as funcionalidades do "cloninho", rsrsrsrsr.
Estive pensando, quando era criança meu avô dizia que ferramentas tinham que ser inglêsas para serem consideradas de qualidade. Dizia que os japoneses só copiavam tudo, hoje todos compramos coisas chinesas que são cópias descaras, pura pirataria.
Mas como disse o Ivan, meu primotorno é uma cópia também bem antiga de outro modelo.
Não gostava do "Chacrinha" mas ele já dizia, na TV nada se cria, tudo se copia.
Obrigado Ivan, Rubens e F2S!!!
-
Rudy,
os pés a que me referi não são os da bancada, mas os do torno mesmo (que apóiam o barramento). No seu têm aquele belo formato curvo, abrindo para todos os lados na base. Como esses zerinho nessa vitrine de loja (fonte: practicalmachinist)
http://img58.imageshack.us/img58/7758/ac20colby20machinery20cgv4.jpg
Repare no reflexo do vidro... :)
Se a tesoura montar (quando o torno chegar meça o diâmetro do encaixe dela), não quero nada não - mas o frete é por sua conta :).
Só que só mando se vc for realmente montar a grade toda, pq pra ficar encostada ela fica comigo...heheh
Desde já, o que eu puder tentar ajudar, estamos aí.
-
. . . vou aos poucos conseguir restaurar todas as funcionalidades do "cloninho" . . .
Já estou na torcida !
-
Ivan pretendo montar tudo sim, sobre a Riosulense, não encontrei no catálogo deles nenhuma referência a torno mecânico ou engrenagens. Tem que ligar lá procurando especificamente?
-
Rudy,
as engrenagens vc não vai achar no catálogo da Riosulense. Esse não é mais o foco deles, mas eles ainda têm algumas coisa de reposição em estoque (basicamente, engrenagens, fusos e porcas). Eles pararam de fabricar esses tornos na década de 90, quando começaram a aparecer os chineses.
O contato é o sr. Osnir (ele era o encarregado da área de montagem/ajustagem dos tornos), o telefone é 47 3521-3256.
Mas sugiro não se precipitar ainda, deixe o torno chegar para dar uma inspecionada e ver as prioridades...e arrumar um conjunto de reversão, pois sem ele de nada adiantam as engrenagens. Só pra deixar claro, é essa peça fundida com uma alavanca e três eixinhos onde montam engrenagens.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53795694.html
E vale à pena dar uma amadurecida em quais engrenagens serão úteis pra vc inicialmente, pra não gastar à toa. Por exemplo, já abri bastante rosca (apesar do pouco tempo há que tenho o torno), mas até agora nunca abri rosca métrica. Se quiser, depois posso tentar sugerir uma lista.
Perdoe a pretensão e a insistência (o torno é seu, oras... :)), mas recomendo que vc deixe o bicho chegar e possa dar uma inspecionada e fazer uma lista do que fazer. Assim vc vai gastando naquilo que realmente necessita e na ordem que faça sentido. Por exemplo, primeiro dar uma geral, verificar as buchas e arrumar a placa pra poder tornear. Depois obter (ou mesmo fabricar) o conjunto de reversao. Depois as engrenagens, e assim por diante...
Existe acessório que não acaba mais (placa nova, placa 4 castanhas, lunetas, contra-ponta, ferramentas de corte, placa de arraste, pinças etc etc), então é bom ir gastando aos poucos no mais importante...
-
Ivan agradeço o seu empenho em me orientar, com toda ajuda que puder me dar certamente vou economizar dor de cabeça, tempo e principalmente dinheiro!!!
Vou seguir seu conselho e tirar o máximo de fotos assim que ele chegar e agradecerei muito se continuar me ajudando com um roteiro de prioridades. Como disse no começo, sou eterno aprendiz como dizia o saudoso Gonzaguinha.
Na verdade comprei o torno para fazer moldes para fundição em alumínio, você também gosta de verter metal pelas suas fotos. No futuro gostaria de fazer rosca M10 usada nos espelhos de moto. Mas tudo ao seu tempo!!!
Obrigado
-
Rudy....
Pelo que conheço do Ivan, pode ficar tranquilo que o amigo é fera e muito prestativo.
Além de conhecer "intimamente" esses engenhos.
E segundo ele a pouco tempo (Acho que é papo furado. eheheheheheh, ele já era mestre antes de ser professor).
Do mais, realmente de inicio não se precipite, pois, tenho várias engrenagens em meu torno, mas usamos sempre as mesmas (3 ou 4).
O jogo completo, só mesmo para dizer que tem.
Quanto a rosca M10 que precisa fazer, lembre-se que existe a possibilidade de fazer com um cossinete, preso na contra ponta do torno, isso dependendo da quantidade e do tamanho dessa rosca.
Leia o manual do torneiro, vai te ajudar muito a entender alguns principios básicos.
Só para não te dar muito trabalho, acesse o link abaixo.
http://www.wewilliams.net/docs/1941%20-%20Manual%20do%20Torneiro%20-%2038%20Ed.pdf
Ele está disponível no post do Ivan.
É tão bom que acabei garimpando um num sebo aqui em SP e agora tenho um original de 1.941.
Ivan....
Tire uma dúvida para mim por favor.
A "alavanca de reversão" que voce mostra é a responsável por fazer a mudança da rotação da árvore?
Pois, se for pelas fotos do Rudy, parece que a reversão do motor e feita por uma chave eletrica inversora.
É isso ou estou falando bobagem?
Do mais, meus parabéns pela dedicação e conhecimentos adquiridos em tão pouco tempo.
Abraços.
Rubens
-
Rubens,
agradeço os elogios mais uma vez.
Legal que vc conseguiu encontrar uma cópia impressa dele. Livro eletrônico é uma mão na roda, mas bom mesmo é um livro na cabeceira (ou no revisteiro do banheiro, como poucos ousam assumir :))
Quanto a inverter a rotação na chave, nestes tornos a montagem da flange da placa é feita em uma rosca no nariz do eixo-árvore. Assim, tornear com a placa girando no sentido oposto (horário, olhando de frente) pode causar seu desrosqueamento = placa caindo e estragando o barramento, o pé, peça voando etc. (!) Só se deve tornear no sentido oposto se estiver usando a contra-ponta fazendo pressão, o que impede o desrosqueamento da placa. Assim, a rotação invertida do motor é usada principalmente para retornar o carro ao abrir roscas sem usar o indicador de rosca (evitando abrir a porca bipartida). Note que inverter a rotação não muda muita coisa, pois uma rosca direita continua sendo uma rosca direita, aberta com o motor em um sentido ou no outro. Inverter a rotação para tornear tbm obrigaria usar a ferramenta de ponta-cabeça ou montada em um porta-ferramentas na parte traseira do carro.
Nestes tornos, a alavanca de reversão é responsável por:
- engrenar e desengrenar a grade de engrenagens (com ela na posição intermediária, o eixo-árvore gira livre, as engrenagens ficam paradas)
- engrenar a grade em um sentido ou no outro, para que com a peça girando no sentido convencional, o carro longitudinal (e o carro transversal, se tiver avanço transversal automático) avance em um sentido ou no outro. Em roscas, usa-se para roscas esquerdas. Note que não é o sentido de rotação do eixo-árvore que muda, mas sim o do fuso.
O eixo inferior dela é uma das posições de montagem das engrenagens da grade. Ou seja, vai precisar da peça pra fazer qq coisa com a grade e poder usar o fuso.
A peça em si não é complicada, daria até pra fazer em chapa grossa com serra, furadeira e muita paciencia e capricho. As 3 engrenagenzinhas do conjunto daria pra arrumar na riosulense. E os 3 eixinhos daria pra fazer facilmente no próprio torno. O eixo mais chato de fazer aparentemente tá lá, espetado sozinho no cabeçote. Mas se encontrasse o conjuntinho pronto como eu vi na Piratininga pouparia um bom trabalho.
Falando em Itirapina, minha mãe nasceu em uma fazenda em Analândia, ouvi bastante ela falar de Itirapina e Corumbataí...
-
Legal Ivan.
Não sabia que poderia se inverter apenas a rotação do fuso.
No meu, para inverter a rotação do fuso eu faço através de um interruptor eletrico (coisa dos chineses).
Que altera a rotação do motor e de todo o conjunto.
como voce já disse, esses tornos mais antigos tem suas GRANDES vantagens.
Eram muito mais bem feitos e elaborados.
A invresão da rotação eu sempre pensei que servisse mesmo basicamente para o retorno do carro no momento da fabricação de roscas.
Nem me toquei que esses modelos eram fixados através de roscas nas flanges, no mei isso se dá através de 3 parafusos.
Conheço também Analandia, uma cidadezinha encantadora, muito legal.
Hoje deve estar um pouco maior, mas mesmo assim não deve ter perdido o charme.
Morei em Pirassununga, quase do lado.
Aproveitando o papo, vi suas fotos e te pergunto para que serve aquele retificador que adaptou em sua máquina de solda.
Isso porque acabei de arrumar uma máquina da ESAB de 250a, e estou apanhando para soldar um metalon com parede 1.2 mm.
Quase sempre ele fura todo e não consigo soldar, já tentei eletrodo mais fino que 2,5 mm mas não consegui encontrar, a maioria é esse ou 1/8 (mais grosso).
O retificador ajudaria nessa situação?
Abraços.
-
Rubens,
o retificador ajuda sim.
Ao soldar com um transformador de solda (AC), a voltagem cruza o zero e muda de polaridade o tempo todo. Esse troca-troca e as interrupções de corrente são responsáveis por escória, respingos, perda do arco etc.
Coloquei no meu um conjunto de pontes retificadoras, capacitores e um indutor. Com isso, a corrente fica retificada e suavizada. Isso reduz muito a quantidade de escória, respingos e facilita enormemente a manutenção de um arco estável. Além disso, permite escolher a polaridade (negativo=maior penetração, positivo=menor penetração - o que seria recomendável no seu caso), e usar alguns eletrodos que são somente para corrente contínua.
A montagem fiz de uma forma extremamente tosca (como vc viu :)), mas funciona bem. Algumas coisas a gente faz com mais capricho, outras a gente só quer que funcione...hehe
-
Ivan....
Tosco ou não, o que interessa é que funciona.
Gostei da idéia, mas não tenho nem idéia de como fazer ou por onde começar, portanto, se tiver mais um pouco de paciencia e outro pouco de tempo para postar o "como se faz", ficarei muito grato.
Do resto continuo me inspeirando em pessoas como voce para continuar aprendendo e lembrar que quanto mais aprendemos, mais devemos ter convicção de que nada sabemos.
Muito obrigado.
-
Rubens
Muito obrigado pelo link, estou devorando as informações, excelente material!!!
Ivan
Meu sogro também nasceu em uma fazenda e Analândia, mas na época a cidade se chamava Anápolis, depois que mudou para Analândia...
Esse conjuntinho que você viu na Piratininga faz tempo? Será que consigo encontrar ainda?
Pelo que você falou ele é fundamental para "conseguirmos" restaurar o "Primo" (nome que dei ao meu primeiro torno, rsrsrsr). Digo "conseguirmos" pois nunca participei de uma comunidade tão empolgante quanto esta, o conhecimento que esta sendo repassado por você e pelo Rubens demoraria anos para conseguir sozinho.
Procurei bastante no google por informação mas encontrei muito pouco, até pela minha falta de conhecimentos, se não souber os termos certo para pesquisar não se encontra nada.
Sou aeromedelista, meio afastado mas sou, quando comecei a pesquisar sobre o assunto digitava um monte de palavras e retornava muito pouco.
Depois descobri que bastava colocar "RC" que vem de baciada como dizia minha avó.
Agradeço novamente a ajuda que estou recebendo de todos e principalmente todo o conhecimento que o Ivan não se nega a repartir, isso é raro nas pessoas.
Ivan
"Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo." Mahatma Gandhi
Obrigado pela sua sabedoria!!!
-
Rudy....
Como aeromodelista, deve conhecer em Pira o Martinelli.....
Ele era louco por isso.
-
Rubens infelizmente não conheço. Eu costumava "voar" em São Carlos...
-
Estive em uma loja de ferramentas em São Carlos hoje e vi algumas ferramentas de vídea por R$ 6,00 aproximadamente.
O preço está bom?
Elas já vem prontas para usar?
Obrigado
-
Aqui em SP existe uma região (Brás - Piratininga) que vende bastante coisa usada para esses tornos, inclusive engrenagens.
Rudy, eu sou do Rio de Janeiro, e estou pra ir a Sao Paulo, e gostaria de fazer uma visita nessa regiao, vce pode enviar endereço de onde tem essas peças, sera que tem pra joinville por la?
Desculpe nao colocar acentos, e que to com problemas na configuraçao do teclado.
[]'
MDAWEB
-
Rudy,
eu vi uma peças dessas por lá em maio, que foi a primeira e única vez que fui lá até hoje. Acho razoavelmente provável que vc encontre esta mesma ou outra por lá. Pelo que vi, tornos desses muito moídos eles desmontam e vendem as peças. Não sei se vc conhece a região ali, vale o passeio. As lojas que achei melhores em peças foram na transversal R. Paraná e na paralela Visconde de Parnaíba. Se não me engano, vi uma peça dessas em uma loja na Visc. de Parnaíba, uma loja enorme só com peças usadas desmontadas em 2 andares, com as peças todas dispostas em prateleiras.
O problema é que aparentemente os vendedores dali gostam de arrancar o couro do comprador.
Eu fui lá pra tentar arrumar uma luneta pro meu torno. Em uma loja, queriam me cobrar R$300. Em outra, um pouco menos. Depois de muita pechincha, choro e fingir que não vai levar, apontar os defeitos da peça etc, acabei levando por menos da metade. Mas se vc chegar lá perguntando "se tem o conjunto de reversao de um joinville" ou, pior ainda, ligar perguntando, acho que o preço sobe uns 500%.
Aproveitando, aqui o antes e depois dessa luneta (fiz uma trava faltante, fiz outros manípulos e dei uma geral)
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p52592165.html
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p52643327.html
Amanhã eu tiro uma foto do conj. de reversao pra vc reconhecer se for procurar.
Quanto à ferramenta, o preço tá bom (se for a ferramenta soldada), mas na minha opinião tornos deste tamanho se entendem melhor com ferramentas de aço rápido do que metal duro. Normalmente, essas ferramentas de widia têm ângulos pouco agudos, o que pressupõe uma rigidez grande. E são relativamente frágeis, podendo quebrar com vibração. E são mais chatinhas de reafiar, a menos q vc tenha o rebolo verde...
Com uns bits de aço rápido e um rebolo branco no esmeril, vc afia do jeito que quiser.
Mas isso vai um pouco de gosto, e as de widia vêm prontas para usar sim. Vale à pena vc ir experimentando. Só que compre as menores, caso contrário ficarão muito altas pra usar no seu torno.
A propósito, agradeço o elogio, mas não tô com essa bola toda. Posso até ter juntado algum conhecimento sobre este assunto, mas sabedoria ainda tá longe...Até mesmo juízo, faz bem pouco tempo que eu tomei. :)
-
Mauro,
dê uma olhada aqui.
http://maps.google.com.br/maps?num=100&hl=pt-BR&safe=off&q=rua+piratininga+mapa+sao+paulo&ie=UTF8&ll=-23.550582,-46.618659&spn=0.006658,0.009613&z=17
De metrô, desça no Brás. Ali é meio aquele esquema de ir andando, entrando nas lojas e olhando...
Mas como eu comentei, pelo que vi as melhores lojas em peças usadas para tornos pequenos estão na Paraná e Visc. de Parnaíba (dá pra ver no mapa). Tem peças pra Joinville sim.
Desculpe a curiosidade, mas vc está procurando alguma coisa específica?
-
Rubens,
depois eu ponho um passo-a-passo de como retificar o transformador, eu recomendo. Pode ser que interesse a mais alguém. Só tenho que descobrir onde postar, em tornos é que não...hehe
-
MDAWEB.....
Só para não confundir o que já foi dito, o Rudy disse que viu em uma loja na Cidade de São Carlos.
Que é interior de SP e fica a mais de 250 km de SP.
Como está vindo para SP, o lugar é a Rua Piratininga - Brás e imediações ou a rua Florencia de Abreu - Centro.
Paguei essas ferramentas em torno de 5,00 cada. Lá tem de tudo, é so procurar.
Se precisar de ajuda é só falar, sempre que posso estou por lá (mesmo que só olhando).
Abraços.
Rubens
-
Ivan....
Obrigado pela consideração em postar um tuto para o retificador.
Tenho certeza que como eu, outros ficarão gratos.
E já sabe, estou á disposição para algo que precisar desta região.
Rudy.....
Na Martins Peres (uma loja na piratininga), ví mais de uma dúzia de lunetas usadas para venda, inclusive a luneta móvel de um modelo BV 02 como o meu.
Mas lembre-se de levar todas as medidas possíveis e imaginária quando for comprar algo para seu torno, pois, assim não perderá a viagem e muito menos comprará o que não serve por engano.
Abraços.
Rubens.
-
Ivan
Eu pretendo usinar no torno mais alumínio e um pouco de MFD para fazer moldes para fundição, as suas recomendações valem para esses materiais também?
E sobre pastilhas cerâmicas, o que você me diz?
Widea é marca registrada? Eu grafei errado desculpe, aprendi mais uma!
Tenho uma dúvida, estes tornos pequenos usinam qualquer material, digo dureza (aço, titânio, urânio endurecido, etc) rsrsrsrsrs ?
Estou na torcida também pelo seu tutorial do retificador. Tenho um amigo que sempre me diz para fazer que melhora da água para o vinho...
Rubens
Vou fazer um inventário do estado do torno assim que chegar e posto para vocês me ajudarem a montar um check list de prioridades, dai de acordo com o caixa vou ticando cada ítem. rsrsrsrs
MDAWEB
Caso você precise posso comprar algumas para você e enviar se compensar, mas tem que especificar bem, não entendo nada ainda sobre o assunto.
-
Rudy,
Widia (vem de "wie Diamant" = "como diamante", uma alusão à sua dureza) foi o nome comercial dado aos carbetos para corte, "inventados" acho q na década de 20 pela Krupp (aquela famosa por usar trabalho escravo durante a 2a. guerra).
Eu uso meu torno pra aços, ferro fundido, bronze, latão, alumínio. Corta tudo sim, inclusive aços mais duros (aço-prata, inox). Só não dá pra querer trabalhar com aço temperado.
Pastilhas cerâmicas vêm ainda acima do metal duro. Pressupõem uma rigidez enorme. Essas pastilhas são feitas pra aumentar a taxa de remoção de material, mas essa não é a principal preocupação quando vc está usando um torno pequeno.
Nunca torneei mdf, mas acho que tanto aço rápido quanto metal duro sejam adequados. Talvez a ferramenta de metal duro dure mais nele (acho que é um pouco abrasivo, não?).
-
... Krupp (aquela famosa por usar trabalho escravo durante a 2a. guerra).
Sem querer colocar pilha na discussão, prefiro pensar nela como um dos berços de toda a tecnologia da Metalurgia moderna...
No mais, muito interessante a breve descrição histórica sobre de onde vem o nome da ferramenta e material - muito elucidativo...
-
Ivan
Mais uma vez, obrigado pela aula! Acho então que uma encomenda de algumas ogivas anti-blindado que o Bush me fez, usando urânio endurecido ficarão para depois, afinal o Obama parece ser da Paz e talvez não queira pagar a conta...
Gilii
Infelizmente parece que as guerras são um fermento que fomentam a industria, pena que o seja só isso...
Por falar em Trabalho Escravo...
Meu torno de bancada virá sem a "bancada", como sou um bom patrão e também um empregado ciente dos meus direitos, gostaria de aproveitar os benefícios da "Engonomia" e fazer uma bancada à altura do operador e na altura correta. Afinal serei duplamente beneficiado por esse detalhe.
Alguém tem uma sugestão para me ajudar?
-
Rudy,
Há uma maneira de determinar a altura de uma bancada, e é relativamente somples:
colocar a mão fechada em baixo do queixo, e com o antebraço junto ao corpo (o cotovelo aponta para baixo, perto do umbigo), peça para alguém media a altura que vai do chão até o cotovelo.
Esta medida serve para indicar a melhor altura para posicionar os mordentes de uma morça, ou para indicar a altura que o crentro do torno deve estar...
-
Rudy.....
Se não estou errado, pela foto disponibilizada pelo vendedor de sua máquina no ML, seu torno virá já com uma bancada de aço.
Ou ele resolveu segurar a bancada para ele?
Pois aquela parece ser alem da ideal, a melhor opção para combinar com o conjunto.
Gilii.....
Essa do queixo e do cotovelo é uma das melhores dicas que já pude ver neste forum.
Realmente existem pessoas que possuem "guardados" dos mais precisos.
Valeu.
-
Seguem imagens do conjunto de reversão (vejamos se funcionam os anexos).
Coloquei dimensões aproximadas (até pq sao todas em polegada), mas não tem necessidade de grande precisão (a preocupação é não pegar uma peça de um torno menor, tipo 7 polegadas, ou um maior, tipo 10 ou 11 polegadas).
A dimensão crítica é das engrenagens "gêmeas". Têm 32 dentes e são 20DP (diametral pitch). Isso significa q o diametro externo delas é 32+2/20=1,7" = aprox. 43mm (na prática às vezes uns décimos a menos).
Ainda que incompleta, valeria à pena. O mais importante é a peça de ferro fundido com os furos.
-
Gilli
Uma super dica, como sempre a melhor solução está sempre em baixo de nossos olhos, basta saber enxergar!
E sobre a largura da mesa, já vi alguma coisa sobre imaginar um triângulo com os vertices nos pés da mesa e o superior acima do centro de massa. A largura da mesa deve ser um compromisso entre a estabilidade e o acesso ao torno, é isso?
Ivan
Quando ficar pronto o torno você vai ter que batizar, afinal tanto trabalho para encaminhar a criança que nada mais justo que ser "padrinho". rsrsrsrs
Valeu mesmo.
Rubens
Tenho um amigo que quando vai comprar carro, escolhe, dá uma verificada e depois manda um amigo que entende negociar! Tem tem a teoria da paixão, quando você se apaixona por algo que deseja comprar fica meio bobo e faz besteira.
O caso do torno é o seguinte, o mineirim pois o torno a venda por um preço que alguém da região dele avaliou. A procura foi muita no ML devido ao preço ser bem baixo em relação ao que é anunciado por lá.
Dei sorte que ele anunciou a tarde e umas três pessoas que se interessaram ficaram titubeando pelo frete e a noite dei o lance.
No dia seguinte ele se arrependeu e me ligou dizendo que estava difícil enviar, pois precisava de nota fiscal, embalagem, etc e tentou desfazer o negócio. Além de dizer tudo aquilo no anuncio que não tinha engrenagens, etc. E também que a mesa era de família e que tinha dois metros de comprimento e que não fazia parte do negócio, como não está elencada no anúncio, fiquei com medo de perder o negócio e por pura "paixão" não bati o pé.
Então como explicou o Gilli, mão no queixo, colotovelo perto do umbigo e já estou projetando uma "bancada paulista"....
-
Rudy....
Voce mesmo respondeu sua pergunta inicial "Será que fiz mal negócio".
Tanto não, que o prórpio vendedor se arrependeu do valor da venda.
Mas como fui criado no tempo em que a palavra de um "homem" valia mais que sua conta bancária, o vendedor ERROU.
A foto é clara e o anuncio também de que a bancada fazia parte do negócio.
Já ocorreu isso comigo no ML e para não perder o negócio, recebi a mercadoria e na qualificação fiz meu comentário negativo.
Se o vendedor for honesto e preocupado com a reputação, te entregará a bancada e voce re-qualifica o indivíduo.
Mas a grande maioria não está nem ai.
Minha bancada é bastante simples (o antigo proprietário é quem fez) mas cumpre a finalidade.
Quatro tubos redondos de apox. 1 1/2 pol, pés de cantoneira e base com uma chapa de aço de 1/2 polegada com uma bandeja de aço mais larga para colher os cavacos ou fuido de corte.
Pretendo fechar as pernas, criando um armário fechado.
Do mais é criatividade.
-
Rubens
Até pela cor dos pés dá para ver que se não é original dele estava sendo usado a bastante tempo, não acredito que aquela tinta saiu da fábrica.
Ele diz que foi achado em uma fazenda que tinha uma grande oficina e só tem dois pés, que o outro lado esta chumbado na parede.
Acabei de ligar para ele, está mandando uma bancada em forma de armário, segundo ele estava sendo usado em um outro torno.
Talvez tenha pensado melhor.
Abraço
-
Acho a bancada fechada (armário) mais pratica, pois, podemos alojar tudo que diz respeito ao torno no mesmo local e ainda protegido.
Com certeza ele sabe que fez besteira, pois, afinal a bancada faz parte do conjunto, mas é evidente que pela raridade, a de ferro fundido vale mais do que possivelmente a que ele irá te entregar.
Mas ainda bem que virá alguma coisa, pelo menos é um item a menos para se preocupar (pelo menos neste primeiro momento).
-
Olá Rudy;
Tambem possuo e trabalho com tornos a algumas eras; estamos bem pertinho, sou de São Carlos e eu não saio do Broa; qualquer dúvida ou caso precise pode contar comigo, que dou um pulinho ai.
Meu pai era natural de Itirapina, mais precisamente de Itaqueri da Serra; quando vou à Piracicaba onde executo alguns trabalhos, faço questão de passar por Itirapina e descer a serrinha de São Pedro.
Abraços...
-
Legal Marco
Estou sempre em São Carlos, se fosse possível gostaria de conhecer seu trabalho.
Minha casa está de portas abertas, quando passar por Itirapina dá uma chegadinha aqui.
Abraço
-
Marco
Esqueci de dizer, a família da minha mãe é toda de São Carlos e tinha um irmão do meu pai que foi instrutor de mecânica de automóveis no Senai de São Carlos. Um outro irmão dele é supervisor de manutenção aposentado da Petrobras, trabalhava nas plataformas marítimas.
Acho que sempre tive o vírus metálico no sangue, mas agora a doença pegou de vez. rsrsrssr
Abraço
-
Rudy; ficaria muito contente com sua visita, pode aparecer quando quiser.
Quando chegar seu torno de um toque.
meus endereços:
Res. Rua Cândido de Arruda Botelho, 1001 - St Felícia
Ofic. Rua Roberto de Jesus Afonso , 1165 - St Felícia
-
Marco obrigado pelo convite, irei assim que puder!!! :D
Abraço
-
Desculpe a curiosidade, mas vc está procurando alguma coisa específica?
Rudy, o que estou precisando e da porca que pega o fuso trapezoidal que fica na saia do torno e algumas peças da mesa principal, de resto o torno ta muito bom.
MDA
-
Desculpe a curiosidade, mas vc está procurando alguma coisa específica?
Ivan, o que estou precisando e da porca que pega o fuso trapezoidal que fica na saia do torno e algumas peças da mesa principal, de resto o torno ta muito bom.
MDA
-
Mauro,
se entendi corretamente, é a porca bipartida que vc precisa? Para fusos (e suas porcas) e engrenagens, o melhor é na Riosulense. O contato coloquei aí atrás, escaneei o manual do riosulense para que vc possa pedir as pecas por numeros (este manual é a referência deles).
http://www.turboupload.com/files/get/0VDsKnf2XL/manual-tr600.pdf
Peças como porcas e fusos se desgastam bastante, geralmente é furada comprar usado. E para comprar novo ali (tipo na Winner maquinas), compre na riosulense que vai sair menos da metade do preço. A porca bipartida (as 2 metades) está R$70, se nao me engano.
A proposito, o manual é em inglês, versão exportação (num inglês pior do que o dos manuais chineses).
Se puder, diga quais os números da peças que vc precisa, só por curiosidade.
-
Ivan
O torno foi colocado na transportadora ontem, deve chegar na sexta, ele virá desmontado. Quais cuidados devo tomar para montar? E o alinhamento é difícil, preciso de algum instrumento especial?
Abraço
-
Ola Ivan,
Muito obrigado pela dica, a porca e exatamente essa a bipartida, o fuso devo trocar tambem, mas ai a duvida, como estou pensando seriamente em automatizar, penso em colocar um fuso trapezoidal de 18mm, e nao precisarei da porca correto, acho que e isso que devo fazer mesmo.
Como devo ir a Sampa pra resolver uns problemas, devo aproveitar e fazer uma visita la no Bras.
[]'
mauro.
-
Ivan,
O numero da peça e a 125.
[]'
Mauro.
-
Rudy,
antes de mais nada, abra a caixa assim que chegar e veja se nao quebrou nenhum fundido grande. Só aí assine o recebimento. :)
Pra montar, não tem muito mistério, não sei o quanto está desmontado, mas se foram só separados os componentes grandes, é só juntar de volta.
Não conheço nada mais subestimado do que o nivelamento de um torno. Todo mundo fala de desgaste de barramento, mas um torno desalinhado causa um erro muitas vezes superior ao desgaste de um torno velho. A propósito, fala-se em nivelamento, mas o torno não precisa estar no prumo ou coisa parecida. O importante é que o barramento não esteja torcido nem arqueado. Se fosse importante "nivelar" propriamente dito, nunca haveria tornos em oficinas em navios.
Pra fazer essa montagem correta, se vc conhecer alguém que possa te emprestar um nível de precisão (não tem nada a ver com esses níveis de carpinteiro, é uma diferença de precisão de muitas ordens de grandeza) é a melhor saída. Mas como custa R$500, se não tiver com quem arrumar compre um relógio comparador e dá pra fazer uma montagem adequada com ele. E se vc quer fazer alguma coisa com precisão, o relógio é indispensável (além de um paquímetro decente, obviamente). Meu relógio eu comprei chinês bem barato, e tem atendido muito bem.
Só que (acho eu) não faz sentido fazer essa montagem com cuidado antes de dar uma desmontada, inspecionada, limpada e lubrificada geral.
Então, acho que vc pode colocar pra rodar, tornear umas coisas pra se divertir, e na hora em que "sossegar o facho" fazer a revisão geral nele.
Se puder, tire umas fotos quando chegar, especialmente do cabeçote, onde monta o eixo-árvore. Estou curioso pra ver essa montagem...e alguma outra identificação de fabricante etc.
-
Mais uma vez, Valeu Ivan!
Já anotei e vou seguindo as dicas!
Obrigado!
-
Ola Ivan, voce pode me dar uma ajuda? o problema e o seguinte, o avanço automatico do carro principal, quando é acinado eu noto que a mesa sofre alguns solavancos bem imperseptiveis so olhando bem fixamente e prestando bem atenção da pra ver, isso ten causado um problema na hora da usinagem, principalmente usinagem interna, não ficando lisinho e sim com ondulações, quando usino externo não fica, tentando achar o problema, foi que percebi esses solavancos no carro central, ai tive a ideia de colocar rolamentos por baixo do carro nas duas extremidades, mas não tenho certeza se isso vai ajudar a resolver esse problema, estou com vontade de fazer isso, pelo menos creio que ira ajudar na rigidez do conjunto, e não é tão trabalhoso assim de fazer, ainda não consegui descobrir o porque desses solavancos, empeno do eixo trapezoidal não é, já verifiquei e não esta empenado, pode ser algum erro na hora de remontar a sai, mas ainda não achei, o que poderia ser?
[]'
MDA
-
Mauro,
pelo que vc falou, o solavanco tem mais cara de ser sintoma do que causa (digo isso pq externamente funciona corretamente).
Se isso não ocorre com o avanço automático em torneamento externo, pela lógica nao deveria ser do barramento, do fuso nem da porca bipartida. Deveria ter a ver com diferenças entre o torneamento externo e o interno.
Descarte essa idéia de rolamento, é arrumar encrenca. Melhor descobrir o que é e resolver.
Algumas perguntas:
1-Isso ocorre quando vc faz o avanço manualmente?
2-Já mediu com um relógio comparador (se tiver) e uma barra na placa se realmente o carro pula quando avança?
3-A régua de aperto do carro longitudinal (fica atrás do carro, aperta por baixo do barramento com 2 parafusos) está justa e lubrificada?
4-Já tentou isso forçando menos a ferramenta? (Menor comprimento da ferramenta livre, ferramenta mais afiada, menor profundidade de corte, material mais macio).
5-Já tentou aumentando a rigidez dos carros? (tente apertar bem as reguas do carro transversal e do superior, e tente diferentes angulos no carro superior)
6-Qual material está usinando e com qual avanço?
7-O avanço automático funciona ao longo de todo o barramento? Faz algum ruído esquisito em algum ponto?
8-O fuso está limpo e lubrificado? A porca bipartida tbm?
9-A porca está fechando completamente?
-
Apesar de não participar tão ativamente desta discussão, estou atento ao assunto...
Concordo com as colocações do Ivan - eu verificaria exatamente os mesmos pontos, além da grade de engrenagens que é onde nascem os movimentos...
-
Algumas fotos
http://photosbyrudy.fotopic.net/c1611945.html
-
Parabens Rudy, finalmente "a criança" chegou; acredito que já tenha bastante divertimento pra esse fim de semana e outros mais...
Abraços...
-
Rudy....
Agora que o "pequeno' chegou começam as preocupações, é como um bebe novo em casa.
Montagem do quarto (alojar o "pequeno" no espaço da oficia).
Troca de fraldas (Limpeza e manutenção).
Banho e talco (Pintura e Perfumaria).
Papinha (equipagem com acessórios, ferramentas e peças sobressalentes).
Noites sem dormir (tempo gasto para aprender a entender o "pequeno").
Papo com comadres (troca de experiência com os amigos do forum).
Alegria da primeira palavra (primeira peça usinada).
Enfim, trate bem de seu "pequeno", seja um "bom pai", que ele retribuirá sendo um "bom filho".
Parabéns e pode contar comigo (e todos deste forum - tenho certeza) para o que precisar.
Abraços.
Rubens
-
Um exemplo de pintura e cuidado:
Detalhe - o proprietário é uma mulher (Paula)
-
Rudy,
que bom que o torno chegou, parabéns.
Pelo pouco que dá pra ver das fotos, parece que ele tem mais cicatrizes do que propriamente desgaste pesado. Acho que com um bom trato vai ficar bem legal.
Ele é muito parecido com um Joinville antigo, mas tem algumas diferenças.
Como eu havia comentado, o cabeçote aparentemente é com buchas. Esse seria meu primeiro ponto de atenção. O fato de aparentemente o cabeçote ser interiço nos mancais e não haver parafusos de compressão indicaria que ambas as buchas são cônicas. Os furos superiores seriam para lubrificação. Deve haver um furo na lateral de cada mancal para travamento da bucha na posição. A ausência de oleadeiras (ou mesmo graxeiras) nos furos superiores pode ser um indício de negligência. Verifique se existe folga perceptível no eixo. A preocupação é essas buchas terem desgastado além do limite de ajuste, por uso, sujeira e sede. Espero que não. Se puder, tire mais fotos do cabeçote, para que dê para visualizar melhor...
Aqui são buchas de um torno da mesma época que fiz para um amigo.
As novas com as antigas
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53993896.html
Uma das novas com as porcas
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53993901.html
Eu desmontaria o eixo-árvore, inspecionaria essas buchas, limparia com cuidado, relubrificaria, montaria e faria o ajuste da folga. Para o ajuste correto da folga, vc precisa de um relógio comparador. Se quiser depois coloco um passo-a-passo. Se por um acaso for desmontar, não deixe de tirar fotos.
Desde já, boa sorte com ele.
Como estão os fusos, já deu uma olhada?
Interessante a plaqueta, essa IEM parece ser mesmo o fabricante, mas nunca ouvi falar. Tem mais alguma identificação? (mesmo que sejam algarismos batidos nas peças)
-
Isto não se faz ...
http://photosbyrudy.fotopic.net/p54922797.html
-
Isto não se faz ...
He, he, he... eita servicinho de porco...
-
Em compensação, olha o esmero do rapaz:
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53993896.html
Sem contar "otras cositas mas", inclusive a policorte.
Que por falar nisso, ficou show.
Por curiosidade, de onde tirou o mancal usada nela?
Abraços.
Rubens
-
Aquilo ali é um "tratamento superficial de alta tecnologia" pra aumentar a aderência da correia? :)
Rubens,
a policorte ainda não está pronta, falta a morsa, a guarda da correia e algumas outras coisinhas...
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p54895467.html
O mancal comprei no ferro-velho há vários meses, por R$15. Sem utilização definida na época, mas é daquelas coisas que sempre tem uso. A policorte foi toda feita de coisas da minha sucata. As únicas coisas que comprei para esta máquina foram rolamentos novos, disco de corte (na foto 9", mas usa tbm 12") e a chapa curva da base.
-
Aquilo ali é um "tratamento superficial de alta tecnologia" pra aumentar a aderência da correia? :)
É uma forma muito elegante de referir-se a uma gambiarra horrorosa e absolutamente ineficaz ... é isso mesmo ... ou era essa a intenção do suíno ... ;D ;D ;D
-
Ivan, vamos por partes
1-Isso ocorre quando vc faz o avanço manualmente?
Vou testar não me lebro se ocorre no avanço manual
2-Já mediu com um relógio comparador (se tiver) e uma barra na placa se realmente o carro pula quando avança?
Ainda não chegou o Relogio Comparador, comprei semana passada no ML.
3-A régua de aperto do carro longitudinal (fica atrás do carro, aperta por baixo do barramento com 2 parafusos) está justa e lubrificada?
Vou verificar o seu aperto e ajuste.
4-Já tentou isso forçando menos a ferramenta? (Menor comprimento da ferramenta livre, ferramenta mais afiada, menor profundidade de corte, material mais macio).
Percebi esse solavanco usinando Nylon
Fiz uma peça pro laminador uma estensão para o eixo, e na ponta coloquei uma engrenagem, não tive problemas usinei na boa, mas sem usar o avanço manual a de aço ficou perfeita.
5-Já tentou aumentando a rigidez dos carros? (tente apertar bem as reguas do carro transversal e do superior, e tente diferentes angulos no carro superior)
Ok.
6-Qual material está usinando e com qual avanço?
Nylon
7-O avanço automático funciona ao longo de todo o barramento?
Sim
Faz algum ruído esquisito em algum ponto?
Não
8-O fuso está limpo e lubrificado?
Sim
A porca bipartida tbm?
Sim
9-A porca está fechando completamente?
Sim.
-
Ivan, como posso fazer para colocar fotos nesse site onde estão as suas?
[]'
Mauro.
-
Mauro, é um serviço gratuito de armazenamento de imagens.
vá em
www.fotopic.net
Gallery Services
Register Now
preencha o formulário, e com o login e senha vc utiliza uma área do site.
-
Aquilo ali é um "tratamento superficial de alta tecnologia" pra aumentar a aderência da correia? :)
É uma forma muito elegante de referir-se a uma gambiarra horrorosa e absolutamente ineficaz ... é isso mesmo ... ou era essa a intenção do suíno ... ;D ;D ;D
Mais bacana ainda é quando uma polia ou engrenagem está folgada em um eixo, aí o lambão faz um "peening" desses pra "arrepiar" o eixo e a peça entrar mais justa...
-
Ivan
Vou tirar as fotos, estou encontrando varias coisinhas para fazer, mas será uma boa escola.
Com as orientações que tenho recebido de todos, pode não ficar novo, mas funcional tenho certeza.
Rubens
Você foi muito feliz na sua comparação, o pequeno dá trabalho mas como dizia minha avó, quem corre por gosto não cansa...
Marco
Acho que será preciso mais que um final de semana, esta semana estou pensando em fazer uma consulta em São Carlos, qual o melhor horário?
Jorge e Fábio
Se alguem matar um pássaro silvestre vai preso e quem faz essa atrocidade dessa com um torno que não pode se defender, qual castigo merece?
Obrigado a todos
-
Olá Rudy, pode vir á hora que vc quiser, só peço que ligue antes para que eu possa aguardar sua visita. meu tel eu passo por mensagem privada.
Mudando de assunto vc vai ao encontro dos amigos do forum em Santa Bárbara?
Abraços...
-
Se alguem matar um pássaro silvestre vai preso e quem faz essa atrocidade dessa com um torno que não pode se defender, qual castigo merece?
Bão, antigamente era o empalamento otomano na certa, mas a legislação do fórum tem evoluido, atualmente acho que faz jus ao empalamento atibaiano ... um horror, um horror ... :P
-
....empalamento atibaiano...
He, he, he, he...
Mas que conste dos autos - Atibaiense....
-
....empalamento atibaiano...
He, he, he, he...
Mas que conste dos autos - Atibaiense....
Tststs... mai uma vítima :o
-
Mas que conste dos autos - Atibaiense ...
Tô sabendo, mas não rima com otomano ... e afinal, o que importa é o empalamento ... ;D ;D ;D
-
....empalamento ati.baiano...
... Atibaiense....
Gilii,
Re-começou o preconceito...
P.S. editei...
-
Recomeçou o preconceito ...
Ué ... cadê o preconceito ?
Vcs baianos é que se conhecem, mas aqui em Sampa os baianos sempre gozaram ( pun intended ) do conceito de eméritos empaladores ... então é lenda ? ;D ;D ;D
-
Pois é, o Gilii é que ficou logo "mordido" e o corrigiu ...kkkkkk
-
Tststs... mai uma vítima :o
Not yet ! Not me !
Como auxiliar, assecla, cúmplice, cupincha e incentivador do verdugo Gilii El Empalador, adquiri indulgência perpétua, isenção e imunidade ...
-
Pois é, o Gilii é que ficou logo "mordido" e o corrigiu ...kkkkkk
Aaaahhhhh .... !!! Ô lerdeza a minha ... agora entendi ... ;D
Que coisa esse ciuminho do Fabião, hein ? Quem diria, logo ele ?
-
Isso é intriga da oposição!!!
Não tenho nada contra os Bahianos, e nem pre-conceito, mas eu não controlo esse meu ciúmes... :)
-
Tststs... mai uma vítima :o
Not yet ! Not me !
Como auxiliar, assecla, cúmplice, cupincha e incentivador do verdugo Gilii El Empalador, adquiri indulgência perpétua, isenção e imunidade ...
:P :P :P :P mas homem aranha!!!!
Hummmm............ NÃO :P ;D
-
O antigo dono do torno era mineiro, mas acredito que isso não tenha ligação com os atos de vandalismo cometido contra a vítima. hehehehe
Afinal mineiro adora carne suina...
-
Pessoall, so pra dar uma quebrada, ;D
Tava procurando relogio comparador e achei um com bom preço, da king tools na Dutra Maquinas, R$71,00 com suporte da King Tools tambem, não to fazendo propaganda da DM, e que o preço ta muito bom acabei de compra-los.
MDAWEB
-
Também comprei o meu lá.
Mas na época (um mês atrás) paguei mais caro.
Não sei se é da King, mas é um chinês.
Existe uma loja de esquina que abriu a pouco tempo e a loja do "Alemão" que estão batendo os preços da DM (em alguns produtos).
Vale pesquisar.
Abraços.
Rubens
-
Mas a DM tem duas loja ::) e qual esquina ?
-
Yuri...
Na verdade a DM tem mais de 2 lojas, descobri pelo menos 3, só que uma delas não é com o mesmo nome, segundo a vendedora, é tudo do mesmo dono.
Mas a esquina é a segunda do lado esquerdo depois da DM (a primeira loja, a que fica do lado direito da rua, logo após a padaria), de frente para um "buteco", é uma loja pequena, vou ver se acho o cartão da loja e posto para facilitar.
A loja do Alemão fica no meio do caminho (entre a DM e essa loja de esquina).É uma loja sem luxo, também do lado esquerdo (sentido Mooca).
Abraços.
Rubens
-
Amigos
Ivan
Desculpe mas não consegui desmontar o torno para fotografar, ainda estou em lua de mel. rsrsrsrsr
Rubens
Não posso fazer rosca ainda, mas já fiz minha primeira usinagem, dei um trato em uma polia de ferro fundido. Comprei hoje um redutor 1:25 no ferro velho por R$ 8,00 e a polia veio de brinde. Usei uma ferramenta de widea que eu quebrei e o Marco deu um jeito.
http://photosbyrudy.fotopic.net/c1613815.html
Marco
Obrigado pela aula de ontem, a ferramenta que você afiou ficou boa mesmo. Como você disse, ele é velhinho mas dá conta do recado. Logo vou usá-lo para se auto regenerar. Pretendo aos poucos fazer novas peças para repor as danificadas. Qual outra máquina tem esse poder?
Abraços
-
Rudy........
Tá escondendo o jogo heimmmmm....
Nem pegou o pequeno e já está arrancando cavaco dessa maneira.
Por ser seu (suposto) primeiro trabalho, ficou muito bom, quiça excelente.
Parabéns.
Nos deixe atualizados, e pelo visto com o grande Marco como professor, logo logo estará fazendo Mestrado na área.
Marco.....
Tem alguma casinha ai perto de você para alugar? Assim acho que aprendo mais rápido. Ehehehehehe.
Abraços.
Rubens
-
Rubens
Obrigado pelo elogio mas eu só segui o formato da polia com as dicas que o Marco me passou. Me lembrei das antigas cartilhas que tinham umas letras feitas de linhas tracejadas onde os alunos iam dando os primeiros passos no mundo da escrita.
No dia que liguei o torno para ver se ele pelo menos girava, tentei usinar um pedaço de barra de aço e quebrei a ponta da widea. Como o Ivan disse, ela exige bastante cuidado e realmente se forçar um pouco vibra tudo, afinal não podemos comparar um torno de bancada de 120 quilos com um profissional de uma tonelada ou mais.
Mas fui até São Carlos conhecer o mestre Marco e ele deu muitas dicas que me ajudaram a ir sentindo o limite do torno. É como dirigir, você sente que a direção está puxando devido ao desalinhamento da suspensão. No torno segurando os manípulos com atenção a gente sente se o corte está suave ou forçando a ferramenta. E claro, ouvindo bastante o que ele nos diz, o ruido do corte tem muita informação.
O Marco sim esconde o jogo, vi alguns trabalhos dele em inox que parecem feitos em CNC de milhares de dólares. Tudo feito em um torno bem convencional que logo ele vende para mim. rsrsrsrsrsr
Conheci também um mestre Jedi dos tornos, o grande Medeiros, como todo mestre fala pouco e diz muito. Seus brinquedinhos têm 14 toneladas, só um dos suportes de ferramentas de metal duro que ele tem é quase o peso do meu barramento.
Ferramentas, como eles me disseram, além do torno é preciso uma gama enorme de ferramentas para fazer um bom trabalho. Na polia tive que fazer malabarismo para usinar um ângulo desfavorável a ferramenta que estava usando. Já estou compilando uma lista para o papai noel...
Abraços
-
É isso ai Rudy......
Aqui estou meio que na marra. Agora que conheci o nobre Paulo, quem sabe meu aprendizado fique mais didático e menos intuitivo.
Mas é pegando na massa que aprendemos o que ainda não conheciamos.
E a prática é a melhor forma de aprendizado.
Continue assim, e o que precisar destas bandas, é só gritar.
O dia que for para Leme e região, dou um toque para me convidar e conhecer seu pequeno, bem como o "atelie" do nobre Marco.
Abraços.
Rubens.
-
Mauro, é um serviço gratuito de armazenamento de imagens.
vá em
www.fotopic.net
Gallery Services
Register Now
preencha o formulário, e com o login e senha vc utiliza uma área do site.
Ja coloquei la as primeiras fotos, aos poucos vou colocando mais dos trabalhos que ficarem prontos.
http://torno.fotopic.net/
-
Ola Ivan,
Depois de muito analizar e perder horas e horas, chequeia a comclusao que vou ter que aplicar o Moglice no carro principal, exatamente como voce fez, voce se importa de dar mais explicaçoes sobre esse processo? como voce procedeu para colocar o carro no prumo com o moglice aplicado, primeiro voce acertou o prumo e depois aplicou o moglice ou acertou com o moglice aplicado, como voce procedeu para nivelar o carro tenho muitas duvidas mas nao quero te encher o saco com mil perguntas, se voce puder colocar mais umas fotos em detalhe dos suportes que tem os tres parafusos pra regular ficaria grato.
[]'
Mauro.
-
Mauro,
desculpe perguntar, mas por que vc está tão certo de que precisa aplicar moglice no carro?
Entendo que essa aplicação só tem sentido nas 2 seguintes situações:
1-para reconformar a superficie a um barramento reusinado - pois ao refazer o barramento, a geometria dele se altera alguma coisa. Ou vc rasqueteia, ou coloca o revestimento (muito mais fácil).
2-para "subir" o carro, caso ele esteja tão desgastado que esteja causando complicações no contato com o fuso e a cremalheira.
Vou criar outro tópico com a explicação do moglice, pode ser útil para alguma outra pessoa.
-
Ivan, chequei a essa comclusao quando reparei que o carro da solavancos por estar desgastado, ficando baixo, em relaçao ao fuso ficando folgado pois o fuso e a porca tendem a levantalo do barramento, aplicando uma camada do Moglice ele deve se ajustar com a altura, esse e o ponto, como irei chegar a altura correta, o meu relogio comparador deve chegar essa semana, sera uma verdadeira maratona, mas vou aprender bastante, ja to bolando como vou fazer essa empreitada, o relogio vai ajudar bastante, legal voce fazer esse topico, acho que muita gente deve se beneficiar, o pessoall ta comprando torno a doidado heheheh.
[]'
Mauro.
-
Mauro,
essa é uma explicação que faz sentido para o problema, mas deveria ocorrer em torneamento externo tbm.
Nos tornos sem caixa Norton, é fácil "abaixar" o fuso (e a cremalheira) para adequar isso. Eu fiz isso no meu temporariamente para ajudar a determinar o quanto de moglice aplicar. Basta colocar calços (ex. pedaços de lamina de serra, com os dentes removidos no esmeril, ou calços de lata de cerveja recortada) nas peças que fixam o fuso, fazendo com que ele fique na altura da porca. Como disse, não sei se com a caixa dá pra fazer isso, mas vale tentar.
A propósito, olhei suas fotos, o torno parece estar bem inteiro. Várias peças (engrenagens do avental, engrenagens do cabeçote, castanhas da placa etc.) indicam um uso pequeno para a idade dele.
Somente sugiro que troque aqueles parafusos da luneta fixa por parafusos de latão, para não arranhar as peças.
-
A propósito, olhei suas fotos, o torno parece estar bem inteiro. Várias peças (engrenagens do avental, engrenagens do cabeçote, castanhas da placa etc.) indicam um uso pequeno para a idade dele.
Somente sugiro que troque aqueles parafusos da luneta fixa por parafusos de latão, para não arranhar as peças.
Pois e Ivan, o torninho ta bem conservado, mas quando achei, ele tava bem maltratado, pelo menos um 10Anos parado acumulando sugeira, mandei lavar no posto, e ai deu pra ver mehor, levei bastante tenpo escovando as partes com escova de aço, removi toda a pintura com um produto que remove tinta velha deixando ele todo no ferro, quanto a luneta, eu tenho ideia de colocar rolamentos nas pontas, vi isso num site pela web, e achei interessante, e facinho de fazer o rolamento 608 fica no tamanho certinho.
[]'
Mauro.
-
Ivan, fiz como voce falou, coloquei calços no suporte do fuso principal, e deu pra colocar na caixa norton, a espessura do calço foi de .7mm com esse quebra gaçho o torno melhorou 95%, nao esta mais dando os solavancos, creio que quando aplicar o moglice ira solucionar o proble, agora e so esperar chegar, ja vou providenciando os suportes com os parafusos de latao, ja estava meio desanimado, mas agora vou conseguir fazer rosca sem o problemas dos solavancos no carro.
[]'
mauro.
-
Mauro,
sugiro tentar deixar 100% com os calços, e ir usando e pensar 10x se precisa mesmo aplicar moglice.
Calços em montagens fixas são em geral soluções 100% aceitáveis.
Veja se não consegue deixar na altura exata, e colocar a mesma espessura de calços na cremalheira (em vários pontos), e problema resolvido.
Para aplicar o moglice, o alinhamento tem que ser muito bem feito, caso contrário vc joga no lixo a precisão do torno.
Claro que no que puder ajudar tento dar todas as dicas que puder, mas esse seu torno tá um chuchu, apesar dos anos a mais do que o meu, tem muito pouco desgaste. Se fosse meu, eu tentaria de tudo para evitar uma solução "invasiva".
Ele está na altura exata com os calços que vc colocou?
Caso não esteja, tem alguma coisa impedindo levar à altura correta?
-
Ivan, com os calços melhorou uma barbaridade, eu fiz isso ontem meio que na pressa, o pessoal aqui queria sair entende!!!! heheheh
Mas amanha com mais calma depois que chegar do trabalho, vou aprimorar essa soluçao e esperimentar mais calços, eu tenho uma folha de cobre de .25mm de espessura, vou tentar chegar aos 100% com o relogio apalpador que deve chegar essa semana, vai dar pra aferir melhor, valeu pelas dicas, foram de muita ajuda, tenho muito que aprender ainda, paralelamente ao torno to montando minha fresa, os eixos retificados devem ser entregues essa semana tambem, nesse fim de ano devo dar uma boa avançada nele.
[]'
Mauro.
-
Ivan
Ainda não cheguei no cabeçote, mas veja o fuso (rosca esquerda) do porta ferramentas como está desgastado, principalmente no meio.
Na ATI encontrei este fuso pronto, entretanto a porca será preciso fabricar ou adaptar uma cilídrica que eles vendem.
http://photosbyrudy.fotopic.net/p55081570.html
http://photosbyrudy.fotopic.net/p55081571.html
Abraços,
Rudy
-
Acho mais simples comprar o fuso e a porca na Riosulense. Posso pegar as medidas depois e postar uma foto, mas creio que monte. Se não me engano o passo dessa rosca nos Joinville é 25mm.
Aliás, isso é uma coisa interessante. A Joinville mantive o fuso principal em polegada, creio que pq ainda é o padrão mais comum para roscas no Brasil (e era mais ainda na época), e mudou os fusos dos carros para mm (pois aqui além de peças desenhadas serem normalmente em mm, "pensamos" em mm na hora de medir peças).
-
corrigindo: 2,5mm
A propósito, além do desgaste aparente, tem muito jogo?
-
Ivan
A propósito, além do desgaste aparente, tem muito jogo?
Está com bastante jogo, o maniplo dá quase meia volta antes mudar o sentido do movimento do carro.
O colar do fuso está ilegível, para fazer outro no caso do passo ser 2,5 mm, devo fazer 25 divisões e cada uma dela equivale a 0,1 mm de deslocamento do carro?
Todos dizem que nos acostumamos com a folga, tem problema ir usando desta maneira?
Para desmontar o eixo árvore existe alguma recomendação especial? ???
Obrigado, :)
Abraços,
Rudy
-
Olá Rudy; quando puder passe por aqui, vc viu a correria pelo adiantado da hora, gostaria que vc viesse com mais tempo e trouxesse o suporte para deixar ele com um aspecto melhor e fazer ajustes, abraços...
-
Segue imagem de um fuso da Riosulense. Se não me engano está algo em torno de R$100.
Comprimento total:305mm
Passo: 2,5mm
Diametro na rosca: 11mm
Diâmetro do encaixe da porca (a secção cilíndrica perpendicular ao fuso): 15mm
A engrenagem do avanço transversal, diferença de diâmetros, encaixe da porca, isso tudo é relativamente fácil de tornear/embuchar.
-
Obs- este preço (do qual nao tenho certeza) é relativo ao fuso + a porca.
Aliás, em geral não se deve comprar só o fuso ou só a porca. Normalmente, se há desgaste em um, há no outro tbm; e comprando os dois juntos é garantido que montam adequadamente.
-
Pessoall, acabou de chegar as peças do torno que encomendei na Rio Sulense, apesar do fuso e da porca do meu tornos estarem perfeitos, resolvi me dar de papai noel e comprei o par fuso e porca do carro principal, aproveitei e comprei tambem todo o conjunto do anel graduado, o original eu tinha mandado cromar, ficou novo, aproveitei e comprei tambem a porca bi-partida e o fuso principal, o que esta no torno vou aproveitar pra colocar em uma mesa de coordenadas que estou fazendo, depois postos fotos.
MDA
-
Olá MDA,
Você poderia dizer quanto pagou pelo fuso e porca ? :)
Abraços,
Rudy
-
Ola Rudy, pelo fuso e porca da mesa principal, paguei 110,00 dinheiros.
[]'
MDA
-
Grande Rudy.
Quero usar este espaço para tornar público a visita que fiz ao amigo este final de senama.
Fui muito bem bem recebido, "atendimento de primeira qualidade".
Faltou tempo para conversarmos e aprendermos tudo o que um tinha para passar ao outro.
Isso é o grande diferencial deste forum, encurtar as distâncias e aumentar os amigos.
De quebra ainda fomos passar o sábado com outra grande figura (nos dois sentidos), o amigo Enock.
Papo muito bom, muita informação para tão pouco tempo, mas espero que possa se repetir.
Aos amigos um grande abraço no coração.
Ao irmão companheiro uma boa sorte.
Rubens Aranda
-
Grande Rubinho,
O maior prazer foi meu, faltou a pizza no forno a lenha ou uma macarronada de massa caseira, mas espero que não falte oportunidade para desenferrujar meus dotes culinários.
A barreira do tempo e da distância são coisas criadas para serem superadas pelos homens. Este fórum tem a nobre missão de tornar isso menor, obrigado aos homens do quilate do Fábio e de tantos outros que têm o desprendimento para compartilhar e principalmente a perseverança para manter viva a chama de fraternidade neste espaço cultural.
Reverencio a todos,
(http://tbn1.google.com/images?q=tbn:IepVTtD4OBOdTM:http://farm2.static.flickr.com/1329/1025468941_80ab69b371.jpg)
Rudy
-
Qual Fabio é este que recebe tanta adulação?
-
Caro Fabio Gilii,
Não é adulação não, mesmo porque, aqui no interior puxa-saco e tiririca tem em todo lugar e incomoda muito. É sim, reconhecimento pelo trabalho que você e muitos outros realizam neste fórum e principalmente pelos bons frutos que isso rende.
Parabéns,
Rudy
-
Bem - sei que é um clichê, mas cabe:
Se todos fizerem um pouco - mas fizerem MESMO, as coisas serão BEM melhores do que são.
E olha que nem dói muito...
Obrigado pela consideração - não fiz nada de especial.
-
Gilii......
Pode até imaginar que não tenha feito nada, mas com certeza pelo menos ajuda muitos outros a fazerem, o que dáo no mesmo. ehehehe
As considerações são cabíveis, independente de nomeá-las ou individualizá-las á uma única pessoa.
Todos somos parte de um todo, e como você mesmo disse, se cada um fizer um pouco, logo logo será um muito.
E nãoi doi nada.
Rudy.....
Espero poder "testar" seus dotes culinários.
Adoro massas, em especial um bom macarrão caseiro.
Na casa de meus avós (quando vivos e mais jovens) não entrava macarrão de pacote, tenho muita saudades, embora nunca tenha me "metido" a fazer esse iguaria.
Abraços.
Rubens
-
Rudy, conforme prometido.. no evento.. foto do teu Sózia..
mas o cara é deputado e prefeito caçado(BANDIDO MESMO)
nome do misseravel: ANTONIO BELINATTI
Ele só tá mais velho mas logo vc alcança. heheh
-
É ele mesmo! agora mora em Itirapina eh eh eh...
-
Poxa Fábio,
Estou muito próximo de conseguir 150 mil emprestado do Rubens Aranda para montar uma CNC caseira. Desse jeito você espanta a caça, digo, o amigo.
Pode parecer exagero mas, vai ter barra roscada de inox, vou mandar cromear uns rolamentos que comprei no ferro-velho do capim. Para a estrutura vai ser trocada toda a fórmica do tampo de uma mesa (de aglomerado, o Gilii não gosta de MDF) que ganhei do vizinho. E por ai vai, coisa fina mesmo.
O Lolata colocou uns leds azuis na dele, eu vou colocar logo um pisca-pisca de 150 lâmpadas alemão que comprei no ML (marca Deutsch Lee). Nada de miséria. Motor de passo é coisa de hobbista, vou por logo motor de corrida, CNC tem que ter velocidade.
É claro que com tudo isso, 150 mil não vão dar, mas o resto eu arranjo com outro amigo, senão pesa muito para o Rubinho. não quero explorar ninguém.
Faltou dizer, vai ter tocador de mp3 com amplificador de potência, não gosto daquele apitinho do motor de tankinho que coloquei no spindle. Não vou usar inversor pois é desnecessário, vou ligar uma chave 127/220 que acho que resolve a parada. (127 para fresar alumínio e 220 para ferro fundido que é um pouquinho mais duro)
Para as guias vou usar umas barras que comprei de um serralheiro da cidade, assim que ele acabar de desmontar um portão que está reformando, iria pegá-las hoje, mas ele não tinha acabado de desentortar. O dono do portão deu uma batidinha com o parachoque do carro, nada sério. As buchas vão ser tampinhas de garrafa PET, tem que ter consciência ecológica, não vou aumentar o lixo no mundo, vou reciclar.
Não quero ficar ocupando espaço com meu projeto, tem lugar certo para isso, logo eu coloco umas fotos, é só o Rubens liberar uma grana.
Rubens, quando vier trazer o cheque vou fazer um macarrão de "grano duro", você merece!!!
Abraços,
Rudy
-
Puxa Rudy...
Assim fiquei desanimado, pensei que ia precisar de no mínimo uns 300 mil, acho que essa micharia não vai dar para emprestar não.
Vou gastar muito mais que isso só pela folha do talão de cheques e as despesas afins. ehehehehe
Meu banco é internacional só para compensar esse cheque, terei que bancar a viagem do Presidente do Banco Central do Brasil, pois, não gosto de deixar isso na mão de nenhum "office boy", prefiro que ele faça isso pessoalmente.
Então, implemente mais algumas coisas, para eu sacar o $$$ de uma vez só.
Só para constar, dá para liberar a macarronada antes do empréstimo?
Vai que o Obama não libere o meu dinheiro para não desfalcar ainda mais o país. rsrsrsr.
Brincadeiras á parte, não deixe minhas ex-lêrem estas mensagem.
Vai que pensam que é verdade ai estou perdido (mais ainda). ehehehehh.
Abraços.
Rubens
-
Olá Rudy;
Falando sério, show de bola aquelas barrinhas roscadas de inox que vc comprou, se precisar de mais peças de inox procure em Ibaté, logo na entrada da city ao lado do viaduto. Ou na Inoxplam no distrito industrial.
Sobre as dicas de solda, foi aquilo mesmo que o Xerox relatou, pingar, limpar bem, escovar e ressoldar até ficar pronto.
Abraços...
-
Rubão, pelo visto vc é o homem da mala? Eu pensei que era aquele carequinha la de Brasília!
Quando for fazer um carregamento de verdinhas pro Rudy, não esqueça de trazer tb o meu; uns "Cenzinho" já esta de bom tamanho.
Inté...
-
Seção de "Bate Papo":
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/board,197.0.html
-
UFF
-
Rubens
Fundi algumas latinhas de cerveja, fiz um tarugo que ficou muito bom para usinar, sem porosidade ou falhas pois usei os sais, agora vou começar a estudar o suporte das guias.
Veja as fotos:
http://photosbyrudy.fotopic.net/c1627350.html
Abraços,
Rudy
-
Grande Rudy........
Já estava com saudades.
Pelo visto até o torninho vai receber um manipulo novo, heim?
Realmente a fundição parece ter ficado muito boa. Não aparece nenhuma porosidade!
Algumas coisas ocorreram durante a semana passada e esta que me impossibilitaram de concluir meu forno.
E acho que durão até o final do ano.
Pelo visto os sais funcionam mesmo, é isso que dará um diferencial ao serviço que pretende iniciar.
Conheço sua competência e sei que em breve os ventos soprarão á nosso favor e nos direcionará para águas mais calmas e férteis.
Não esqueci das fresinhas, mas ainda não tive tempo de passar na Piratininga.
Vou para lá assim que tiver uma boa oportunidade, até porque com as festas de final de ano o Centro de SP está um caus (mais ainda).
Do resto como vão indo as coisas? Tudo em paz? A prole está bem?
Mande um grande abraço a todos.
Gostaria muito de voltar antes do final do ano, mas não vou conseguir (quem sabe mesmo só o Grande Construtor).
Um grande a abraço ao "irmão".
Rubens
-
Mauro,
pelo que vc falou, o solavanco tem mais cara de ser sintoma do que causa (digo isso pq externamente funciona corretamente).
Ivan, comprei a porca bipartida e o fuso principal, os solavancos desapareceram, agora o torno ta zerado, aproveitei e comprei a manopla e o anel graduado do carroprincipal, junto com o fuso e a porca, o torno agora ta 100%, precisei apenas colocar um calço de 0,25mm atraz do carro principal onde pega a regua com dois parafusos, em baixo do barramento, sumiu tudo que e folga.
A proxima aquisiçao sera a manopla e o anel graduado do carro superior onde fica o castelo.
Valeu.
[]'
Mauro.
-
Ola Ivan, tentei mandar um MP pra voce mas parece que nao ta funcionando, bem vi no seu blog, que voce fez um retificador pra sua Maquina de Solda, eu to pra comprar uma Banbozi NM 250, e gostaria se possivel que voce enviase um esquema de construçao desse retificador, juntamente com dados de construçao da bobina, ficaria muito agradecido.
[]'
Mauro.
-
Acho que o Ivan anda meio sumido.
Também já pedi o esquema desse retificador para adaptar na minha máquina, parece que ajudaria bastante na manutenção do arco.
Vamos ver se o amigo volta a escrever depois das férias. rsrsrsrr.
Abraços.
Rubens
-
Pessoall, alguem sabe ou pode me dar uma explicação da utilização desse indicador, nos tornos, sei que tem alguma coisa haver na hora de fazer rosca, algum tem uma apostila ou texto que explique como utiliza-lo.
Agradeço desde já.
[]'
MDA
-
desse indicador, nos tornos, sei que tem alguma coisa haver na hora de fazer rosca.
Pessoall, desculpe esqueci de anexar a foto, ai vai.
[]'
Mauro.
-
Mauro,
Este é um indicador de início de rosca, e é usado quando não se pode desengrenar o fuso principal do torno quando se fazem determinados passos de rosca, ou quando se quer abrir roscas de diversas entradas...
Basicamente trata-se de uma engrenagem que vai acoplada ao fuso principal, e seu suporte vai preso ao carro longitudinal.
Sobre o mostrador há marcações (normalmente 6 ou 8 marcas) numeradas e o eixo onde está montada a tal engrenagem, um ponteiro.
Na hora de abrir a rosca, o operador deve iniciar o engrenamento do passo de rosca quando o ponteiro mostrar um determinado número (por exemplo 4), e sempre reengrenar o acionamento neste número nos passes subsequentes.
Dependendo do passo da rosca a ser aberta, podem (ou não) ser usados outros números do índica...
-
Nobre Gilii..
Agradeço a deferencia em lembrar de meu singelo nome. eheheheheh.
Já conhecia a função desse pequeno acessório.
Mas para que o "autor" da pergunta não se sinta ofendido - rsrsrsrsrsr, trata-se do "mdaweb", e não eu.
(Já tive essa dúvida, mas infelizmente não tenho nenhuma apostila ou algo do genero para ajudar o amigo a solucionar o 'mistério' do acessório.)
Grande abraço a todos.
Rubens
-
Já corrigí.
-
Gilli,
Obrigado pela resposta, troquei recentemente o fuso e a porca bipartida, não estava conseguindo fazer rosca, vou tentar novamente utilizando esse acessório.
Grato,
MDA
-
Mauro, é um serviço gratuito de armazenamento de imagens.
vá em
www.fotopic.net
Gallery Services
Register Now
preencha o formulário, e com o login e senha vc utiliza uma área do site.
Parece que o www.fotopic.net esta fora do ar, não consigo acesso.
MDA
-
Mauro,
dê uma olhada no Manual do Torneiro, pag. 81 (o link já postei aqui), na tradução ele aparece como "indicador de quadrante".
Seu torno (como o meu) é em polegada. O indicador não pode ser usado para roscas métricas.
Para roscas pares (ex. 8, 12, 16 tpi) ele pode ser fechado em qualquer das linhas (numeradas ou não, 8 posições).
Para roscas ímpares (ex. 11, 13 tpi) ele pode ser fechado em qualquer um dos números (4 posições).
Para roscas fracionárias, usa-se sempre um mesmo ponto - por exemplo, sempre o número 1 (ou 2, 3, 4 ou uma das linhas).
Você zera a ferramenta, liga o torno, com a ferramenta fora da peça (à direita, para roscas direitas), faz o avanço e fica vendo o indicador girar. Quando chegar onde vc quer (8, 4 ou 1 posição) aciona a alavanca da porca bipartida. Ao completar o passe, desengrena a porca, afasta a ferramenta, leva para a direita. Ajusta o avanço, fica olhando o indicador e fecha a porca, isso sucessivas vezes, até concluir a rosca.
-
pelo jeito voce fez um bom estudo!!!! é isso mesmo !!!
carlos
-
Ivan, muito obrigado pela aula, eu vou começar a fazer os teste, só to precisando de material pra testar, eu só tenho alguns pedaços daquelas barras de maquina de lavar Brastemp, que são duras pacas, vou ter que achar material mais adequado pra fazer os teste.
Brigadão pelas dicas mais uma vez.
[]’
Mauro.
-
Uma outra informação útil:
Ao abrir uma rosca com passo múltiplo do passo do fuso, pode-se fechar a porca bipartida em qualquer lugar, que ela vai repetir a rosca.
Por exemplo, nos clones South Bend (Joinville, Sanches Blanes, Riosulense etc), o fuso tem passo 8 tpi (8 fios por polegada). Assim para roscas 8, 16, 24, 32, 40...tpi pode-se fechar a porca em qualquer ponto, podendo-se abrir a porca e retornar o carro, e dispensando o indicador de rosca.