Luiz Eduardo,
um reparo com niquel ou com bronze dura pra sempre ali. Provavelmente a orelha quebrou pq já estava com uma folga gigante e alguém tentou "compensar" isso com um mega-aperto. Só que fofo não deforma muito, logo quebra. No uso normal, não é para a orelha sofrer tanto esforço.
Na minha ignorância, entendo que o processo de soldagem em si (eletrodo, MIG, TIG etc) não faz tanta diferença nesse caso. O mais importante é o metal (ou liga) de adição e executar ou não pré/pós aquecimento. O reparo que esse cara fez no avental (o resultado ficou bem legal) deu tanto trabalho porque ele quis inventar moda. Soldar ferro fundido com aço não dá certo. Tentei soldar uma morsinha quebrada (tinha uma bolha de fundição) 2 vezes com 6013, com e sem pré-aquecimento. Não funcionou, ela sempre quebrava na solda.
Com eletrodo de níquel, sem pré-aquecer, funcionou de 1a. Com toda a força q consegui colocar ela não quebrou mais.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p52913404.htmlhttp://ivan129.fotoblog.org.uk/p52913403.htmlhttp://ivan129.fotoblog.org.uk/p52913405.htmlUsando níquel ou bronze pra soldar, não tem muito drama. Se pré-aquecer, melhor ainda.
A correia ainda não tive tempo de ligar. Ela deve funcionar bem mesmo. O esforço necessário pra "dobrar" ela é muito menor, o que deve resultar em menos vibração. Além disso, não precisa desmontar o eixo pra tirar a correia...
Esses tornos originalmente tinham correia plana, e entendo que na mudança para correia em V, colocaram Canal B para mudar o mínimo o projeto (canal B tem largura mais parecida com a plana do que canal A) - apesar de canal A transmitir com muita folga o torque necessário. Só que a B é mais "gorda", causando um pouco mais de vibração. Nada crítico, mas podendo escolher, uma igual a sua parece mais adequada...