Rudy,
que bom que o torno chegou, parabéns.
Pelo pouco que dá pra ver das fotos, parece que ele tem mais cicatrizes do que propriamente desgaste pesado. Acho que com um bom trato vai ficar bem legal.
Ele é muito parecido com um Joinville antigo, mas tem algumas diferenças.
Como eu havia comentado, o cabeçote aparentemente é com buchas. Esse seria meu primeiro ponto de atenção. O fato de aparentemente o cabeçote ser interiço nos mancais e não haver parafusos de compressão indicaria que ambas as buchas são cônicas. Os furos superiores seriam para lubrificação. Deve haver um furo na lateral de cada mancal para travamento da bucha na posição. A ausência de oleadeiras (ou mesmo graxeiras) nos furos superiores pode ser um indício de negligência. Verifique se existe folga perceptível no eixo. A preocupação é essas buchas terem desgastado além do limite de ajuste, por uso, sujeira e sede. Espero que não. Se puder, tire mais fotos do cabeçote, para que dê para visualizar melhor...
Aqui são buchas de um torno da mesma época que fiz para um amigo.
As novas com as antigas
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53993896.htmlUma das novas com as porcas
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53993901.htmlEu desmontaria o eixo-árvore, inspecionaria essas buchas, limparia com cuidado, relubrificaria, montaria e faria o ajuste da folga. Para o ajuste correto da folga, vc precisa de um relógio comparador. Se quiser depois coloco um passo-a-passo. Se por um acaso for desmontar, não deixe de tirar fotos.
Desde já, boa sorte com ele.
Como estão os fusos, já deu uma olhada?
Interessante a plaqueta, essa IEM parece ser mesmo o fabricante, mas nunca ouvi falar. Tem mais alguma identificação? (mesmo que sejam algarismos batidos nas peças)