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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: PIGMEU em 20 de Agosto de 2014, 21:28
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olá pessoal,semana passada consegui realizar uma vontade imensa de adquirir um tono sanches blanes.por sorte consegui um tmb 230 c.
estava bem judiadinho mas já estou na reforma do bichinho,logo posto fotos da reforma.vou precisar muito da ajuda de vcs.estou reparandoa algumas peças que estavam quebradas,mas a dificuldade é pra soldar ferro fundido,por isso acho melho trocar as peças.
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esse é meu torninho
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algumas fotos do inicio da restauração
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mais fotos
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pelo que se da para perceber você aplicou um removedor nas peças para remover a tinta velha ,,foi isso?
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pelo que se da para perceber você aplicou um removedor nas peças para remover a tinta velha ,,foi isso?
foi sim Rubens,o antigo dono o pintou com esmalte sintético então estou retirando a pintura velha com removedor.
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estou fazendo outra peça dessa,porém de aço,minha está quebrada.
achei uma dessa na internete para comprar por R$ 130,00,e como preciso de outras peças para reforma,vou eu mesmo fazer uma dessa pois ela fica quase escondida,kkkk..
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processo de fabricação
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hoje tentei produzir um manípulo em para o meu sanches blanes,ele veio com uma gambiarra,acho que dá pra quebrar o galho.
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pintura velha removida,agora é fazer alguns ajuste e final da semana que vem a pintura nova
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tá ficando bacana Pigmeu, e o barramento, tem muito desgaste?
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olá dande meu camarada,tudo jóia!!!
o barramento tem um pequeno desgaste mas ainda não sei quanto,quando terminar a montagem vou passar o relógio comparador.
o problema mesmo é a capa de cima do carro principal,que está quebrado onde vão os parafusos de aperto do carro superior,será que tem jeito de soldar com latão,se não terei que comprar outra peça.
andei lendo aqui no fórum sobre eletrolise, e fiquei impressionado com o resultado.
grande abraço dande!!!
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eletrolise,show de bola!!!!!!!!!!!
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Boas nobre amigo Wilson.
Estava acompanhando sua empreitada, pois já me arrisquei certa vez em um sanchez Blanes bem parecido com esse seu.
Entretanto, um conhecido meu hoje me ofereceu um que estava encostado ha bastante tempo, é um modelo mais antigo e acabei pensando em compra-lo para mim.
Pode me tirar dúvida e dizer quanto pagou pelo seu, pois assim terei uma ideia de valor?
Do mais, fico a sua inteira disposição.
Abraços.
Rubens
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olá grande RAranda!!!
uma vez andei lendo seu tópico torno de bancada o "sonho",foi alí que olhei o bv-20 com outros olhos e até comprei um.
A reforma que você fez no seu ficou muito bacana,mas mesmo assim eu era apaixonado com um torninho sanches blanes.
mas aqui em minas é muito difícil achar,poucos hobbistas possuem um torninho em casa kkkk...Inclusive o meu bv-20 tive que comprar aí em são Paulo(usado)em bom preço.
então continuei pesquisando mas parecia que os tornos sanches blanes estavam todos aí em sampa,então até que enfim encontrei um por aqui, e com relação a média de preço que a gente vê por aí não achei tão caro.
Paguei R$ 2.700,00,sendo que tem caixa norton em perfeitas condições,bancada original,luneta fixa,placa de 4 castanhas independentes e ponta rotativa.
apresenta um pequeno desgaste no barramento(ainda tenho que ver quanto),e alguns ajustes que já estou concluindo.
Mas estou muito satisfeito com meu bichinho.
forte abraço meu amigo!!!!
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Boas meu nobre amigo Wilson.
Realmente sou um apaixonado por tornos, já tive 3 BV 02, atualmente estou com um de 500 mm.
Já tive também um Sanches muito parecido com o seu, reformei todinho na época, mas o vendi e acabei pegando o meu primeiro BV.
Agora apareceu essa oferta, e estou inclinado a pegar, é um modelo mais antigo, não possui a tampa sobre o eixo arvore como o seu, mas possui caixa norton.
Possui alguns desgastes, mas o valor está bastante atrativo. 1.500 dinheiros, então acho que vou embarcar.
Do mais, vamos nos falando.
Fico a sua inteira disposição.
Abraços.
Rubens
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então,gosto muito do meu bv-20 também, é bem justinho,porém o sanches blanes oferece mais funcionalidades,como reversão,redução de velocidades e outras coisas mais.Sem contar que o sanches blanes tem um aspecto bem simpático kkkk...
Por aqui não temos uma oportunidade dessa,boa sorte em sua negociação e se fechar negócio poste fotos ok,no mais logo estarei amolando vocês com minhas perguntas,obrigado pela sua atenção.
Abraços.
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Olá pessoal,já estou montando meu torninho,agora vou precisar de ajuda para ajustes ok!!!!!!!???
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pensei em várias cores,verde ,cinza claro,azul,ambos com esmalte martelado,mas ví um vídeo do nosso amigo "Dande",e ele disse que gostava da cor do seu torno sem tinta(mais escuro),então ví que tinha uma lata de tinta poliéster automotiva que lembrava um pouco aquela cor ,então resolví investir na idéia e gostei do resultado.então dedico a nova cor do meu torno em homenagem ao nosso amigo Dande.
É isso, assim que tiver novidades posto mais fotos.
abraços.
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Pigmeu Parabéns, está ficando lindão.
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obrigado Adilson,hoje fiz banho de eletrolise na placa de três castanhas.assim que montar posto fotos.
abraços.
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pensei em várias cores,verde ,cinza claro,azul,ambos com esmalte martelado,mas ví um vídeo do nosso amigo "Dande",e ele disse que gostava da cor do seu torno sem tinta(mais escuro),então ví que tinha uma lata de tinta poliéster automotiva que lembrava um pouco aquela cor ,então resolví investir na idéia e gostei do resultado.então dedico a nova cor do meu torno em homenagem ao nosso amigo Dande.
É isso, assim que tiver novidades posto mais fotos.
abraços.
Agora vc me "pegou" ;D ;D
Na verdade eu gosto mesmo da cor do ferro fundido, mas falando sério mesmo,
já passou da hora de pintar meu pobre torninho.
Parabens Pigmeu , tá ficando lindão seu torno.
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pensei em várias cores,verde ,cinza claro,azul,ambos com esmalte martelado,mas ví um vídeo do nosso amigo "Dande",e ele disse que gostava da cor do seu torno sem tinta(mais escuro),então ví que tinha uma lata de tinta poliéster automotiva que lembrava um pouco aquela cor ,então resolví investir na idéia e gostei do resultado.então dedico a nova cor do meu torno em homenagem ao nosso amigo Dande.
É isso, assim que tiver novidades posto mais fotos.
abraços.
Agora vc me "pegou" ;D ;D
Na verdade eu gosto mesmo da cor do ferro fundido, mas falando sério mesmo,
já passou da hora de pintar meu pobre torninho.
Parabens Pigmeu , tá ficando lindão seu torno.
Pois é meu camarada,não é que eu também gostei da cor escura
abração Dande
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Nobre amigo Wilson.
Ficou muito bom o seu torno e seu trabalho.
Meus parabéns.
Se eu fechar o negócio com o torninho que me ofereceram, vou precisar de umas dicas. rsrsrsr
Abraços.
Rubens
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Nobre amigo Wilson.
Ficou muito bom o seu torno e seu trabalho.
Meus parabéns.
Se eu fechar o negócio com o torninho que me ofereceram, vou precisar de umas dicas. rsrsrsr
Abraços.
Rubens
Grande Raranda,fico honrado com seus elogios,mas pra poder dar dicas,ainda tenho que aprender muito, ;D ;D ;D.
um dia chego no nível de vocês kkkk...
grande abraço meu amigo,mais uma vez obrigado pelos elogios!
pigmeu
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pessoal estou com uma dúvida:
com o que devo lubrificar o toninho(barramento e engrenagens).meu bv-20 lubrifico com óleo de motor,está correto?
devo passar graxa na caixa norton?
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pessoal estou com uma dúvida:
com o que devo lubrificar o toninho(barramento e engrenagens).meu bv-20 lubrifico com óleo de motor,está correto?
devo passar graxa na caixa norton?
Olá Wilson!
O ideal é usar óleos industriais para lubrificação.
Os óleos automotivos tem aditivos (detergentes), que em contato com solventes ou refrigerantes de corte usados durante a usinagem podem "estragar" o óleo e prejudicar a lubrificação.
A caixa norton é aberta por baixo e graxa é "imã" de cavacos, que vão ser mastigados pelas engrenagens...
Use óleo e evite limpar com ar comprimido.
Abs
Mário
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pessoal estou com uma dúvida:
com o que devo lubrificar o toninho(barramento e engrenagens).meu bv-20 lubrifico com óleo de motor,está correto?
devo passar graxa na caixa norton?
Olá Wilson!
O ideal é usar óleos industriais para lubrificação.
Os óleos automotivos tem aditivos (detergentes), que em contato com solventes ou refrigerantes de corte usados durante a usinagem podem "estragar" o óleo e prejudicar a lubrificação.
A caixa norton é aberta por baixo e graxa é "imã" de cavacos, que vão ser mastigados pelas engrenagens...
Use óleo e evite limpar com ar comprimido.
Abs
Mário
olá Mario;
obrigado pela dica,então graxa vou deixar bem longe do meu torninho,kkkk
o óleo industrial que você disse seria um tellus 36 ou 40 por exemplo?Na empresa que trabalho usam esses.servem?
até mais camarada!!!
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Mario;
aquela imagem seu anúncio, é de um manual?se for manual tem como postar pra gente?
assim que puder poste fotos da frestinha de bancada ok.
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Mario;
aquela imagem seu anúncio, é de um manual?se for manual tem como postar pra gente?
assim que puder poste fotos da frestinha de bancada ok.
Wilson,
A imagem que você fala eu tirei de um manual criado pelo exército norte americano, para documentar o torno South Bend 9-polegadas, que foi clonado no Brasil pela Sanches Blanes e pela Joinville.
Este manual é interessante pois tem vista explodida de todas as partes dos três modelos (A, B e C) dos tornos de 9-polegadas.
Você e quem mais se interessar pode baixar neste link: http://www.wswells.com/data/9_workshop/CL670Z_army.pdf (http://www.wswells.com/data/9_workshop/CL670Z_army.pdf)
Apesar de algumas diferenças é um documento que ajuda muito.
Bom divertimento.
Abs
Mário
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valeu pelo documento mario,é sempre bom ter em casa as vezes salvam um dia de serviço kkkk....
estou esperando as fotos da fresadora de bancada ok.
mario vou abusar um pouco e tentar sugar um pouco de seu conhecimento,hoje quando cheguei do trabalho fui mexer um pouco nas minhas gambiarras e estava fazendo uma chave para placa pro meu sanches blanes.
peguei um parafuso grande (aço temperado), e fiz a chave com ele,mas na hora de furar para por o cabo ceguei minhas brocas,o que devo fazer pra terminar a furação?amolo elas e logo em seguida cegam de novo.
essa é a chave:
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a foto ficou péssima.
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Blz Pigmeu?
Que tipo de broca vc está usando, broca de aço carbono, ou aço rápido.
E qual a rpm ? Deve ser bem baixa pra conseguir furar material mais duro.
Acredito que furadeira de bancada, na mais baixa rotação ainda sim seja alta, talvez se vc prender no torno,e reduzir a velocidade obtenha um melhor resultado.
Oq ajuda tb, é furar com uma broquinha fina primeiro,mesmo que avance milimetros, ou bater com um punção fino,depois tentar a broca, depois repete com o punção e depois a broca.
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Blz Pigmeu?
Que tipo de broca vc está usando, broca de aço carbono, ou aço rápido.
E qual a rpm ? Deve ser bem baixa pra conseguir furar material mais duro.
Acredito que furadeira de bancada, na mais baixa rotação ainda sim seja alta, talvez se vc prender no torno,e reduzir a velocidade obtenha um melhor resultado.
Oq ajuda tb, é furar com uma broquinha fina primeiro,mesmo que avance milimetros, ou bater com um punção fino,depois tentar a broca, depois repete com o punção e depois a broca.
caro mestre Dande,
ontem quase te mandei uma mp,tomei uma surra daquelas para fura a chave da placa que estou fazendo,e de afiação você conhece muito.
então;a minha furadeira mesmo a baixa dela ainda sim é muito alta imaginei isso,o meu bv -20 não tem placa de 4 castanhas,e ainda não terminei a montagem do sanches blanes,então o caso é eu ter que esperar um pouquinho e depois tentar furar.até que já consegui vazar com um furo de 8mm,o diâmetro final é 12mm.amanhã posto fotos da situação.
obrigado pela dica
Abs
pigmeu
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há!!!,esqueci de falar, estou usando broca de aço rápido.
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caro dande;
finalmente consegui furar a peça,veja a gambiarra que tive que fazer ;D ;D ;D
que me perdoe todos os torneiro de plantão,por ter que usar esse recurso kkkk...
improvisando no bv-20 (http://www.youtube.com/watch?v=c9D2JJ99AR0#)
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me desculpem esqueci de tirar o audio :-[
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Muito bacana Pigmeu, se tivesse começado o serviço no torno, faria o furo com maior facilidade, já que teve que centralizar e tudo mais.
Eu já utilizei desse artificio tb, mas se vc tivesse a placa de 4 castanhas independentes para o bv-20 , facilitaria o serviço e a peça ficaria melhor fixada.
Parabens pelo serviço, continue postando sobre o SB.
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Nobre amigo Wilson.
Tenho a placa de 4 castanhas e a placa de arrasto para o meu BV, mas nem de perto a fixação é tão boa quanto a que você improvisou. rsrsrsr
Meus parabéns, o que vale é cumprir a finalidade.
Só uma observação: Da próxima vez, fixe melhor o mandril CM2 no contra ponto, pois da maneira que estava, com certeza, com o tempo aparecerão folgas que somente uma retifica retirará o desgaste, pois, se for igual ao meu, com certeza esse encaixe do contra ponta não é temperado.
Do mais, show de vola.
Abração.
Rubens
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Muito bacana Pigmeu, se tivesse começado o serviço no torno, faria o furo com maior facilidade, já que teve que centralizar e tudo mais.
Eu já utilizei desse artificio tb, mas se vc tivesse a placa de 4 castanhas independentes para o bv-20 , facilitaria o serviço e a peça ficaria melhor fixada.
Parabens pelo serviço, continue postando sobre o SB.
olá meu amigo,
a partir de agora fazer furo,só em baixa rotação,valeu muito sua idéia.
abçs
pigmeu
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Nobre amigo Wilson.
Tenho a placa de 4 castanhas e a placa de arrasto para o meu BV, mas nem de perto a fixação é tão boa quanto a que você improvisou. rsrsrsr
Meus parabéns, o que vale é cumprir a finalidade.
Só uma observação: Da próxima vez, fixe melhor o mandril CM2 no contra ponto, pois da maneira que estava, com certeza, com o tempo aparecerão folgas que somente uma retifica retirará o desgaste, pois, se for igual ao meu, com certeza esse encaixe do contra ponta não é temperado.
Do mais, show de vola.
Abração.
Rubens
grande Raranda,apanhei bastante viu meu camarada kkkk,daí o dande me encorajou a fazer no torno e deu certinho,apesar da fixação ;D ;D ;D,mas como você disse né;o importante é cumprir a finalidade.
quanto ao mandril ,o cone está com uma pequena deformação,mas já estou namorando outro na internet e logo estarei trocando,mas valeu a dica meu amigo.
abçs
pigmeu
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eis a "tal chave" para a placa do meu sanches blanes ;)
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quase pronto meu torninho!!!
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Dependendo do tipo de aço, uma peça temperada pode ser furada ou usinada mais facilmente se for tratada termicamente antes. Basta aquecê-la ao rubro e deixar esfriar ao ar ou, melhor ainda, envolta num material isolante térmico refratário (exemplo: manta de lã de rocha, cinzas de carvão).
Após a furação / usinagem, pode temperar novamente. Aquecendo ao rubro e resfriando rapidamente em água.
Essas recomendações são bem simplificadas, pois o tratamento térmico depende muito da composição do aço, mas ao menos, reduzirá a dureza do material e facilitará a usinagem.
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Dependendo do tipo de aço, uma peça temperada pode ser furada ou usinada mais facilmente se for tratada termicamente antes. Basta aquecê-la ao rubro e deixar esfriar ao ar ou, melhor ainda, envolta num material isolante térmico refratário (exemplo: manta de lã de rocha, cinzas de carvão).
Após a furação / usinagem, pode temperar novamente. Aquecendo ao rubro e resfriando rapidamente em água.
Essas recomendações são bem simplificadas, pois o tratamento térmico depende muito da composição do aço, mas ao menos, reduzirá a dureza do material e facilitará a usinagem.
Grande mestre minilathe,é uma honra ter você participando meu meu tópico,aproveitando a canja preciso de uma ajuda sua.
este torninho veio todo originalzinho ,então queria saber se a chave reversora serve para motor monofásico,você já me orientou em outra ocasião com chave reversora porém tive que comprar outra pois aquela estava em péssimas condições,mas esta está legal então queria aproveitá-la,isso é se der pra ligar em motor monofásico.vou postar fotos dela.
abraços professor!!!
pigmeu
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está só o miolo pois estava limpando e vou pintar a carcaça
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Olá Garoto
Seu torninho ficou muito bacana
Um grande Abraço.
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Olá Garoto
Seu torninho ficou muito bacana
Um grande Abraço.
olá Atair,muito obrigado pelo elogio.Ainda está em ajustes mas assim que estiver funcionando posto vídeo.
grande abraço
pigmeu
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dúvida na chave para ligação em motor monofásico
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dúvida na chave para ligação em motor monofásico
Wilson,
Se o esquema do seu motor for igual ao da imagem e vc for ligar em 110v, então a ligação deve ser a da imagem.
Certifique-se antes de ligar, o preju pode ser grande :o)
Abs
Mário
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dúvida na chave para ligação em motor monofásico
Poste como é a fiação do motor primeiro. O motor é o original do torno? O motor possui capacitor? Chave centrífuga? Possui reversão de rotação? Qual a tensão da rede? ...
Tudo isso e mais alguma coisa influi nas ligações e na escolha do tipo da chave.
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dúvida na chave para ligação em motor monofásico
Wilson,
Se o esquema do seu motor for igual ao da imagem e vc for ligar em 110v, então a ligação deve ser a da imagem.
Certifique-se antes de ligar, o preju pode ser grande :o)
Abs
Mário
olá mário ,a chave está do jeito que estava funcionado,porém era trifásico e o jampeamento já estava cruzado.no esquema que você me passou, fique na dúvida do neutro(L2),onde ligar?
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dúvida na chave para ligação em motor monofásico
Poste como é a fiação do motor primeiro. O motor é o original do torno? O motor possui capacitor? Chave centrífuga? Possui reversão de rotação? Qual a tensão da rede? ...
Tudo isso e mais alguma coisa influi nas ligações e na escolha do tipo da chave.
olá grande minilathe,o motor possui estas características:
monofásico,110/220,6 pólos, 1740rpm e 1 cv.
minha rede é 110.
abraços
pigmeu
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dúvida na chave para ligação em motor monofásico
Wilson,
Se o esquema do seu motor for igual ao da imagem e vc for ligar em 110v, então a ligação deve ser a da imagem.
Certifique-se antes de ligar, o preju pode ser grande :o)
Abs
Mário
grande mário,
o motor possui estas características:
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dúvida na chave para ligação em motor monofásico
Poste como é a fiação do motor primeiro. O motor é o original do torno? O motor possui capacitor? Chave centrífuga? Possui reversão de rotação? Qual a tensão da rede? ...
Tudo isso e mais alguma coisa influi nas ligações e na escolha do tipo da chave.
essa é foto da plaquinha dele.
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dúvida na chave para ligação em motor monofásico
Poste como é a fiação do motor primeiro. O motor é o original do torno? O motor possui capacitor? Chave centrífuga? Possui reversão de rotação? Qual a tensão da rede? ...
Tudo isso e mais alguma coisa influi nas ligações e na escolha do tipo da chave.
essa é foto da plaquinha dele.
Não conheço detalhes da sua chave, mas envio a seguir as ligações (Esquema 1 de 110V) de uma chave Mar-Girus para um motor de 127 VCA, de 3 posições e com reversão de rotação. Seu motor deve ser ligado conforme a seguir:
+------------+ 1 3
Neutro ------ |L1---- -----|-----o----------o
| |
| | 4 2
Fase ---------|L2 T2T4|-----o----------o
| |
| | 5
| T5|----------------o
| |
| | 6
| T6|----------------o
+-----------+
Onde a caixa é a chave reversora.
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Certifique-se antes de ligar, o preju pode ser grande :o)
Neste caso (127 ou 220), sempre é melhor ligar com uma lampada em série:
http://www.eletronicadigital.com/site/projetos-eletronica-digital/5-lampada-serie.html?showall=1 (http://www.eletronicadigital.com/site/projetos-eletronica-digital/5-lampada-serie.html?showall=1)
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Só lembrar de usar a lâmpida de acordo com a tensão da carga e rede. ;-)
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Certifique-se antes de ligar, o preju pode ser grande :o)
Neste caso (127 ou 220), sempre é melhor ligar com uma lampada em série:
http://www.eletronicadigital.com/site/projetos-eletronica-digital/5-lampada-serie.html?showall=1 (http://www.eletronicadigital.com/site/projetos-eletronica-digital/5-lampada-serie.html?showall=1)
grande Alebe,esses seus links sempre nos salvando,muito obrigado,vou fazer uma.
abraços
pigmeu
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olha aí grande Mário deu certinho,meu camarada.
valeu mesmo!!!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
http://youtu.be/cDB2YEsdcyQ (http://youtu.be/cDB2YEsdcyQ)
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olha aí grande Mário deu certinho,meu camarada.
valeu mesmo!!!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
http://youtu.be/cDB2YEsdcyQ (http://youtu.be/cDB2YEsdcyQ)
Parabéns!!!
Que bom que você matou a charada!
Como disse o Alebe, é sempre bom usar algo em série para fazer testes.
Cuidado com a reversão e contra golpes pois a placa é rosqueada na árvore e pode se soltar.
Abs
Mário
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bem pessoal;
coloquei meu sanches blanes pra rodar e tive uma desagradável surpresa.
a placa não prende a peça toda, vou fazer um esquema do que está acontecendo só pra vocês entenderem.se tiver como reparar peço ajuda,se não começo a fazer minhas economias para comprar uma nova ;D ;D ;D ;D ;D
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esquecí de falar,com as castanhas invertidas acontece a mesma coisa
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Wilson,
Isso é bastante normal de acontecer com castanhas muito usadas.
Vc vai ter que dar um "passe" nelas, ou comprar novas.
http://www.guiacnc.com.br/mecanica-geral/retificar-castanhas-de-placa/ (http://www.guiacnc.com.br/mecanica-geral/retificar-castanhas-de-placa/)
Em tempo: Gostei da reforma. Ficou lindão. 8)
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Wilson,
Isso é bastante normal de acontecer com castanhas muito usadas.
Vc vai ter que dar um "passe" nelas, ou comprar novas.
http://www.guiacnc.com.br/mecanica-geral/retificar-castanhas-de-placa/ (http://www.guiacnc.com.br/mecanica-geral/retificar-castanhas-de-placa/)
Em tempo: Gostei da reforma. Ficou lindão. 8)
obrigado Alebe,está ficando do jeitinho que eu queria.Quanto a placa desmontei toda,a placa espiral que sofre desgaste,então acho que vou ter que dar uma apertadinha financeira aqui e comprar uma nova.
abs
pigmeu
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hoje comecei a fazer o manípulo do carro transversal,já tinha feito um mais ficou bem diferente do original,então estou fazendo outro tentando aproximar o máximo do original.
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mais fotos:
fabricando o manípulo do meu sanches blanes (http://www.youtube.com/watch?v=om2LYigwWdg#)
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manípulo pronto
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castanhas retificadas,pensava em comprar outra placa mas retificando conseguí um resultado bem satisfatório.
valeu as dicas!!!!!!
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Ola.
Preciso de ajuda. Procurei nas mensagens mas não encontrei alguma referencia a troca de rolamentos de um
sanches blanes.
Desmontei a arvores seguindo as instruções que aparecem aqui no guia do cnc.
Funcionou de forma correta.
Ao desmontar vi que o rolamento do lado esquerdo, oposto a placa esta marcado, com inicio de desgaste.
Comprei o rolamento e tentei torcar, mas não consegui tirar a capa do rolamento.
Na parte interna, aonde esta alojada a polia e a redução, aparece uma especie de capa ou tampa que acredito seja um batente ou anel de metal
que serve para seurar a capa em posição.
Tem dois pequenos furos.Tentei soltar batendo com um saca pino, tentando rotacionar a peça.
Nada aconteceu.
Alguem pode ajudar ?
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olá benno,sou meio leigo pra te dar essa informação,também preciso desmotar a arvóre do meu para soldar a engrenagem de redução.imagino que a capa que você diz seria a pista do rolamento.
sugiro que poste um tópico sobre o assunto e coloque fotos com sua dúvida,essagalera aqui me salva direto. É muita fera reunida,no mais boa sorte e o que eu puder ajudar será um prazer.
abraços
pigmeu
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dá uma olhada aí
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Pessoal boa tarde estou reformando meu sanches... perdi o parafuso que prende a redução. Alguem tem a foto de como e esse parafuso? O que pega naquele rebaixo da alanvanca de engate