Pigmeu, eu não entendi bem o lance do video... Eu não postei video nenhum sobre engrenagens... Aliás, eu praticamente nunca posto video nenhum no Youtube, tirando algumas desgraças aeromodelísticas de uns 7 anos atrás.... hehehe...
Douglas, as máquinas novas que seriam "concorrentes" do V&B seriam as da Manrod e a que eu te disse que cheguei a cogitar em comprar foi esta :
http://www.clarkmachine.com.br/2011/tornos/item/165-torno-de-bancada-clark-modelo-bv20.htmlEu sempre leio e pesquiso MUITO antes de comprar algo, e nesse processo, por exemplo, fiquei sabendo que o pós-venda da Manrod é terrível, as peças demoram para chegar, etc.
Eu pedi para o representante local da Clark me levar ver uma máquina de um cliente aqui na cidade e ele disse que quando voltasse de viagem me ligaria... Ele está viajando há quase três anos pelo jeito... A V&B tem um atendimento impecável (notei um pequeno defeito na minha fresadora e eles imediatamente queriam TROCAR A MÁQUINA de 300 kg com frete por conta deles, eu é que optei por fazer o reparo aqui mesmo, e eles pagaram o material especial necessário).
Agora quanto às máquinas em si :
O torno da Clark tem dimensões máximas de usinagem ligeiramente menores que o V&B, mas o que pesou mais na minha decisão foram algumas diferenças :
O V&B tem Cone Morse 4 no cabeçote e 3 no contraponta, enquanto que o Clark tem 3 e 2 respectivamente. Isso implica em menor rigidez da máquina, menos opções de trabalho e diâmetro menor das barras de material que passam através da árvore) ;
O contraponta do Clark é fixado com porca, o da V&B tem alavanca de fixação rápida (passe um dia inteiro trocando peças que precisam do apoio do contraponta ou fazendo furação no eixo das peças e descubra a diferença entre os dois sistemas... hehehe...);
O V&B vem com indicador de rosca, necessário para abrir roscas de passos que não sejam multiplos exatos do passo do fuso, o Clark não tem isso;
O V&B tem motor trifásico de 1 CV, o Clark tem mono de 3/4 CV (pode ser um problema, mas aqui em casa eu "furtei" uma fase da casa da minha mãe que fica no mesmo terreno, e hoje em dia os inversores mono-tri nessa potência não custam caro);
O V&B tem mais opções de rosca, e pesa pelo menos 50 kg a mais, isso também significa maior rigidez...
O torno da V&B é citado no NEI (noticiário de equipamentos indurstriais), uma revista especializada em máquinas de produção.
E a lista ainda iria longe, não me lembro agora de todos os critérios que analisei, mas enfim, a relação custo-benefício é inquestionável.
A máquina é MUITO bem construída na minha opinião (claro que, como toda máquina chinesa, tem seus percalços, mas nada sério) e essa não é uma máquina hobby para ligar no fim de semana, essa máquina é para produção de segunda a sábado das 7 às 17 com direito a hora extra.... hehehe...
Quanto a ganhar dinheiro com ele, vai de você ter idéias e mercado. Eu faço protótipos, eu crio coisas que não existem, portanto o meu caso é totalmente diferente, mas acho que dá sim para ganhar uma BOA graninha. Claro que você tem de aprender o tempo todo, mas com a Internet hoje a coisa tá moleza, só não aprende quem não quer...
Se quiser, te mando por MP o e-mail do vendedor que me atende na V&B.
Ah, e a Caixa Econômica tem uma linha de microcrédito muito boa, embora os valores sejam pequenos (acho que o primeiro empréstimo nessa linha tem um máximo de 3000 Reais, não tenho certeza), e a própria V&B tem financiamento interno, comprei meu torno parcelado em 10 vezes com juros muito baixos diretamente com eles na época.
Grande abraço !