Opinião, cada um tem a sua (felizmente!). Sem querer ser desrespeitoso com a dos colegas, eu tenho uma bem diferente.
Um South Bend/Sanches Blanes/Joinville/Riosulense é uma máquina bem mais caprichada e robusta do que esses tornos chineses mais em conta.
Escalas impressas e coladas, peças todas segmentadas ao invés de fundidos inteiros, correia de maq de costura etc.
Além disso, algumas diferenças de funcionalidade: ausência de reversão, barramento bem mais curto, gama de velocidades menor (a vel. mais baixa é muito alta!), ausência de avanço transversal automático (isso alguns modelos mais antigos tbm nao têm)...
Dos clones South Bend, o Sanches Blanes é o mais caprichado - por exemplo o único a manter a guia prismática traseira para o carro (o que dá mais trabalho para fabricar, mas distribui um pouco melhor os esforços e proporciona maior precisão ao longo dos anos).
Se fabricado hoje, um torno desses novo valeria mais de R$15.000, é por isso que eles não são mais feitos. É como as furadeira de bancada, compare uma Helmo ou coisa parecida de 20 anos atrás com uma Ferrari/Schultz/Somar/Motomil etc. atual (que acabou com as mais robustas).
Não estou metendo o pau nos tornos chineses, eles funcionam e se não fossem eles muita gente não teria torno. Nem eu mesmo (que reformei um Joinville), porque o preço dos chineses de certa forma baixou o preço de tornos pequenos usados.
Claro, torno usado pode ser uma armadilha, tem que saber o que olhar, como o Gilli falou, e como o Raranda tbm disse, se não estiver completo pode ser difícil e caro completar.
Em tempo: eu estou fazendo buchas novas do eixo-árvore para um Joinville da década de 50 de um amigo (antes da dec. de 60 não eram rolamentados). O torno foi muito maltratado, mas apesar das porradas e dos 50 anos de idade, vai ficar novo.
Obs - verifique pelo menos o desgaste do barramento, posicionando o carro próximo à placa, apertando o parafuso trava do carro o suficiente para ele mover com resistência, e tente trazer o carro para a direita. O quanto ele anda antes de travar é um indicador grosseiro do desgaste.