Autor Tópico: Torno BV20-1  (Lida 112033 vezes)

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Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #180 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:08 »
Rubens;

Acabei de baixar o manual que vc postou, achei muito mais detalhado do que este que tenho por aqui. É como vc disse 'vivendo e aprendendo"....mas olha, eu não vejo muita vantagem nessa trava do carro transversal....é só mais uma perfumaria na minha opinião. Até acho que se o carro estiver preso e por algum discuido vc acionar a alavanca do avanço automático pode ocorrer algum grave problema....então sendo assim eu nunca vou usar deste recurso.

Desculpe...a trava é no carro principal e não no tranversal como citei acima....foi mais uma falha de um principiante ;D

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #181 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:11 »
Perfeito Alvaro, o que interessa é que conseguiu se fazer entender.

Realmente o descuido pode ser "fatal" para o pequeno.

Mesmo que nunca venha a usar o recurso, esse existindo, deve funcionar (o que não ocorre com o meu).

Apenas um detalhe, mas que um dia pode fazer alguma diferença.

Realmente o manual é bem legal, vou tentar traduzi-lo (mesmo não sabendo quase nada do inglês) e formatá-lo para parecer ser original dos nossos tornos.
 
Abraços.

Rubens 
« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 10:14 por raranda »

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #182 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:21 »
Rubens;

O que eu acho que faz falta nesses tornos são aqueles marcadores numerados que ficam do lado direito do carro principal. Acho que eles auxiliam bastante quando vc vai fazer algum tipo de rosca, eu nunca fiz isso por aqui, mas acho que seria um acessorio interessante.
Outra coisa que achei legal foi aquela proteção atrás do torno, aquilo evita que o mesmo fique espirrando oleo por tudo quanto é lado... ;D

Vc consegue sim traduzir o manual, caso tenha alguma duvida tente acessar o tradutor on-line, as vezes traz bons resultados (as vezes). :)

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #183 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:37 »
Alvaro.....

Esses são dois acessórios que acho muito útil, mesmo não sabendo muito bem como usar esse marcador.

Quanto á proteção, já estou providenciando uma e posto em meu "post" assim que terminar.

Por falar nisso, acho melhor conversarmos lá, para não poluir o 'post" aberto pelo amigo Gilii.

É só migrar nossa duvidas para lá, inclusive é o mesmo torno. "Torno de Bancada - O sonho".

Abraços.

Rubens   

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #184 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:53 »
O que eu acho que faz falta nesses tornos são aqueles marcadores numerados que ficam do lado direito do carro principal. Acho que eles auxiliam bastante quando vc vai fazer algum tipo de rosca
Não sei o nome correto em Portugues daquele dispositivo, mas sei que ele ajuda em muito...

No começo, para não errar as roscas, nunca desengrene o comando do avanço enquanto não terminar a rosca...
Para isso, deve usar o comando de reversão do motor para voltar a ferramenta, mas sempre sem desengrenar...

Citar
Outra coisa que achei legal foi aquela proteção atrás do torno, aquilo evita que o mesmo fique espirrando oleo por tudo quanto é lado... ;D
Apenas como sugestão, a primeira proteção que eu fiz foi de acrilico branco, e por causa dos óleos que se usa nas usinagens o plástico se deteriorou em um ano...
Acabei de fazer uma proteção em chapa de aluminio, e ficou muito bom...

Também fiz algumas proteções para proteger o barramento em usinagens, e para evitar que cavacos se alojem onde não quero.
São rampas e tampas que fazem bem seu papel...

A última foto é do sistema de trava rápida do carro contra pontaque acabei de fazer ontem, e funciona muito bem por sinal...
« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 11:14 por fgilii »

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #185 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:14 »
Fabio;

Eu também não lembro o nome correto daquele marcador, mas com certeza deve ajudar bastante mesmo. Nunca cheguei a experimentar fazer alguma rosca com ele, tenho um amigo que é profissional na area (tornearia) e ficou de vir aqui dar algumas dicas e mostrar como se faz essas roscas. Quanto a proteção eu retirei todas aquelas de acrilico transparente que veio com ele....eu acho que mais atrapalha do que ajuda, porém não aconselho ninguem a fazer o mesmo. Eu acho que uma placa de aluminio ou folha de zinco (mais barato) atrás do barramento cobrindo toda a extenção resolve o problema de respingo, nesse aqui devido a montagem em duas colunas da até para colocar um coletor embaixo do barramento. :)


Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #186 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:18 »
Alvaro,

Como pode ver nas fotos anexas, eu tampei a área que fica em baixo do carro contra ponta, e também a área que fica em baixo da placa.

Esta (em baixo da placa) é inclinada para facilitar a saída dos cavacos e de algum liquido refrigerante...
A bandeja que fiz também é muito útil, pois protege o barramento e evita que se acumulem cavacos que podem entrar pelo raspador do carro longitudinal...

O relógio indicador de roscas é realmente muito útil...
Estive pensando numa forma de fazer um, mas para mim o que vai complicar um pouco é a instalação, pois tenho sobre o fuso uma proteção muito alta, e não estava quewrendo cortá-la nem alterar seu formato...

Vou tentar determinar uma outra forma de controlar a entrada da rosca.

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #187 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:25 »
Fábio,

Parabéns pela proteção que vc fez por ai.....gostei mesmo.

Essa modificação que vc fez eu acho que vi nesse site: http://www.gadgetbuilder.com/CamLock.html

Lá tem várias dicas interessantes, se puder dê uma olhada.

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #188 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:37 »
Alvaro,

Fiz uma coisa parecida, mas com o mesmo conceito - um excentrico puxa o parafuso para cima, que trava o carro com o suporte original...

Aumentei o furo por onde passa o parafuso original - de 13mm para 17mm.
Fiz um pino novo com rosca M12 e pescoço de 17mm x 20mm, e um furo de 10mm na ortogonal do eixo, para passagem do excentrico.

O excentrico é um pino de 10mm que foi torneado excentrico com um deslocamento de 0,75mm, e o diametro final ficou com 8,5mm.

Fiz um furo de 10mm na parte de trás do carro contra ponta para passagem do eixo excentrico, e apliquei uma alavanca simples com uma bola na ponta.

Todos os encaixes são por interferência, sem uso de roscas...

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #189 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:41 »
Fábio,

Eu até guardei uma copia da imagem da proteção que vc fez por ai para eu ter uma idéia de como fazer aqui no meu. Achei bastante útil.

Eu tenho um amigo que quando veio aqui dar umas dicas de tornearia me comentou sobre aquele marcador, inclusive ele olhou bem os detalhes da maquina e me disse que teria como fazer uma adaptação, ele mesmo falou que quando tivesse um tempo disponível viria aqui e adaptava o tal dispositivo. Nessa época eu estava com dificuldade em fazer um furo de 9mm em um tarugo de Nylon...estava quase desistindo já quando ele pegou uma lata de AZEITE DE OLIVA e "pingou" na ponta da broca....e disse "agora vai enfrente".....não deu outra, a broca varou o tarugo de nylon como se fosse manteiga ;D

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #190 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:54 »
Gilii....

Parabéns, como sempre um serviço de "primeira linha".

Mesmo que para isso tenha que ter sacrificado um "golfista". ehehehehe.

Idéia genial.

Só não entendi muito bem qual a utilidade do eixo da foto 10005, uma vez que a alavanca possui um eixo excentrico.
 
A proteção em alumínio ficou show, pelo visto os arrebites estão sustentando alguma armação de ferro para dar mais rigidez ao conjunto, é isso mesmo?

Pretendo fazer algo parecido, mas de chapa de aço mesmo e preso direto no torno, acha que é viável?

Você mesmo que dobrou a chapa?

Quero fazer também uma ferramenta para executar trabalhos esféricos, exatamente como essa:



Não parece muito complicado, e com uma fresa o serviço fica bem mais fácil.

Obrigado pelas dicas.

Abraços.

Rubens.




   

« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 11:56 por raranda »

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #191 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:59 »
Rubens,

Veja esse site
http://www.gadgetbuilder.com/BallFixture.html

Ensina como fazer isso que vc esta querendo  :)

Offline fcamargo

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #192 Online: 14 de Novembro de 2008, 12:04 »
doido.. bem legal. as técnicas são as mais malucas (pra mim)
acho isso muito legal..

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #193 Online: 14 de Novembro de 2008, 12:08 »
Alvaro,

Os lubrificasntes são muito importantes...

Por exemplo, quando preciso fazer rosca (ou alguma operação de usinagem) delicada em um material ingrato como um Inox, uso "banha animal"...
Os resultados são surpreendentes...

Mantenho numa bancada logo acima do torno (e perto da fresadora) um estoque de vários tipos de óleos e lubrificantes como "Tapmatic", micro-óleo em spary, graxa (em lata e spary), óleos solúveis, etc...

No caso de óleos solúveis, mantenho uma bisnaga de "katchup" modificada com um bico composto por um daqueles tubinhos que vêem junto das latas de óleo em spray, e isso ajuda muito para "pingar" óleo durante uma usinagem delicada.

Já para áreas maiores, mantenho um pulverizador de planas com óleo solúvel, e funciona muito bem (e é econômico)...

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #194 Online: 14 de Novembro de 2008, 12:08 »
Alvaro, é isso mesmo, não tinha visto nesse site, mas em outro (não me lembro qual) o "fulano também esina passo a passo.

Preciso começar a organizar melhor essas minhas "fuçanças". eheheheh.

Fábio....

Doido mesmo é um fulano querer aprender tornearia depois de velho. rsrsrsr.

Gilii....

Me diga uma coisa, o que irá adaptar nesses dois parafusos? Isso se puder contar. Ehehehehe.

Abraços.

Rubens
 

 

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