Autor Tópico: Torno BV20-1  (Lida 115389 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #270 Online: 11 de Junho de 2010, 21:44 »
Por favor, relacione as engrenages que voce tem aí no seu torno.

Offline os_sanches

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #271 Online: 12 de Junho de 2010, 08:27 »
Caro Fábio comprei o torno em curitiba na engemaq. Imagino que tenha vindo da china como os outros, não sei se veio da inglaterra.
Segue a relação de engrenagens que veio no torno.
20d-30d-35d-40d-42d-45d-50d-80d e 100d
Abraços
Sanches



Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #272 Online: 12 de Junho de 2010, 08:58 »
Nobre Sanches.

Esse torno é chines, tal qual os nossos BV 020.

Apenas é colocado pela empresa essa placa de indentificação na frente da "Clark".

Que diga-se de passagem, já quis comprar para o meu, mas o preço era proibitivo.

Essa configuração de engrenagens estão vindo nos tornos mais novos.

Pois, já tive esse mesmo modelo um pouco mais antigo e o número de engrenagens era bem maior.

Mas a quantidade de roscas geradas eram as mesmas.

Imagino que reformularam a disposição das engrenagens simplesmente para se conseguir uma maior economia de material.

Para ter uma idéia, lembro que com a outra configuração de engrenagens, existia até mesmo uma com 120D.

Abraços.

Rubens   

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #273 Online: 12 de Junho de 2010, 09:54 »
Segue a relação de engrenagens que veio no torno.
20d-30d-35d-40d-42d-45d-50d-80d e 100d
Sim - esta é a relação de engrenagens do torno para fazer roscas métricas apenas - o torno é metrico (fuso de passo 3mm)

Para fazer roscas de outros passos, precisaria das seguintes engrengens:
21, 28, 50 (2x), 56, 64, 70, 75, 90

Todas elas são módulo 1,25 caso queira fazer...

Offline Ivan

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #274 Online: 12 de Junho de 2010, 10:03 »
Pela tabela de roscas na foto (supondo que está correta), e pelas fotos do fuso em que dá pra ver ser realmente 3mm, fica fácil de concluir:

Tome como exemplo a configuração para fazer rosca passo 0,5mm: 30d na posição superior e 40d no fuso.
A engrenagem maior no fuso (40d) e a engrenagem menor no eixo de entrada (30d) quer dizer que a rotação de entrada é muito alta para o passo 0,5mm, precisa ser reduzida para uma rotação menor.
Considerando o eixo de entrada na grade um "fuso virtual", ele teria o passo mais grosso do que 0,5mm.
Na realidade, ele teria o passo 0,5mm * (40/30) = 0,666...mm

Se você colocasse 2 engrenagens com o mesmo número de dentes na posição A e na posição D a rosca aberta teria passo 0,666...mm

Se quiser, para efeito prático (ao usar os programas de rosca, por exemplo) pode considerar o passo do fuso 0,667mm e deixar o Kludge Factor = 1.

Ou então, é só calcular o tal fator.
Como visto, o torno se comporta como se tivesse um fuso com passo 0,667mm.
Mas o fuso tem passo 3mm.
3/0,667 = 4,5
Ou seja, o conjunto de engrenagens no cabeçote proporciona uma redução de  4,5x - o tal Kludge Factor é 4,5 (como o Gilii já havia dito)

Nos programinhas de rosca, pode usar
passo do fuso = 3mm e redução 4,5
ou passo do fuso = 0,6666...mm e redução 1

O Gilii mencionou as engrenagens que faltam, mas talvez com as que você tem dê pra fazer vários passos em polegada, com erro aceitável.

Offline os_sanches

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #275 Online: 12 de Junho de 2010, 10:20 »
Caros amigos, obrigado pela ajuda, mas o grande problema não é o programa nem o calculo, o grande problema é que as egrenagens não acoplam (ficam longe) vejam nas fotos, fica um espaço enrte elas e os dentes não acoplam mesmo colocando o bajo na furação mais alta.
abraços
Sanches






Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #276 Online: 12 de Junho de 2010, 12:10 »
Sanches,

Eu usei a foto para indicar que há um ajuste de distancia no eixo (seta vermelha_

Com uma chave 8mm poderá afastar ou aproximar o eixo intermediário e assim ajustar as distancias entre as engrenagens.

Normalmente eu monto todas as engrenagens nos seus lugares certos - depois ajusto a distancia entre a engrenagem C e D através deste eixo - depois ajusto a distancia entre A e B girando só o banjo

Muitas vezes faço este primeiro ajuste - retiro a engrenagem D (algumas vezes a C também) para poder ajustar a distancia entre A e B

A distancia entre as engrenagens não pode ser muito apertada nem muito livre - tem gente que coloca um pedacinho de papel celofane entre os dentes para fazer os ajustes.

Offline os_sanches

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #277 Online: 12 de Junho de 2010, 13:40 »
Ola
Mestre Fábio já fiz esse ajuste, mas qdo aproximo a engrenagem b da engrenagem A a engrenagem C fica longe de D e vice e versa. Em algumas combinações os dentes quase se tocam, mas girando com a mão e desengrenado noto que se fizer força o dente escapa e não quero minhas engrenagem baguela nem tão pouco fazer implante :) .
Caros amigos estou num mato sem cachorro hehehe, alguem se habilita cotar as engrenagens que faltam???
ou sabem onde eu as encontro prontas p/ venda???
abraços a todos e bom final de semana.
Sanches

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #278 Online: 12 de Junho de 2010, 13:52 »
Sanches isso pode estar acontecendo justamente porque voce tem um jogo de engrenagens reduzido...

Não sei se tem alguma loja vendendo as engrenagens nem quem poderia lhe fornecer.

Se precisar de algumas medidas posso passar para voce

Offline Ivan

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #279 Online: 12 de Junho de 2010, 14:30 »
Sanches,
em cada passo desejado, nas diferentes combinações de engrenagens, algumas têm mais chances de alcançar do que as outras. Como ilustração, 2 engrenagens de 50 dentes fazem a mesma coisa que 2 de 100 dentes; a primeira dupla pode não se alcançar, mas a segunda sim.

Por exemplo, para o passo desejado inicialmente (8tpi), corrigindo no programa os dados do fuso (3mm) e do kludge factor (4,5), com as engrenagens que você tem, as alternativas são:
Driven gears  20  35  Driver gears  42  80    TPI   7.937    error %  0.780
Driven gears  20  42  Driver gears  40  100    TPI   8.001    error %  0.013
Driven gears  20  42  Driver gears  50  80    TPI   8.001    error %  0.013
Driven gears  30  35  Driver gears  50  100    TPI   8.001    error %  0.013
Driven gears  40  42  Driver gears  80  100    TPI   8.001    error %  0.013

Experimentando somar o total de dentes de todas as engrenagens em cada montagem, veja que o número varia bastante:
177 dentes
202 dentes
192 dentes
215 dentes
262 dentes

Ou seja, a última montagem tem uma chance muito maior de permitir que as engrenagens se alcancem.
Experimente montá-la e veja se alcança (a=80, b=40, c=100, d=42).
A segunda também deve alcançar (a=50, b=30, c=100, d=35)

Observe que na tabela de roscas do torno, em todas as montagens com 4 engrenagens o somatório de dentes é superior a 215, e a que você tentou montar (ainda quando estava considerando o fuso em polegada, 20+40+45+80) soma apenas 185 dentes.

Talvez dê até pra identificar um número mínimo total de dentes (que deve ser lá por 215 mesmo) para saber de antemão se a montagem funciona.

Outra possibilidade seria fazer uma bucha a mais e usar uma engrenagem intermediária adicional para fechar o espaço que falta.

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #280 Online: 12 de Junho de 2010, 14:45 »
Ivan,

A última combinação caberia "se" o movimento fosse retirado diretamente do eixo-árvore, o que não é o caso nesse torno.

A saída de força está deslocada e a maior engrenagem que cabe alí é a de 56 dentes - maio bate nas porcas de pré-carga do rolamento do eixo-árvore.

Offline Ivan

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #281 Online: 12 de Junho de 2010, 15:00 »
Gilii,
ok, mas se então a outra candidata
a=50, b=30, c=100, d=35
pode ser montada, ela deve funcionar - pois o somatório dos números de dentes é 215, igual a de uma das montagens previstas na plaqueta do torno.

Vale lembrar que sempre as motoras e as movidas podem ser invertidas entre si, sem prejuízo da relação.
Ou seja, a montagem
a=50, b=30, c=100 e d=35
é igual a
a=50, b=35, c=100, d=30 ou
a=100, b=30, c=50, d=35 ou
a=100, b=35, c=50, d=30

Isso ajuda em algumas situações.

Offline Ivan

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #282 Online: 12 de Junho de 2010, 15:22 »
Numa olhada rápida, com as engrenagens disponíveis, mesmo com a restrição do tamanho máximo de A, algumas montagens que devem funcionar (em negrito) para os passos em polegadas mais usuais:

8 tpi:
Driven gears  20  35  Driver gears  42  80    TPI   7.937    error %  0.781
Driven gears  20  42  Driver gears  40  100    TPI   8.001    error %  0.012
Driven gears  20  42  Driver gears  50  80    TPI   8.001    error %  0.012
Driven gears  30  35  Driver gears  50  100    TPI   8.001    error %  0.012   215
Driven gears  40  42  Driver gears  80  100    TPI   8.001    error %  0.012

10 tpi:
Driven gears  20  42  Driver gears  40  80    TPI   10.00    error %  0.012
Driven gears  30  35  Driver gears  40  100    TPI   10.00    error %  0.012   205 (?)
Driven gears  30  35  Driver gears  50  80    TPI   10.00    error %  0.012
Driven gears  42  50  Driver gears  80  100    TPI   10.00    error %  0.012

12 tpi:
Driven gears  20  50  Driver gears  40  80    TPI   11.90    error %  0.781
Driven gears  30  35  Driver gears  42  80    TPI   11.90    error %  0.781
Driven gears  30  42  Driver gears  40  100    TPI   12.00    error %  0.012   212 (?)
Driven gears  30  42  Driver gears  50  80    TPI   12.00    error %  0.012

13 tpi:
Driven gears  20  30  Driver gears  35  50    TPI   13.06    error %  0.483
Driven gears  30  40  Driver gears  35  100    TPI   13.06    error %  0.483   205 (?)

14 tpi:
Driven gears  35  42  Driver gears  40  100    TPI   14.00    error %  0.012   217
Driven gears  35  42  Driver gears  50  80    TPI   14.00    error %  0.012
   
16 tpi:
Driven gears  20  35  Driver gears  40  42    TPI   15.87    error %  0.781
Driven gears  20  42  Driver gears  40  50    TPI   16.00    error %  0.012
Driven gears  20  50  Driver gears  30  80    TPI   15.87    error %  0.781
Driven gears  35  40  Driver gears  42  80    TPI   15.87    error %  0.781
Driven gears  35  50  Driver gears  42  100    TPI   15.87    error %  0.781   227
Driven gears  40  42  Driver gears  50  80    TPI   16.00    error %  0.012    212 (?)
Driven gear  42   Driver gear  100    TPI   16.00    error %  0.012  (Simple)   
Driven gears  42  20  Driver gears  40  50    TPI   16.00    error %  0.012
Driven gears  50  20  Driver gears  30  80    TPI   15.87    error %  0.781

18 tpi:
Driven gear  20   Driver gear  42    TPI   18.14    error %  0.793  (Simple) a=42, bc=100, d=20
Driven gears  30  50  Driver gears  40  80    TPI   17.85    error %  0.781
Driven gears  40  50  Driver gears  42  100    TPI   18.14    error %  0.793

20 tpi:
Driven gears  30  35  Driver gears  20  100    TPI   20.00    error %  0.012
Driven gears  30  35  Driver gears  40  50    TPI   20.00    error %  0.012
Driven gears  35  50  Driver gears  42  80    TPI   19.84    error %  0.781
Driven gear  42   Driver gear  80    TPI   20.00    error %  0.012  (Simple)
Driven gears  42  50  Driver gears  40  100    TPI   20.00    error %  0.012   232

24 tpi:
Driven gears  20  40  Driver gears  30  42    TPI   24.19    error %  0.793
Driven gears  20  100  Driver gears  40  80    TPI   23.81    error %  0.781 240
Driven gears  30  35  Driver gears  40  42    TPI   23.81    error %  0.781
Driven gears  30  42  Driver gears  20  100    TPI   24.00    error %  0.012
Driven gears  30  42  Driver gears  40  50    TPI   24.00    error %  0.012
Driven gears  40  20  Driver gears  30  42    TPI   24.19    error %  0.793
Driven gear  50   Driver gear  80    TPI   23.81    error %  0.781  (Simple)
Driven gears  100  20  Driver gears  40  80    TPI   23.81    error %  0.781 240

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #283 Online: 12 de Junho de 2010, 15:40 »
ok, mas se então a outra candidata
a=50, b=30, c=100, d=35
Deve servir sim...

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Vale lembrar que sempre as motoras e as movidas podem ser invertidas entre si, sem prejuízo da relação.
Bem lembrado - eu não tinha pensado nisso

Offline Ivan

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #284 Online: 12 de Junho de 2010, 15:45 »
Sanches, tente montar

A=50
B=30
C=100
D=35

e diga se a montagem fica sem folga, ok?


Lembrando que a intermediária composta (30/100) vai montada com a 30d encostando na superior (50d) e a 100d encostando na do fuso (35d).

 

/** * */