Villas,
Para lubrificar guias rasqueteados, e praticamente em todos aqueles pontos de lubrificação com a "bolinha" tenho usado um óleo comum de motor de carro...
Não é o ideal, mas é BEM melhor que nada...
Graxa eu uso uma boa graxa de sabão de lítio nos fusos de movimento dos carros e na cremalheira em baixo do barramento.
Para a caixa de cambio do cabeçote, uso um óleo de cambio veicular para engrenagens hipóides.
Este que uso NÃO é espumante.
Brenk,
No caso este "batimento" que o Villas comenta é um desvio do eixo "real" em relação ao centro teórico do torno.
O que quer dizer:
1- "se" você prender uma peça nas castanhas, ela estará metade daquela medida (0,01 no exemplo do Villas) fora de centro.
2- "se" torneou alguma coisa desta peça e NÃO a retirou da placa, esta parte torneada estará no centro.
3- "se" torneou algo, retirou a peça e tentou colocá-la de volta, poderá ter um deslocamento máximo de 0,01mm em relação ao centro caso a peça esteja a 180° da posição original...
O Ideal é "zero", mas um centésimo é muito bom... um cabelo humano tem em torno de 6 centésimos de diametro...