Não consegui achar porta-bedame do tamanho do castelinho do nosso torno.
E que eu saiba, não há...
Voce usa esse tipo de ferramentas? Voce mesmo que a confeccionou?
Uso muito pouco e o que uso eu mesmo faço, pois basicamente os uso para fazer canais e não sangria de materiais (corte).
Pode me passar um "resumo" do processo para executar uma rosca, pois. faço alguma idéia, mas não sei por onde começar.
O espaço é pequeno para uma descrição simples de como se faz rosca, mas vou tentar...
Basicamente, as ferramentas de rosca são bedames, mas com a ponta afiada no angulo da rosca que será feita - 55° para roscas "Imperiais" (withworth, NPT, etc) e 60° paras roscas métricas ...
A ponta da ferramenta deve estar na altura do centro do torno, e bem alinhada em relação à peça - por exemplo se for fazer uma rosca a 60°, 30° para cada lado...
O torno deve estar ajustado para a menor velocidade - no nosso caso, 140 rpm...
Se a peça for de diametro pequeno ou o comprimento a ser rosqueado longo, preferencialmente se usa um contra-ponta rotativo para apoio.
Este torno não tem inversão de sentido, e não tem marcador de entrada de rosca, então o engrenamento do avanço não pode ser desengrenado em hipótese nenhuma !
Execute a rosca em diversos passes pequenos, sendo que quanto mais profundo estiver o bedame, menores deverão ser estes passes por causa do excesso de carga sobre a ferramenta.
Nos passes finais, pode-se (e deve-se) executar passes de alívio através de pequenos deslocamentos do carro superior, caso este esteja paralelo ao centro da peça.
Por exemplo, vou usinar um fuso para ser alojado em um rolamento cujo diametro é de 15 mm. Até ai tudo bem (acho que conseguirei fazer, vou experinetar em um eixo como teste).
Verifique as exigências dimensionais do fabricante do rolamento quais as tolerâncias que o eixo deve ficar para alojar a pista interna do rolamento...
Mas quero fazer uma rosca para fixar esse fuso ao rolamento (eu ia usar uma chaveta, mas pelo que li nos tópicos, a maneira mais correta é mesmo através de porca e contra-porca).
A porca ideal para o serviço é do tipo KM...
Dai gostaria de saber que tipo de rosca, medida e que engrenagens devo usar e como usar para fazer essa rosca.
Se for usar porca KM, o catálogo de rolamentos dá as medidas e exigências para se fazer tal rosca.
Se for usar uma porca comum, um manual técnico sobre roscas pode informar das necessidades desta rosca...
Se puder me orientar ficarei muito grato, visto que a orientação para essa primeira rosca, servirá como base para todas as outras (assim eu imagino).
Sugiro antes de se meter a fazer rosca, que procure aprender mais fundamentos de tornearia, pois a tarefa não é das mais simples, e dá surra em muito torneiro com experiência...
Muito embora exista a tabela das engrenagens, não consegui enterder muito bem, até porque imagino que os valores da tabela se refiram ao passo da rosca. é isso mesmo?
É - este torno tem uma pegadinha, que é uma desmultiplicação entre o movimento principal e o final (fuso de avanço)
Basicamente, a tabela anexa no torno é para roscas em milimetros (salvo excessão) mas ele pode fazer roscas em polegadas e mais passos do que os apontados originalmente...