Autor Tópico: Torno BV20-1  (Lida 115399 vezes)

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edisonbyel

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #90 Online: 28 de Agosto de 2008, 23:53 »
bv20 sei que nao é temperado...pos tenho um encostado aqui........se algue tiver interesse..

mrocha

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #91 Online: 01 de Setembro de 2008, 22:21 »
    Edison eu tenho interesse, gostaria de ver algumas fotos dele, saber valor, onde ele está, por que eu estou em São Bernardo SP, se necessita reforma ou algum reparo e se esta completo de ascessorios.
                                               Obrigado, Marcel Rocha

fridjof

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #92 Online: 20 de Setembro de 2008, 13:11 »
de quanto que é a potência do motor do eixo árvore desse seu torno Fábio?
estou pensando em usar um de 1cv para usinar aluminio
usei uma força de usinagem de 600N para estimar isso
Pc = Fc.Vc / 60000 (kW)
Pc = 650.50/60000 = 0,54 kW
com a eficiência do motor de 80% daria +- 1cv

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #93 Online: 08 de Outubro de 2008, 17:46 »
Boa Tarde Nobre Gilli.

Esta semana estarei ultimando a remontagem de meu pequeno notável.

Fui comprar algumas ferramentas para começar a "brincar".

Mas tenho algumas dúvidas antes de começar e portanto, resolvi lhe escrever para não cometer nehuma burrada e muito menos algum acidente.

Não consegui achar porta-bedame do tamanho do castelinho do nosso torno.

Voce usa esse tipo de ferramentas? Voce mesmo que a confeccionou?

Pode me passar um "resumo" do processo para executar uma rosca, pois. faço alguma idéia, mas não sei por onde começar.

Por exemplo, vou usinar um fuso para ser alojado em um rolamento cujo diametro é de 15 mm. Até ai tudo bem (acho que conseguirei fazer, vou experinetar em um eixo como teste).

Mas quero fazer uma rosca para fixar esse fuso ao rolamento (eu ia usar uma chaveta, mas pelo que li nos tópicos, a maneira mais correta é mesmo através de porca e contra-porca).

Dai gostaria de saber que tipo de rosca, medida e que engrenagens devo usar e como usar para fazer essa rosca.

Se puder me orientar ficarei muito grato, visto que a orientação para essa primeira rosca, servirá como base para todas as outras (assim eu imagino).

Muito embora exista a tabela das engrenagens, não consegui enterder muito bem, até porque imagino que os valores da tabela se refiram ao passo da rosca. é isso mesmo?
 
Agradeço sua atenção.

Abraços.       

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #94 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:09 »
Não consegui achar porta-bedame do tamanho do castelinho do nosso torno.
E que eu saiba, não há...

Citar
Voce usa esse tipo de ferramentas? Voce mesmo que a confeccionou?
Uso muito pouco e o que uso eu mesmo faço, pois basicamente os uso para fazer canais e não sangria de materiais (corte).

Citar
Pode me passar um "resumo" do processo para executar uma rosca, pois. faço alguma idéia, mas não sei por onde começar.
O espaço é pequeno para uma descrição simples de como se faz rosca, mas vou tentar...

Basicamente, as ferramentas de rosca são bedames, mas com a ponta afiada no angulo da rosca que será feita - 55° para roscas "Imperiais" (withworth, NPT, etc) e 60° paras roscas métricas ...

A ponta da ferramenta deve estar na altura do centro do torno, e bem alinhada em relação à peça - por exemplo se for fazer uma rosca a 60°, 30° para cada lado...

O torno deve estar ajustado para a menor velocidade - no nosso caso, 140 rpm...

Se a peça for de diametro pequeno ou o comprimento a ser rosqueado longo, preferencialmente se usa um contra-ponta rotativo para apoio.

Este torno não tem inversão de sentido, e não tem marcador de entrada de rosca, então o engrenamento do avanço não pode ser desengrenado em hipótese nenhuma !

Execute a rosca em diversos passes pequenos, sendo que quanto mais profundo estiver o bedame, menores deverão ser estes passes por causa do excesso de carga sobre  a ferramenta.

Nos passes finais, pode-se (e deve-se) executar passes de alívio através de pequenos deslocamentos do carro superior, caso este esteja paralelo ao centro da peça.

Citar
Por exemplo, vou usinar um fuso para ser alojado em um rolamento cujo diametro é de 15 mm. Até ai tudo bem (acho que conseguirei fazer, vou experinetar em um eixo como teste).
Verifique as exigências dimensionais do fabricante do rolamento quais as tolerâncias que o eixo deve ficar para alojar a pista interna do rolamento...

Citar
Mas quero fazer uma rosca para fixar esse fuso ao rolamento (eu ia usar uma chaveta, mas pelo que li nos tópicos, a maneira mais correta é mesmo através de porca e contra-porca).
A porca ideal para o serviço é do tipo KM...

Citar
Dai gostaria de saber que tipo de rosca, medida e que engrenagens devo usar e como usar para fazer essa rosca.
Se for usar porca KM, o catálogo de rolamentos dá as medidas e exigências para se fazer tal rosca.
Se for usar uma porca comum, um manual técnico sobre roscas pode informar das necessidades desta rosca...

Citar
Se puder me orientar ficarei muito grato, visto que a orientação para essa primeira rosca, servirá como base para todas as outras (assim eu imagino).
Sugiro antes de se meter a fazer rosca, que procure aprender mais fundamentos de tornearia, pois a tarefa não é das mais simples, e dá surra em muito torneiro com experiência...

Citar
Muito embora exista a tabela das engrenagens, não consegui enterder muito bem, até porque imagino que os valores da tabela se refiram ao passo da rosca. é isso mesmo?
É - este torno tem uma pegadinha, que é uma desmultiplicação entre o movimento principal e o final (fuso de avanço)
Basicamente, a tabela anexa no torno é para roscas em milimetros (salvo excessão) mas ele pode fazer roscas em polegadas e mais passos do que os apontados originalmente...

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #95 Online: 08 de Outubro de 2008, 19:57 »
Muito obrigado Gilii.

Vou tentar algum manual, pois, ainda estou com muitas dúvidas, e basicamente sobre o tipo de engrenagem que devo usar.

Não consegui entender ainda como funciona esse inter-cambio de engrenagens. Mas vou "estragar" alguns eixos para tentar aprender.

De qualquer maneira, meu muito obrigado.

Abraços.

Offline odair1944

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #96 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:39 »
Raranda, vê se te ajuda o manual que eu baixei a partir de alguma postagem daki no site mesmo. Bom proveito. Odair

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #97 Online: 09 de Outubro de 2008, 14:25 »
GRANDE Odair!!!!!!!!

Era esse um dos manuais quje eu estava procurando.

Com certeza será muito útil. 

Muito obrigado pela colaboração.

Agora só preciso achar alguma coisa que mostre como intercambiar as engrenagens e executar as roscas.

Muito grato.

Abraços.

Rubens

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #98 Online: 09 de Outubro de 2008, 15:36 »
Raranda,

Na foto abaixo, o torno está montado para fazer um avanço de 0,05mm/volta, e as engrenagens são: 21, 56, 20, 100 (0,05 mm é avanço de acabamento e não é passo de rosca, mas vale a explicação para o ajuste das engrenagens))

As engrenagens de 56 e 20 dentes estão montadas sobre uma bucha que desliza em um eixo (eixo intermediário), e há um espaçador entre as duas engrenagens...
Este eixo tem um rebaixo para usar uma chave de boca 8mm usada para afrouxar ou prender este eixo numa peça que se chama "banjo", e este eixo pode correr para frente ou para trás de forma a permitir ajuste de distância entre engrenagens....

O banjo pode ser movimentado para cima ou para baixo de forma a permitir ajuste entre as engrenagens, e deve ser fixado na posição desejada através de um parafuso de cabeça sextavada que aparece num corte em arco no corpo do próprio banjo.

Atrás da engrenagem de 100 dentes há 2 espaçadores, de forma que eles mantem a distancia certa para a engrenagem de 100 dentes.

A forma de montar as engrenagens é a seguinte:(usando o exemplo da foto)
1- primeiro se coloca a engrenagem de 21 dentes no eixo de cima,
2- monta-se as engrenagens de 56 e 20 na luva, e es instala a luva no eixo intermediário do banjo
3- instala-se a engrenagem de 100 dentes, e se ajusta a distância entre ela e a engren. de 20 dentes através da posiçlão do eixo intermediário.
4- Ajusta-se a folga entre a engr. 56 dentes e de 21 alterando-se a posição do banjo inteiro, e fixando-se com o parafuso de cabeça sextavada.

Todas as engrenagens devem ter uma pequena folga entre elas...

Se ficar muito folgado ou muito apertado, a máquina faz um ruído estranho quando ligado...

Aqui tem umas fotos da grade montada.
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,962.msg26042.html#msg26042
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 15:43 por fgilii »

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #99 Online: 09 de Outubro de 2008, 15:41 »
Raranda,

Dependendo do passo desejado, a grade deve ser montada com 4 e às vezes 3 engrenagens.

No caso de precisa acertar o torno para uma grade de 3 engrenagens, basta alterar a posição das buchas espaçadoras para permitir o correto aliunhamento das engrenagens...

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #100 Online: 09 de Outubro de 2008, 16:38 »
MARAVILHA Gilii.

Esse é um bom começo.

Mas pelo que pude entender existe uma variedade enorme de possibilidades.

Quando voce fala que esse 0,05mm/volta  é para acabamento e não rosca, qual a direferença?

Pois posso tambem ter passo de 0,05 mm em uma rosca, não posso?

É ai que começam minhas dúvidas.

Os valores apresentados na tabela de nossos tornos se referem ao passo de cada rosca, não é isso?

Por exemplo, se quero uma rosca de 10 mm com passo padrão de 1.5, procuro na tabela as engrenagens para 1.5 e usino o eixo de 10 mm, e ai terei um "parafuso" de 10 mm com passo de 1.5. É isso mesmo?

Se for isso, acho que não estou tão perdido assim.

Mas vou começar a brincar e ver no que vai dar.

Muiiiiiito obrigado por enquanto.

Abraços.

Rubens   

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #101 Online: 09 de Outubro de 2008, 16:51 »
Mas pelo que pude entender existe uma variedade enorme de possibilidades.
Sim - existe - além da tabela padrão do torno, há outras possibilidades...

Citar
Quando voce fala que esse 0,05mm/volta  é para acabamento e não rosca, qual a direferença? - Pois posso tambem ter passo de 0,05 mm em uma rosca, não posso?
0,05mm (5 centésimos de milimetro) é um deslocamento mioto pequeno, e não é possível fazer uma rosca com este passo...

Normalmente se usa este tipo de deslocamento quando se quer por exemplo um bom acabamento superficial, pois a ferramenta se deslocará de forma contínua sobre a peça o que proporciona tal benefício...

quote[Por exemplo, se quero uma rosca de 10 mm com passo padrão de 1.5, procuro na tabela as engrenagens para 1.5 e usino o eixo de 10 mm, e ai terei um "parafuso" de 10 mm com passo de 1.5. É isso mesmo?[/quote]
É quase isso...
Entenda que há medidas que devem ser respeitadas - na mecânica há o que se chama medida "nominal" e "tolerância" - a medida que você colocou como exemplo é nominal...

Quando falamos em roscas, falamos em passos conhecidos e normalmente padronizados, e tais passos são encontrados em tabelas e livros especializados.

Por falar em livros, você pode comprar um pequeno livro técnico que se chama "Cassillas" um velho conhecido das oficinas...lá encontrará diversas informações sobre mecânica.

Sugiro enfáticamente que aprenda um pouco da teoria para depois alçar vôos mais altos...

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #102 Online: 09 de Outubro de 2008, 18:43 »
Gilii.....

Pesquisei sobre esse autor.

Encontrei os seguintes livros:

Máquina;

Máquina - Formulário Tecnico e

Torno - Tecnologia e Práticas.

Na sua opinião qual seria o mais indicado e completo para ser adquirido.

Vou começar por ai.

Abraços.
um Livro

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #103 Online: 09 de Outubro de 2008, 20:12 »
Os dois - o primeiro é um formulário técnico, e o segundo exclusivo para tornos...

Lafotec

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #104 Online: 09 de Outubro de 2008, 23:12 »
Olá Pessoal:

Na última terça fui para São Paulo para adquirir um torno pequeno, acabei comprando um QC6123 de 230mmx500mm (450 é mais realista) com caixa "semi" Norton e acessórios. Essa máquina é exatamente o mesmo torno Jet 9x20" dos americanos e é proveniente de Taiwan.
A única loja que importa essa máquina é a Fremaq na Vila Anastácio (uma quadra da marginal Tiete na altura da ponte da Anahnaguera).
Ele difere do BV20-B por ser um pouco mais robusto, ter o barramento temperado (possui a placa indicando isso e consta no manual em Inglês) por outro lado, não possui o sistema "backgear" de velocidades baixas e os escalonamentos de velocidade são feitos por correia.
A grande vantagem é que peguei a máquina ao cãmbio de R$ 1,7 x US$ 1, pois já havia contactado a loja antes dessa loucura financeira toda.
Se alguém se interessar, eles ainda possuem outra máquina para venda. Depois, nova remessa, só a preço novo e no final do ano.
Anteriormente andei pesquisando muito esses tornos chineses, andando em todas as lojas da rua Piratininga e essa é a minha conclusão:
BV20-B, vendido em praticamente todas as lojas de máquinas novas de lá, com preço entre R$ 3800,00 e R$ 4.500,00, na cor azul e branco. Engrenagens metálicas tratadas témricamente. Todos os vendedores afirmaram convictamente que o barramento é temperado mas, solicitei por escrito da vendedora da Marbella Máquinas e no e-mail que ela me mandou, essa era a única informação que não constava. Os acessórios variam conforme a loja e o comprimento também, pois há duas versões dele, uma com 350mm e outra com 500 (450mm) entre pontas.
Esses tornos BV20-B não são o mesmo vendido na cor amarela, pela Ferrari, que é BV20 somente. Apesar de parecido (provavelmente a mesma origem) o da Ferrari tem engrenagens de Nylon e aço não temperado e todos os vendedores afirmaram que essa versão não tem barramento temperado, bem como que os rolamentos da árvore são inferiores em qualidade. Também o sistema de fixação da placa é possivelmente diferente (furação do flange).
Encontrei um Mini-lathe (7x8") em uma única loja. Meus amigos, aquilo é realmente pequeno! Lindinho!
Os tornos modelo 330 da Manrod são disponíveis em apenas duas lojas e são mais caros (R$ 4.800,00 a R$ 5.500,00) que os BV20-B, e sinceramente, não me agradaram, parecem "ôcos".
Agora estão chegando maquinas combindas, há um modelo pequeno, idêntico aos Smith dos americanos, com barramento em "cauda de andorinha" temperado e cabeçote frezador mais compacto. A máquina até boazinha, entretanto, a versão maior, com cabeçote frezador longo é totalmente imprestável. Vibra que é uma desgraça!
Bom, eles ainda estão segurando os preços também, até quando durarem os estoques...
Laercio.

 

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