Autor Tópico: Torno BV20-1  (Lida 115449 vezes)

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villas

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #45 Online: 15 de Junho de 2007, 11:18 »
bom pra constar o que vou fazer.

Considerações sobre precisão: Visto o fuso não se afetou e que o que dará a precisão no avanço é os encaixes de "rabo de andorinha", conclui que esta parte do eixo que entortou, serve somente para "levar e trazer", não haveria preocupação em fazer um novo fuso ou grandes manobras de precisão para recuperação. Então decidi refazer só a ponta para que eu possa colocar um novo manípulo, e que este pode ser também daqueles já prontos pois é a parte mais externa do torno e não toca em nada.

Vou encurtar o eixo alguns milímetros e ver até onde posso deixar a ponta do mesmo cilindrica de novo para refazer um furo e prender um novo manípulo. Alguns fios de rosca onde vão as 2 porcas castelo eu vou alisar para ganhar espaço.

As porcas castelo tem 5mm de largura e acho que dá pra cortar pela metade pois a meu ver, só servem para, além de prender o eixo, fixar o anel graduado e com isso ganhar mais espaço.

Pretendo montar o porta ferramentas sem o fuso mesmo, prendê-lo com os parafusos (fixar) de ajuste do rabo de andorinha que são 4 e usar o deslocamento do porta ferramenas do jeito que der para retrabalho da ponta do eixo.

Espero que dê certo.

PS.: Fábio com reação aobatimento da placa que remontei com parafusos cabeça sextavada, consegui chegar a um pouco menos de 0,01  ;D... acho que por hora tá muito bão não ?
« Última modificação: 15 de Junho de 2007, 11:21 por villas »

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #46 Online: 15 de Junho de 2007, 18:30 »
Villas,

Um centésimo está mais que bom...

Espero que suas peripécias dêem certo!

villas

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #47 Online: 15 de Junho de 2007, 18:37 »
Villas,

Um centésimo está mais que bom...
Espero que suas peripécias dêem certo!

Obrigado Fábio.

Hoje no finalzinho da tarde já consegui a montagem do castelo de modos que eu pude tosnear a ponta do eixo e vai dar muito certo.

As porcas castelo eu torneei rosqueadas mesmo e reduzi pela metade ! Ficaram muito boas e agora tenho espaço mais que de sobra pra adaptar outro manípulo.

Vou amanhã ver se acho estes dosi manípulos. Conforme o que eu achar eu prossigo com os finalmentes na ponta do eixo.

Agora a base que deslisa no barramento eu não consegui desmontar nem a pau !

Abraço

PS.: Onde está "manípuo", leia-se "VOLANTE".
« Última modificação: 15 de Junho de 2007, 18:45 por villas »

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #48 Online: 15 de Junho de 2007, 18:53 »
Villas,

Mas o que não desmonta?

É o movimento que corre sobre o barramento principal (movimento longitudinal) ou é o carro transversal? (movimento a 90° do barramento)

Se for o longitudinal, solte os parafusos do suporte do fuso (peça de plastico com uma bucha por dentro) que está do lado direito do barramento, e escorregue o carro todo para a direito (retire antes o contra-ponta)

Cuidado - é meio pesadinho, mas dá para pegar

Se for o movimento transversal, solte os dois parafusos allen que prendem a porca do movimento - ele escorre ou para frente ou para tr-as e sai na mão (o carro todo)

villas

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #49 Online: 15 de Junho de 2007, 19:01 »
Mas o que não desmonta?

Se for o longitudinal, solte os parafusos do suporte do fuso (peça de plastico com uma bucha por dentro) que está do lado direito do barramento, e escorregue o carro todo para a direito (retire antes o contra-ponta)

Cuidado - é meio pesadinho, mas dá para pegar

É esse mesmo que eu não quis desmontar aquela peça plastica que prende o fuso certo ??? que ai cairia o fuso ou não ? .. O resto dos parafusos que tinha neste carro eu removi pra tentar remover mas não deu !

É que tinha um barulhinho no deslisamento do carro do meio para a esquerda olhando de frente ... um PPPRRRRRRRRRRRRR parecendo raspar na engrenagem (não é sujeira de cavaco no protetor do fuso que faz um baita tropé quando tem hehe).

Eu pretendia desmontar e ver o que ocorre que faz este ruido mas agora já montei e vou fazer o trabalho do eixo. Na montagem do mesmo eu vejo se desmonto.

Abrax

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #50 Online: 15 de Junho de 2007, 19:35 »
Villas,

O tal barulhinho de "prrrrrrrrr" pode ser por causa do fuso, que passa dentro de uma espécie de "anel" duplo, e entre estees anéis é que funciona o mecanismo da porca que engata ou não o passo automático...

Pode retirar o suporte do fuso sem susto, que o fuso não cai - ele vai ficar meio solto (mas não sai) porque no outro lado - logo em baixo do cabeçote - o fuso ficará preso (flutuante) em uma espécie de tubo.

Se quiser desmontar o fuso esse tubo, é só pŕocurar um pino e batê-lo ara fora - note que os pinos de referenciamento são cônicos, portanto atenção ao diametro aparente do pino - tem um lado que se nota que é de menor diametro e é este o lado que deve ser usado para extração...

Se não quiser tirar o fuso - sem problemas - o carro longitudinal inteiro sai pelo lado da direita, após retirado o suporte do fuso...

villas

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #51 Online: 15 de Junho de 2007, 19:39 »
Tranquilo ... eu bem que desconfiei mas sabe quando chega num ponto que vc coça a cabeça e desiste e vai remontando rapidinho ?

Agora esse prrrrrrrr dá INCOMODA PAKAS viu ... já tinha antes da queda e está exatamente igual agora .. e é só do meio pra ponta e só para o lado esquerdo.

villas

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #52 Online: 16 de Junho de 2007, 19:23 »
Agora ... gostaria de saber pois as vezes eu fico em uma tremenda dúvida pois desmontei o carro todo e vejo que algumas partes do torno tem aquela bolinha pra colocar a almotolia de óleo.

ONDE VAI ÓLEO e ONDE VAI GRAXA ???

Barramento é óleo só pode ser ... engrenagens internas, externas, onde deslisa ferro com ferro, fusos, superfície "RASQUETEADA" , rolamentos, eixos com buchas, etc

Gostaria de saber o que realmente é correto. E onde vai óleo seria recomendado um do tipo MAGNATEC que "adere" ao metal ???

Quais óleos são indicados para caixa norton de um torno e quais para lubrificação (especificamente !!!!!!!).

Obrigado

Offline Brenck

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #53 Online: 16 de Junho de 2007, 19:32 »
Fábio e Villas,

Estou vendo vocês falando da prescisão e estou com uma duvida... toda maquina tem um certa falta de prescisão? tipo se o torno tem 1 centesimo de '' erro '' significa que toda peça feita nele pode resultar com uma tolerancia de +0,01 -0,01 ? Existem máquinas mais prescisas que 0,001? e se um torno tem esses 0,01 de '' erro '' não seria possivel nele fabricar uma peça com tolerancias em milesimos?

villas

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #54 Online: 16 de Junho de 2007, 23:52 »
Fábio e Villas,

Estou vendo vocês falando da prescisão e estou com uma duvida... toda maquina tem um certa falta de prescisão? tipo se o torno tem 1 centesimo de '' erro '' significa que toda peça feita nele pode resultar com uma tolerancia de +0,01 -0,01 ? Existem máquinas mais prescisas que 0,001? e se um torno tem esses 0,01 de '' erro '' não seria possivel nele fabricar uma peça com tolerancias em milesimos?

Eu aqui comigo penso que se tem batimento de 0,01 a tolerância seria de +0,005 / -0,005 por ser diâmetro ou estou enganado?

Existem sim máquinas que zeram como por exemplo a do Mestre Fábio que retificou os mordentes e me disse que com isso zerou mas não me atrevo a tal façanha. Pra o que eu faço esta tolerância tá muito boa hehe

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #55 Online: 17 de Junho de 2007, 18:45 »
Villas,

Para lubrificar guias rasqueteados, e praticamente em todos aqueles pontos de lubrificação com a "bolinha" tenho usado um óleo comum de motor de carro...

Não é o ideal, mas é BEM melhor que nada...

Graxa eu uso uma boa graxa de sabão de lítio nos fusos de movimento dos carros e na cremalheira em baixo do barramento.

Para a caixa de cambio do cabeçote, uso um óleo de cambio veicular para engrenagens hipóides.
Este que uso NÃO é espumante.

Brenk,

No caso este "batimento" que o Villas comenta é um desvio do eixo "real" em relação ao centro teórico do torno.
O que quer dizer:
1- "se" você prender uma peça nas castanhas, ela estará metade daquela medida (0,01 no exemplo do Villas) fora de centro.
2- "se" torneou alguma coisa desta peça e NÃO a retirou da placa, esta parte torneada estará no centro.
3- "se" torneou algo, retirou a peça e tentou colocá-la de volta, poderá ter um deslocamento máximo de 0,01mm em relação ao centro caso a peça esteja a 180° da posição original...

O Ideal é "zero", mas um centésimo é muito bom... um cabelo humano tem em torno de 6 centésimos de diametro...

Offline Ramede

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #56 Online: 17 de Junho de 2007, 19:58 »
Villas,

Para lubrificar guias rasqueteados, e praticamente em todos aqueles pontos de lubrificação com a "bolinha" tenho usado um óleo comum de motor de carro...

Não é o ideal, mas é BEM melhor que nada...

Graxa eu uso uma boa graxa de sabão de lítio nos fusos de movimento dos carros e na cremalheira em baixo do barramento.

Para a caixa de cambio do cabeçote, uso um óleo de cambio veicular para engrenagens hipóides.
Este que uso NÃO é espumante.

Brenk,

No caso este "batimento" que o Villas comenta é um desvio do eixo "real" em relação ao centro teórico do torno.
O que quer dizer:
1- "se" você prender uma peça nas castanhas, ela estará metade daquela medida (0,01 no exemplo do Villas) fora de centro.
2- "se" torneou alguma coisa desta peça e NÃO a retirou da placa, esta parte torneada estará no centro.
3- "se" torneou algo, retirou a peça e tentou colocá-la de volta, poderá ter um deslocamento máximo de 0,01mm em relação ao centro caso a peça esteja a 180° da posição original...

O Ideal é "zero", mas um centésimo é muito bom... um cabelo humano tem em torno de 6 centésimos de diametro...

Mestre Gilli,   
           
                     lendo esse comentário fiquei com umas dúvidas, desmontei quase todo o meu torninho pra mandar jatear algumas partes para posterior pintura,  a única coisa que ainda não desmontei (porque não consegui) é justamente o eixo árvore (acho que é esse o nome do eixo principal onde se fixa a placa), levando em conta as suas considerações será que se eu desmontar o dito cujo na hora de remontagem não posso correr o risco de deixá-lo desalinhado ?       
                      Só que se eu não tirar ele não vou poder jatear do jeito que eu queria a "caixa" do cabeçote (também não tenho certeza se é este o nome), dei uma olhada e não parece existir nenhum tipo de "ajuste".

   

Offline Brenck

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #57 Online: 17 de Junho de 2007, 21:54 »
Fábio,

E em fresadora existe problemas com desvio? Tipo no spindle e tal.... pois pense bem se rola um desvio desses no spindle e está usando uma fresa de sei lá 5mm... se tiver meio que '' folga '' acaba que o rasgo da fresa vai ser maior que 5mm... e isso dependendo poderia causar impecilhos na hora de fazer algum tipo de peça de encaixe mais justo

villas

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #58 Online: 17 de Junho de 2007, 22:35 »
Fábio,

E em fresadora existe problemas com desvio? Tipo no spindle e tal.... pois pense bem se rola um desvio desses no spindle e está usando uma fresa de sei lá 5mm... se tiver meio que '' folga '' acaba que o rasgo da fresa vai ser maior que 5mm... e isso dependendo poderia causar impecilhos na hora de fazer algum tipo de peça de encaixe mais justo

Gustavo veja bem.

Folgas sempre vão existir mesmo em Fresadoras grandes e sempre requerem algum ajuste. Eu aqui pra zerar a fresadora na ultima vez, demorei 2 horas só ali no relógio e tem tr4abalhos que não necessitam disso ... conforme a aplicação mesmo no torno voce ajusta ou afroxa hahahaha

Sobre usar uma fresa de 5mm pra rasgo de 5mm, ai é sempre complicado pois na maior parte das situações vai dar maior mesmo. Vai depender muito da tolerância que quiser e do trabalho a executar, material etc.

Se for abrir um rasgo de 5mm aconselho a fazê-lo com uma fresa de 3 ou 4 pra fazer chegar. Se for abrir um furo de 10mm, começa com uma broca de centro, broca de 4, de 8, de 9,8 e depois finalisa com um alargador de 10. Se fizer o furo direto com uma broca de 10, vai dar 10,2 ou 10,3 ou até mais.

Abrax

villas

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #59 Online: 17 de Junho de 2007, 23:33 »
óleo de cambio veicular para engrenagens hipóides

po fábio ...não complica e lê ai no rótulo o que diz pra gente vai !!!! ???

Detalhe: já usei oleo 90 para câmbio, agora uso oleo 80 que me recomendaram (os dois fazem uma espuma laskada) e esta semana me recomendaram que use óleo 40 - isso na caixa norton.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 06:56 por villas »

 

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