Rubens,
Sim - este parafuso "seria" o parafuso de travamento do movimento longitudinal, mas acho que o Chinês que usinou a guia - aquela peça (n°12 do desenho da vista explodida) que vai em baixo da saia e que tem os dois cortes como você mesmo observou, ou se esqueceu de fazer seu trabalho, ou não sabe o que estava fazendo. (apenas como comentário, as duias opções podem ser verdadeiras e podem ter acontecido em uníssono)
Eu também passei pela mesma dúvida, e fiz uma pequena alteração na minha, mas a operação - apesar de parecer simples - pode trazer algumas consequencias...
Primeiro pensei em acabar de cortar o guia, e deixar aquela peça separada do resto, mas observando melhor, o correto seria fazer mais um furo paralelo ao do parafuso de trava, de forma a criar mais um ponto de fixação do guia por baixo da saia (como se fosse usar mais parafusos n° 21), e com isso ajudar a garantir um bom alinhamento da guia.
Continuando com a observação, eu achei que se cortasse de uma vez a parte do guia que faz o papel de "trava" ela faria seu trabalho bem melhor do que faz hoje, mas fiquei com receio de que ela ficasse muito "solta" e pensei na possibilidade dela se atravessar e não apoiar corretamente por baixo do barramento...
O problema nem seria o de ficar de lado, mas por ser uma peça em FoFo,fiquei com receio de quebrar fácilmente num apèrto...
Como meu torno é usado, o barramento está um tanto desgastado, então aproveitei a oportunidade e rebaixei com a lima a parte superior do guia, de forma a deixar o espaço entre guia e barramento bem ajustado, e na parte entre os cortes do guia eu rebaixei ainda mais, apostando numa possível pequena deformação do guia quando apertasse o parafuso.
E é o que fiz e o que acontece - há algum bloqueio do movimento quando aperto o parafuso, mas confesso que não fiquei satisfeito.
Estou terminando de fazer um sistema de fixação rápida do carro do contra ponta, e assim que terminar, provavelmente vou criar um sistema de fixação dos movimentos - longitudinal inclusive - mais eficiente do que o proposto originalmente.