Autor Tópico: Torno BV20-1  (Lida 115454 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #165 Online: 12 de Novembro de 2008, 15:21 »
Bem,

Subí de novo alí em cima...
Aqui funciona perfeitamente...

Se não der certo, em anexo o link do programa:
http://www.lathes.co.uk/threading/nthreadp.exe
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 15:30 por fgilii »

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #166 Online: 12 de Novembro de 2008, 17:05 »
Agora consegui.

Abriu de primeira.Era o firefox, não sei porque mas tenho que clicar na opção "abrir outra aba".

Direto não abre.

Obrigado.

Rubens

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #167 Online: 12 de Novembro de 2008, 19:02 »
Bem,

Subí de novo alí em cima...
Aqui funciona perfeitamente...

Se não der certo, em anexo o link do programa:
http://www.lathes.co.uk/threading/nthreadp.exe

Fábio,

Esse aí que vc passou o link também funcionou aqui.....O interessante que aquele que vc passou zipado, mesmo quando é descompactado não aparece nem o ícone do programa.....estran ho né?

Mas valeu....já temos ele aqui funcionando, só falta eu conferir se as minhas engrenagens são iguais a essas suas por aí.

Me diga se os arquivos do manual agora estão todos corretos ok.

Obrigado,

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #168 Online: 13 de Novembro de 2008, 17:45 »
Fábio....

Preciso de mais um favor.

Segundo o manual e as informações que tenho, o parafuso apresentado na foto anexa, realizaria a função de travar o carro transversal (acho que é esse o nome) a fim de "bloquear" seu deslocamento.

Pois bem, por mais que aperto esse parafuso, nada acontece.

Tirei o carro transversal do barramento, e pude verificar que o parafuso "apenas" transpassa uma das "guias".

Minha ideía era de que na área de atuação desse parafuso devesse existir uma peça (até mesmo um pedaço da própria guia) que se movimentaria travando o conjunto.

Mas isso não acontece.

Será que pode estar faltando essa peça em meu conjunto (acho difícil, pois não vejo espaço para mais nada) ou o funcionamentro se dá de uma outra maneira (que não conheço)?

Antecipadamente agradeço mais essa ajuda.

Abraços.

Rubens



Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #169 Online: 13 de Novembro de 2008, 17:52 »
Fabio....

Apenas para complementar; pelo esquema abaixo, o parafuso é o de número 32.

E por esse esquema, realmente a guia (nº 12) apesar de apresentar duas "ranhuras", ainda assim é uma peça única.

Mas minha guia fora o parafuso 32, é fixa por mais outros quatro (4).

Exatamente como a guia 11.

Será esse o problema? Quantos parafusos fixam a guia do seu?

Abraços.

Rubens
« Última modificação: 13 de Novembro de 2008, 18:01 por raranda »

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #170 Online: 13 de Novembro de 2008, 18:26 »
Rubens,

Sim - este parafuso "seria" o parafuso de travamento do movimento longitudinal, mas acho que o Chinês que usinou a guia - aquela peça (n°12 do desenho da vista explodida) que vai em baixo da saia e que tem os dois cortes como você mesmo observou, ou se esqueceu de fazer seu trabalho, ou não sabe o que estava fazendo. (apenas como comentário, as duias opções podem ser verdadeiras e podem ter acontecido em uníssono)

Eu também passei pela mesma dúvida, e fiz uma pequena alteração na minha, mas a operação - apesar de parecer simples - pode trazer algumas consequencias...

Primeiro pensei em acabar de cortar o guia, e deixar aquela peça separada do resto, mas observando melhor, o correto seria fazer mais um furo paralelo ao do parafuso de trava, de forma a criar mais um ponto de fixação do guia por baixo da saia (como se fosse usar mais parafusos n° 21), e com isso ajudar a garantir um bom alinhamento da guia.

Continuando com a observação, eu achei que se cortasse de uma vez a parte do guia que faz o papel de "trava" ela faria seu trabalho bem melhor do que faz hoje, mas fiquei com receio de que ela ficasse muito "solta" e pensei na possibilidade dela se atravessar e não apoiar corretamente por baixo do barramento...

O problema nem seria o de ficar de lado, mas por ser uma peça em FoFo,fiquei com receio de quebrar fácilmente num apèrto...

Como meu torno é usado, o barramento está um tanto desgastado, então aproveitei a oportunidade e rebaixei com a lima a parte superior do guia, de forma a deixar o espaço entre guia e barramento bem ajustado, e na parte entre os cortes do guia eu rebaixei ainda mais, apostando numa possível pequena deformação do guia quando apertasse o parafuso.

E é o que fiz e o que acontece - há algum bloqueio do movimento quando aperto o parafuso, mas confesso que não fiquei satisfeito.

Estou terminando de fazer um sistema de fixação rápida do carro do contra ponta, e assim que terminar, provavelmente vou criar um sistema de fixação dos movimentos - longitudinal inclusive - mais eficiente do que o proposto originalmente.

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #171 Online: 13 de Novembro de 2008, 18:39 »
Fábio....

Preciso de mais um favor.

Segundo o manual e as informações que tenho, o parafuso apresentado na foto anexa, realizaria a função de travar o carro transversal (acho que é esse o nome) a fim de "bloquear" seu deslocamento.

Pois bem, por mais que aperto esse parafuso, nada acontece.

Tirei o carro transversal do barramento, e pude verificar que o parafuso "apenas" transpassa uma das "guias".

Minha ideía era de que na área de atuação desse parafuso devesse existir uma peça (até mesmo um pedaço da própria guia) que se movimentaria travando o conjunto.

Mas isso não acontece.

Será que pode estar faltando essa peça em meu conjunto (acho difícil, pois não vejo espaço para mais nada) ou o funcionamentro se dá de uma outra maneira (que não conheço)?

Antecipadamente agradeço mais essa ajuda.

Abraços.

Rubens




Rubens;

Achei interessante....poi s no meu existe um parafuso igual ao numero 30 do desenho, e na verdade eu não sabia qual seria a função do mesmo. Por curiosidade eu apertei o fulano e notei que realmente ele "trava" o carro. No inicio eu até cheguei a pensar que era para acoplar algum tipo de acessório, mas agora já sei que serve para poder travar.

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #172 Online: 13 de Novembro de 2008, 18:40 »
Gilii..

Perfeito.

Também pensei em algumas opções, mas por enquanto vou aguardar.

Para agora, já coloquei um "guarda pó" no fuso, pois, o meu não tinha.

Em seguida também pretendo fazer um aperto rápido para a contra ponta, acho que como um amigo aqui do forum fez.

É como aquele que irá fazer o seu?

No mais vou obsevando os mais experientes.

Abraços.

Rubens.

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #173 Online: 13 de Novembro de 2008, 18:43 »
Alvaro....

Os parafusos de nº 30 (do desenho) servem para unir o "avental".

Imagino então que no seu torno existe um outro (que não o 30) próximo a esses que faz essa função.

Se puder verificar qual o sistema de funcionamento de sua guia (nº 12), ficarei muito grato. Se possível, inclusive com fotos.

Abraços

Offline F.Gilii

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #174 Online: 13 de Novembro de 2008, 18:49 »
Rubens,

Não sei se o sistema de trava rápida do contra ponta é o mesmo, mas assim que eu terminar posto foto...

Estou quase no final, mas sempre tem um ou outro detalhe que emperra...

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #175 Online: 13 de Novembro de 2008, 18:52 »
Rubens;

Veja o detalhe na foto desse que eu tenho aqui.....será que na sua maquina o parafuso não foi trocado? Eu consigo travar o carro sem nenhum problema, e eu mesmo nem sabia que era essa a função desse parafuso. Me pareceu que o seu manual é mais completo do que esse que tenho aqui, aonde voce conseguiu esses detalhes da montagem?

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #176 Online: 14 de Novembro de 2008, 00:07 »
Alvaro.....

Imagino que o tipo de parafuso (forma da cabeça) pouco influencia na função desse parafuso.

A mudança (entre o meu e o seu) deve ter ocorrido especialmente por motivos estéticos e não funcional.

Até porque, o do amigo Gilii é igual ao meu, o que por si só descarta a possibilidade de troca.

O "pulo do gato" está com certeza na guia apresentada na foto anexa.

Precisaria ver como é construida a sua, e para isso só retirando o carrinho do barramento (nada muito difícil de se fazer, desde que tenha disponibilidade e interesse em faze-lo) e verificando se a construção de sua guia é semelhante a dos nossos tornos.

Se for, com certeza (ou quase) o fato de funcionar no seu torno e não nos nossos (meu e do gilii) é devido ao desgaste do barramento dos nossos tornos que são mais antigos e "usados" que o seu.

Dai com o pouco desgaste, sua guia precisa de um curso menor para travar o carrinho.

Mas é uma dúvida que retiraremos somente com a certeza de como é a construção de sua guia.

Quanto ao manual, vou lhe ser sincero e dizer que não me lembro (mas grande certeza que tenha sido neste ou outro forum sobre nossos "pequenos").

Pois, já "fucei" tanto que não consigo me lembrar onde consegui, isso se não foi por aqui mesmo.

Os detalhes estão exatamente desse manual.

Vou postar uma cópia no meu post para não tumultuar ou poluir o post do amigo Gilii, dê uma olhada.

http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,3033.0.html

Vamos nos falando.

Abraços.

Rubens
 
« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 00:11 por raranda »

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #177 Online: 14 de Novembro de 2008, 07:59 »
Rubens;

A guia deste aqui é exatamente igual ao que está no desenho.
Antes mesmo de verificar se o meu o sistema de travamento funcionava eu verifiquei bem o desenho.....só depois então é que resolví  "fuçar" para ver se o sistema funcionava.....
Somente agora, depois de uns 2 anos que adquiri esse modelo é que vim a descobrir qual a função daquele parafuso. Antes desse aqui eu tinha o BV20L, aquele que precisa trocar a correia para mudar a velocidade, e nele também o sistema é exatamente igual a esse, inclusive até o formato do parafuso.

Offline RAranda

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #178 Online: 14 de Novembro de 2008, 09:39 »
Alvaro....

Então pelo visto está mesmo relacionado ao desgaste do barramento, uma vez que "aparentemente" o seu parece estar menos desgastado (pelo uso e tempo) que os nossos.

O suficiente para a guia se deslocar poucos centésimos para travar o moviemnto.

Mas que bom que veio a conhecer agora essa função, como diz o ditado popular, "vivendo e aprendendo".

Conseguiu ver o manual que postei no outro post?

De qualquer maneira, sempre estarei á disposição.

Abraços.

Rubens
 

Alvaro

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Re: Torno BV20-1
« Resposta #179 Online: 14 de Novembro de 2008, 10:04 »
Rubens;

Acabei de baixar o manual que vc postou, achei muito mais detalhado do que este que tenho por aqui. É como vc disse 'vivendo e aprendendo"....mas olha, eu não vejo muita vantagem nessa trava do carro transversal....é só mais uma perfumaria na minha opinião. Até acho que se o carro estiver preso e por algum discuido vc acionar a alavanca do avanço automático pode ocorrer algum grave problema....então sendo assim eu nunca vou usar deste recurso.

 

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