Olá amigos , acredito que consigo parar o carro proximo ao final da rosca , colocando um micro-schith em uma base movel , como se fosse um limitador , quando for fazer a rosca , delimitando no final de curso , fixando com parafusos ou buchas e o micro-schith , ficara ligado em serie a chave de desliga do torno , e quando o mesmo chegar ao final do curso ,irá acionar o micro-schith , que fará o desligamento . Vou tentar colocar esta minha idéia em pratica , fazendo um protótipo para teste e se funcionar em breve postarei para todos . Trata-se de repente não só da parada mas também poderá , com mais alguns componentes , até efetuar a inversão automática de rotação do motor monofásico . Abraço a todos .
Algumas críticas construtivas:
Se você apenas desligar eletricamente o motor, não se esqueça de que existe a inércia mecânica do sistema mecânico (fuso do torno, rotor do motor, polias, placa do torno, peça a ser rosqueada, etc.) e ainda os atritos do sistema (ferramenta/peça, mancais, etc.). Assim, acho que o micro-switch, mesmo desligando o motor, não impedirá algum movimento indesejável, que dependendo do sentido da movimentação, restrições de comprimento da rosca, etc.., poderá "matar a peça" ou até quebrar a ferramenta, se a rosca for mais complexa, mas talvez viável em roscas mais simples. Exemplo crítico: gerar rosca em furo cego usando um macho.
O controle de movimentação, ao executar uma rosca, deve ser preciso, a nível do ângulo que a peça (ou a ferramenta) girou e o quanto a ferramenta (ou a peça) se deslocou. Isso requer um sistema com motor(es) servo controlado(s) ou pelo menos um (ou mais) motor(es) de passo ou de CC dotado(s) de encoder(s) e um sistema de controle (hardware + software CNC). Ou ainda um sistema mecânico com batentes, limitadores, embreagem, ... (solução mais antiga)
Ou seja, faça seus testes, mas considere as desvantagens do método de usar (apenas) uma ou mais micro switches.