Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Walter13 em 13 de Julho de 2017, 22:11
-
Boa noite a todos do fórum, recentemente a empresa que trabalho comprou um torno cnc da travis modelo trx1 com comando fagor e não estou conseguindo criar um ciclo de desbaste simples por exemplo uma peça com um diâmetro de 50mm e 40mm de comprimento e quero fazer ela ficar com 35mm de diâmetro e não acho um ciclo para fazer isso no momento programo ela em G1 para fazer uma usinagem dessa, ja trabalhei com comando fanuc e tinha ciclo para esse tipo de usinagem então acredito que no fagor tmb deva ter aguardo a ajuda do pessoal do fórum.
-
Se o comando FAGOR usa o código G padrão ISO, deve ser semelhante ao SIEMENS! G74 e G75.
-
Olá a todos!
Sou hobista na área de usinagens. Gostaria de saber as medidas do furo para prensar uma peça na outra..... tenho um eixo de 10mm e gostaria de prensar uma bucha nele, mas não sei qual o diâmetro deste furo na bucha. Pensei em fazer um furo de 9.9mm, mas estou com medo de dar errado e perder a peça!
Sei que este não é o post relacionado com minha dúvida, mas não sei nem por onde começar a procurar sobre!
Obrigado a todos!
-
Boa tarde asprueda,
tudo vai depender da aplicação da peça, existem tabelas de tolerâncias específicas a cada caso... mas, vamos partir do ponto que que você deseja uma peça com precisão H7... para um eixo de ø 10mm o diâmetro da bucha pode ser até 15 microns menor ou, até a medido exata (medida por medida). Para um ajuste do tipo acoplamento fixo (R6 ou S6) o diâmetro da bucha pode ser entre 34 e 39 microns menores que o diâmetro do eixo.
Att.
Adilson
-
Muito obrigado A. Hoffmann!
Vou usar então 5 microns para esta bucha. Só quero ela presa no eixo para não soltar com a vibração do torno que é bem pouco por sinal.
Qual seria o nome deste serviço que eu irei fazer para pesquisar um pouco na net?
Novamente muito obrigado!
-
Boa tarde Asprueda,
Você pode pesquisar por tabelas de tolerância para furação... dá uma olhada nesse pdf... http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM297/Arquivos%20gerais/Metrologia%20-%20Toler%E2ncias%20e%20Ajustes.pdf ...tem um trabalho acadêmico bem bacana sobre o assunto. Quanto ao nome do que você está fazendo, creio ser "usinagem de precisão"... ;)
Att.
Adilson