boas...
ontem fiz meu primeiro dia de intensivo no torno!!!
resultados:
- usando um pinhão de 24 dentes e uma engrenagem da caixa norton com 44 dentes, o automatico não é lento o suficiente para fazer um belo acabamento no "automatico". Mesmo usando a menor velocidade na caixa norton... tenho de rever a relação entre pinhão e caixa norton!!
- usinei 2 eixos de aproximadamente 20cm cada.. e notei que há diferenças nos diametros das extremidades.. cerca de 0,10mm nesses 200mm!!! preciso de dicas para alinhar o cabeçote (creio que é a explicação mais logica para essa excentricidade em um das pontas!!)
- o fuso e a porca de bronze do carro longitudinal estão dando uma folga excessiva (mesmo tendo arrumado um menos pior!!) e incomoda muito!!!
- ainda não me adequei as medidas (cada riscos equivale a 0,10mm?)... e preciso de mais treino!!
- resolvi engraxar (graxa branca - tipo maritima) o fuso principal, caixa norton e alguns outros pontos.. diminuiu muito o ruido.
- como não utilizarei o automatico e fazer roscas (até arruamar a relação de engrenagens e a instalação da engrenagem de redução), resolvi deixa-lo desengrenado (alavanca de reversão) e diminuir ainda mais o ruido das engrenagens!!
quem puder ajudar,,, please!!