Autor Tópico: Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!  (Lida 20551 vezes)

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Offline Narcose

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #30 Online: 07 de Outubro de 2011, 12:47 »
Caros..

creio que terei essa proporção tambem (50% de cada - usinagem e roscas)

estou com essa "pressa" pois o principal motivo é fazer as peças para o proprio torno (principalmento os fusos das alavancas dos carros) e a porca bi-partida - mais URGENTE

estou envolvido na construção e personalização de motos (como hobby - querendo virar negocio).. alem de outras "loucuras" de um cara "sem infancia"!!! kkkkkkkkkk

Ontem já usinei as primeiras peçinhas (apenas desbastar conicamente umas portas da alavanca inversora, pois as porcas eram muito grossas e não deixava engrenar)...

como já está engrenando, já testei a caixa norton em todas as combinações... apenas estou usando a engrenagem de 24 dentes (no manual é de 20 dentes)....

quero começar a fazer alguns testes de fazer rosca para entender o processo!!!

ou seja.. preciso da engrenagem de redução e resolver o tal impasse da engrenagem helicoidal!!!

abraço



Dependendo do material a ser usinado realmente vc pode nunca usar, mas tem que ver qual será a utilização, eu por exemplo uso 50% das vezes a reduzida, para fazer roscas ou para desbastar a passo grosso aço, não só no meu sanches blanes, mas nos meus tornos grandes que tem bem mais força tb.
Tem que ver certinho o que se pretende fazer, pois se for pra usinar aço e fazer roscas acho que esse é um dos itens que merecem atenção.
Uma solução tb poderia ser colocar um motor de 2 velocidades (é o que a south bend faz hoje) - mas os custos envolvidos ai seriam diferentes.


Narcose,

Esse carretel de engrenagens retas ou helicoidais, raramente é usado em usinagem, pois a velocidade do torno é muito reduzida. Normalmente as 3 polias centrais dão conta do recado. Com isso não quero dizer para você não colocá-la em seu torno, só estou dizendo para você se preocupar com outras peças que são mais importantes, com o tempo você vai achar esse carretel e poderá negocias com mais tranquilidade a seu favor.

O torno poderá funcionar perfeitamente sem esse carretel até vc. achá-lo.

Abraços

Edson
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 12:49 por Narcose »

Offline Narcose

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #31 Online: 09 de Outubro de 2011, 11:12 »
caros...

ontem instalei a alavanca reversora (provisoriamente) e fui testar a caixa norton (sem tornear).. apenas para girar o fuso e testar (aprender como funciona os avanços automaticos)....

primeira constatação..... tudo está demasiado duro.... um peso enorme para virar..... mesmo tendo lavado tudo e montado com oleo!!!

a alavanca reversora fica extremamente forçada... como a alavanca não é deste torno, não há fixação adequada e para segurar na "mão" .. precisa de uma força descomunal.. e correndo o risco das engrenagens desencaixar!!!

preciso de dicas de como "aliviar o peso" da caixa norton, fuso, caros !!!! até do barramento...

se não apertar não consigo precisão!!!

outra coisa: comprei a engrenagem de redução (lá na rua paraná) por R$ 150,00... e peguei uma engrenagem lá no muvuca (mas acho que não servirá para colocar como engrenagem principal da arvore!)

ainda "Preciso de Ajuda"!!!

abraço

Offline F.Gilii

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #32 Online: 09 de Outubro de 2011, 14:31 »
Apenas por curiosidade:
Quando voce fala em alavanca reversora, está falando daquela pequena que faz alterar as engrenagens de reverter o sentido de giro do fuso em relação à arvore, confere?

De qualquer modo, nenhum engrenamento em um torno deve ser tentado (engate ou desengate) com a máquina ligara e funcionando - SEMPRE com o torno parado!

Offline Narcose

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #33 Online: 09 de Outubro de 2011, 18:15 »

Gilli..

é essa alavanca mesmo...

o problema é manter a alavanca no lugar.. já que ela não é desse torno... (veja as fotos)

abraço

Apenas por curiosidade:
Quando voce fala em alavanca reversora, está falando daquela pequena que faz alterar as engrenagens de reverter o sentido de giro do fuso em relação à arvore, confere?

De qualquer modo, nenhum engrenamento em um torno deve ser tentado (engate ou desengate) com a máquina ligara e funcionando - SEMPRE com o torno parado!

Offline F.Gilii

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #34 Online: 09 de Outubro de 2011, 18:37 »
Eu ví as fotos na primeira página mas a coisa não fica miuto clara, portque me parece que este modelo usa o sistema fixo por um parafuso isto é - o operador posiciona o sistema ou para frente ou para trás e fixa com parafuso.

Normalmente a operação de abertura de roscas não usa reverter ali - o sistema fica engrenado e o operador só inverte o sentido de giro da placa para voltar para trás *(com a ferramenta fora da rosca) e assim não perder o sincronismo caso ele não tenha o relogio de roscas...

Este sistema de inversão é para fazer rosca esquerda ou direita apenas...

Offline Narcose

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #35 Online: 09 de Outubro de 2011, 19:06 »
Gilii

show... farei um furo na lateral no cabeçote para fixação da alavanca (inves de ficar inventando um complemento da alavanca para usar os furos frontais no cabeçote!!) e passarei um macho para utilizar um parafuso..

e quanto ao "peso" do sistema de engrenagens (caixa norton e fuso) e dos carros? lavei tudo com querosene e montei usando oleo!!! aconselha colocar graxa? tenho graxa branca e marron a disposição!!

será que o excesso de desgastes das engrenagens podem causar essa "dureza" (peso a qual me refiro)??

abraço




Eu ví as fotos na primeira página mas a coisa não fica miuto clara, portque me parece que este modelo usa o sistema fixo por um parafuso isto é - o operador posiciona o sistema ou para frente ou para trás e fixa com parafuso.

Normalmente a operação de abertura de roscas não usa reverter ali - o sistema fica engrenado e o operador só inverte o sentido de giro da placa para voltar para trás *(com a ferramenta fora da rosca) e assim não perder o sincronismo caso ele não tenha o relogio de roscas...

Este sistema de inversão é para fazer rosca esquerda ou direita apenas...

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #36 Online: 13 de Outubro de 2011, 21:51 »
Alavanca inversora fixada (através de um parafuso no cabeçote)

Darei inicio ao estudo de rosca (internas e externas) .. Apesar de não ter feito a instalação da engrenagem de redução (da arvore)

a engrenagem de redução tem o diametro do eixo diferente do eixo que tenho.. terei de usinar o eixo e fabricar uma nova peça excentrica (lado contrario a alacanca de engate)

Estou com uma engrenagem como pinhão de 24 dentes e uma engrenagem na caixa Norton de 44 dentes.. Alguém sabe se conseguirei fazer alguma rosca padrão nessa configuração? (milímetro ou polegada??)

Não se esqueçam das dicas sobre graxa ou óleo!!!


Abraço
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 09:59 por Narcose »

Offline Alebe

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #37 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:07 »
O Ivan, o Gilii e também o MarcoMartin já postaram algumas dicas ótimas exatamente sobre lubrificação dos tornos.
Uma passada na janela de pesquisa e vc vai encontrar isso tudo já comentado.
E aproveitando, parabens pelo torno.

Offline Narcose

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #38 Online: 16 de Outubro de 2011, 17:41 »
boas...

ontem fiz meu primeiro dia de intensivo no torno!!!

resultados:

- usando um pinhão de 24 dentes e uma engrenagem da caixa norton com 44 dentes, o automatico não é lento o suficiente para fazer um belo acabamento no "automatico". Mesmo usando a menor velocidade na caixa norton... tenho de rever a relação entre pinhão e caixa norton!!

- usinei 2 eixos de aproximadamente 20cm cada.. e notei que há diferenças nos diametros das extremidades.. cerca de 0,10mm nesses 200mm!!! preciso de dicas para alinhar o cabeçote (creio que é a explicação mais logica para essa excentricidade em um das pontas!!)

- o fuso e a porca de bronze do carro longitudinal estão dando uma folga excessiva (mesmo tendo arrumado um menos pior!!) e incomoda muito!!!

- ainda não me adequei as medidas (cada riscos equivale a 0,10mm?)... e preciso de mais treino!!

- resolvi engraxar (graxa branca - tipo maritima) o fuso principal, caixa norton e alguns outros pontos.. diminuiu muito o ruido.

- como não utilizarei o automatico e fazer roscas (até arruamar a relação de engrenagens e a instalação da engrenagem de redução), resolvi deixa-lo desengrenado (alavanca de reversão) e diminuir ainda mais o ruido das engrenagens!!

quem puder ajudar,,, please!!

Offline mdaweb

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #39 Online: 16 de Novembro de 2011, 21:19 »
Olá Edson, o prazer é todo meu! :)

Ola Ivan, de volta ao forum!!! satisfação revelo por aqui novamente!!!

onde voce esta hospedando as fotos dos seus projetos? eu quase perdi as minhas aquele site qye não lembro o nome agora, sai do ar do nada e não voltou mais, agora estou colocando no SkyDrive Hotmail.

[]'

Mauro.



Offline Ivan

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Re:Torno de Bancada - Sanches Blanes mod C - Preciso de Ajuda!!!
« Resposta #40 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:10 »
Olá Mauro,
o Fotopic fechou as portas, as imagens foram perdidas.
Por enquanto, não estou guardando foto em lugar nenhum. Estou numa fase com pouco tempo, quando sobrar um pouco procuro uma forma mais confiável...

 

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