Ivan respostas em
Azul ok, sei que tem algumas pessoas aqui no fórum que não gostam de Quote, mas não tem jeito, pra responder melhor só assim.
Mauro,
aquele furo é para a trava do carro.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628774.htmlApertando o parafuso, a peça de baixo é comprimida contra a parte inferior do barramento, travando o movimento do carro transversal. É útil para quando você precisa travar o movimento dele, por precisão ou por rigidez a mais(faceamento, sangria, tornear cones com o carro superior etc.). É moleza fazer uma peça dessas, use um material macio que desgaste a peça, e não o barramento.
Ok Entendi!Folga é indesejável, o quanto vc puder eliminar, melhor. Com raras exceções, as montagens exigem alguma folga para se movimentar, mas folga em excesso só vai prejudicar e dificultar o uso.
Em primeiro lugar, precisa saber onde está a folga.
Você disse que o carro transversal joga. Na direção do fuso, para os lados ou para cima e para baixo?
Na direção do fuso, para os lados e para cima não joga!!Algumas coisas pra olhar (estou partindo do pressuposto que está tudo limpo e lubrificado):
Ok Esta tudo muito bem limpo e lubrificado, desmontei tudo e limpei tirei inclusive a tinta velho ficando só no ferro mesmo.- os parafusos da régua estão apertados? (devem ser apertados dos de dentro para os de fora, aperte cada um até que não dê para mover o carro, e solte o mínimo para permitir movimento - faça isso individualmente).
Ok, fiz exatamente como voce diz!- A bucha do fuso (dentro da qual vai o fuso, ela é fixada no carro com um parafuso escondido em baixo do carro, atrás do manípulo) está apertada?
Ok esta bem apertada e justa!- A bucha do colar micrométrico (que de certa forma é o "eliminador de folga" dos fusos dos carros) está apertada? Afrouxe o parafuso no furinho do colar (esse colar fui eu mesmo que fiz, hehehe) e empurre para a frente a flange que encosta no manípulo, até tirar toda a folga, e reaperte o parafuso.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628775.htmlEssa bucha pode estar travada se não for movimentada há muito tempo, mas é importante "acordá-la" e usá-la para tirar as folgas. Obs-não tente tirar o parafuso pelo furinho.
Ok já tinha percebido que ela serve pra tirar a folga do fuso, e providenciei o ajuste.- A altura da porca do fuso está adequada? (aquela fixada por um fenda na parte superior do carro transversal). Se não estiver, vc acaba tendo que deixar o parafuso frouxo pra compensar a altura errada, o que cria folga adicional.
Ok, eu tive problemas com a altura dessa porca sim, a que mandei fazer não ficou 100% no tamanho da original, mas resolvi o problema colocando arruelas entre a porda e o carro ajustando a altura, notei isso quando apertava o parafuso que prende ela, o carro começava a prender quando todo retraído em direção a manivela, e começava a soltar quando afastava da manivela, percebi que isso não acontecia quando afrouxava ele, ai percebi que so podia ser a altura mesmo, com as arruelas resolveu o problema ele agora to soltinho em todo o percurso, mas mesmo o parafuso da porca com bastante aperto ele ainda joga em direção ao fuso, creio que seja folga na porca mesmo, mesmo sendo ela nova, vou ter que bolar outro jeito de tirar essa folga.Coloquei o manual dele aqui, caso vc não tenha:
http://www.uploading.com/files/9EADBOI1/manual_tm127.pdf.htmlBeleza, tava procurando ele, mas só vou poder baixar quando chegar em casa, o Firewall da qui da empresa não da acesso a esse site.(na verdade o manual é do 127, que veio depois, mas a comunalidade é quase total)
Posta umas fotos do seu torno aí....
Ok, vou colocar as fotos que tirei antes da reforma e depois.Lá na área de projetos de usuários no meu projeto eu coloquei algumas fotos lá.
Ivan com relação a retifica do barramento e a do carro principal, como voce procedeu que produto e aquele que voce usou no carro principal, to curioso.[]’
Mauro.