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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Faraó em 25 de Outubro de 2007, 18:56

Título: torno de bancada
Enviado por: Faraó em 25 de Outubro de 2007, 18:56
Amigos estou com um probleminha,
gostaria de saber qual a melhor metodo para centralizar a placa de um torno?

Meu torno está apresentando uma descentralização na placa, não queria usar o método de bater na placa como vejo os veteranos fazerem.

existe uma solução melhor?
abraço!
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: F.Gilii em 25 de Outubro de 2007, 19:27
Faraó,

A placa do torno deve ser instalada de acordo com o tipo de fixação do nariz do torno...

Normanlemte se monta a placa numa flange, e esta flange tem um ressalto com uma determinada medida que deve coincidir exatamente com um rebaixo na placa - este é o coração da placa...

Se a Placa estiver corretamente montada, quando se passa um relógio comparador na parte de fora dela não haverá batimento, ou deverá ser o menor possível...(de preferência menos de um centésimo)

Se a placa estiver centrada, mas quando se prende uma haste de teste nos mordentes e se passa um relógio, e há batimento na haste, dependendo do batimento pode-se retificar o interior dos mordentes, mas com um certo cuidado e critério, pois pode-se arruinar um conjunto de mordentes com certa facilidade...
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: Faraó em 25 de Outubro de 2007, 23:19
Obrigado pelas informaçoes fgilli, vou verificar direito, depois posto as fotos da placa e flange.
abraço!
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 05 de Novembro de 2007, 12:10
Pessoall, preços atualizados de tornos, tem um lançamento de um torno fresadora e furadeira, alguem saberia dizer as limitações desse torno?

Título: Re: torno de bancada
Enviado por: F.Gilii em 05 de Novembro de 2007, 16:16
Mdaweb,

Neste flyer há três máquinas multi funcionais - qual deles se refere?
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 06 de Novembro de 2007, 11:11
Me refiro a MR-2001.

[]'
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: jose pereira da silva em 06 de Novembro de 2007, 11:27
Faraó
E o seguinte, a maneira mais rápida e segura de vc. corrigir um problema deste tipo em um torno e colocando um novo flange, da seguinte maneira, vc. retira a flane antiga do eixo manda soldar um novo flane que é feita com uma chapa, o segredo está em tornear este novo flange no próprio torno onde a placa vai ser montada, e torneada de acordo com as medidas da placa, feito isto se o defeito percistir pode jogar a placa fora.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: F.Gilii em 06 de Novembro de 2007, 13:38
Mdaweb,

Se você quer uma fresadora e um torno, eu optaria por máquinas separadas...

O torno até que vai (apesar de pequeno), mas a fresadora é bem limitada - ela até faz serviços, mas é bem limitada...
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: Brenck em 06 de Novembro de 2007, 13:44
acho que se for o torno que estou pensando nem o torno vai... pela distancia entre centros suspeito que seja o tal micro torno da manrod... ele é to tamanho de um teclado de pc... muito pequeno... pesa 22 kgs se não me engano.... esses tornos é melhor ver ele ao vivo antes de comprar pois na imagem não mostra nenhum comparativo de tamanho... Eu msm achei que um de entre centros 500mm me serviria... quando fui na loja vi que não serve...
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 12 de Novembro de 2007, 11:52
Ok Fábio e Brenck, estou na duvida se compro um torno, to pensando no MR301 ou MR330, ou uma fresadora, ainda não sei qual dos dois seria mais util no inicio, eu sempre gostei de mecanica e confecçõa de peças, mas faltou tempo, tive que me dedicar a minha profissão, e estudei neste sentido, mas a idade chega e agora resolvi partir pra esse mundo, não sei nada de fresamento e torneamento, mas vontade não me falta.

Fábio voce que é o nosso guru, o que voce recomenda, o Torno ou a Fresadora pra começar?

[]'

MDAWEB
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: Faraó em 12 de Novembro de 2007, 14:40
 ;D Lembrei-me agora de quando estudei no SENAI tornearia, meu mestre Sr. Pedro Leite nos incutiu a idéia de que o torno mecânico é a "mãe" das máquinas, eu não concordo plenamente com essa citação, diria que o torno mecânico é o "pai" das maquinas, bem, está tudo em familia!!!!
 8) Como a nescessidade é a motivação de todas as criações, ela (a nescessidade) seria uma "tia" nessa familia, como a fresa seria um "irmão" com uma versatilidade  motivada por umas "coisas" que no torno mecânico seria mais complexo de se fazer.
que confusão heim, kkkkk

abraço!
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: F.Gilii em 12 de Novembro de 2007, 17:25
Um torno se bem usado, é uma das ferramentas mais versáteis que conheço...

É só mudar seu ponto de vista, e verá que ele pode ser uma fresadora (horizontal) ;)
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: villas em 15 de Dezembro de 2007, 09:34
;D Lembrei-me agora de quando estudei no SENAI tornearia, meu mestre Sr. Pedro Leite nos incutiu a idéia de que o torno mecânico é a "mãe" das máquinas, eu não concordo plenamente com essa citação, diria que o torno mecânico é o "pai" das maquinas, bem, está tudo em familia!!!!
 8) Como a nescessidade é a motivação de todas as criações, ela (a nescessidade) seria uma "tia" nessa familia, como a fresa seria um "irmão" com uma versatilidade  motivada por umas "coisas" que no torno mecânico seria mais complexo de se fazer.
que confusão heim, kkkkk

abraço!

Se o torno é o pai a fresadora é a mãe com certeza. Uso bem mais a fresadora que o torno, porém com o torno você até pode fresar mas com a fresadora não dá pra tornear.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: joelzomer em 16 de Dezembro de 2007, 08:26
Bom dia

Quem dize que não dar para tornear na fresadora , eu mesmo já tive que tornear na fresadora
claro forão peças pequenas erão eletrodos para erosão
mas dá sim para tornear ;D

falouuuuuuuu
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: F.Gilii em 16 de Dezembro de 2007, 09:14
Joelzomer,

Tenho uma sugestão:

Ao invés de apenas afirmar que dá para fazer, porque não nos explica como foi feito?

Acho que seria de alguma utilidade para os demais...
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: joelzomer em 16 de Dezembro de 2007, 09:27
Sim senhor  ;D

Coloquei a minha peça (eletrodo) na pinça do splindle e coloquei a ferramenta
presa na morça e ai usei o eixo (x) e o eixo (z) para tornear por um azar a
primeira peça eu matei :'( mas depois foi só alegria

falouuuuuuuu
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: F.Gilii em 16 de Dezembro de 2007, 09:50
Obrigado...
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: joelzomer em 16 de Dezembro de 2007, 10:01
De nada ;D

Foi um prazer , 7 anos de usinagen se aprende muito

fuiiiiiii
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: Blackmore em 16 de Dezembro de 2007, 10:47
villas

Se o torno é o pai a fresadora é a mãe com certeza. Uso bem mais a fresadora que o torno, porém com o torno você até pode fresar mas com a fresadora não dá pra tornear.

ae que tu se engana ... tb dá para tornear na fresa sim meu camarada ... claro q vai ser muuuito mais limitado... mas dá !!

abraço!
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: HSS em 20 de Abril de 2008, 23:09
 Achei muito interessante o questionamento de se tornear na fresadora, e de se fresar no torno, já tive a oportunidade de fazer as duas operações e acho que com criatividade tudo é possível, particularmente prefiro a fresadora por ser tridimensional já em sua concepção porém as duas máquinas tem características muito distintas e três regras determinam a viabilidade da usinagem:
_Segurança;
_Necessidade;
_Produtividade;

Saudações à todos !   
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: f1veras em 17 de Setembro de 2008, 06:30
O certo mesmo é tornear no torno e fresar na fresadora
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: Ivan em 18 de Setembro de 2008, 09:52
Eu estou fazendo um arranjo para fresar no torno.
Essa é uma placa em ângulo, monta no carro transversal igual ao carro superior. Fiz com 1020 3/8" soldado, é extremamente rígida.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53618449.html
Aqui com uma morsinha improvisada
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53618450.html
A idéia é adaptar esse carro de FoFo que consegui na sucata (está zero, só precisa limpar).
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53618452.html
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53618448.html
É colocar um fuso e uma suportagem para uma morsa adequada.

O carro é grande para a aplicação, mas isso de certa forma é vantagem (mais rigidez pela massa e mais rigidez pela superfície grande no rabo-de-andorinha). O suporte é pequeno perto dele, mas como os esforços só ocorrerão na parte de baixo, não tem problema.

É claro que um arranjo desses tem suas limitações e não é a Bridgeport dos meus sonhos, mas com passes leves dá pra fazer muita coisa. E (na minha opinião) é muito mais fresadora do que essas "furadeiras-fresadoras" chinesas que vende por R$3000, que usam um mandril de furadeira (100% inadequado para cargas laterais).
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 18 de Setembro de 2008, 10:17
Ivan, é exatamente isso que tinha em mente pra fazer, muito bom,  :)
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 18 de Setembro de 2008, 10:31
Ivan, parece que você tem um torno igual ao meu, o meu é um Joinville 217R de 1964.

Eu ainda estou com alguns problemas nele, por exemplo mandei fazer uma porca pro fuso do carro principal,
a original estava muito gasta, mas ainda não ficou bom o carro principal se balançar ele com a mão percebece que ele joga,
muito pouquinho mas joga, isso atrapalha bna hora de usinar?

Com a horiginal a folga era de 2,5mm, com a nova diminuiu muito, tem como solucionar isso?

Outra coisa, no carro principal do lado direito tem um parafuso, em uma das fotos da pra ver (a foto 2), qual a função desse parafuso?
O meu tem o furo mas ta faltando esse parafuso.

Observei também que do lado esquerdo do carro principal tem um parafuso Halen, você quem  colocou? Qual a função? No meu não tem esse parafuso.

To desconfiado que o carro principal do meu deve estar jogando na hora de usinar internamente, por isso as ondulações internas nas buchas que to fazendo.

[]’

MDAWEB.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: Ivan em 18 de Setembro de 2008, 11:36
Mauro,
aquele furo é para a trava do carro.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628774.html
Apertando o parafuso, a peça de baixo é comprimida contra a parte inferior do barramento, travando o movimento do carro transversal. É útil para quando você precisa travar o movimento dele, por precisão ou por rigidez a mais(faceamento, sangria, tornear cones com o carro superior etc.). É moleza fazer uma peça dessas, use um material macio que desgaste a peça, e não o barramento.


Folga é indesejável, o quanto vc puder eliminar, melhor. Com raras exceções, as montagens exigem alguma folga para se movimentar, mas folga em excesso só vai prejudicar e dificultar o uso.

Em primeiro lugar, precisa saber onde está a folga.
Você disse que o carro transversal joga. Na direção do fuso, para os lados ou para cima e para baixo?

Algumas coisas pra olhar (estou partindo do pressuposto que está tudo limpo e lubrificado):

- os parafusos da régua estão apertados? (devem ser apertados dos de dentro para os de fora, aperte cada um até que não dê para mover o carro, e solte o mínimo para permitir movimento - faça isso individualmente).
- A bucha do fuso (dentro da qual vai o fuso, ela é fixada no carro com um parafuso escondido em baixo do carro, atrás do manípulo) está apertada?
- A bucha do colar micrométrico (que de certa forma é o "eliminador de folga" dos fusos dos carros) está apertada? Afrouxe o parafuso no furinho do colar (esse colar fui eu mesmo que fiz, hehehe) e empurre para a frente a flange que encosta no manípulo, até tirar toda a folga, e reaperte o parafuso.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628775.html
Essa bucha pode estar travada se não for movimentada há muito tempo, mas é importante "acordá-la" e usá-la para tirar as folgas. Obs-não tente tirar o parafuso pelo furinho.
- A altura da porca do fuso está adequada? (aquela fixada por um fenda na parte superior do carro transversal). Se não estiver, vc acaba tendo que deixar o parafuso frouxo pra compensar a altura errada, o que cria folga adicional.


Coloquei o manual dele aqui, caso vc não tenha:
http://www.uploading.com/files/9EADBOI1/manual_tm127.pdf.html

(na verdade o manual é do 127, que veio depois, mas a comunalidade é quase total)

Posta umas fotos do seu torno aí....
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 18 de Setembro de 2008, 12:07
Ivan respostas em Azul ok, sei que tem algumas pessoas aqui no fórum que não gostam de Quote, mas não tem jeito, pra responder melhor só assim.

Mauro,
aquele furo é para a trava do carro.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628774.html
Apertando o parafuso, a peça de baixo é comprimida contra a parte inferior do barramento, travando o movimento do carro transversal. É útil para quando você precisa travar o movimento dele, por precisão ou por rigidez a mais(faceamento, sangria, tornear cones com o carro superior etc.). É moleza fazer uma peça dessas, use um material macio que desgaste a peça, e não o barramento.

Ok Entendi!


Folga é indesejável, o quanto vc puder eliminar, melhor. Com raras exceções, as montagens exigem alguma folga para se movimentar, mas folga em excesso só vai prejudicar e dificultar o uso.

Em primeiro lugar, precisa saber onde está a folga.
Você disse que o carro transversal joga. Na direção do fuso, para os lados ou para cima e para baixo?

Na direção do fuso, para os lados e para cima não joga!!

Algumas coisas pra olhar (estou partindo do pressuposto que está tudo limpo e lubrificado):

Ok Esta tudo muito bem limpo e lubrificado, desmontei tudo e limpei tirei inclusive a tinta velho ficando só no ferro mesmo.

- os parafusos da régua estão apertados? (devem ser apertados dos de dentro para os de fora, aperte cada um até que não dê para mover o carro, e solte o mínimo para permitir movimento - faça isso individualmente).

Ok, fiz exatamente como voce diz!

- A bucha do fuso (dentro da qual vai o fuso, ela é fixada no carro com um parafuso escondido em baixo do carro, atrás do manípulo) está apertada?

Ok esta bem apertada e justa!

- A bucha do colar micrométrico (que de certa forma é o "eliminador de folga" dos fusos dos carros) está apertada? Afrouxe o parafuso no furinho do colar (esse colar fui eu mesmo que fiz, hehehe) e empurre para a frente a flange que encosta no manípulo, até tirar toda a folga, e reaperte o parafuso.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628775.html
Essa bucha pode estar travada se não for movimentada há muito tempo, mas é importante "acordá-la" e usá-la para tirar as folgas. Obs-não tente tirar o parafuso pelo furinho.

Ok já tinha percebido que ela serve pra tirar a folga do fuso, e providenciei o ajuste.

- A altura da porca do fuso está adequada? (aquela fixada por um fenda na parte superior do carro transversal). Se não estiver, vc acaba tendo que deixar o parafuso frouxo pra compensar a altura errada, o que cria folga adicional.

Ok, eu tive problemas com a altura dessa porca sim, a que mandei fazer não ficou 100% no tamanho da original, mas resolvi o problema colocando arruelas entre a porda e o carro ajustando a altura, notei isso quando apertava o parafuso que prende ela, o carro começava a prender quando todo retraído em direção a manivela, e começava a soltar quando afastava da manivela, percebi que isso não acontecia quando afrouxava ele, ai percebi que so podia ser a altura mesmo, com as arruelas resolveu o problema ele agora to soltinho em todo o percurso, mas mesmo o parafuso da porca com bastante aperto ele ainda joga em direção ao fuso, creio que seja folga na porca mesmo, mesmo sendo ela nova, vou ter que bolar outro jeito de tirar essa folga.


Coloquei o manual dele aqui, caso vc não tenha:
http://www.uploading.com/files/9EADBOI1/manual_tm127.pdf.html

Beleza, tava procurando ele, mas só vou poder baixar quando chegar em casa, o Firewall da qui da empresa não da acesso a esse site.

(na verdade o manual é do 127, que veio depois, mas a comunalidade é quase total)

Posta umas fotos do seu torno aí....

Ok, vou colocar as fotos que tirei antes da reforma e depois.

Lá na área de projetos de usuários no meu projeto eu coloquei algumas fotos lá.


Ivan com relação a retifica do barramento e a do carro principal, como voce procedeu que produto e aquele que voce usou no carro principal, to curioso.

[]’

Mauro.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: Ivan em 18 de Setembro de 2008, 14:01
Dei uma olhada nas fotos, parabéns, o torno está legal e vc deu um belo trato nele. Curiosidade, quanto pagou?

A folga que vc tem no carro é igual ou menor (em amplitude) à folga que a porca tem no fuso (com essas peças desmontadas)?
O fuso está muito desgastado? Se sim, está desgastado regularmente ou desgaste concentrado em um pedaço?
Essa folga pode ser percebida em todas as posições do carro? (com ele recolhido, meio-curso e estendido)

O parafusinho da folga também serve para tirar folga da porca e fuso, desde que seja desgaste na porca (ou desgaste uniforme no fuso), caso contrário ele vai travar no pedaço mais "gordo" do fuso. Talvez valha à pena vc tentar mais um "chorinho" nele. Se quando vc sacode o carro na folga, a fresta entre o colar micrométrico e a bucha do carro varia qualquer coisa, ainda dá pra tirar folga pelo parafuso.

Essa folga não é a morte (e nunca é zero), mas vc tem que lembrar que ela existe na hora que estiver fazendo um avanço medindo no colar micrométrico (mede na "ida", nunca na "vinda"). Se for muito grande, ela só complica com algumas combinações de ângulos de ferramenta e materiais, que tendem a "puxar" a ferramenta.

O barramento mandei usinar em uma empresa perto daqui, saiu R$400, com precisão superior a 1 centésimo. Tem que tomar cuidado com quem faz, se não é furada. E o equipamento também tem que ser adequado. Seja fresa ou retífica, o curso da mesa tem que ser superior ao comprimento do barramento. Se reposicionar, adeus precisão. E tem que fazer todas as guias sem mexer na montagem.
O produto que apliquei no carro chama Moglice, é um epoxi antideslizante fabricado pela firma alemã Diamant. É feito pra isso e é usado em máquinas grandes novas, de centenas de milhares de dinheiros.
http://www.diamant.com.br/moglice.html
Contém dissulfeto de molibdênio e cargas metálicas, segundo o fabricante tem melhor desempenho e resiste mais do que turcite e outros alternativos. E preserva muito o barramento. A vantagem é que vc faz um gabarito com parafusos ou calços, aplica o revestimento e posiciona o carro no barramento. Aguarda a cura e está pronto, sem rasqueteamento ou ajuste. A aplicação fui eu que fiz, e o pote custou R$100, usei metade nessa aplicação.
Quando tiver tempo posto a historinha completa ilustrada em outro post, até lá o que eu puder tentar ajudar é um prazer.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 18 de Setembro de 2008, 14:14
Ivan coloquei algumas fotos aqui http://tornomda.fotos.net.br/torno

[]'

Mauro.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 18 de Setembro de 2008, 14:22
Ok Ivan, vou levar em uma ferramentaria que tem aqui perto e fazer um orçamento pra retificar o barramento, o moglice eu já mandei um e-mail pra eles pedindo cotação.

Obrigado pelas resposta, valeu bastante.

[]'

Mauro.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: Ivan em 18 de Setembro de 2008, 14:41
Mauro, seu barramento está realmente precisando? Tem uma foto dele de perto? Dá pra prender a unha no "cocoruto" que fica acima do desgaste? Muito cuidado onde faz, o sujeito dizer que faz não basta...
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 18 de Setembro de 2008, 14:43
Ivan, vou tirar uma foto bem de perto dele e coloco aqui, esse teste do cocoruto como fazer hehehehe.

Mauro.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 19 de Setembro de 2008, 09:26
Ivan, ontem a noite  desmontei o carro principal, e achei o probrema da mesa principal estar jogando, folga na fixação da porca, com o fuso não percebi folga testando na mão a porca ta bem justa mas sem prender, o torneiro fez um bom trabalho, resolvi o problema embuchando o pino que vai no furo da mesa com folha de metal, agora a porca entra com bastante pressão, a a mesa não tem mais aguele jogo que mencionei, ta bem justa, acho que consegui acertar esse problema.

Obrigado pelo manual do torno nesse fim de semana vou ler do inicio ao fim.

[]'

Mauro.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: Ivan em 19 de Setembro de 2008, 18:38
Mauro,
legal que vc resolveu a folga.

Sobre desgaste no barramento:
Quando o barramento vai sendo desgastado pelo uso, normalmente ele deixa um perfil como o da figura (forma original em pontilhado) - um "triângulo" com um "cocoruto" em cima. A área de maior desgaste normalmente está próxima à placa.

http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53652731.html

Isso ocorre em virtude do canal fresado no topo da guia do carro.
Nas situações mais comuns de desgaste, pode-se considerar o "cocoruto" como um pedaço da geometria original do barramento.
Com um calibrador de folga (ou chapinhas medidas no paquímetro etc), verifica-se a quantidade de calços para voltar à altura original (utilizando uma régua ou o corpo do paquímetro, por exemplo).
Grosseiramente, a redução de altura do barramento é 1,4 vezes este valor.

Pela aproximação que coloquei na figura do link, pode-se estimar o erro ao tornear causado pelo desgaste.

Um desgaste no barramento de 0,2mm causa um erro de 0,5 centésimo em uma peça de 40mm de diâmetro e de 2 centésimos em uma peça de 10mm de diâmetro.

Um desgaste de 0,5mm causa um erro de 2 centésimos em uma peça de 40mm de diâmetro e 1 décimo em uma peça de 20mm de diâmetro.

O erro é mais perceptível em diâmetros menores.

Estas aproximações consideram o pior caso, uma peça de comprimento suficiente para pegar a parte mais desgastada e uma hipotética parte zerada do barramento.

E mesmo isso pode ser minimizado, torneando entre pontas e compensando no ajuste lateral da contra-ponta.

Se o torno não foi nivelado (com nível *de precisão* ou usando uma barra e relógio comparador), falar em refazer o barramento é bobagem. Com meu barramento zerado (que quando refeito tinha precisão superior a 1 centésimo na mesa da maquina), após montado e antes de fazer o nivelamento dos pés o erro acumulado ao longo de todo o barramento era de quase 1mm. Nivelando, consegui reduzir para uns 2 centésimos na horizontal e vertical.

Por isso, eu acho que só vale à pena refazer o barramento se o desgaste for muito grande, você fizer questão de uma máquina precisa e for tomar os outros passos para reduzir as várias outras fontes de erro no torno.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: mdaweb em 20 de Setembro de 2008, 21:55
Ok Ivan,

Obrigado pela explicação, foi muito esclarecedora, como eu não tenho muita experiencia ainda com torneamento, eu vou fazendo meio que no instinto ainda, quanto ao barramento do meu torno, creio que o desgaste não esteja muito, pelo menos as peças que tenho usinado, estão ficando com as medidas muito boas, medindo com o paquimetro as medidas satisfatorias, não tem ficado conicas, pro meu uso ta mais que suficiente, valeu pelo manual, já li ele todo, muito legal.

[]'

Mauro.
Título: Re: torno de bancada
Enviado por: tiagoncalves em 21 de Dezembro de 2008, 22:39
Boas pessoal.

No âmbito de um trabalho na Universidade pretende-se projectar um mini torno CNC de baixo custo. O objectivo é controlar o torno através de um software chamado NINOS CFAO, pois o departamento possui essa licença. A placa escolhida para comandar os motores foi CNC3AX.

Se acham que existe algum software melhor a ter em conta por favor digam qualquer coisa.
Também gostaria que se possível me encaminhassem tudo o que acharem relevante, pois como estou em Eng.ª Mecânica, esta parte mais electrónica/informática é mais difícil.

Toda a informação será bem vinda, pois pelo que já vi, existem pessoas com conhecimento nas áreas que preciso.

Desde já agradeço pelas os vossos comentários que me têm ajudado.