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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Rogerioandrades em 17 de Abril de 2011, 14:38
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Senhores preciso da ajuda de vocês para descobrir que marca é este torno, a unica indicação é uma placa presa no avental com a inscrição Gustavo Ammermann & CIA.
Estou reformando ele, algumas engrenagens não estão em boas condições mas a maioria esta boa tem bastante pçs como luneta,recartilha,contra-ponto com alavanca de pressão,porta ferramenta triangular,placa de 3,5" uma de 5" e uma de 4 castanhas independente de 8" todas originais dele inclusive a de 8" tem a rosca nela mesma não tem flanje.
É o meu primeiro tópico espero fazer tudo certo.
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Essa placa de identificação refere-se a uma importadora da década de40 a 60, que tinha sede na RUA FLORENCIO DE ABREU 446, São Paulo-SP, portanto não deve ser a marca do torno mas dá para saber que ele é bem velhinho...Parece que a firma existiu até 1966.
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celp58
Amigo eu ja tinha percebido que deveria ter uns 45 anos de idade ou mais hehehehe.
A placa que tem nele só diz o que relatei não tem a marca, me parece cópia dos sounth bend,joinville ou sanches blane mas nenhum deles tem o contra ponto com alavanca de pressão como o meu.
Se for uma cópia ta pefeito pois é bem alinhado e me parece que enxugaram alguns itens pois o avental só tem a porca bipartida do avanço e o volante do carro longitudinal.
Até que esta bem conservado pela idade que tem.
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Esse seu torno se assemelha muito com o South Bend do início dos anos 50.
Chamou-me muito a atenção o cabeçote fixo, o fuso e o mancal do fuso próximo as engrenagens.
Quanto ao cabeçote móvel, realmente não possuía alavanca nessa época, porem, esse torno poderia ser mais antigo e quanto mais antigo mais capricho...
Vamos ver se alguém pode dar uma identificação melhor
Olhando as fotos, esta fazendo uma exelente restauração.
Abraços
Edson
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Edson,
Muito obrigado pelo elogio eu to me esforçando para por ele para funcionar, ja recusei proposta de compra na verdade foi ofensa de compra queriam me dar muito pouco por ele.
Eu estou com problema é na alavanca de engrenamento do torno, ja mandei soldar e rachou novamente, ai onde ta marcado de caneta o material da pç não sei se é ferro ou aço fundido.
Achei um torno na net que se parece muito com o meu inclusive os pés de apoio do barramento são iguais o torno é de uma oficina de personalização de motos e a marca é Mitto.
A alavancavou tentar fazer um cordão de solda mais fino somente na parte de aperto do parafuso ja que ela não faz força.
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Senhores a unica pç que falta é a capa de proteção das engrenagens quando adquiri ele o senhor que me vendeu não sabia onde estava e também não sabia a marca do torno.
Depois que eu colocar ele em funcionamento vou tentar achar uma capa de proteção.
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por conta de alguns detalhes da contrução e principalmente do contraponto, acredito ser um herrero. é bem dificil ver tornos dessa marca, mas conincidentemente eu ja tive 2 e um deles era identico a esse.
se for erreto e estiver original, provavelmene nos colares micrometricos devera estar gravado em baixo relevo bem pequeno o nome "herrero"
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:o
miyamura,
Amigo muito obrigado, eu estou como a figurinha ai de cima chocado a marca do meu torninho estava na minha cara e eu não vi.Fiquei preocupado em procurar fotos na net que nem atentei para o próprio torno, bom raspando tinta velha não me percebi aos detalhes.
;D mas fiquei feliz em saber que meu torno tem nome e não é orfão de pai e mãe hehehehehehehe, ja tava até pensando que algum extraterrestre tinha deixado cair aqui na terra hehehehe.
Retirei o anel micrométrico e realmente tem a marca ou os meus olhos estão me enganando.
Ai vão as fotos do anel micrométrico.
E mais uma vez muito obrigado pela excelente ajuda de todos que me responderam o tópico.
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só como curiosidade, o primeiro torno que comprei foi um herrero e depois de quase 7 anos que vendi o mesmo, acabei por descobrir que ele ainda estava na loja e comprei de volta por 1 terço da venda (na verdade dei ele como parte de pagamento de um torno maior), mas infelizmente ele já estava sem o contra ponto :-\ que foi perdido e sem a chave esquerda direita, alem do motor monofasico.
contornei tudo, menos a falta do contraponto que eu ainda estou atras... se alguem tiver um pra vender me avise ;D
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miyamura
Então amigo estes tornos tem alguma magica :o
O meu eu negociei por um equipamento de som pois fazia caixas de som automotivo então todo o equipamento que dei por ele me saiu uma bagatela, depois de algum tempo parado e sujo troquei por um micro computador e depois de levar uma facada de uma empresa da minha cidade quando fui ver o preço para fazer um mini torno resolvi falar com o cara para quem negociei e ele tava querendo vender o torno.Resultado comprei de volta e ainda veio com um porta ferramenta da Tchesko e um motor pelo mesmo preço que vendi e hoje com certeza não vendo mais.
A luneta eu achei num ferro velho olha não sei se tu acredita em destino mas a luneta era pra mim........fui procurar um tubo para fazer um eixo para um carro de compressor e pencasquetei com uma pilha de canos la no fundo do ferro velho puxei um cano e caí por cima de uma bacia velha tomei um banho de agua podre mas a luneta tava dentro e caiu no meu colo comprei por R$ 7,00.Era pra mim................ ........ ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Se eu achar por aqui o contra ponto compro ele e te aviso tu faz um deposito e pode ter certeza não vou por nada em cima amigos são para isso...... ;D
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miyamura
Ja que tu comprou novamente o teu Herrero, tens como me mandar umas fotos da tabela de roscas, da tampa de proteção das engrenagens, do torno em geral pois o meu não tem a tampa e nem o suporte da tampa.
Obrigado
Rogério.
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eu conheço esse torninho mitto ae das fotos acima rsrsrsrs
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Edson,
Muito obrigado pelo elogio eu to me esforçando para por ele para funcionar, ja recusei proposta de compra na verdade foi ofensa de compra queriam me dar muito pouco por ele.
Eu estou com problema é na alavanca de engrenamento do torno, ja mandei soldar e rachou novamente, ai onde ta marcado de caneta o material da pç não sei se é ferro ou aço fundido.
Achei um torno na net que se parece muito com o meu inclusive os pés de apoio do barramento são iguais o torno é de uma oficina de personalização de motos e a marca é Mitto.
A alavancavou tentar fazer um cordão de solda mais fino somente na parte de aperto do parafuso ja que ela não faz força.
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por conta de alguns detalhes da contrução e principalmente do contraponto, acredito ser um herrero. é bem dificil ver tornos dessa marca, mas conincidentemente eu ja tive 2 e um deles era identico a esse.
se for erreto e estiver original, provavelmene nos colares micrometricos devera estar gravado em baixo relevo bem pequeno o nome "herrero"
Eita....
Que esse menino conhece muito.
Tudo em paz contigo nobre amigo?
Abração e saudades.
Rubens
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só como curiosidade, o primeiro torno que comprei foi um herrero e depois de quase 7 anos que vendi o mesmo, acabei por descobrir que ele ainda estava na loja e comprei de volta por 1 terço da venda (na verdade dei ele como parte de pagamento de um torno maior), mas infelizmente ele já estava sem o contra ponto :-\ que foi perdido e sem a chave esquerda direita, alem do motor monofasico.
contornei tudo, menos a falta do contraponto que eu ainda estou atras... se alguem tiver um pra vender me avise ;D
fabrica um contra ponto amigão....
o furo vc faz com brocas e uma barra com bit ( mandrilhadora) na própria placa do torno. tu usa o carrinho pra empurrar o contra ponto contra a placa para ir fazendo as furações
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hotshoecustom ;D
Eai Rodrigo tudo bem, vi as fotos da restauração do teu IMOR ficou muito bom parabéns.
Rogério.
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Esqueci de mensionar consegui resolver o problema com a solda da alavanca de engrenamento do meu torno ficou boa só falta pintar. ;D
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por conta de alguns detalhes da contrução e principalmente do contraponto, acredito ser um herrero. é bem dificil ver tornos dessa marca, mas conincidentemente eu ja tive 2 e um deles era identico a esse.
se for erreto e estiver original, provavelmene nos colares micrometricos devera estar gravado em baixo relevo bem pequeno o nome "herrero"
Eita....
Que esse menino conhece muito.
Tudo em paz contigo nobre amigo?
Abração e saudades.
Rubens
Ta tudo bem aqui!
Só ta faltando tempo... muito trabalho ultimamente, tanto que nem consegui mais continuar a reforma do meu promeca. To com um monte de projetos parados a mais de ano por falta de tempo...
To com uma oficina grandinha agora em Ibiuna, venha fazer uma visita qualquer dia desses.
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A tabela de roscas é exatemtente a mesma dos south bend, sanches blane, Joinville, etc...
O meu tb tá sem, mas é facil de calcular e no forum mesmo tem essas infos.
Vou fotografas o que ta no meu sanches blenes e posto aqui tb.
miyamura
Ja que tu comprou novamente o teu Herrero, tens como me mandar umas fotos da tabela de roscas, da tampa de proteção das engrenagens, do torno em geral pois o meu não tem a tampa e nem o suporte da tampa.
Obrigado
Rogério.
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só como curiosidade, o primeiro torno que comprei foi um herrero e depois de quase 7 anos que vendi o mesmo, acabei por descobrir que ele ainda estava na loja e comprei de volta por 1 terço da venda (na verdade dei ele como parte de pagamento de um torno maior), mas infelizmente ele já estava sem o contra ponto :-\ que foi perdido e sem a chave esquerda direita, alem do motor monofasico.
contornei tudo, menos a falta do contraponto que eu ainda estou atras... se alguem tiver um pra vender me avise ;D
fabrica um contra ponto amigão....
o furo vc faz com brocas e uma barra com bit ( mandrilhadora) na própria placa do torno. tu usa o carrinho pra empurrar o contra ponto contra a placa para ir fazendo as furações
Valeu a dica.
Eu até tenho como fabricar de forma até mais pratica que esse pois tenho fresadoras e torno pra isso.
Meu problema atualmente é total falta de tempo. A oficina ta com serviço pra mais 2 meses sem pausa e não tem como parar as maquinas. O torninho a mais inclusive é pra ajudar na carga de trabalho.
Se até lá não aparecer contraponto nenhum vou fazer sim, é até melhor pq faço com curso maior ;D
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uma dica...
faça ele com curso maior
e faça como nos hbx ( casaneuve) com acionamento por cremalheira. e aproveita e faz um fusinho, pra limitador de curso.. pra furos com medidas definidas
eu sou fã do diy ... mas confesso que o tempo falta e sempre
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A tabela de roscas é exatemtente a mesma dos south bend, sanches blane, Joinville, etc...
miyamura
Ok então eu tenho fiz no pait levei quase 2 semanas para fazer pois trabalho de turnos alternados e ai fica dificil.Então só as fotos ja ta muito bom, obrigado.
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Pelo que você relatou de ate o contraponto de alavanca deve ser um Herrero, eu tenho um igual que estou reformando para vender.