Autor Tópico: Torno Joinville 217RCN - Alebe  (Lida 41909 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #75 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 16:31 »
Enoch,
no que vi de RoHS - e foi justamente onde dei o braço a torcer - o teor máximo aceitável em aços de corte fácil é 0,35%.
Mas o texto abaixo copiado de um folder da Eurofer (uma associação européia das indústrias de ferro e aço) mostra que a coisa é controvertida. (Negrito meu, obviamente.)

Revision of the Annex of the RoHS Directive
The European Commission has contracted a consultant in order to evaluate and to assess the existing exemptions listed in the Annex of the Directive on the Restriction of Hazardous Substances (RoHS). The entry 6 of the annex is exempting leaded steels up to 0.35% lead by weight. In order to keep this important exemption for the steel industry, EUROFER worked closely together with the consultant carrying out the assessment, providing information and arguments, arranging meetings with other stakeholders. According to the evidence the consultant has recommended to keep the exemption. The proposal for adaptation of the annex by the Commission is expected by the end of 2009.


http://www.eurofer.org/index.php/eng/content/download/3380/18330/file/AR2008.pdf

Fiquei com a impressão de que o consultor da EU ganhou um Porsche e outros agrados pra manter a permissão.  ;D

Offline marc0

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #76 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 17:11 »
Ivan;
Esses assuntos sempre são muitos controversos porque existe muitos interesses.
Não é fácil acabar de uma hora para a outra com um produto com tantas utilidades; Mas a tendência é que outros países adotem as restrições de forma até mais efetivas; na Califórnia tb foi implementado medidas da diretiva RoHS, e até a China acena com medidas nesse sentido.

Eu somando 1+1 na minha tosca aritmética acho que os problemas são bem mais graves do que aqueles que foram revelados até agora, ninguém implementaria medidas que acarretariam perdas de bilhões de dólares por mero capricho e sem um embasamento técnico justificado.
Infelizmente a nossa geração foi cobaia de muitos interesses economicos, e sofremos mesmo sem saber os efeitos de toda essa bosta que vem nos envenenando aos poucos.

Eu trabalhei com metais praticamente a minha vida toda, comendo pó de ferro todo dia, hoje apresento alguns problemas de saúde, imagino que tem alguma relação a minha exposição a metais pesados e produtos químicos.

Lamento que no Brasil, muitas coisas são feitas nas coxas, e de forma precária. felizmente esta mudando (lentamente), sobre aços com chumbo, cádmio, antimonio, mercúrio, e outras porcarias, a porcentagem não são muito confiáveis porque algumas fundições reaproveitam sucata e nesse meio cabe tudo. É comum ao serrar uma cantoneira topar com um caroço duro (provavelmente pontas de ferramentas). Se puder eu evito.

Abraços.

Offline C N C N o w !

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #77 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 18:26 »
... ninguém implementaria medidas que acarretariam perdas de bilhões de dólares por mero capricho e sem um embasamento técnico justificado.

Eu sou absolutamente avesso às teorias de conspiração e de maneira alguma tentaria minimizar a importância dos cuidados no manuseio de muitas substâncias, mas há muitos interesses em jogo ... uma das mais antigas maneiras de fazer dinheiro é criar dificuldades pra vender facilidades ... provocar a obsolescência de processos industriais é uma excelente maneira de vender equipamentos e, acima de tudo, consultoria ...

Eu gosto de citar o caso da ISO 9000 e porcarias ISO que tais ... o que este monumento à safadeza prescreve ? Que se registre o que é feito e que se faça o que está registrado ... ou seja, se vc tá fazendo merda, vai continuar fazendo, perpetuando a coisa, só que agora com selinho ISO 9000, obtido à peso de ouro ...

Evidentemente tô fazendo uma caricatura, mas nem por isso muito longe da verdade ...

A diretiva RoHS é uma dessas cretinices, inferniza a vida da indústria eletrônica, que usa menos de 2% do chumbo produzido e nem faz cócegas na indústria automobilística, que consome mais de 80% do chumbo ... vc sabe o que acontece com as baterias de nosso veículos, né ?

É mais uma boa intenção - se é que é - pavimentando o largo caminho que leva aos infernos ...

Fiquei com a impressão de que o consultor da EU ganhou um Porsche e outros agrados pra manter a permissão.  ;D

Não tenha a menor dúvida ...

Não se pode negar que a preocupação com a saúde, a preservação do meio ambiente, é autêntica e meritória, mas os interesses econômicos sempre pairam muito acima de tudo isso ...

Um outro aspecto a considerar é que em muitos casos alguns problemas potenciais são largamente exagerados ou minimizados, não é lá muito fácil separar o joio do trigo ... por um lado tem o pessoal do foda-se e do outro os consultores ...  ;D ;D ;D
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2010, 18:35 por C N C N o w ! »

Offline marc0

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #78 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 18:50 »
por um lado tem o pessoal do foda-se e do outro os consultores ...  ;D ;D ;D

Por aqui, normalmente o pessoal do foda-se acaba prevalecendo... ;D ;D ;D

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #79 Online: 15 de Janeiro de 2013, 18:13 »
Faz um bom tempo que não posto nada neste tópico, mas não por não ter usado o torno.
Mas sim por não ter feito nada que o pessoal ja não tenha postado.
Neste caso, acho que vale a postagem.

E a (re)leitura das últimas mensagens do tópico também me inspirou a ir em frente.
Medidas de segurança sempre são fundamentais. Neste mundo de usinagem, imprescindiveis.

---

Apesar de ter lido neste e em outros foruns muitas opiniões sobre esta adaptação, que alguns acham muito interessante e outros nem tanto, não me recordo de ter visto alguma imagem ou mesmo lido algum comentário de sua feitura.

Felizmente nunca me aconteceu de esquecer a chave na placa neste pouco tempo que tenho o torno, mas algumas semanas atras precisei empresta-lo para um amigo que disse já ter trabalhado com eles.
Disse que tinha até algumas ferramentas próprias, o que me deixou mais aliviado pois acredito que nenhum louco compra bits e bedames só para "bancar" o torneiro, né?...  ::)

Mesmo assim, quando podia, eu dava uma passada pra ver se ele não estava enrolado na placa...kkkk
Isto não aconteceu, felizmente.
Mas em dois momentos ele ia ligar o motor com a chave encaixada e só não o fez por eu ter avisado.
Nem tanto pelos galos que ele ganharia, mas principalmente pelo estrago que podia causar no barramento. hehehe

Estou brincando. Barramento se faz um novo.

Como meu irmão também tem usado para uns trabalhos, achei que se não seria por mim, que fosse pelos amigos que usam e hão de usar meu brinquedo.

Eis as fotos da modificação. Enjoy

Usinagem do encaixe da mola.
http://www.mediafire.com/view/?4lugu796ct45ntx

Mola. Ela tem um diâmetro interno de 15mm e em uma das pontas deixei com 14mm pra travar no rebaixo. Comprimento de 30mm
http://www.mediafire.com/view/?wfpvh0qtrexocvo

http://www.mediafire.com/view/?67yoact9eu3utmt
http://www.mediafire.com/view/?cdlh6x1e757w2cu
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2013, 18:26 por Alebe »

Offline mulapreta

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #80 Online: 15 de Janeiro de 2013, 19:14 »
Alebe,

Muito legal essa ideia da mola. Eu já acionei o meu torninho com a chave na placa e felizmente não causou estrago, mas foi por pura sorte.

Lembro que nos bons tempos do fórum discutimos isso. Fique de fazer um dispositivo semelhante, mas sabe como é... em casa de ferreiro...

Acho que vou colocar uma mola na minha chave também. O seguro morreu de velho...

Abs.

Edson

Offline Pilarski

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #81 Online: 15 de Janeiro de 2013, 19:19 »
acredito que nenhum louco compra bits e bedames só para "bancar" o torneiro, né?...  ::)


Será? ;D ;D
Tem uns matão por aí que ó...

Nos tempos de senai, uns 7 anos, eu liguei o torno com a chave na placa, por sorte estava em baixa rotação
e a chave simplesmente caiu da placa ao girar, sem sequer travar no barramento...o professor estava perto e cresceu o olho e
reforçou para o outros alunos não fazerem a mesma cagada  ;D.

Já usei um torno que tinha essa mola na chave da placa, as vezes atrapalha um pouco na agilidade de alguns serviços, mais
é eficiente e vale a pena.

No meu torninho tem uma carenagem que não deixa o danado ligar se estiver aberta, no entanto não existe o perigo de esquecer a chave e ligar. No começo não gostei dessa carenagem porque as vezes atrapalhava na hora do trabalho, mais foi
questão de costume só, alem da segurança evita de espalhar muita água quando usado perto da placa.


Mais tem maluco pra tudo,  uma vez vi um video de uns 3 malucos, um segurava a chave encaixada na placa do torno, enquanto isso o outro liga o torno, o cara quase deu um 360° em volta da placa...não estou encontrando o tal video agora...
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2013, 19:21 por Pilarski »

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #82 Online: 15 de Janeiro de 2013, 23:21 »
Muito legal essa ideia da mola. Eu já acionei o meu torninho com a chave na placa e felizmente não causou estrago, mas foi por pura sorte.

Pois então. Acho que os 2 segundos que perdemos para encaixar a chave por causa da mola não justifica não usa-la.

Citar
Lembro que nos bons tempos do fórum discutimos isso.

Exato. O Enoch postou este modelo que fiz, e o Fabio postou um modelo com pino e mola internos.

Citar
Fique de fazer um dispositivo semelhante, mas sabe como é... em casa de ferreiro...

Hehehe. Também tenho centenas de projetos na fila no caderninho. Quem sabe eu ainda consigo terminar (ou começar) todos.
E a folga do carro será a primeira da lista.
Descobri que o carro transversal é o que está pior.
Vou usar aquela castanha que vc projetou nele.

Abraços

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #83 Online: 15 de Janeiro de 2013, 23:34 »
Será? ;D ;D
Tem uns matão por aí que ó...

 ;D

Citar
No meu torninho tem uma carenagem que não deixa o danado ligar se estiver aberta...
...mais foi questão de costume só.

Também acredito que é como o cinto em carros.
Lembro que não suportava usar, e ouvia o mesmo de, sei lá, 95% dos outros motoristas.
Quem ainda não acostumou acho que precisou parar de dirigir.

Citar
Mais tem maluco pra tudo, uma vez vi um video de uns 3 malucos, um segurava a chave encaixada na placa do torno, enquanto isso o outro liga o torno, o cara quase deu um 360° em volta da placa...não estou encontrando o tal video agora...

Lembro deste video. Tipo Jackass... hehehe
Abraços

Offline kommandeur

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #84 Online: 16 de Janeiro de 2013, 09:57 »
grande Alebe  ;)

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #85 Online: 16 de Janeiro de 2013, 11:14 »
grande Alebe  ;)

Fala Marcão!
Falei com o Rubens estes dias. Vamos marcar um dia pra se encontrar.
Mas ve se não fica enrolando, hein...  ;D

Offline kommandeur

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #86 Online: 16 de Janeiro de 2013, 12:53 »
tô esperando  :o

Offline vilque

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Torno Joinville 217RCN - Peças
« Resposta #87 Online: 20 de Outubro de 2014, 16:58 »
Boa tarde!
Alguém sabe onde consigo a Alavanca norton graduação alfabética Completa?
Por favor, me ajudem!

Offline vilque

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #88 Online: 30 de Outubro de 2014, 10:38 »
Bom dia!
Também tenho um Torno Joinville 217 RCN, mas ele está sem Alavanca norton graduação alfabética, Preciso com urgência de uma ou de fotos dela (da parte de baixo acoplada na caixa) para fazer uma! Se alguém puder ajudar, agradeço! :'(

Offline mulapreta

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #89 Online: 30 de Outubro de 2014, 13:41 »
Bom dia!
Também tenho um Torno Joinville 217 RCN, mas ele está sem Alavanca norton graduação alfabética, Preciso com urgência de uma ou de fotos dela (da parte de baixo acoplada na caixa) para fazer uma! Se alguém puder ajudar, agradeço! :'(

http://www.guiacnc.com.br/tornos/troca-da-correia-em-v-do-torno-joinville-217-rcn-ano-1987/180/

 

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