Ola a todos, sou novo por aqui.
Ha duas semanas atras adiquiri um torno Joinville 217RCN que encontrei a venda no mercado livre. Ha alguns anos tinha o interesse em ter uma belezinha dessas mas ainda nao tinha encontrado um em um estado razoavel e que coubesse no orcamento.
Pois bem, apos estar com a maquina na minha oficina me deparei com alguns pequenos problemas:
1 - Veio com um motor trifasico e minha rede eletrica e monofasica
2 - "A base do porta ferramenta" que movimenta a ferramenta na direcao perpendicular ao barramento estava emperrando em alguns pontos.
3 - Observei que havia varias adaptacoes e modificacoes.
4 - So tem tres engrenagens do kit de engrenagens: 44 d , 55 d e 70 d
5 - Havia Graxa com cavaco em varias partes.
6 - Esta faltando a engrenagem de reducao.
7 - Estava sem o esticador da correia.
8 - A placa so veio com um jogo de castanhas.
O que fiz:
1 - Questao do motor: apos varias pesquisas cheguei as seguintes opcoes viaveis:
a - vender o motor trifasico e comprar um monofasico
b - adquirir um inversor de frequencia com ajuste de velocidade
c - solicitar um padrao trifasico
d - adaptar o motor de uma maquina de lavar que esta nas minhas sucatas.
Acabei optando pela adaptacao do motor da maquina de lavar que e de 1/2 CV, 4 polos, 1700 RPM. So precisei comprar uma correia que desse na polia do motor da maquina de lavar e que custou R$ 10,00 pois a polia do motor trifasico nao deu no eixo do motor da maquina de lavar.
Me deparei com outro problema: o motor nao eh blindado: tem o enrolamento todo exposto. Terei que fazer uma carenagem para protege-lo contra cavacos, liquidos e residuos diversos.
Guardei o motor trifasico para instala-lo futuramente em conjunto com um inversor de frequencia.
2 - Desmontei o carro e encontrei os fusos repletos de graxa com cavaco. Removi toda a graxa e sujeira, apliquei oleo lubrificante SAE 40 e montei tudo de volta e passou a funcionar adequadamente. Descobri que haviam varios furo de lubrificacao entupidos com tinta. Limpei todos o furos de lubrificacao que encontrei.
3 - Uma das adaptacoes mais estranhas que encontrei foi o esticador "improvisado" que foi feito para a correia que toca o eixo da placa. Percebi que, aparentemente, esse torno era dotado de caixa noton que foi removida. Quando olhei a tabela de roscas vi que tinha as linhas identifidas pelas letras A,B,C,D,E e as colunas pelos numeros 1,2,3,4,5,6,7,8. Comecei a pesquisar e encontrei esse fourm onde as fotos dos manual TM 127 mostram a caixa noton com as letras e numeros.
4 - Apos estudar o livro "Manual Pratico do Mecanico" de Lauro Salles Cunha e Eng. Marcelo Padovani Cravenco - SENAI, Editora Hemus, consegui montar uma tabela com possiveis passos para o jogo de engrenagens que veio na maquina que esta com fuso de 8 fios por polegada. Fiz as minhas contas e Obtive a seguinte tabela:
Posicao - Passos
I II III - fios/pol mm
40 70 55 - 11.00 2,31
40 55 70 - 14.00 1,81
55 70 40 - 05,82 4,37
55 40 70 - 10,18 2,49
70 55 40 - 04,57 5,56
70 40 55 - 06,28 4,04
Ainda nao verifique se todas as combinacoes sao possiveis mas acho que ja da para fazer algumas brincadeiras com as engrenagens disponiveis.
Procurei na internet por engrenagens para torno e encontrei algumas lojas e anunciantes vendendos engurenagens mas achei os precos bem salgados. Acabei adquirindo um kit de 17 engrenagens pelo Aliexpress mas ainda nao sei se servira. Quando perguntei as especificacoes o vendedor me respondeu: "Friends, these gears, we did not and the diameter of each tooth, it is used in the mini lathe, suitable for almost all mini lathe, so we do not have it in detail. It is suitable for C2, C3, SC2, SC3. . . The lathe model". Ao procurar informacoes sobre esses modelos aparentemente as engrenagens sao compativeis mas so saberei quando chegarem.
Tenho ainda a opcao de tentar fabricar as engrenagens o que pode ser um bom exercicio.
5 - Removi toda a graxa com cavaco que encontrei e lubrifiquei as partes.
6 - Procurei na internet e encontrei anuncios no mercado livre vendendo essa engrenagem de reducao por 500 pilas. Acho que saira mais em conta utilizar o motor trifasico com inversor de frequencia que possui controle de velocidade.
7 - Removi a adaptacao que tinha, pois tinha deixado a correia muito alta e arrastando na borda da tampa do cabecote. fiz um esticador novo utlizando 4 parafusos e dois pedacos de barra chata que tinha na minha sucata. nao ficou muito bonito mas funcionou bem.
8 - Quanto a placa andei pesquisando se era possivel comprar o jogo de castanhas a parte mas nao consegui localizar niguem vendendo castanhas que sirvam para a placa que esta no meu torno: possui diametro externo de 132 mm. Creio que comprar uma placa completa seja mais negocio.
Sou novato no assunto usinagem mas estou aberto a sugetoes, criticas e colaboracao. Fico feliz em poder compartinhar a experiencia que estou tendo com a nova aquisicao e espero que possa render bons frutos.