Autor Tópico: Torno Joinville 217RCN - Alebe  (Lida 41866 vezes)

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Offline eletromagnetismo2

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #90 Online: 26 de Junho de 2015, 00:04 »
Ola a todos, sou novo por aqui.
Ha duas semanas atras adiquiri um torno Joinville 217RCN que encontrei a venda no mercado livre. Ha alguns anos tinha o interesse em ter uma belezinha dessas mas  ainda nao tinha encontrado um em um estado razoavel e que coubesse no orcamento.
Pois bem, apos estar com a maquina na minha oficina me deparei com alguns pequenos problemas:
1 - Veio com um motor trifasico e minha rede eletrica e monofasica
2 - "A base do porta ferramenta" que movimenta a ferramenta na direcao perpendicular ao barramento estava emperrando em alguns pontos.
3 - Observei que havia varias adaptacoes e modificacoes.
4 - So tem tres engrenagens do kit de engrenagens: 44 d , 55 d e 70 d
5 - Havia Graxa com cavaco em varias partes.
6 - Esta faltando a engrenagem de reducao.
7 - Estava sem o esticador da correia.
8 - A placa so veio com um jogo de castanhas.

O que fiz:
1 - Questao do motor: apos varias pesquisas cheguei as seguintes opcoes viaveis:
  a - vender o motor trifasico e comprar um monofasico
  b - adquirir um inversor de frequencia com ajuste de velocidade
  c - solicitar um padrao trifasico
  d - adaptar o motor de uma maquina de lavar que esta nas minhas sucatas.
Acabei optando pela adaptacao do motor da maquina de lavar que e de 1/2 CV, 4 polos, 1700 RPM. So precisei comprar uma correia que desse na polia do motor da maquina de lavar e que custou R$ 10,00 pois a polia do motor trifasico nao deu no eixo do motor da maquina de lavar.
Me deparei com outro problema: o motor nao eh blindado: tem o enrolamento todo exposto. Terei que fazer uma carenagem para protege-lo contra cavacos, liquidos e residuos diversos.
Guardei o motor trifasico para instala-lo futuramente em conjunto com um inversor de frequencia.

2 - Desmontei o carro e encontrei os fusos repletos de graxa com cavaco. Removi toda a graxa e sujeira, apliquei oleo lubrificante SAE 40 e montei tudo de volta e passou a funcionar adequadamente. Descobri que haviam varios furo de lubrificacao entupidos com tinta. Limpei todos o furos de lubrificacao que encontrei.

3 - Uma das adaptacoes mais estranhas que encontrei foi o esticador "improvisado" que foi feito para a correia que toca o eixo da placa. Percebi que, aparentemente, esse torno era dotado de caixa noton que foi removida. Quando olhei a tabela de roscas vi que tinha as linhas identifidas pelas letras A,B,C,D,E e as colunas pelos numeros 1,2,3,4,5,6,7,8. Comecei a pesquisar e encontrei esse fourm onde as fotos dos manual TM 127 mostram a caixa noton com as letras e numeros.

4 - Apos estudar o livro "Manual Pratico do Mecanico" de Lauro Salles Cunha e Eng. Marcelo Padovani Cravenco - SENAI, Editora Hemus, consegui montar uma tabela com possiveis passos para o jogo de engrenagens que veio na maquina que esta com fuso de 8 fios por polegada. Fiz as minhas contas e Obtive a seguinte tabela:
 Posicao  -     Passos
 I II III - fios/pol  mm
 40 70 55 - 11.00    2,31
 40 55 70 - 14.00    1,81 
 55 70 40 - 05,82    4,37
 55 40 70 - 10,18    2,49
 70 55 40 - 04,57    5,56
 70 40 55 - 06,28    4,04
Ainda nao verifique se todas as combinacoes sao possiveis mas acho que ja da para fazer algumas brincadeiras com as engrenagens disponiveis.
Procurei na internet por engrenagens para torno e encontrei algumas lojas e anunciantes vendendos engurenagens mas achei os precos bem salgados. Acabei adquirindo um kit de 17 engrenagens pelo Aliexpress mas ainda nao sei se servira. Quando perguntei as especificacoes o vendedor me respondeu: "Friends, these gears, we did not and the diameter of each tooth, it is used in the mini lathe, suitable for almost all mini lathe, so we do not have it in detail. It is suitable for C2, C3, SC2, SC3. . . The lathe model". Ao procurar informacoes sobre esses modelos aparentemente as engrenagens sao compativeis mas so saberei quando chegarem.
Tenho ainda a opcao de tentar fabricar as engrenagens o que pode ser um bom exercicio.

5 - Removi toda a graxa com cavaco que encontrei e lubrifiquei as partes.

6 - Procurei na internet e encontrei anuncios no mercado livre vendendo essa engrenagem de reducao por 500 pilas. Acho que saira mais em conta utilizar o motor trifasico com inversor de frequencia que possui controle de velocidade.

7 - Removi a adaptacao que tinha, pois tinha deixado a correia muito alta e arrastando na borda da tampa do cabecote. fiz um esticador novo utlizando 4 parafusos e dois pedacos de barra chata que tinha na minha sucata. nao ficou muito bonito mas funcionou bem.

8 - Quanto a placa andei pesquisando se era possivel comprar o jogo de castanhas a parte mas nao consegui localizar niguem vendendo castanhas que sirvam para a placa que esta no meu torno: possui diametro externo de 132 mm. Creio que comprar uma placa completa seja mais negocio.

Sou novato no assunto usinagem mas estou aberto a sugetoes, criticas e colaboracao. Fico feliz em poder compartinhar a experiencia que estou tendo com a nova aquisicao e espero que possa render bons frutos.

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #91 Online: 26 de Junho de 2015, 11:58 »
Olá Arnaldo,

Parabéns pelo 'novo' brinquedo.
Um local bom para achar peças usadas desses tornos é na região da rua Piratininga em sp.
Tudo que faltava no meu achei lá.

Se o seu não tem caixa norton provável ser o modelo 217R.

Sugiro vc criar um tópico sobre ele postar fotos e vídeos.

Abraços

Offline eletromagnetismo2

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #92 Online: 01 de Julho de 2015, 19:44 »
Ola, resolvi postar aqui por ter conseguido resolver quase todos os problemas e duvidas a partir das informacoes deste topico. Espero que nao se incomode em deixar essas informacoes aqui, caso contrario abro um um topico novo e trasnfiro pra la.
O meu  torno e modelo 217RCN ano 1975. Creio que a caixa norton do meu foi removida ja que existem furos vazios no local onde ela deveria estar.
Gostaria de saber se alguem sabe onde encontrar, ou tenha disponivel para vender, um jogo de castanhas interno pois a placa do meu torno so veio com o jogo de castanhas externo (me corrijam se for o contrario). A placa tem diametro de 132mm. Pesquisei na internet mas nao encontrei nenhuma loja vendendo castanhas a parte. No momento nao tenho como ir a Sao Paulo para procurar e saira mais barato comprar uma placa completa pela internet se for o caso. Creio que aqui em Niteroi nao tem lojas de pecas para maquinas operatrizes.
Postei tambvem duas fotos para quem tiver curiosidade de ver o meu briquedo "novo"...

Offline eletromagnetismo2

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #93 Online: 01 de Julho de 2015, 19:57 »
foto torno Joinville 217RCN

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #94 Online: 17 de Dezembro de 2015, 14:29 »
Olá Alebe e a todos do forum
já faz muito tempo que não participo do forum, e hoje venho já trazendo um pepinão.
Esta semana comprei um torninho joinville 217 rcn ano 1972 por 2000 reais
Ele veio com 2 engrenagens que quebrada dentro da caixa da arvore e eu quero tirar estas engrnagens.
Fiz uma gambiarra para sacar o eixo como pode ver pelas fotos.
O que está acontecendo é que estou usando uma barra roscada para sacar a arvoré mas está dificil dela se soltar, eu soltei todos os parafusos trava mas tá dificil  é assim mesmo devo forçar mais ou tem alguma coisa errada?

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #95 Online: 17 de Dezembro de 2015, 15:16 »
Aqui a foto do torninho ainda no barracão de onde comprei

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #96 Online: 17 de Dezembro de 2015, 17:32 »
Consegui desmontar a arvore e retirar a engrenagem com dentes quebrados

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #97 Online: 17 de Dezembro de 2015, 17:37 »
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Offline miza2

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #98 Online: 17 de Dezembro de 2015, 20:24 »
Belo torno, parabéns!! estarei a acompanhando.

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #99 Online: 17 de Dezembro de 2015, 20:54 »
Paulão,
Bom saber que tá forte e ainda descascando aço.

Hehehe. Tem uma renca de gente da antiga voltando... Até eu tô nessa leva.

Que bom que conseguiu retirar a arvore.
Me bateu o pesadelo de quando desmontei o meu. O problema é sempre montar...

Vc vai ter que fazer essas engrenagens.
Não temos mais nenhum fornecedor com preços razoáveis no mercado.
Tem gente com algumas peças novas na piratininga, mas querem um dos seus rins de entrada.

Pode encontrar alguma coisa na rua parana, mais vai ser osso.
Há uns 4 anos achei tudo que faltava pro meu lá.

Mas seu torninho parece bem conservado.
Pena as engrenagens quebradas.

Precisando de algo é só avisar

Abraços

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #100 Online: 17 de Dezembro de 2015, 23:37 »
Obrigado pela recepção meu amigo.
Alem das engrenagens quebradas veio faltando o contra ponto e a luneta.
Gostaria de seu conselho, você acha que devo mandar recuperar estas engrenagens ou comprar outras.
Pode me passar o numero da rua Paraná e o telefone se tiver, vou dar uma chegada lá amanhã

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #101 Online: 18 de Dezembro de 2015, 02:29 »
Como vai ser bem difícil vc acha-las por aí, talvez recuperar seja uma saída.

A loja onde achei mais peças pros joinvilles é no nº 148.
Consegui inclusive a luneta móvel original do 217 lá.
Na loja logo ao lado, nº 150, vc tb pode achar alguma coisa.

Boa sorte

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #102 Online: 18 de Dezembro de 2015, 22:54 »
Hoje fui na rua Caetano Pinto levar as engrenagens para restaurar os dentes quebrados, e este endereço fica na esquina da rua Parana e aproveitei e passei nas duas lojas que você me indicou mas não tinha as engrenagens que precisava, mas como já tinha deixado as minhas para restaurar não fiquei preocupado, agora é aguardar até quarta feira da semana que vem me prometeram que vão ficar prontas.

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #103 Online: 18 de Dezembro de 2015, 23:31 »
Vai ficar caro o serviço?

E as engrenagens de mudança de rosca? Vieram todas?

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #104 Online: 19 de Dezembro de 2015, 15:45 »
Olá Alebe,
a restauração das 2 engrenagens uma em forma de carretel e a outra que tem o pino trava, veja na foto marcadas pelas setas, vão ficar em 400,00 reais, tem anuncio no mercado livre da engrenagem em forma de carretel por 560,00 reais e a outra engrenagem que tem o pino por 380,00, por isso eu achei melhor restaurar, espero que fiquem boas
As engrenagens de mudança sáo as que estão na foto dentro do tetângulo não veio mais nenhuma, você que tem pratica, está faltando alguma

 

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