Autor Tópico: Torno Joinville 217RCN - Alebe  (Lida 41872 vezes)

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Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #105 Online: 19 de Dezembro de 2015, 16:38 »
mais uma pergunta,
você ou colegas do forum podem me dizer se dá para ligar este motor do torninho em uma rede monofásica 220V

Offline F.Gilii

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #106 Online: 19 de Dezembro de 2015, 19:35 »
Me parece que se trata de um motor trifásico apenas, então se usar um inversor, provavelmente poderá liga-lo na sua rede bifásica de 220V

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #107 Online: 19 de Dezembro de 2015, 20:08 »
Obrigado amigo Gilli,
vou procurar saber sobre o inversor e posto o resultado aqui.

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #108 Online: 20 de Dezembro de 2015, 11:00 »
Citar
As engrenagens de mudança sáo as que estão na foto dentro do tetângulo não veio mais nenhuma, você que tem pratica, está faltando alguma

Não dá pra ver todas as da sua foto. Pode ter alguma escondida como espaçador.
O jogo completo deve conter a engrenagens: 20, 40, 56, 64, 75, 80 e 127.

Como o Fábio já respondeu em relação ao motor, o melhor negócio é ligar num inversor.
É até possível usar este motor com um capacitor como starter e ligado em 220V, mas vai ser meio complicado pra vc fazer a reversão.

Abraço

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #109 Online: 24 de Dezembro de 2015, 15:26 »
Ontem fui buscar as engrenagens que mandei restaurar, parece que ficaram boas mas agora tenho que esperar até 4 de janeiro para montar, porque preciso das correias e as lojas aqui de Caieiras estão em ferias coletivas e só vão abrir em 4 de janeiro

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #110 Online: 24 de Dezembro de 2015, 16:43 »
Alguém pode me ajudar em ligar o motor trifásico do meu torninho na rede Bifásica com Inversor de frequência
Qual inversor devo comprar, é muito caro?
Com este inversor eu posso inverter a rotação do motor?
Se possível um esquema elétrico desta ligação
Obrigado

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #111 Online: 25 de Dezembro de 2015, 12:39 »
Tenho visto alguns de  até 1 cv por 400 a 700 pilas. Tenta no ML.
A ligação é bem simples.
A configuração do inversor é que as vezes é chatinha.

Vc pode, por enquanto, usar a partida por capacitor para pelo menos brincar com o torno.
Tem o esquema aqui:
http://www.guiacnc.com.br/eletronica-basica/motor-trifasico/msg55279/#msg55279


Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #112 Online: 12 de Janeiro de 2016, 21:50 »
Olá pessoal,
estou volta com meu torninho.
Comprei um inversor da Weg de 1cv, hoje terminei de montar as engrenagens que mandei recuperar, ainda falta fazer uma limpesa no fuso que está com muita crosta de pó e graxa devo terminar amanhã e depois partir para a instalação do inversor, vamos ver no que vai dar

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #113 Online: 13 de Janeiro de 2016, 23:11 »
Será que fiz alguma coisa errada ou é o motor trifásico, liguei o inversor de frequência, fiz toda configuração conforme manda o manual, coloquei o motor para girar em 3hz começou a dar trancos fui aumentanto a velocidade e os trancos continuaram até os 15hz depois disso começou a girar normal, pelo menos parece que está normal, alem disso o motor deveria girar no sentido horário mas já começou a girar no sentido anti-horario
Os pares defios já estavam ligados assim e eu liguei no inversor assim:
1-6 = U do inversor
2-4 = V do inversor
3-5 = W do inversor
Alguem poderia dizer alguma coisa a respeito disso tudo?

Offline RAranda

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #114 Online: 14 de Janeiro de 2016, 20:49 »
Boas nobre amigo Paulo.

Show de bola a sua reforma.

Não sou "expert" no assunto, mas a 15 Hz, a frequência está muito abaixo da normal de trabalho do motor que é 60 hz. Dai eu imagino ser a causa desses " trancos". então tente a 60 Hz, que deverá rodar redondo.

Quanto a rotação do motor, basta inverter 1 dos fios na entrada do inversor, que a rotação será alterada. E ainda pode fazer essa alteração do sentido via programa do inversor, veja que no manual mostra como fazer isso.

Aqui em casa eu uso um motor de 4CV para gerar a 3ª fase para tocar um fresador FF45 que tenho e funciona muito bem, e muito mais barato que um inversor.

Acho que é por aí.

Abraços.

Rubens. 

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #115 Online: 15 de Janeiro de 2016, 00:33 »
Olá amigo Raranda,
saudade das reuniões no barracão do Lolata, Medino e outros
O problema foi resolvido, quer dizer acho que não havia nenhum problema, eu resolvi seguir as dicas do amigo do video para ver se havia algum problema no motor,mas tudo estava normal https://www.youtube.com/watch?v=Vq6LtrCDOmA e refiz as configurações do inversor e quando liguei o motor não deu mais trancos,agora começo com 0hz e vou aumentando e o motor vai aumentando a rotação até chegar aos 60hz tranquilamente
Obrigado

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #116 Online: 30 de Março de 2016, 00:07 »
Já há um bom tempo queria ter feito esta montagem pra ajudar nas "fresagens" do torninho.
Encontrei esta morsa coordenada na rua piratininga e juntando à uma chapa em L que tinha na sucata o resultado foi este.

Offline F.Gilii

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #117 Online: 30 de Março de 2016, 10:34 »
ficou bacana

Offline iluj

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #118 Online: 30 de Março de 2016, 11:04 »
Show de bola Alebe!
Me diz uma coisa, qual será sua maior utilidade?
Pergunto isto,pois não tenho muita intimidade com o torno, onde eu tenho um igual ao seu, mas uso muito pouco. Aliás, estes dias fui usinar um eixo e queria que ele ficasse com 15 mm de diâmetro, e acabou ficando cônico, onde perto da placa ficou com 14,3mm, e perto do contra ponto com 15. Você saberia me dizer onde está o problema?
Abraço.

Juliano Bertin

Offline F.Gilii

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #119 Online: 30 de Março de 2016, 12:19 »
Juliano,

Me metendo onde não fui chamado, eu diria que no caso do eixo cônico se você o torneou no que chamamos de "entre pontas" - na realidade uma extremidade presa na placa e outra no contra ponta, provavelmente o carro do contra ponta está desalinhado em relação ao barramento - pode ser um desvio de altura (menos provável) ou lateralmente.

Muitos tornos tem no carro do contra ponta um ajuste feito através de dois parafusos colocados lateralmente e que permitem que se desloque lateralmente...

Para ajustar o correto seria ter um eixo retificado, reto e paralelo que seria colocado entre pontas, e monta-se um relógio comparador (ou apalpador) no carro longitudinal, e se faz correr o relógio pelo comprimento da barra - o apalpador do relógio é colocado na altura do centro do eixo e se verifica o desvio - usa-se os parafusos do carro contra ponta para corrigir sua posição.

 

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