- Quanto à ligação, estou com uma forte intenção de adquirir um inversor de frequência de 2 CV e utilizar um trifásico de 1 CV.
É claro que um inversor é bem conveniente, mas vai gastar dinheiro (na minha opinião) desnecessário. Com um monofásico vai estar bem servido, e com a grana do inversor compra várias coisas que vão ser úteis/necessárias pra usar o torno.
E dê preferência a um motor de 3/4cv. Além de economizar um troco, corre menos risco de quebrar alguma coisa no torno ou se machucar.
- Com o motor monofásico não é possível fazer a reversão imediata, apenas com motor parado, então fica perigoso ao fazer roscas.
Conclusão exagerada.
1 - a reversão pelo motor é um recurso necessário mas de uso não tão frequente. Neste torno, só quando for abrir roscas com passo em mm. Para roscas em polegada, abre a porca e volta o carro.
2 - não tem nenhum grande problema em esperar parar para retornar. Com o a pré-carga dos rolamentos, peso da placa e da peça, isso é quase imediato. Não é como um motor que fica girando livre.
É possível utilizar um resistor de frenagem para um monofásico?
- Para a reversão com o inversor, pretendo também utilizar um resistor de frenagem para reverter parado sem risco de danificar o inversor.
Não tem necessidade de nada disso.
- Percebi que a luneta que veio com o torno não é dele. A furação não bate com a furação do carro logitudinal.
Essa não é uma peça muito difícil de encontrar usada na Rua Piratininga, mas é possível retrabalhar a que veio.
A propósito, recebeu o manual por e-mail?
Dê uma boa limpada neste torno, e lubrifique com óleo. Ele parece estar todo lubrificado com graxa. Os cavacos, limalhas e mesmo poeira vão grudando na graxa e formam uma pasta abrasiva que não goteja, causando um desgaste acelerado nas engrenagens e outras peças.