Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: eniodaniel21 em 28 de Dezembro de 2012, 13:18
-
O que preciso para iniciar na usinagem?pois bem todo hobbysta se pergunta,o que comprar?o tamanho da maquina influi no que pretende fazer,o tamanho do investimento tambem.
MAQUINAS!
Irei fazer um exemplo;Eu pretendo fazer pequenas manutenções de eixos de motores,induzidos de automóveis,buchas de bronze e reparos em maquinas gráficas etc...
um torno clark de 550m.m entre pontas é excelente vem completo com todos os acessorios indispensaveis(placa de 4 castanhas,luneta fixa e movel. Uma furadeira de bancada se torna indispensável em função de muitas peças com furações
o tamanho ideal seria de mandril de 5\8 e meio hp no motor.
Um esmeril de no minimo 3\4 a 1hp .
Não irei tocar na ideia da fresadora de bancada pois no meu ponto de vista é uma ferramenta que se deve adquirir vai tarde pois é mais complexa suas ferramentas mais caras e precisa de muitas ferramentas ex(morsa, morsa de angulo;divisor de mesa e universal )e por ai vai!
-
FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS!
Uma bancada de madeira ,com 8x8 bem travados suportaria a furadeira e uma morsa também muito usada; O tamanho varia de acordo com sua utilização,uma 4 ou 5 ta ótimo.
REBOLOS:um grosso(para bits e brocas de hss)e um fino para metal duro.
BROCAS:brocas de vários tamanhos,brocas de centro,brocas cone( são brocas com corpo cõnico que são colocas direto no mangote do torno).
FERRAMENTAS DE CORTE:
AÇO RÁPIDO:São feitas de aço rápido com 10% de cobalto,disponíveis em barras quadradas ou redondas com vários comprimentos e espessuras onde depois de afiadas são colocas em suportes também vendidos na bitola desejada.
Essas ferramentas são utilizadas em materiais macios como alumínio,nylon,PU,algumas borrachas e alguns aços macios 1010,1020,8620etc...em função de não ser muito resistente aconselha refrigerar, também não aguenta passes muito grossos;
METAL DURO:São mais resistentes ao calor vem em pastilhas para soldar,mais possui ferramentas ja soldadas somente afiar.Não comprem ferramentas recanbiaveis para torno de bancada não tem rendimento requer uma maquina mais robusta,
Terá que ter uma externa direita e esquerda e várias internas de todos tamanhos,Claro se exagero o torno é pequeno umas 6 diferentes já da.
-
FERRAMENTAS:
Agora vamos falar dos instrumentos!
RELÓGIO COMPARADOR E BASE MAGNÉTICA:Muito utilizada para centrar peças,uma peça bem feita além de sus medidas terá que estar bem balanceada,o que costumo deixar é no max 0.02, isso 2 centésimos. e sempre verificar em 2 pontos ex.na ponta perto da placa e em outro ponto mais distante, estará alinhada uma ponta com a outra.
MICRÔMETROS: os mais utilizados e o 0.25 , 25.50 ,50.75 ,75,100,são de 25 em 25 m.m esses 4 já resolvem .Possui muitas marcar no mercado os chineses são mais baratos e quebram o galho.
PAQUIMÉTROS:Um de 150m,m e um de 300m,m ta Ótimo. também chines
SÚBITOS:São instrumentos de precisão para furos,são muito caros de imediato um paquimétro digital ou a relógio serve.
-
FERRAMENTAS:
MACHOS PARA ROSCAR:São ferramentas de aço rápido que servem para fazer rosca em furos,na questão para definir o diâmetro do furo a ser roscado. 1 qual o macho a ser usado,ex um m6 normal, o passo dele é 1.0m.m a broca a ser usada é uma de 5.0m.m
Diâmetro da broca a ser usada é macho menos o passo.ex.m12x1.75 broca de 10.25.
Possui tabelas de furos para roscar!
Sera usado nas peças e em dispositivos as vezes flanges presos a placa com furacões para prender um peça com lachas, não podendo prender na placa de 3 ou 4 castanhas.
Um m4,m6,m8,e m12 serve para o inicio mas é bom ter todos que poder métricos e polegadas
COSSINETES:São ferramentas também de hss tem formato cilindrico e serve para roscar diâmetros externos do contrario do macho deixamos o diâmetro real da rosca ex.uma rosca m8 usino a barra com 8m.m.
esses também é bom ter os mais usados!
DESANDADORES:São ferramentas para usar os machos também chamados de vira macho e cossinete.
-
FERRAMENTAS:
MANDRIL:O mandril sera escolhido de acordo com o tamanho da maquina(cone do cabeçote móvel).poderá ser com chave ou de aperto rápido!
PONTO ROTATIVO:Também de acordo com a maquina se ela vir melhor.
-
UFA!!!!
Agora podemos começar a brincadeira,um curso desses rapidos do senai vem bem!uma boa base é tudo!noções de usinagem ajudam muito.
Agora é só passar num ferro velho e fazer um rancho!rsrsrsrsr e botar o torninho pra trabalhar!
Espero que tenha ajudado a desvendar muitas duvidas sobre essa arte...
Comentem se tiverem alguma duvida...!
-
Eu recomendaria iniciar dando uma lida em algum livro do assunto, assim, já vai ter uma ideia do que precisa. :)
-
Eu recomendaria iniciar dando uma lida em algum livro do assunto, assim, já vai ter uma ideia do que precisa. :)
Em qual
Em qual questão se refere???
sobre o que precisa ?? ;)
-
O Cassio, pelo que eu entendi, o Enio não tá com dúvidas e sim tentando dar uma esclarecida pro pessoal que tá entrando nesse mundo da mecânica... boa a iniciativa!
-
Ler livros a respeito ajuda, mais não muito,se torna mais fácil quando alguém explica,os cursos são rapidos o básico de metal mecânica aonde se aprende desenho técnico mecânico,calculo técnico,metrologia e tecnologia de materiais dura 150h.,e o curso de operador de maquinas operatrizes que dura 240 hs e é show!
Claro que não sai muito barato,mas pode ser parcelado, na época que fiz dei entrada+6x.(senai)
Fica a critério de cada um fazer ou não curso,estou apenas dando minha opinião e expondo um exemplo de alguém que não tenha experiencia que queira começar no ramo por questão financeira ou hobby,tenha uma base do que precisaria para ter um torno e não passar trabalho e poder orçar todas as maquinas e todo o resto com aproveitamento e economia e tendo em mãos o que seria vantajoso ou desfavorável em determinadas maquinas a serem adquiridas, assim podendo até obter algum desconto por algum lote!
-
O Cassio, pelo que eu entendi, o Enio não tá com dúvidas e sim tentando dar uma esclarecida pro pessoal que tá entrando nesse mundo da mecânica... boa a iniciativa!
É isso ai,estou dividindo o pouco que sei ! ;D
-
Ainda quero postar mais informações detalhadas sobre alguns aspectos.
Como muitos ainda estou equipando minha oficina, a pouco comprei minha 1 furadeira de bancada estou retomando meus projetos,que estive parado uns 2 anos,nesse período fiz muito poucas peças e manutenções com meu torninho( adquirido em 2009) quando terninei o curso no senai),o começo e muito difícil esses fatores que coloquei nesse tópico ,são uma experiencia própria.
A falta de determinadas ferramentas e acessórios se torna difícil a conclusão da tarefa.
Depois do termino do curso trabalhei poucos meses na empresa onde já esta a quase 3 anos,Não fui remunerado devidamente por o cargo onde exercia o a função de torneiro mecânico,acabei por me desligar da empresa.
Numa questão de 1 mês fui chamado em 3 empresas,a ultima fez uma proposta melhor e estou desde 2010,como torneiro mecânico de manutenção.
O meu torninho mr330 ,comprei na Celmar por ter uma filial aqui no sul,em caxias do sul na serra gaúcha,a unica que ficaria fácil de eu buscar! eu moro 40 da capital Porto Alegre.
Falta comprar as lunetas e a placa de 4 castanhas dele,nesse ano de 2013 irei comprar.
A TODOS OS AMIGOS DESSE FORUM: UM FELIZ ANO NOVO E UM ÓTIMO 2013 PARA TODOS!
ANO QUE VEM TEM GALERA!!!!!!!!
-
Como já tinha dito estou equipando minha oficina e também construindo uma,para ficar de fácil acesso construí do lado de casa ,antes ficava na 2 garagem na casa de minha mãe,(na frente)sendo que na 1 ta meu carro,toda vez tenho que ir pra la fazer barulho,não tava dando certo,após alguns meses que comecei aqui no fórum,despertou meu hobby,apesar de ser torneiro mecânico e passar 9 horas descascando ferro ;D gosto muito dessa arte como diz nosso amigo Cássio Alvarenga,tenho muitos projetos uma delas é comprar uma mini fresadora,a furadeira de bancada já comprei e ainda não usei,quero terminar minha oficina para trazer as maquinas e começar a organização das ferramentas e maquinas.
-
vai algumas!
-
Vou dizer a vocês não é fácil esse negocio de obra cansa :P,mais to feliz ta rendendo!
-
esse negocio de obra quebra a gente mesmo ;D mas pelo jeito ficará mais fácil pra vc,só não faça como muitos que deixam aberturas laterais por onde entra água,cai nas maquinas e acabam com tudo ,de resto parabens pela iniciativa.
boa sorte Enio
dande
-
esse negocio de obra quebra a gente mesmo ;D mas pelo jeito ficará mais fácil pra vc,só não faça como muitos que deixam aberturas laterais por onde entra água,cai nas maquinas e acabam com tudo ,de resto parabens pela iniciativa.
boa sorte Enio
dande
com certeza dante nada de umidade nas maquinas!fechei o muro no fundo e do lado da janela tambem vai ser fechado com madeira,mais não posso fechar ainda tenho que passar com o material da area no fundo da casa que liga a oficina e as maquinas!na questão da umidade o ferro fundido pra ferrugem é um tapa sempre deixo sempre bem lubrificado minhas maquinas e meu torno onde trabalho a quase 3 anos (3 dias de serviço veio zerinho pra mim)e sempre impecável bem lubricado e a placa sem ferrugem.
-
Você falou em paquímetro de 150 mm... Eu gostaria que recomendasse modelo e fabricante de um que tenha bom custo x benefício :-\
Vou aproveitar pra substituir o que perdi, aquele de plástico que custa R$ 1,99 :-[
-
Você falou em paquímetro de 150 mm... Eu gostaria que recomendasse modelo e fabricante de um que tenha bom custo x benefício :-\
Vou aproveitar pra substituir o que perdi, aquele de plástico que custa R$ 1,99 :-[
bom dia ZAS um paquimetro que usamos la na empresa com custo beneficio e o da starret é a marca de serrinha de ferro eles tem ate relogios comparadores,são muito bons,apesar que um da mitutoyo de 150 m.m custa 110,00 reais que é a melhor marca em metrologia.
-
Boa noite pessoal,eu estava mexendo no meu celular e achei uma foto de um torninho que baixei da web pelo celular mesmo,eu não sabia que a Dewalt fazia tornos, esse torninho e show!(http://)
-
Bom dia pessoal estou aqui em pleno feriadão fusando na minha oficina consegui comprar 3 fardos de forrinho e não deu pra nada ja foi 4 fardinho e acho que vai mais uns 5,estou louco para ficar tudo pronto mais vai longe essa brincadeira tem que pintar e fazer toda instalação elétrica,uma banca onde vai a furadeira está quase pronta falta detalhes,vai umas fotos ai da banca e do resto!
(http://)
-
Boa tarde pessoal tenho um arquivo em pdf O PROJETISTA DE MAQUINAS, quem quiser esse arquivo me manda um mgs pessoal com seu email que mando,esse arquivo é muito pesado para postar no fórum,esse arquivo e muito completo em normas e tolerancias dentro da mecanica !são 486 paginas com um atalho do indice!
-
projetista de maquinas1
http://www.4shared.com/office/EOE5ejlF/PROJETISTA_DE_MQUINAS_PRO-TEC_.html? (http://www.4shared.com/office/EOE5ejlF/PROJETISTA_DE_MQUINAS_PRO-TEC_.html?)
-
projetista de maquinas1
http://www.4shared.com/office/EOE5ejlF/PROJETISTA_DE_MQUINAS_PRO-TEC_.html? (http://www.4shared.com/office/EOE5ejlF/PROJETISTA_DE_MQUINAS_PRO-TEC_.html?)
Acho que é por ai para baixar o arquivo,ai alxsgames acho que é isso né se não conseguir tentamos de novo ;D
-
Boa tarde!
deu certo sim, ja baixei e testei, ta 100% funcional
obrigado por compartilhar :)
-
Boa tarde!
deu certo sim, ja baixei e testei, ta 100% funcional
obrigado por compartilhar :)
Esse arquivo é ótimo né é bem completo,tabelas de roscas,de anéis elásticos,rebites,perfis e muito mais muito mais,;D
-
Ai Lara sua tabela de rotação da maquina,como me pediu valeu!
-
Mais uma para complementar !
-
Boa tarde!
deu certo sim, ja baixei e testei, ta 100% funcional
obrigado por compartilhar :)
Esse arquivo é ótimo né é bem completo,tabelas de roscas,de anéis elásticos,rebites,perfis e muito mais muito mais,;D
Também já consegui baixá-lo.
Foi preciso cadastrar-me para fazer o download. O arquivo tem 53,2 MB de informações completas de mecânica.
É um baita material, muito rico, valeu à pena.
Obrigado por disponibilizá-lo.
-
Mais uma para complementar !
Uau !
Era exatamente esta que eu estava procurando e não encontrava.
Muito obrigado.
-
Mais uma para complementar !
Uau !
Era exatamente esta que eu estava procurando e não encontrava.
Muito obrigado.
É um prazer ajudar! se precisar qualquer coisa prende o grito!
-
Boa tarde pessoal,como o tópico já diz uma das coisas que usamos muito é tabelas muitas tabelas, de roscas, aneis ,tolerancias,rotação,avanço etc
O torneiro tem que ter a mão sempre esses meios de informação,como esse que compartilhei com os colegas aqui do fórum,um material bastante importante que tenho é um do senai(quando fiz o curso)é tecnologia de materiais,esse amança burro como chamamos ;D,que fala sobre aplicações de determinados materiais,suas ligas, durezas,propriedades etc,me refiro a materiais que pegam dureza com tempera ou cementação.
Como profissional e hobbista tenho que saber qual material devo usar para minha manutenção ou projeto que estou prestes a executar,
Materiais de buchas por exemplo se usa muito bronze,mais possuem uma infinidade de bronzes:grafitado,tm23,sae 64(fundido)aluminizado cheio(esse bronze é mais duro que aço 1045) etc.As suas propriedades vimos em tabelas de aplicações.
aço 1020 por exemplo é um aço que não pega tempera por causa do seu nível de carbono, mais pode ser cementado,já 1045 já tempera fácil,(temperado na água)o aço prata também só que se tempera no óleo e suas barras são medidas inteiras e retificas(trefiladas).
Uma tabela tambem muito usada é de seno e co seno tangente e co tangente,usada pra cálculos de graus e cones.
A tabelas de formulas de cálculos também é indispensáveis
todas essas informações podem ser encontradas juntas em livros do assunto.
espero que com as informações citadas possam ajudar e focar os usuários e amigos do fórum onde me orgulho de ser ménbro ;D.
Ats;ENIO
-
boa noite a todos, enio esse seu post foi de uma ajuda pra mim muito importante.....mas tenho uma duvida ainda, eu não fiz curso de torneiro mecanico ainda e pretendo fazer em breve.....um curso de 120 horas ( só para aprender operar o torno) esta bom ou é pouco aprendizado,pois antes irei fazer de leitura e interpretação de desenho tecnico, o que vc me aconselha meu amigo....
-
boa noite a todos, enio esse seu post foi de uma ajuda pra mim muito importante.....mas tenho uma duvida ainda, eu não fiz curso de torneiro mecanico ainda e pretendo fazer em breve.....um curso de 120 horas ( só para aprender operar o torno) esta bom ou é pouco aprendizado,pois antes irei fazer de leitura e interpretação de desenho técnico, o que vc me aconselha meu amigo....
Boa noite caro amigo,quando fiz meu curso era básico de metal mecânica 150hs depois operador de maquinas operatrizes 240hs esse curso que fiz numa cidade vizinha da minha,foi uma junção de torno,fresa,furadeira de coluna,retifica plana e cilíndrica(tava estragada)Foi um curso multifuncional,não era o que eu queria mas foi o que deu para fazer,tinha um curso somente de torneiro em novo hamburgo mais era longe demais da minha cidade,se você for fazer somente torno em 120 hs ta bom,quando eu fiz já trabalhava no ramo era auxiliar mais já tinha trabalhado em torno mecânico e torno revolver,era em uma firma que produzia correntes industriais de transporte(fiquei 1 ano e 1/2) que não exigia curso ou experiência,eles ensinavam, nesse período aprendi um bocado ,depois fui para uma tornearia de um parente (fiquei 3 anos),aprendi mais ainda dai resolvi ser profissional e fazer um curso só achei esse que citei, ao termino do curso acabei saindo de la,hoje trabalho com carteira assinada de torneiro e faço manutenção,aprendi muito aonde trabalho e continuo a aprender,se tiver força de vontade você consegue,você não vai aprender tudo mais vai ter uma base,o resto vem trabalhando,mas é isso vai firme e não deixa ninguem te desencorajar um abraço amigo e bem vindo ao fórum!
-
Boa noite pessoal!estou compartilhando mais umas comprilhas que fis para a oficina,um soldador de 250 a da vonder derrete eletrodo de ate 4m.m com ventilação,uma Esmerilhadeira angular SSP(Makita) e uma morsa de bancada de 5 pol.da motomil.
Proximo passo é todo ferramental como chaves de boca,alicates,alicates de anel,chaves fenda etc.
-
Sobre as chaves e ferramentas relacionadas vou fazer um pacote completo de uma marca que abranja o maior numero de ferramentas possiveis que vão ser colocadas em um painel sobre a banca da furadeira e morsa,assim tendo uma melhor visualização.
as fotos das compras recentes!
-
Muito bom Enio !
Oficina nova e novas ferramentas.
Vai dar gosto trabalhar assim.
A minha ainda está uma bagunça geral mas estou gostando do seu capricho.
Parabéns !
-
Obrigado amigo Lara,leva tempo para comprar tudo que uma usinagem de manutenção precisa estou comprando o que é mais facil de comprar em lojas comuns,depois irei investir em ferramentas de precisão como machos,alargadores,instrumentos de precisão(micrometros,subitos),pente de rosca,pente de raio,goniometro,mais isso é uma questão de tempo,a grana é curta ,mais a vontade é imensa ;D,quero comprar minha mini fresadora setembro,outubro acho que irei subir a serra e ir lá na celmar,claro que alem disso tenho que levar um grana extra para a morsa da criança e as lunetas do meu torninho.
Dei uma parada na oficina na questão de obra(forro,elétrica,etc)estou com pouca grana e muito cansado,estou fazendo serão para terminar uma maquina da sousa,uma alimentadora de pacote(cigarro)da linha .tem muitas peças de inox pricipalmente umas polias com raios e medidas de rolamento com anéis, e inox todos sabem é :'( abraços e bom findi!
-
BOA noite pessoal,acabei de fazer uma tremenda burrada!! :'(.fui colocar rodinhas em baixo das permas do torno quando a maquina virou!!!!é virou eu sou uma mula!!!!e faz um estrago legal quebrou os manipulo (as hastes)quebrou o suporte do anel graduado e entortou o fuso na ponta!o fuso eu desentorto e conserto os pinos e só fazer o parafuso novo o que me quebrou foi o suporte do colar micrométrico,vou ver se consigo na celmar!a tambem deu uma amassada no painel que possui a emergencia!que droga :'(,tudo para fazer o transporte sem muito esforço e me deu mais dor de cabeça!!!!!
-
Opa Enio!
Lamento o acontecido.
Imagino tua angustia no momento.
Depois que meu torno já estava descarregado dentro da minha oficina, minha maior preocupação era saber como ele poderia ser erguido do chão para ser colocado em cima da bancada.
Levei muito tempo tentando viabilizar guinchos emprestados(girafas ) mas devido ao peso dos mesmos acabei desistindo da idéia.
Em 4 pessoas tentamos erguê-lo no braço mas logo desistimos percebendo o seu real peso e que seria muito arriscado. Bastaria uma das 8 mãos escorregar para ocorrer a maior caca.
Só conseguimos erguê-lo com segurança amarrando duas alças de corda no barramento e passando por dentro delas, paralelo ao barramento, um cano de ferro galvanizado de 1 1/2 '' de 3 metros de comprimento.
Em cada uma das pontas do cano 2 pessoas.
Uma 5ª pessoa só cuidando para o torno não virar. Mas quase que não seria preciso pois ele subiu equilibrado.
Espero que você consiga logo reparar estes danos e se esquecer deste incidente.
-
ja mandei um email para a celmar para ver se consigo a peça que quebrou, senão vou fazer uma!
-
Lamento o ocorrido.
Vivemos cometendo essas pequenas besteiras na oficina.
Isso me lembrou desse projeto do FFord. Com seus limites, acho que é uma mão na roda.
http://www.frets.com/HomeShopTech/Projects/MiniHoist/minihoist.html (http://www.frets.com/HomeShopTech/Projects/MiniHoist/minihoist.html)
Abraços
-
Lamento o ocorrido.
Vivemos cometendo essas pequenas besteiras na oficina.
Isso me lembrou desse projeto do FFord. Com seus limites, acho que é uma mão na roda.
http://www.frets.com/HomeShopTech/Projects/MiniHoist/minihoist.html (http://www.frets.com/HomeShopTech/Projects/MiniHoist/minihoist.html)
Abraços
De fato, como normalmente não podemos contar com a ajuda de outras pessoas para movimentar nossas coisas pesadas um sistema destes ajudaria muito.
Antes de resolver pedir ajuda para colocar meu torno na bancada estava projetando um sistema parecido com este.
A diferença é que eu usaria uma talha comercial para 2 T que já possuo e a fixação do cano de ferro galvanizado seria feita nas paredes da oficina. Não confio na fixação no teto, acho muito inseguro.
Obrigado por ter mostrado, vai nos encorajar a fazer algo para diminuir nossos riscos.
-
Boa tarde pessoal entrei em contato com a celmar e o vendedor não entendeu meu problema,me disse para olhar no manual da maquina qual o numero da peça,quando comprei estava tão emocionado que nem me lembrei de pedir o tal manual e a vendedora nem ai,beleza disse que não tinha vindo quando comprei ,então ele então me mandou um arquivo em pdf do treco,isso umas 10;00 da matina beleza,como meu intervalo é 12:00 pedi para meu patrão se podia abrir o arquivo em seu pc,na hora de abrir o cara me mandou um do mr 334 que tava com cara do da optymus, um com detalhe rosa nada a ver com o meu mais mandei novamente um email com o numero da peça conforme o manual dele para ele saber qual peça era,as 3:00 ele me mandou outro email dizendo que tinha confundido a maquina e tinha me mandado o certo(vi pelo celular na caixa de mensagens, não abre o arquivo muito pesado)dai tive que esperar ate as 4:30 para ir correndo para casa para ver o tal numero da peça para mandar o tal email para cotação,claro que essa hora o cara já foi embora dai fica minha esperança que tenha o suporte do fuso e o fuso,se não for me tira os olhos e lamber os buracos compro o fuso novo se não eu vou fazer um novo la na empresa o patrão disse que so fazer as maquinas tão liberadas para mim.então é só aguardar segunda o retorno do cara :'(!
-
tenho os 3 manuais em pdf das seguintes maquinas mr330 mr334 e mr2005 quem tive afim!
-
tenho os 3 manuais em pdf das seguintes maquinas mr330 mr334 e mr2005 quem tive afim!
Gostaria de conhecer estes modelos.
Se puder mandar para mim agradeço.
Obrigado pela oferta.
-
Com certaza Amigo Lara vai o link dos arquivos http://www.4shared.com/office/cXpYskLX/MR_330.html (http://www.4shared.com/office/cXpYskLX/MR_330.html)
http://www.4shared.com/office/3C-m41lR/MR_334.htmlos (http://www.4shared.com/office/3C-m41lR/MR_334.htmlos)
-
Muito bons estes manuais. Bem melhores que o manual do meu.
Para quem está começando vale a pena conhecê-los mesmo se o modelo que tiver for outro.
Principalmente o do MR-334 traz muitas dicas de uso das ferramentas, roscas e outras que podem ser interessantes para iniciantes como eu.
Valeu Enio.
Obrigado
-
Também gostei deles, bem legais,bem completos,gosto de compartilhar o que tenho com o pessoal do fórum e não me nego de esclarecer qualquer duvida e opinião e dividir experiencia de maquinas e dispositivos,que pena que nem todos agem assim deixando de responder e esclarecer e também compartilhar informação e materiais.Estou sempre a disposição naquilo que tiver ao meu alcance,um bom dia a todos ;D
-
o ARQUIVO DA MR 2005 ESTA NO TÓPICO http://www.guiacnc.com.br/maquinas-em-geral/duvidas-sobre-qual-mini-fresadora/msg183703/#msg183703 (http://www.guiacnc.com.br/maquinas-em-geral/duvidas-sobre-qual-mini-fresadora/msg183703/#msg183703)
-
E ai Enio.
Já conseguiu arrumar alguma das peças do torno que danificaram com a queda ?
Tomara que sim .
-
E ai Enio.
Já conseguiu arrumar alguma das peças do torno que danificaram com a queda ?
Tomara que sim .
Boa noite amigo Lara,ainda não,estou na espera da celmar,o vendedor já entrou em contato com a manrod e está esperando retorno dos valores do fuso e do suporte do fuso ambos do carro transversal,estou na espera para colocar tudo novo,mais se não der irei fazer o fuso novo e o suporte irei incertar uma protese de aço aonde quebrou e recuperar caso essa peça for muito cara ,mais acredito que não seja,então estou mais concentrado em ajeitar as coisas na oficina hontem pintei uma parte dela,como ainda não telhei o corredor que vai ser a lavanderia da minha esposa a oficina esta dividida em varal e a bendita maq de lavar, o torno está na garagem,ainda não posso trazer o para oficina por causa do espaço que será liberado após o termino do corredor(lavanderia)a furadeira já esta instalada e a elétrica da iluminação a das maquinas ainda vai ser feita com fiação mais grossa e direto da rede(sem passar pela casa primeiro)
-
Legal Enio. As coisas estão bem encaminhadas.
Esperamos que logo seu torno esteja tinindo e inaugurando a oficina nova.
Boa semana.
-
boa noite !ai umas fotos da oficina em fase de pintura,está meio desorganizada mais da pra ter uma noção como vai ficar,escolhi o azul oceano,o forro vai ser branco de pvc e o chão tambem azul,em cima da bancada com a furadeira ficara um painel com chaves e todas ferramentas.
-
;D boa noite galera!!!boas noticias :D o vendedor da celmar me retornou com o valor das peças que cotei,o suporte do fuso 59.65 e o fuso 50.50 achei que gastaria muito mais por se tratar de peças de reposição,agora vou me organizar para comprar elas no proximo pagamento :'(
-
Boa noite pessoal,queria comentar sobre a morsa que comprei,estive me focalizando em outros assuntos como a oficina,queria fazer uma comparação da marca que comprei que é da motomil e uma de primeira linha como uma forjasul.
MOTOMIL uma morsa barata uma numero 5 em torno de 180,00 reais,uma morsa bem simples,sua construção é pouco resistente e deve ser usada para serviços simples como prender materiais para retirar rolamentos,pinos etc.sem muito esforço,seus mordentes são desalinhados e moveis(parafusados na mandibula).
FORJASUL uma morsa cara uma numero 5 em torno de 580,00 reais,uma morsa bem robusta,sua construção e muito resistente e deve ser usada para serviço simples e pesados como dobrar chapas, sentar a mareta e quenta mesmo,seus mordentes são forjados na própria morsa,são bem alinhados e a parte superior e bem nivelada.mais o valor é bem salgado,mais dependendo da aplicação que for usar não terá muita opção, existem muitas marcas,o que será avaliado é sua construção quanto mais robusta melhor.
Mais como minha oficina é uma mini usinagem e não acho necessário investir 580,00 em uma morsa coloquei mais 50,00 e comprei o aparelho de solda!
-
boa noite,como tinha dito com a sobra de 400 reais (morsa forjasul)coloquei mais 50 e comprei um soldador elétrico da vonder de 250,que custou 450,00 ,o bom mesmo seria uma mig\mag uma solda que usa gás e arame,constituída de um gatinho que ao apertar solta o arame que solda a peça,diferente do soldador comum que usa eletrodo revestido que precisa ter um pouco mais de domínio,usa se 3 movimentos 1 segura 2 empurra (acompanhando o eletrodo fundindo a peça)e 3 a costura que é o movimento de zig zag conforme a largura da solda,já a mig são 2 movimentos 1 segura e 2 costura pois o arame sai ao apertar o gatinho sendo que pode soldar grandes distancias sem interromper a solda diferente da solda comum,claro que tudo que é bom tem seu valor,sai em torno de 1,500 a 2,500 (SEM O GÁS)de acordo com a marca,potencia e também voltagem pois existem monofásicas e trifásicas assim como soldadores de eletrodo revestido.
claro que como hobbista e uma pequena usinagem acho uma mig um investimento futuro e com certeza é uma ótima aquisição pois tem uma solda limpa sem casca como as solda de elétrodo.A solda na manutenção é muito utilizada para encher eixos e soldar peças em geral.
-
finalmente chegou as ditas peças ,fuso e suporte do fuso,depois de muita espera ta tudo na mão,já tirei os parafusos quebrados nos colares(do trans,horiz)agora falta fazer os pinos dos manipulos e é montar e ta zerado de novo! ;D
-
boa noite pessoal,depois de tanta correria tudo certo modifiquei a bancada do torno de 4 para 6 pés que foram fixados no chão com barras roscadas com 150 m.m de comprimento de rosca de 3/8 e soldadas em um tirante com hastes de barra de 12m.m soldadas em t para depois serem concretadas,depois de 2 dias secando o torno foi colocado no lugar e parafusado falta ser feita a ligação onde ficara tomada de força,aos poucos vou fazer algumas modificações assim dizendo melhorias nele uma delas é o freio de pedal,bandeja recolhedora de cavaco e sistema de refrigeração ,e chave no avental como tornos industriais (o freio e a chave possibilita fazer rosca mais facilmente sem bater na placa e retornar com rapides usando o freio para parar o motor para retornalo rapidamente)mais isso é com o tempo,assim que for sendo feito postarei as modificações.(http://)
-
agora sim as fotos do serviço pronto!
-
Muito bom que o amigo tenha conseguido recuperá-lo.
Agora não corre mais o risco dele cair.
Ele ficou bom com a troca dos ítens danificados ?
Melhorou algo fixando-o no chão ?
Sucesso nas modificações que pretende fazer e com certeza estaremos acompanhando a evolução.
Abraços
-
boa noite.parei a pouco na oficina e já é 01:23 da manha pintando o chão da oficina,ficou bom sim amigo lara as peças de reposição ficaram 10 tudo certinho apenas estou fazendo os parafusos que quebraram na queda que são 2 depois posto as fotos,e o torno fixado ao chão fica bom sim por até se tratar de uma maquina não muito pesada assim evitando vibração e fica firme para cortar com uma serra de mão por exemplo o torno não mexe nada,e o amigo como está o torninho?pena que moramos muito longe senão visitaria sua oficina e támbem a minha para trocarmos ideias,você já começou a usinar peças e tudo mais?testou o quando a maquina suporta de passe no desbaste? valeu e até amanha.
ats enio
-
Foi o que imaginei.
Para serviços leves o relativo pouco peso dos nossos tornos não exige muito em termos de fixação.
O benefício deve ser melhor percebido em serviços pesados que causariam muita vibração.
Ainda estou dando os primeiros passos no meu mas estou bem satisfeito com o que já consegui aprender e dominar.
Já fiz algumas peças simples para treinar faceamento, sangramento, desbaste e principalmente para conhecer o comportamento de ferramentas de diâmetros diferentes no castelo deste torno.
Valendo fiz as buchas de redução de ferro para usar com os rebolos de furo 1 1/4 para eixo de 3/4 e mais alguns espaçadores simples para uma guia de minha furadeira de bancada.
Ficaram ótimas, bem ajustadas e o motoesmeril funcionou com os novos rebolos sem vibração.
Este era meu maior medo pois já vi motoesmeril passear na oficina por desbalanceamento ou buchas talvez mal ajustadas.
Quanto aos desbastes não sei qual seria o limite de capacidade deste torno.
Só tenho usado retirando 2 a 3 mm por passe com avanço bem pequeno seja manual ou automático.
Estou treinando o uso dos aneis graduados e leitura do paquímetro com seu vernier. Até então não usava a leitura decimal. Gostei. Vou tentar não adquirir muitos vícios.
-
Os desbastes são definidos da seguinte maneira coloque 3,4,5 ate ver quando a maquina vibre ou reine ao usinar e se coloque 1 a menos da máxima para não forçar muito.essas buchas para os rebolos são ótimas e indispensáveis,para balanceamento,alem disso os rebolos tem que ser dressados com suporte de diamante,trata se de uma haste com uma ponta de diamante industrial para dressar rebolos laterais e o diâmetro,uma coisa muito importante que aprendi no senai e quando colocar o rebolo você ligara ao esmeril certo ligue mais sempre ao lado dele e não na frente,pois ele podera ter alguma trinca invisível ao olho nu e partir o rebolo se ao ligar ele não acontecer nada é só usar tranquilo.essas buchas é bom fazer de nylon,sobre o anel graduado é bom ver sua graduação de é 2 ou 5 centesimos a cada risco se for no diâmetro ou raio,o meu é 0.025 impresso no colar só que é no raio sendo que no diametro é 0.05,então é 0.05 sua graduaçao,use sempre o colar e controle a medida na cabeça, ex medida 12,00 assim ta com 19 menos 3 que 16 dai menos tal controle a medida com colar isso é muita matematica o tempo todo mais trabalhe muito isso.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-480086777-diamante-industrial-retificar-rebolos-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-480086777-diamante-industrial-retificar-rebolos-_JM)
-
Obrigado pelas dicas elas serão bem aproveitadas.
Se puder de uma olhada em usinagem de um fuso usando um torno mecânico "vintage" - passo a passo (http://www.youtube.com/watch?v=2UoNYMupJCA#)
Mais ou menos aos 5 minutos do vídeo o autor usa um disco de diamantes destes usados para cortar mármore para dressar um rebolo.
Achei bem prático, fácil de usar e fácil de encontrar usados. Será que vale a pena ?
Estes bastões com diamantes industriais funcionam bem ?
Por terem uma ponta não dificulta o trabalho ? Como devem ser usados ?
-
Boa noite,esses bastões são bons e fáceis de usar,não tem mistério nenhum apenas ira passar o diamante no rebolo de um lado para outro ate emparelhar nas laterais e na frente com a mão firme,por ter ponta pode ate fazer canais raios e outros nos rebolos para a afiação de uma determinada ferramenta,possuem vários formas de diamante com ponta com raio largos quadrados etc,são fáceis de achar são vendidos em lojas de ferramentas e tem no mercado livre,eu prefiro um diamante de bastão mais se quiser usar um desses de disco experimente,mais acho que não ira durar muito, um desses de bastão são de uso profissional.boa sorte
-
bom dia ,vai as fotos dos parafusos dos manípulos que fiz no próprio torninho e comparando com original e também depois da oxidação negra (feita a fogo).
-
olá Enio, legal ver vc recuperar os danos de seu torno,parabens pelo serviço.
Amigo Lara, sugiro a vc,que procure usar bastão com ponta de diamante para retificar o rebolo do esmeril.
O diamante desbasta melhor e mais rápido,pois atua numa pequenina área de contato com o rebolo.
Depois de alinhar visualmente o pefil do rebolo,vc pode dar uma leve acertada com o disco diamantado usado ou com uma liminha diamantada,pois com uma área maior vc consegue mais alinhamento.
Eu trabalho a 15 anos com afiação de alicate de cuticulas ,tesouras..enfim....e oq eu mais necessito no trabalho,é de rebolo perfeitamente balanceado e alinhado.
ABRAÇO
DANDE
-
Valeu bastante Danilo e Enio.
Agora pra mim ficou mais claro.
Vou seguir as dicas e recomendações.
Obrigado
-
lembre-se lara esses diamantes são frágeis evite usar em rebolos de grão grossos,use em finos para widia os rebolos grossos usamos um tipo cabo com roletes tipos umas estrelas, as rodinhas estreladas na ponta dressa o rebolo.
-
bom dia a todos,já terminei o telhado do corredor e já coloquei um painel na parede com as engrenagens e algumas chaves uma pequena banca logo em baixo do painel,sendo localizada ao lado do torno na parte do ponto assim de fácil acesso de brocas ,ferramentas,instrumentos etc.
Ainda tenho que fazer uma estante de madeira para colocação de materiais como pedaços de barras,barras chatas,todo material que tenho que no momento esta em caixas plasticas aquelas de leite,essa estante será classificada com cores por prateleira,ex. verde 1020,vermelho 1045,verde vermelho 8640 e assim por diante(pintadas as pontas para classificação).Também preciso comprar um tubo de uns 100 a 150 com parede de no minimo uns 2 para confeccionar o pedestal do esmeril,uma ponta uma chapa com furações para fixação e outro lado soldada em uma roda com pneu velho,assim poderá ser movido conforme a necessidade.
ats Enio.
-
boa tarde carro colegas e visitantes,estive presenciando muitos colegas que estão iniciando na areá de tornearia e tem grande dificuldade em saber como são usados certos dispositivos e opcionais do torno,assim com o propósito de ajudar esses iniciantes irei postar todos os tipos de opcionais conhecidos por mim,nesse tópico para não abrir um novo até por se tratar do mesmo assunto irei reunir algumas informações como nomes técnicos e fazer videos explicativos perante o assunto já que é difícil encontra-los.
-
bom dia galera,com já tinha dito que faria alguns videos com algumas explicações bem básicas e falar sobre algumas ferramentas internas e externas,diamante,brocas de centro e sobre a bancada um pouco sobre o minimo para se comprar um torno,se tiverem alguma duvida e estiver ao meu alcance farei!abraços a todos e espero que gostem dos videos!
Parte1 Torno de bancada 1 (http://www.youtube.com/watch?v=qu7aukTIBkw#)
Parte 2 Torno de bancada 2 (http://www.youtube.com/watch?v=eHAzXYwrumY#)
Parte 3 Torno de bancada 3 (http://www.youtube.com/watch?v=-T-UZd_buUY#)
Parte 4 Torno de bancada 4 (http://www.youtube.com/watch?v=h5-k-R8vDJE#)