........Tenho observado a seguinte regra para esse contra ponto do cabeçote........Se no contra ponto tivermos CM 02, no cabeçote será CM 03........Ou seja, sempre um número acima......
Vale como dica para você quando for comprar o seu......
Você tem razão.
Estava com uma imensa dúvida sobre qual adquirir para deixar o torno com os acessórios de fábrica e que fossem imprescindíveis ao uso.
E a dúvida maior estava recaindo na contra-ponta a ser colocada no interior do eixo da placa (spindle). Tem que ser exato.
O fabricante Myford ainda existe e continua fornecendo peças de reposição (mandei um e-mail e me responderam).
Obviamente o preço de peças originais são bem maiores que o dos outros vendedores.
Na página do site
http://www.myford.com/ML7_spares.html existe a tabela de preços das peças.
A contra-ponta do spindle -
Soft centre 2MT - custa £8.96, e a do outro lado,
Hard centre 2MT, custa £10.19. Os preços na RDGTools e da Chronos estão Aprox £4.00, mas não tenho a certeza se são na mesma medida do original.
Estou tentado a encomendar essas contra-pontas direto no fabricante e aproveitar para vir junto as buchas (
Feednut) dos fusos do
TopSlide e do
CrossSlide que custam £ 12.50 cada, essas duas buchas deixariam o velho torno com a precisão de fábrica.
Quanto às engrenagens vou encomendar da RDGTool (preços infinitamente menor que o do fabricante), inclusive aquela de 127 dentes, que só vai estar disponível novamente para venda daqui a duas semanas.
No momento estou fazendo uma limpeza mais minuciosa. Encontrei muita limalha dentro da placa do torno e por dentro dos Top e Cross Slides. Tem muita graxa e óleo endurecidos que parecem um cola seca impregnados de limalha.
Como já estou querendo já usinar uma peça, ainda neste final de semana, tenho que lubrificar tudo de acordo com o manual do fabricante.
O recomendado são os óleos Esso Nuto H32 para o eixo do spindle (é colocado naquela azeiteira) e o Esso Febis K68 para ser colocado nas engrenagens e fusos, além de graxa normal para as graxeiras.
A questão é que o Nuto 32 é óleo
hidráulico e vou ter que procurar, no comércio local, óleos equivalentes antes de por o negócio para funcionar.