Fiz um teste hj, seguindo o video que postei acima usando a técnica do arraste da ferramenta sobre a polia. No meu torno não foi necessário fazer nenhuma alteração para tal função, como estava com pouco tempo fiz a afiação da ferramenta toda no olhometro, sem aferir os angulos dos dentes da corrreia...
Pelo menos, o eixo principal eu já tenho aqui. É de lavadora Brastemp, vendido aqui mesmo na minha quadra.
Possui até mesmo um furo roscado que possibilita a colocação de um parafuso fixador do bit. Aproveito e coloco as fotos do eixo da Brastemp.
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No final de semana vou ver se consigo mais componentes.
seguem as fresas que eu uso na usinagem de aluminio e em especial no rasgo das chavetas conforme meu video ai em cima.
Como te falei, o resultado vai depender de experimentação, mas p/ mim foi satisfatório. E pelo visto p/ vc tb.
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Eu tenho a fresa Dremel 650, de 1/8, mas não tive coragem de testá-la com aço. Não serve para as polias que pretendo usinar.
A foto dela é esta..
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Parece-me que está havendo uma inversão da utilidade desse excelente torno: a principal função do torno é "tornear"
....... a melhor opção para fresar as tais polias (e, inclusive, engrenagens) seria providenciar um eixo divisor "travável", para sujeitar o material a ser fresado e usar a placa para fixar a ferramenta de trabalho (bit giratório).
.... Esta descrição, obviamente, é de um divisor para fresar no torno, mas que poderia ser improvisado com, acredito, melhor sucesso que tentar com a dremel ou fresar "arrastando" o bit manualmente.....
É uma tentativa de fazer algo com os recursos já existentes. No futuro, terei um divisor. Encontrei lá fora uns divisores até barato quando comparado com o preço de um por aqui. O problema é o frete que fica maior que o preço da peça.
esse esquema de usar o torno como uma plaina, com uma ferramenta posicionada de lado no castelo, funciona razoavelmente...... Quando reformei minha plaina, usei este esquema para fazer a engrenagem da catraca, com 50 dentes.......Fiz em 1045 e depois temperei.
Espetáculo essa plaina. Deve ser da geração do Myford que tenho por aqui. A fisionomia dela é bem "retrô", que nem o Myford.
Muito legal a restauração e também a engrenagem da catraca e o parafuso com a cabeça serrilhada.
No meu aqui, acabou de chegar as últimas peças para deixá-lo completo. Desta vez as peças vieram da própria Myford. Demoraram a remeter, mas chegou.
Aproveitei e comprei um livro e um cartaz e um encarte.
As peças são as seguintes:
- 2 buchas para os fusos dos carros;
- 4 porcas de retenção dos parafusos allen sem cabeça do carro superior;
- 1 pacote com 10 graxeiras;
- 1 Bocado de ruelas de fibras, de várias espessuras;
- 1 mola do porta ferramenta original (acho que nunca vou necessitar usá-la, comprei apenas para completar o torno);
- 1 feltro limpador do barramento (fica anexado ao carro transversal);
- 1 transfer com o logotipo da Myford (é o segundo que compro);
- 1 placa de alumínio com a tabela para montagem das engrenagens (em Pol e mm), ficará fixada por dentro da tampa da caixa de engrenagens;
- 1 Livro Myford Series Manual;
- 1 plastificado com o desenho e tabelas de montagem de engrenagens;
- 1 cartaz plastificado com as medidas de diversos tipos de roscas, fusos, em Pol e mm.
Aí estão as imagens
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Acho que não falta mais nada, agora só a pintura.