Autor Tópico: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...  (Lida 74773 vezes)

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Offline rodrigo w

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #180 Online: 12 de Setembro de 2010, 19:33 »
Concordo com o Raranda sobre fazer a extemidade fixa, vai melhorar o efeito alavanca, existe algum alinhamento no tubo do amorteçedor? Pergunto pois isso pode ser a causa do peso na movimentação e não só o aperto nas abraçadeiras,...

Gostei muito da invenção, agora quero ver as polias prontas!! :)

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #181 Online: 12 de Setembro de 2010, 20:24 »
......possuiam a extremidade da "alavanca", fixa.....E não "articulada" da maneira que você fez no seu dispositivo......No mínimo isso trará uma maior rigidez ao conjunto-alavanca, evitando torçôes ou desalinhamentos no curso dessa alavanca..........
[/color]

Concordo com o Raranda sobre fazer a extemidade fixa, vai melhorar o efeito alavanca, existe algum alinhamento no tubo do amorteçedor? Pergunto pois isso pode ser a causa do peso na movimentação e não só o aperto nas abraçadeiras,...Gostei muito da invenção, agora quero ver as polias prontas!!

Inicialmente, também achava esse "jumelo" desnecessário, mas depois constatei que é primordial.
Se raciocinar bem, se a alavanca fosse FIXA ocorreria um movimento angular, no ponto de junção da alavanca com o eixo-porta-ferramenta. Esse jumelo elimina esse "arco".

Constatei que o movimento do eixo-porta-ferramenta ficou duro antes mesmo de colocar a alavanca.
Vou mudar o tipo da braçadeira. Apertei além do que devia.
Detalhe importante: como foi utilizado os tubos de amortecedores como tubo guia não há nenhum tipo de folga no eixo-porta-ferramenta. Está extremamente rígido.

Se prestar atenção nas fotos, coloquei dois dispositivos de regulagem. Um está na extremidade da alavanca (dois allen próximo ao jumelo) e outro no eixo-porta-ferramenta (dois allen Prox. a ligação com a alavanca).
O primeiro tornou-se desnecessário, mas o segundo, possibilita regular o ângulo do Bit e colocá-lo exatamente apontado para o centro da placa do torno.
--------------------------------------------------------------
Em tempo...
Rodrigo, observe bem o movimento do jumelo daquele filme que vc mesmo postou aqui neste tópico

« Última modificação: 12 de Setembro de 2010, 20:45 por fsraulino »

Offline RAranda

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #182 Online: 12 de Setembro de 2010, 20:47 »
Fernando........

Veja a opinião de um "genio" da mecânica.

Ele também pensa como eu e o rodrigo (simples mortais. eeheheheheh).

http://homepage3.nifty.com/amigos/slotter/slotting_tool-e.htm

Abraços.

Rubens

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #183 Online: 12 de Setembro de 2010, 20:56 »
Acho que estamos falando de coisas diferentes.
No link indicado, logo na primeira imagem, o tal jumelo está presente.

Salvei a imagem e reeditei-a.
A peça é essa indicada com a seta amarela?


Em tempo...
Agora é a imagem do jumelo que montei
« Última modificação: 12 de Setembro de 2010, 21:02 por fsraulino »

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #184 Online: 12 de Setembro de 2010, 21:33 »
Aí vai o link do filme



[url=http://www.youtube.com/watch?v=LdquJEICpSE#]myford keyway slotting tool P1010901.MOV
« Última modificação: 12 de Setembro de 2010, 21:54 por fsraulino »

Offline RAranda

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #185 Online: 13 de Setembro de 2010, 09:04 »
Nobre Fernando....

Você tem "rasgão"...rsrsrsrs

Imaginamos então que sem o jumelo o negócio funfaria melhor, mas acho que não.

E quanto á fixação do eixo arvore, manteve a mesma solução apontanda anteriormente ou improvisou algo diferente?

Meus parabéns.

Abraços.

Rubens

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #186 Online: 13 de Setembro de 2010, 10:49 »
.....Você tem "rasgão"...rsrsrsrs.......I maginamos então que sem o jumelo o negócio funfaria melhor, mas acho que não.....E quanto á fixação do eixo arvore, manteve a mesma solução apontanda anteriormente ou improvisou algo diferente?.....

Conforme falei, antes de começar a montagem, acreditava que dava para eliminar o jumelo (articulação), mas, verificando "in loco", esse procedimento faria um movimento em arco com a alavanca. Ou seja, ficaria tudo travado.

Fiquei tremendamente otimista com o resultado usando os componentes de amortecedores. Ficou muito mais robusto que os modelos encontrados na internet.
O acabamento dos canais na obra ficaram bem lisos e retilíneos. Não há oscilação transversal no " eixo árvore" (conforme vc denominou), ou "eixo-porta-ferramenta" (conforme eu denominei) e nem movimento axial/giratório (esse movimento seria o único que poderia ocorrer).
O movimento axial/giratório desse eixo principal é eliminado pela dupla fixação da alavanca (no jumelo e no eixo principal).

A maior dificuldade que encontrei foi na questão do posicionamento da altura do eixo principal. Tinha que ficar exatamente alinhada com o centro do torno (linha imaginária centro da placa / contra-marco).
Usei calços para chegar na altura correta (cortei o tubo externo do amortecedor para fazer esses calços). Como usei vários calços, então o visual dessa parte ficou ruim, mas funcionou

Outra parte que acho que pode ser melhorada é no próprio jumelo. Fiz utilizando duas hastes (barras de aço de 1/2 X 1/8")) paralelas cujo desenho ficou "II". Pretendo substituí-lo por duas hastes mais robustas (barras de 1/2 X 1/4") unidas pelo centro formando o desenho "H". Será para prevenir qualquer movimento rotatório decorrente de um uso contínuo.

Os parafuso que ligam as articulações deverão ser travados (ainda não os travei) ou substituídos por pequenos eixos com anilhas.

O ponto de ancoragem do jumelo (cabeça de um parafuso allen M10 usinado + uma porca M10 arredondada) e sua conexão com a alavanca deverá estar facetada. Atualmente estão totalmente cilíndricas. Como não tenho fresadora para facetá-las pretendo, com cuidado, fazê-las no esmeril.

Outro detalhe que ficou muito bom foi o dispositivo de regulagem axial para apontar o bit de corte com o centro da placa. Fiz-lo atrás do eixo principal (" eixo árvore"  ou "eixo-porta-ferramenta"), próximo à ligação com a alavanca. Esse procedimento evitou qualquer flambagem ou falta de rigidêz no lado oposto (onde está a ponta com o bit). Nos exemplos da internet estão no lado do bit, e podem ser notados pela argola envolvente.
No meu, não dá nem para notar direito, exceto pela presença de 2 parafusos allen.

Para finalizar todo o projeto e proporcionar um trabalho próximo ao desejado, faltam ainda:
- Fazer um indexador de números de dentes da polia a ser fabricada, que utilizará a engrenagen do eixo do "spindle" do torno (tentei usar um ferrolho de portão, mas ficou com folga); e
- Um limitador de profundidade de corte, que deverá ser colocado no carro grande.

Como me faltam desenhos exatos dos dentes das polias, bem como informações contundentes sobre o diâmentro inicial do tarugo a ser trabalhado, encomendei um par de polias e uma correia para servirem de referência. São polias T5 de 8mm. Pena que o preço das polias e correia ficaram bem salgados e esse custo faz com que o projeto fuja um pouco de seus propósitos que é fabricar polias com fáceis recursos locais e com o menor dispêndio de dim dim.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, 11:46 por fsraulino »

Offline RAranda

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #187 Online: 13 de Setembro de 2010, 12:49 »
Vou ver se consigo alguma informação para você dessas polias e correias, asism que eu for ao centro e passar pela DINA.

Assim que eu conseguir alguma coisa eu lhe aviso.

Abraços.

Rubens

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #188 Online: 13 de Setembro de 2010, 13:04 »
....Vou ver se consigo alguma informação para você dessas polias e correias, asism que eu for ao centro e passar pela DINA.....

Já orcei na Dina
POLIA 16/T5-8MM......R$29,60 A PEÇA
POLIA 48/T5-8MM......R$115,30 A PEÇA
CORREIA 8/T5-350.......R$17,40 A PEÇA
FRETE SEDEX R$29,00
TOTAL R$ 191,30

Se Vc já tiver uma polia, favor medir o diâmetro no paquímetro ou no micrômentro.
Depois verifique na tabela de especificações de polias do próbrio fabricante (Dina ou Schneider) se o diâmetro primário é o mesmo.
A dúvida é se o diâmetro primário que consta da tabela é medido a partir do topo do dente, ou no meio da altura o dente, ou no fundo do canal.

Tenho um multímetro em polegadas (0 - 1"), na embalagem, Marca Empire, para quem quizer trocá-lo por um par de polias + correia.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, 13:13 por fsraulino »

Offline rodrigo w

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #189 Online: 13 de Setembro de 2010, 20:25 »
To falando desde o inicio que tem que ter o "jumelo" Fernando, cara mais teimoso!!! :P

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #190 Online: 19 de Setembro de 2010, 23:46 »
Este final de semana resolvi fazer o indexador.
O ferrolho deu um pouco de trabalho. Usei um tarugo de alumínio para caixa, um tarugo inox redondo como haste, molal, parafusos allen M3, uma barra-chata de alumínio como base do conjunto e um tarugo pequeno redondo de alúmínio como puchador da haste.

Como as engrenagens da caixa do torno apresentam folgas, decidi por acoplar uma engrenagem diretamente no eixo da árvore do torno.
O problema é que não havia como encaixar a engrenagem do furo da árvore.
A solução foi fazer um eixo que, de alguma forma, fosse colocado por dentro da árvore.
Usinei um tarugo, sendo que numa extremidade fiz o encaixe para a engrenagem, e no outro, um fixador interno para a árvore.
O fixador interno é um cone, com um furo central com rosca. Esse cone, ao ser tracionado pelo parafuso que prende a engrenagem, entra no eixo, expandindo-o, pressionando a parede interna da árvore.
Ainda falta fazer uma cavilha no eixo (é para a engrenagem) e dois cortes fazendo um "X" na outra extremidade, onde já foi feito um furo cônico.
Aí vão as fotos.
          

Acho que no próximo final de semana concluo a plaina e o indexador.

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #191 Online: 25 de Setembro de 2010, 19:45 »
Peguei uma gripe que me deixou com jeito de quem foi atropelado por um trem. Mas deu para adintar mais alguma coisa.

As fotos abaixo mostram o primeiro trabalho útil com a plaina manual.
É uma cavilha para colocar uma chaveta (vai fixar a engrenagem ao eixo do indexador.

      

O aço do eixo do indexador é uma sobra do amortecedor. Ou seja, é duro para caramba.
Mas mesmo assim o resultado ficou muito bom. Pena que eu ainda não estou dominando a arte de afiar bits, senão o trabalho ficaria perfeito.

Fiz também os cortes na ponta do eixo. Coloquei furos redondos nas pontas do corte para dissipar as forças que tenderão a criar a rachaduras.
      

Sei que o pessoal está esperando as polias, mas vamos com calma.
Falta ajustar e fazer os furos na base de alumínio do ferrolho indexador para fixálo no quadrante do torno.

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Torno Myford ML7 - Fazendo polia de alumínio
« Resposta #192 Online: 26 de Setembro de 2010, 17:51 »
Para completar os trabalhos nesse final de semana, fixei o ferrolho no quadrante do torno.



Dessa forma já deu para fazer uma experiência.
Usinei um tarugo de alumínio de 50mm, e pela tabela, daria para fazer uma polia com 30 dentes. Já deixei o cubo da polia pronto com um diâmetro de mais ou menos 35mm.


O meu erro foi cortar o tarugo para deixá-lo na forma de uma polia terminada. Depois explico o motivo.


Coloquei a plaina no carro grande do torno, e o tarugo da polia, presa pelo cubo, na placa do torno.


Afiei um bit dexando-o com mais ou menos 50 graus e com a ponta com 2,5mm. Tirei esses dados do desenho de uma correia XL. O indexador foi uma engrenagem de 60 dentes (de 2 em 2 dentes para fazer uma polia de 30).

Dei início ao movimento da alavanca e o bit cortou fácil o alumínio. Muito fácil mesmo. A profundidade foi de mais ou menos 1mm.


A foto acima explica o motivo para não cortar o tarugo.
O porta bit esbarrou na castanha do torno. Tive que afrouxar a placa e tirar o tarugo da posição, e dei uma rodada na placa para continuar. Dessa forma ocorreu uma perda na equidistância entre os dentes.

Aí vai a imagem do resultado do primeiro teste..


O acabamento ficou muito bom e o maior erro é que houve distâncias diferentes entre os dentes.

Na semana que troco as braçadeira dos tubos da plaina, dou um acabamento na ferramenta e faço novos testes.

Offline mulapreta

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #193 Online: 27 de Setembro de 2010, 22:21 »
Citar

O acabamento ficou muito bom e o maior erro é que houve distâncias diferentes entre os dentes.


Raulino, falar sobre seu erro é redundância, Uma vez que você aprendeu da melhor maneiro que existe: Fazendo e errando.

só uma lembrança, fazer apenas um rebaixo no lugar que você cortou, para a saida do material que estiver tirando dos dentes.

Com relação à distância desigual entre os dentes, é porque você teve que movimentar a engrenagem na placa antes de terminar ou houve outro motivo?

Parabéns pela sua capacidade inventiva.

Abraços

Edson


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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #194 Online: 27 de Setembro de 2010, 23:13 »
................ falar sobre seu erro é redundância, Uma vez que você aprendeu da melhor maneiro que existe: Fazendo e errando.
só uma lembrança, fazer apenas um rebaixo no lugar que você cortou, para a saida do material que estiver tirando dos dentes.

Isso mesmo, fazer o rebaixo sangrando com o bedame, sem cortar o tarugo por completo. E, depois de finalizado todos os dentes, terminar de cortar com o bedame na largura desejada ou padronizada.

Citar
Com relação à distância desigual entre os dentes, é porque você teve que movimentar a engrenagem na placa antes de terminar ou houve outro motivo?

Vc quiz dizer "projeto de polia".
Afrouxei a placa do torno, porque a ponta do porta bit iria encostar na castanha. Ao reapertar a placa, com a polia na nova posição, as distâncias entre dentes ficaram desiguais.

« Última modificação: 27 de Setembro de 2010, 23:23 por fsraulino »

 

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