Autor Tópico: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...  (Lida 76214 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #30 Online: 06 de Junho de 2010, 19:09 »
as voltas do fuso do CARRO TRANSVERSAL é em milimetro esta correto, pois quando estamos torneando um eixo as medições são em milímetros mesmo,

Quanto ao fuso de 8 fios por polegadas é o fuso que movimenta o Carro transversal que realmente é em polegadas,
Atente que isso é uma colcha de retalhos exclusivamente tupiniquim, pois pensamos, desenhamos e medimos em mm, mas as roscas mais usadas no Brasil são em polegadas (mais ainda há 30 anos).
Assim, os clones South Bend nacionais  (Joinville, Sanches Blanes, Riosulense) mantiveram o fuso principal em polegada e passaram os fusos dos carros para mm. Desta forma, trabalha-se em mm nos diâmetros, mas abre-se roscas em polegada.
Não creio que esta peculiaridade exista em tornos de outro lugar no mundo. Fora aqui, ou bem polegadas no torno inteiro ou bem milímetros no torno inteiro.
Por isso, em um Myford ou South Bend (ou outro fabricante estrangeiro), se o fuso principal for em polegadas e os dos carros forem milimétricos, algum destes foi substituído. Provavelmente tudo é polegada ou tudo é mm.

Repetindo a sugestão do Gilii, meça com paquímetro, de preferência diretamente nos fusos. Veja se em 25,4mm encaixa um número inteiro de fios de rosca. Caso não encaixe, veja quantos mm ocupam 10 fios.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #31 Online: 06 de Junho de 2010, 19:20 »
O número de série do torno é K 17708. Pesquisando, verifica-se que foi produzido em 1951. É certo que foi fabricado com todos os fusos e buchas em polegadas,afinal é um torno inglês.

Mas, desmontando os carros da "Luneta Composta" (denominação segundo o Manual do Torneiro postado aqui neste tópico), verifiquei que a castanha de um é de latão e a do outro carro é de alumínio (esta última é também um pouco menor).
O manual do fabricante, diz que os dois carros usam a mesma castanha (Feednut).
Em consequencia, como são diferentes no tamanho e material de fabricação, não são as mesmas que vieram de fábrica (ou pelo menos uma delas).

Coloco aqui uma screen tirada do manual, para melhor entendimento.
[attachthumb=1]

O manual antigo do fabricante, também constam como opcionais, fusos e castanhas Métricas para os carros.
Julgo então, que os fusos e as castanhas, e também os tambores numerados foram trocados em alguma época difícil de precisar qual.

Tirei várias fotos do tambor (colar) numerado do manípulo, mas nenhua ficou nítida. Mas, de qualquer forma coloco aqui.
[attachthumb=2]
A marcação vai de 0 a 100, com numeração de 10 em 10, de modo que aparecem os números 0 - 10 - 20 -30 -40 -50 -60 - 70 - 80 e 90.

Desmontei o carro menor, o transversal (TopSlide), e fiz a medição do comprimento entre 10 roscas. O resultado foi 20mm.
[attachthumb=3]

Coloco mais fotos, talvez dê para ver também a numeração dos tambores.
[attachthumb=4] [attachthumb=5]

Coloco também a imagem da bucha do carro menor.
[attachthumb=6] [attachthumb=7]

Quanto a folga dos mecanismos, não sou experiente para afirmar, mas ao rodar o manípulo para um lado e depois para o outro, e o movimento volta a acontecer, o tambor anda 10 marcações no carro menor e 13 no carro maior.
Não sei se isso é considerada uma folga grande ou uma folga admissível.
A Myford diz que o torno sai de fábrica com a precisão de 0,002.

Aproveito e coloco a foto do primeiro tarugo parcialmnte usinado para fim de testes.
Usei uma das ferramentas que vieram junto com o torno.
[attachthumb=8]
As extremidades, faceando com a ferramenta, ficaram muito boas. Mas a lateral, ficou ainda bem áspera.

Vou tentar afiar a ferramenta conforme o manual postado aqui pelo Raranda e fazer novo teste. O autor do manual ainda recomenda "toucinho" para ajudar no corte e melhorar o acabamento.

Offline mulapreta

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #32 Online: 06 de Junho de 2010, 19:56 »
Como foi dito anteriormente pelo Ivan e por você, parece que houve uma adaptação nos fusos do carro móvel.

Como você verificou, parece que o passo é realmente de 2 mm. por volta, isso quer dizer que a cada volta é desbastado 4 mm. de diâmetro.

Quanto ao colar com marcação de 0 a 100, creio que nessa adaptação não dispunham de um colar de 0 a 40 e colocaram esse colar de uma outra máquina qualquer.



Em um tópico criado pelo Ivam há uma descrição de como êle fez um colar novo para seu torno. dê uma olhada no tópico e tente fazer um novo colar de 0 a 40.

Outra sugestão seria, já que você está dando um trato legal no torno, fazer outros fusos e castanhas com passo de 2,5 mm e colar de 0 a 50.

Tentando fazer esses arranjos, você estará praticando a arte da usinagem.

Abs.

Edson

Offline F.Gilii

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #33 Online: 06 de Junho de 2010, 20:04 »
É uma pena que não se conhece a história da máquina

Acho tão estranho fazer certas adaptações como as estão sendo sugeridas, mas e claro que isso pode ter acontecido.

Eu como sou meio purista, prefiro deixar a máquina o mais original possível, mas nesse caso há dois caminhos:
deixar a máquina toda em milimetros ou toda em polegadas...

Para mim não faz muito sentido deixá-la em milimetros para tornear e em polegadas para fazer rosca - não se seja um problema - é até mais prático se formos pensar, mas eu penso mais é na originalidade mantida.

Por exemplo, acho estranho que uma máquina de 1951 use uma castanha em aluminio - bronze seria o mais comum ao meu ver...

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #34 Online: 06 de Junho de 2010, 22:04 »
Citar
É uma pena que não se conhece a história da máquina

Até interroguei o vendedor para saber mais detalhes, mas apenas que o torno era de seu pai falecido em 1991, e havia adquirido o torno no início da década de 80. O dono anterior era estrangeiro que voltou para a Inglaterra.

Citar
Como foi dito anteriormente pelo Ivan e por você, parece que houve uma adaptação nos fusos do carro móvel.
Citar
Acho tão estranho fazer certas adaptações como as estão sendo sugeridas, mas e claro que isso pode ter acontecido.

Estou com a dúvida se os fusos e castanhas métricas são da Myford ou foram adaptadas de outros tornos.
Acho difícil a primeira hipótese ter ocorrido, pois havia muita dificuldade em importar peças originais na época. A castanha deve ter desgastado, e aí, resolveu trocar também os fusos por existentes no mercado.

Citar
Eu como sou meio purista, prefiro deixar a máquina o mais original possível, mas nesse caso há dois caminhos: deixar a máquina toda em milimetros ou toda em polegadas...

Concordo plenamente. Tenho dois carros jipes, um deles é bem antigo, é um Dacunha Jeg, é raro. Me esforço em mantê-los originais.

Quando comprei o torno, estava pensando mais na utilidade imediata, e depois que o ví, penso muito em deixá-lo como veio de fábrica.

Coloco aqui uma screen do manual, com a relação das peças originais.
[attachthumb=1]

Abaixo coloco um recorte do catálogo com preços atuais do fabricante, das peças que estamos falando.
Fiquei na dúvida sobre o quê seria "Re-settable Micrometer Dial"
[attachthumb=2]

Citar
Para mim não faz muito sentido deixá-la em milimetros para tornear e em polegadas para fazer rosca - não se seja um problema - é até mais prático se formos pensar, mas eu penso mais é na originalidade mantida.

Isso é uma coisa que vou descobrir na prática. Ainda sou iniciante.

Citar
Por exemplo, acho estranho que uma máquina de 1951 use uma castanha em aluminio - bronze seria o mais comum ao meu ver...

Também achei o alumínio um pouco nobre para o serviço como castanha. Mas esse torno possui outros componentes em alumínio. Como exemplo todas as carenagens são de alumínio.

O uso de alumínio em 1951 era bem restrito, mas vale lembrar que a Inglaterra usou-o muito nas aeronaves da Segunda Guerra.

Embora hoje o Myford tenha a aparência de antiquado, no pós-guerra era Top da categoria pequenos.

Os Myford tinham um alto custo de aquisição, e ainda tem. O modelo Super7 novo (substituto do ML7) é vendido na fábrica por quase 8 mil Libras. Lembrando que uma Libra = R$ 2,66.
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Em tempo

Aproveito e coloco aqui o link de uma reforma completa de um Myford
http://www.lathes.co.uk/myfordrebuild/www.onepoint6.co.uk/Myford/Myford%20ML7%20Page%202.htm

Abaixo da linha divisora coloquei o Catálogo 2010 das Peças e a tabela de Preços de Myford novos
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 22:48 por fsraulino »

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #35 Online: 06 de Junho de 2010, 23:14 »
Eu mesmo perguntei e eu mesmo respondo.
"Re-settable Micrometer Dial" é a peça nova na imagem a seguir.
No meu torno, o tambor numerado é bem diferente de ambos. Fato que torna verdadeiro a suspeita do Mulapreta.
[attachthumb=1]

Tradução "Google" do texto em inglês
"Finalmente, aqui está uma foto do novo micrômetro mostrador ajustável (re-configurável) para o Myford, que substituiu o velho e horrível item da Mazak. Ele é tensionados por uma mola interna que proporciona um trabalho suave e atenua os problemas. É uma verdadeira bênção por tornar capaz de obter 'marca zero' antes de usinar um corte, ao invés da dificuldade para ler os números apagados e fazer cálculos matemáticos."

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #36 Online: 07 de Junho de 2010, 09:21 »
É certo que foi fabricado com todos os fusos e buchas em polegadas,afinal é um torno inglês.
Algumas versões para exportação podem ter sido feitas em mm. Daí provavelmente a existência de peças de reposição em mm. Mas nunca uma máquina "mista".
Citar

Mas, desmontando os carros da "Luneta Composta" (denominação segundo o Manual do Torneiro postado aqui neste tópico)
As denominações mais usadas aqui são "carro transversal" (o carro inferior) e "carro superior". Juntos, são "os carros". "Lunetas" são peças auxiliares para suportar peças longas.
Citar
A marcação vai de 0 a 100, com numeração de 10 em 10, de modo que aparecem os números 0 - 10 - 20 -30 -40 -50 -60 - 70 - 80 e 90.
Da forma como está, a cada 10 unidades avançadas, o carro andou 0,2mm - e reduziu o diâmetro da peça torneada em 0,4mm.
Como comentou o Edson, o ideal é uma combinação de passo de fuso e número de marcações que permita uma correspondência direta entre a redução de diâmetro na peça torneada e a quantidade de unidades avançadas no colar.
Ou seja:
(passo do fuso em décimos de mm) * 2 = (marcações por volta no colar)
Mas isso não impede nada, e com um pouco de prática você se acostuma.
Citar
Quanto a folga dos mecanismos, não sou experiente para afirmar, mas ao rodar o manípulo para um lado e depois para o outro, e o movimento volta a acontecer, o tambor anda 10 marcações no carro menor e 13 no carro maior.
Não sei se isso é considerada uma folga grande ou uma folga admissível.
Nada que te impeça de usar. Basta atentar que ao recuar o carro, precisa "comer" a folga antes. Por exemplo, para voltar da indicação 30 para a 20,  precisa primeiro ir até a 10 (ou além) e depois voltar até o 20. Mesmo com peças novas isto já seria o correto (pois sempre há folga), a diferença seria somente a amplitude deste recuo.
Citar
A Myford diz que o torno sai de fábrica com a precisão de 0,002.
Isto nada tem a ver com os pontos anteriores discutidos. Grosso modo, isto é a "uniformidade no diâmetro da peça torneada", fruto principalmente das condições de desgaste do barramento e dos alinhamentos entre as peças.
Citar
O autor do manual ainda recomenda "toucinho" para ajudar no corte e melhorar o acabamento.
Cuidado com o colesterol. ;D
Usine a seco, apenas quando você estiver bem íntimo do torno e quiser agilizar alguma peça com muito material a ser removido, vai trabalhar em velocidades que exijam lubrificação adicional. Aí usa óleo solúvel para usinagem. Mas sugiro não se preocupar com isto agora.

Offline F.Gilii

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #37 Online: 07 de Junho de 2010, 09:29 »
Da forma como está, a cada 10 unidades avançadas, o carro andou 0,2mm - e reduziu o diâmetro da peça torneada em 0,4mm.
Apenas como comentário:
 1/2.54 = 0,3917 ou seja, a diferença para 0,4mm é muito pequena - ainda acho que pode ser um fuso em polegadas, e o dial está com divisão centesimal, mas em polegadas.

Cada traço é de 0,01968 mm (resolução matemática)

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #38 Online: 07 de Junho de 2010, 10:34 »
Também achei o alumínio um pouco nobre para o serviço como castanha. Mas esse torno possui outros componentes em alumínio. Como exemplo todas as carenagens são de alumínio.
O alumínio é inadaquado por ter alto coeficiente de atrito (trabalhando contra aço, mais do dobro de um latão e o triplo de um bronze) e baixa dureza, resultando em forças maiores e - principalmente - desgaste muito acelerado. Por isso não é material apropriado para peças de deslizamento.

Veja que muitas peças deste torno (isto é considerado o principal ponto negativo dos Myford) são de uma outra liga fundida, o Zamak (zinco + aluminio + magnésio + cobre). Tem aspecto um pouco mais escuro e menos uniforme do que o alumínio - visualmente, fica algo entre alumínio e chumbo.
É possível que estas peças sejam de Zamak.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #39 Online: 08 de Junho de 2010, 13:21 »
Citar
"Lunetas" são peças auxiliares para suportar peças longas.

Estava usando a denominação "Luneta Composta" baseada no Manual do Torneiro de 1946, postada aqui nesse tópicopelo Rubens, sei que hoje refere-se aqueles suportes para torneamento de eixos longos.
[attachthumb=1]

Citar
Da forma como está, a cada 10 unidades avançadas, o carro andou 0,2mm - e reduziu o diâmetro da peça torneada em 0,4mm.

Citar
Cada traço é de 0,01968 mm (resolução matemática)

Nâo, eu acho que para cada 10 voltas, o carro avança 20mm, ou seja 2mm por volta.
E para cada marcação do tambor/manípulo seria 0,02mm. Creio que seja isto.

Citar
É possível que estas peças sejam de Zamak.

Realmente deve ser outro material diferente do alumínio.

Em alguma parate do site do fabricante diz que os casquilhos do eixo da placa (mancal) é de "metal branco". No mercado alternativo alguns vendedores oferecem de bronze.
[attachthumb=3]
Por analogia, passo a acreditar que as buchas dos fusos são feitas do mesmo material desses casquilhos.
Fica difícil saber qual a liga desse metal.

A foto abaixo, obtida na internet de um torno em reforma, mostra que a bucha é cinza.
[attachthumb=2]
No meu torno, uma bucha é cinza e outra é dourada.
Outro detalhe, é que o fuso da imagem é bem diferente das que estão no meu torno

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #40 Online: 08 de Junho de 2010, 13:56 »
Nâo, eu acho que para cada 10 voltas, o carro avança 20mm, ou seja 2mm por volta.
E para cada marcação do tambor/manípulo seria 0,02mm. Creio que seja isto.
Isso mesmo, ou seja: a cada 10 unidades avançadas, o carro andou 0,2mm - e reduziu o diâmetro da peça torneada em 0,4mm.
A outra possibilidade seria 12 tpi, o que daria 21,16mm a cada 10 unidades. Mas se você mediu com cuidado, uma diferença de mais de 1mm seria facilmente percebida. Ou seja, deve ser passo 2mm mesmo.
Citar
Fica difícil saber qual a liga desse metal.
É Zamak mesmo, os Myford usavam bastante.


Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #41 Online: 14 de Junho de 2010, 00:23 »
As correias que vieram no torno estavam muito desgastadas.
Uma delas, a maior (2350), que vem do motor, ainda dava para ver qual o fabricante. Orion Gate.
[attachthumb=1] [attachthumb=2]

A menor não foi possível ver o fabricante.
Procurei na internet e descobri que a fábrica com esse nome funcionou até 1968. Atualmente é a bem conhecida Gate.
Então fica a idéia que a última troca de correia desse torno ocorreu antes de 1968.

Agora, para trocar a correia menor dá um pouco de trabalho, pois é necessário desmontar o eixo da placa (spindle).

As imagens abaixo são do cabeçote onde fica posicionado o eixo. Detalhe do mancal em "Metal Branco".
[attachthumb=3] [attachthumb=4] [attachthumb=5] [attachthumb=6]

Obviamente tive que dar uma geral em tudo, antes de colocar as correias novas. Depois de muita escovação com óleo diesel. WD40, thinner, e até banho com sabão, ficou assim:
[attachthumb=7] [attachthumb=8] [attachthumb=9]

No motor coloquei uma correia A33 e no cabeçote foi a A23 (a correia antiga era um pouco maior, e obedeci a especiicação do fabricante).
[attachthumb=10] [attachthumb=11]

Detalhe da polia e engrenagens do eixo da placa. Aí no meio está o único rolamento desse torno (rolamento de pressão).
[attachthumb=12]

Tive que colocar uma bandeja para aparar os residuos do banho com diesel. Limpei bem a cavidade do berço do torno. A sujeira era grande.
[attachthumb=13]

Detalhe do mancal de "Metal banco", ainda em muito bom estado.
[attachthumb=14]

Imagens das polias do motor.
[attachthumb=15] [attachthumb=16]
« Última modificação: 14 de Junho de 2010, 00:28 por fsraulino »

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #42 Online: 15 de Junho de 2010, 15:37 »
Aproveitando o embalo da limpeza, a bancada e a bandeja foram todas pintadas.

A tinta mais parecida com o original da Myford foi o Cinza Médio da Wanda.
Ficou um pouco mais claro, mas serve como referência para uma povável pintura do torno.
Por ser esmalte sintético, não sei se resistirá à óleos e lubrificantes.
Se for resistente, vou acrescentar um pouco de cinza escuro para tentar chegar na cor mais próxima.
[attachthumb=1] [attachthumb=2] [attachthumb=3]

[attachthumb=4] [attachthumb=5] [attachthumb=6]

Outra questão NÃO resolvida é sobre a bomba de graxa.
Não consegui encontrar uma com bico pequeno. O tamanho é 2 B.A.

Já tinha comigo, faz muito tempo, uma mini-bomba que eu havia adaptado um bico padrão.
O Havoc havia me aconselhado trocar todas as graxeiras e colocar as de 6mm, entretanto quero manter a originalidade do torno.

Abaixo estão as imagens da velha bomba e do bico atual. Terei que fazer um outro bico para usar no Myford.
[attachthumb=7] [attachthumb=8] [attachthumb=9]
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 15:41 por fsraulino »

Offline RAranda

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #43 Online: 15 de Junho de 2010, 19:44 »
Se posso dar uma sugestão, pense em usar PU para a pintura.

Usei esmalte em um BV 020 que tive, quando novo e sem uso, ficou perfeito, depois de algum tempo não podia dizer a mesma coisa.

O trabalho na preparação e pintura é o mesmo, a tinta, um pouco mais caro, mas vale cada centavo.

Abraços.

Rubens

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #44 Online: 15 de Junho de 2010, 21:02 »
Se posso dar uma sugestão, pense em usar PU para a pintura.

É uma boa sugestão. Vou tirar um dos mancais do fuso grande do torno, onde a pintura está com boa aparência e não foi atacada por óleo, e levar numa loja de tintas automotivas para ver se conseguem fazer uma igual.

Antes, vou aguardar a chegada de algumas peças diretamente do fabricante, e aproveitar tudo para desmontar todo o torno.

Para se ter uma noção de preços para deixar o velhinho bem justinho, as peças são as seguintes:
- Pacote com 10 graxeiras 65000 2BA  £6,65
- Buchas para fusos do carro - metrico - passo 2mm (x2) £12,52 = 25,04
- Adesivo transfer com o logotipo para a tampa do cabeçote £4,62
  1£ = R$ 2,65  Frete + £ 15,00
Tem ainda as engrenagens e alguns acessórios que fazem parte do kit de fábrica  e uma capa da própria Myford.

Tenho um compressor ar direto para a pintura, mas o problema vai ser o cheiro no Ap. A madame aqui reclamou até do cheiro do esmalte sintético aplicado com pincel e rolinho.

Outra notícia é que encontrei óleo Norma 32HLP e 68CGLP, mas somente em galões de 20 (VINTE) litros. Acho que vou continuar mesmo é usando óleo de direção hidráulica e óleo singer.
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 21:12 por fsraulino »

 

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