Autor Tópico: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...  (Lida 76215 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #45 Online: 15 de Junho de 2010, 23:01 »
encontrei óleo Norma 32HLP e 68CGLP, mas somente em galões de 20 (VINTE) litros. Acho que vou continuar mesmo é usando óleo de direção hidráulica e óleo singer.
Muito mais importante do que a marca do óleo é o ajuste correto da agulha da oleadeira, para que em uso caia pelo menos 1 gota a cada 30 segundos. Você já ajustou? O ajuste de folga dos mancais também é importante, pois ajuda a garantir o filme lubrificante adequado.
Quanto ao lubrificante, no cabeçote qualquer óleo não-detergente SAE10 a 20 vai estar bem atendido. A preocupação é não usar algum óleo que agrida o Babbitt (reza a lenda que os detergentes "lavam" o chumbo no babbit e no bronze-chumbo), pois como a lubrificação é de perda total, questões como espuma, absorção de água etc. creio serem irrelevantes. Na verdade, usando um óleo mais moderno, é bem possível que você tenha um filme mais resistente, menor coeficiente de atrito e menor variação de viscosidade em diferentes rotações (e temperaturas).
E o óleo para as outras partes tem menos exigências. Como havia comentado, experimente óleo para correia de motoserra. Tem pote pequeno de 1 litro da Stihl.

Você já verificou o serial e o ano do torno?
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 23:10 por Ivan »

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #46 Online: 16 de Junho de 2010, 23:21 »
Muito mais importante do que a marca do óleo é o ajuste correto da agulha da oleadeira, para que em uso caia pelo menos 1 gota a cada 30 segundos. Você já ajustou?

Ajustei agora, depois da tua dica. Estava pingando a cada 2 segundos e o reservatório esvaziava rapidamente.

Citar
O ajuste de folga dos mancais também é importante, pois ajuda a garantir o filme lubrificante adequado.

Quando montei o cabeçote após a limpeza, o spindle ficou preso. Fiz o ajuste afrouxando os parafusos allen. Acho que ficou Ok.

Citar
...........Como havia comentado, experimente óleo para correia de motoserra. Tem pote pequeno de 1 litro da Stihl........

Vou fazê-lo nesse final de semana.

Citar
Você já verificou o serial e o ano do torno?

O número é K 17708, e com base no link http://www.lathes.co.uk/myford/page29.html foi fabricado em 1951. É bem antigo mas não foi judiado, daí a minha preucupação na questão da lubrificação.

A pessoa que me vendeu não tinha a graxeira específica, então acho que a tudo era feito untando-se as partes de atrito.

Por falar em graxeira, resolvi a questão fazendo um cilindro perfurado de alumímio.
Esse cilindro possui um furo de 1/8 e foi colocado no interior do bico acoplador, no espaço antes ocupados pelas pinças.

Funcionou muito bem. Já coloquei abasteci todas as graxeiras.Isso me drá mais confiança na utilização do torno.

No final de semana coloco umas fotos do dispositivo.
« Última modificação: 16 de Junho de 2010, 23:22 por fsraulino »

Offline Jorge_BH

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #47 Online: 16 de Junho de 2010, 23:25 »
Citação de: fsraulino link=topic=4759.msg116836#msg116836 date=1276646536
...Tenho um compressor ar direto para a pintura, mas o problema vai ser o cheiro no Ap....
[/quote
Nem pense nisso!

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #48 Online: 19 de Junho de 2010, 17:04 »
Encontrei o óleo da Sthil para corrente de motoserra.
É fabricado pela Castrol e chamado de Magnum.
Agora ele é VG 220.
Sei que pode parecer frescura, mas essa specificação não ficaria longe da 68?

Encontrei também o Texaco Capella ISO 68. Verificando a aplicação, é um óleo mineral puro para máquinas de sistema de refrigeração.

Passando para o assunto da bomba de graxa. Coloco as fotos da peça de adaptação que substitui as pinças originais do bico de acoplamento.
Funcionou muito bem, sem esparramar graxa.
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Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #49 Online: 19 de Junho de 2010, 20:55 »
O óleo pra corrente de motoserra é um pouco mais grosso sim, mas a numeração engana um pouco. Pra óleos de caixa, ISO 68 é a mesma viscosidade de um SAE 80, e ISO 220 um SAE 90.
A vantagem dele em relação a um óleo "puro" (como o Capella) é que ele é extremamente antigotejante. Isso permite que as engrenagens do câmbio ou da caixa norton retenham por mais tempo a lubrificação colocada, e nas guias isso reduz o gruda-desgruda (stick-slip). Mas não é grosso a ponto de prender as sujeiras e não soltar, como uma graxa. Ao escorrer, ele leva junto.
Supostamente é a coisa mais próxima do produto ideal, óleo para barramento.
http://www1.mscdirect.com/CGI/NNSRIT?PMPXNO=1965951&PMT4NO=5839453
Que é meio ruinzinho de achar.

Mas mais ainda do que no cabeçote, o primordial é manter limpo e lubrificar com frequência, independentemente do óleo. 


« Última modificação: 19 de Junho de 2010, 21:18 por Ivan »

Offline fsraulino

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Torno Myford ML7 - Lubrificantes nacionais
« Resposta #50 Online: 21 de Junho de 2010, 20:44 »
Ivan

Ainda insistindo nas especificações de lubrificantes do torno, acho que encontrei dois fabricantes nacionais que os produzem e vendem em litro ou menos.

Não encontrei nenhum análise sobre a qualidade deles.

Um deles é o Igloo, que produz o Óleo Hidráulico HLP ISO 32 (http://www.iglootec.com.br/index.html). Usado em compressores de sistema de refrigeração
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O outro é a Biolub Química (http://www.biolub.com.br) que produz o SUTOL BR CGLP 68,  e outros óleos com nomes bem pitorescos como o tal de MACHÃO e ROSCÃO, usados em usinagem com tornos.
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Não conheço a qualidades deles, mas alguém aqui do fórum já tinha comentado a respeito do MACHÃO.

Fica aqui o registro da existência desses óleos, como banco de dados, para os demais proprietários de Myford.



Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #51 Online: 23 de Junho de 2010, 18:43 »
O Jorge havia adquirido um torno Myford e iniciou um tópico com o título Torninho antigo http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,2349.msg117352.html#new
O torno do Jorge é do mesmo modelo daqueles citados aqui, por isso transferi a conversa para este tópico, que reúne assuntos relacionados aos tornos Myford.

.....Não consegui entender muito bem de que "tambor" está mencionando. Mas olhe bem as primeiras fotos do torninho que é apresentado no post .......
Eu o tive em minhas mãos e olhos, e posso garantir que os dele eram originais(não sei qual você menciona). Portanto, se forem iguais aos seus, os seus também serão originais.
Se puder ajudar em mais alguma coisa. Rubens

Já tinha visto, faz algum tempo, antes mesmo de adquirir a máquina, o topico do Torninho antigo, mas só agora identifiquei que os "tambores" numerados dos carros do torno do Jorge são idênticos aos meus.

Até então achava que os meus haviam sidos adaptados, fato que tiraria a originalidade da "obra".
Não sei se o nome "tambor" é o correto. Usei-o por estar mais famliarizado com nomenclatura de instrumentos óticos (lunetas, teodolitos, binóclos, goniômetros, etc) que possuem tambor de dioptrias, com semelhante aparência e finalidade com a de tornos.

A peça ao qual me refiro com sendo "tambor" é o da imagem abaixo, que foi tirada do meu próprio torno.
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Sem pedir permisão de uso de direitos autorais coloco a seguir a foto do carro do torno do Jorge, onde aparecem os "tambores", no formato cilíndrico.
[attachthumb=2]

Agora, abaixo, está a do meu torno, também no formato cilíndrico.
[attachthumb=3]

Os do torno do Havoc, é parecido com o meu e o do Jorge, com a diferença que a do tipo cilíndrico-esférico.
[attachthumb=4]

[attachthumb=8]

Essa outra imagem abaixo é de um torno da Inlaterra, e possui o formato do torno do Havoc, também cilíndrico-esférico.
[attachthumb=5]

Agora mostro o modelo de tambor mais utilizado pelos Myford, que é no formato cônico.
[attachthumb=6]

E esse outro é o modelo opcional, vendido pela Myford, que possibilita zerar a marcação em qualquer posição.
[attachthumb=7]

A questão é se os tambores do torno do Jorge e do meu estão originais ou ambos sofreram a mesma adaptação?
« Última modificação: 01 de Julho de 2010, 22:05 por fsraulino »

Offline RAranda

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #52 Online: 23 de Junho de 2010, 20:37 »
Nobre Fernando....

Como lhe escrevi anteriormente, conheci pessoalmente o outro torno.

E posso garantir que não foi nada alterado ou adaptado.

Vistoriei todos os detalhes e não existiam alterações aparentes perceptíveis.
 
A diversidade de "colares", eu entendo se tratar de uma "opção" ou "modelo" á mais e não uma adaptação.

Até porque, lembre-se que quando esses tornos chegaram por aqui no Brasil (há muito tempo) as importações não eram simples e rápidas como são hoje.

Então, uma "adaptação" com uma peça fornecida pelo próprio fabricante da máquina, não é muito comum nesses tornos mais antigos.

Essa é a minha opinião.

Evidente que o "colar micrométrico" (eu conheço o seu "tambor" por esse nome, que também não sei se os "experts" o tratam assim. eheheheh) que possua a opção de "zeramento", é muito mais comodo de se trabalhar (pelo menos no começo), mas, depois da prática adquirida, qualquer tipo lhe atenderá.

Em minha fresadora sueca, o sistema é exatamente esse, ou melhor, na grande maioria das fresadoras.

Inclusive no meu BV 020.
 
Abraços.

Rubens   

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #53 Online: 23 de Junho de 2010, 21:01 »
Rubens
Obrigado pela explicação.

Estou me convencendo, cada vez mais, que os "colares micrométricos", tanto do torno do Jorge, como o do meu, são originais de fábrica.
 
Outra evidência disso, é que as "tampas" dos carros (peça preta que fica entre o colar e o carro - no do Jorge foi pintada de cinza) estão perfeitamente alinhadas. E outro detalhe dessas tampas (no do Jorge e no meu), é que o ressalto com o entalhe marcador é um pouco mais baixo que os dos Myfords que possuem "colar" cônico.

Acredito que os Myfords com o "colar" cilíndrico e com o "ressalto" baixo sejam métricos de fábrica. Como é o caso do meu e o do Jorge.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #54 Online: 23 de Junho de 2010, 21:15 »
Antes de ir até Lins para comprar o torno, havia encontrado um outro à venda na internet.
Anunciado no "Todaoferta" do UOL, localizado em Guarulhos-SP, o vendedor anunciou estar completo, mas não havia fotos.
Mandei várias mensagens no próprio anúncio insistindo que o vendedor colocasse as fotos.
Como ele não atendeu ao pedido das fotos, resolvi comprar o de Lins.
Dias depois ele colocou as fotos. Mas a oportunidade (para ele) já havia passado.

Como memória e registro de tornos dessa marca no Brasil, e para os entusiastas de Myford, coloco aqui as fotos dele (se a administração achar por bem, ou se o vendedor reclamar, retiro este post).

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Pelas fotos, aparenta estar bem surrado. Com numa das fotos dá para notar a existência de um descolador de pneus, tuchos de válvula, ponta de cardan, ele deve estar numa borracharia ou oficina de automóvel.

Se algum usuário se interessar, e for verificar "in loco", posso ajudar avaliar os custos de uma eventual reforma e se vale a pena fazê-la.
« Última modificação: 23 de Junho de 2010, 21:30 por fsraulino »

Offline Jorge_BH

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #55 Online: 24 de Junho de 2010, 21:32 »
Olá, Fernando.
São 100 divisões a cada volta. E o avanço pra cada volta é de 2mm. Apesar do torno ser inglês e antigo, esses avanços são em mm.
Abraço.
Jorge

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #56 Online: 24 de Junho de 2010, 21:37 »
Jorge
O que Vc fez para deixar o colar nessa cor ?

Offline Jorge_BH

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #57 Online: 24 de Junho de 2010, 23:02 »
Oi, Fernando.
Há uns meses atrás eu dei uma "geral" nesse torninho. Troquei todas as buchas que estavam "mais ou menos", mandei fazer castanhas em bronze grafitado e ele está praticamente sem folgas. Então, mandei cromar os anéis, partes exteriores dos manípulos e tbém outras peças. Ficou bom. "Essa cor" que está aparecendo na foto deve ser o reflexo da luminária. A peça está é cromada.
Abraço.
Jorge

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #58 Online: 27 de Junho de 2010, 13:57 »
.......mandei cromar os anéis, partes exteriores dos manípulos e tbém outras peças. Ficou bom. "Essa cor" que está aparecendo na foto deve ser o reflexo da luminária. A peça está é cromada......

É interessante o aço desse colar/anel/tambor.
O meu, quando comprei, a oxidação era cor de bronze. Achava que era desse tipo de metal.
Não dava para ver  as marcações com exatidão. Seria necessário um polimento.

Após fazer o polimento com aqueles feltros de uma micro-retífica o aço ficou parecido com inox, mas com um tom escurecido. As marcações agora estão bem visíveis.

Aproveitei também  o ânimo e fiz alguns aperfeiçoamentos "entorno" do torno.

A base estreita foi trocada por uma mais larga (estava passando por uma obra e notei que partes da madeira do pallet de telhas de amianto eram bem do tamanho e formato adequados).

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A madeira foi toda lixada e pintada. Acrescentei um calço de MDF. Embaixo coloquei borrachas EVA na cor azul, para melhor assentar e evitar passagem de óleo da bandeja pelos parafusos do berço.

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Fiz ainda um coletor para o óleo que sai do cabeçote e da lubrificação da usinagem. Usei um pedaço de acetato e fiz alguns vincos nele. Isso diminiurá a sujeira na bandeja da bancada.
O óleo cai numa pequena bandeja de plástico (essa bandeja é aquela que coloca debaixo de vasos de plantas).
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Fico bom e contribui para manter o loca limpo.





Offline Jorge_BH

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #59 Online: 27 de Junho de 2010, 16:47 »
...A madeira foi toda lixada e pintada. Acrescentei um calço de MDF. Embaixo coloquei borrachas EVA na cor azul, para melhor assentar e evitar passagem de óleo da bandeja pelos parafusos do berço....
Esse é o seu toque de arquiteto, né Fernando. Tá ficando muito bom. Meu torninho não tem esse suporte (pé). Já pensei em fazer, mas estava pensando em alumínio. A madeira pode ser até melhor porque absorve mais as vibrações. É um caso a pensar.
Abraço.
Jorge

 

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