....Nenhum dos dois é para abertura de chavetas por exemplo.....
Fábio, agradeço o comentário.
Tinha visto essa ferramenta para carro móvel em sites relacionados ao Myford, mas não sabia exatamente a finalidade, haja vista que o carro móvel com o mandril e o macho é a solução ideal para abrir roscas de pequeno diâmetro.
Voltando à plaina manual, fazendo a análise dos resultados, a utilização de tubos de amortecedores descartados mostrou-se surpreendente pela eliminação de qualquer folga axial e pela maciêz. Dentro do tubo é possível colocar molas de grande pressão para criar o retorno automático. As molas que inicialmente encontrei aqui em Brasília mostraram-se muito fracas.
Não calculei os custos finais da plaina, do indexador e do ferrolho.
Lembro-me que paguei no par de amortecedores e no perfil de aço "C", algo em torno de R$ 12,00.
Quebrei dois machos tentando fazer roscas.
Gastei dois insertos indexáveis (triangulares), torneando a haste/eixo do amortecedor que é de aço temperado (na camada superficial). O cavaco saiu em brasa.
E o mais caro, por incrível que pareça, foram os inúmeros parafusos allen usados (M3, M5 e dois M10 compridos). Acho que em torno de R$ 30 aqui em Bsb.
Considerando os pedaços de barras em alumínio, a mola interna do ferrolho, algumas brocas, tudo deve ter ficado em torno de R$ 80.
Acho possível fazer idêntica plaina para ser fixada no castelo (conforme o Rodrigo quer fazer), no caso de tornos que não possuem o
T Slot (guia de fixação existente no carro transversal do Myford).
Estimulo aos colegas aqui do fórum a tentarem fazer esse tipo de plaina.
Eu, que sou iniciante e sem nenhuma experiência, consegui fazer cavilha para chaveta em aço duro e um protótipo de polia dentada em alumínio.
A experiência dos demais colegas aqui e a troca de idéias, será de grande valia para o aperfeiçoamento dos processos.
Continuo reticente em comprar polias sincronizadas para tirar referências do desenho de afiação de bits.
Quem tiver uma polia XL, favor tirar escaneá-la e colocar a imagem aqui para que tenhamos uma referência aproximada.
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Em tempo:
A manopla (não original) de câmbio de Corsa custou R$ 5 e as braçadeiras R$ 1,50 cada.