2 centésimos de desgaste não é nada.
De uma forma simplificada, olhe na imagem para calcular o erro.
Com um desgaste de 0,02mm,
h = 0,03mm
Tomando o pior caso:
- desgaste localizado no barramento próximo à placa
- peça a ser torneada comprida, pegando a parte desgastada do barramento e a parte não desgastada.
Supondo uma peça com raio torneado R1 de 20mm na parte não desgastada do barramento, ao chegar perto da placa R2=raiz de 400.0009 = 20.000022
O erro é de 5 x 10E-5mm, ou seja, cinco centésimos de um mícron.
Para uma peça com raio 10mm, o erro vai ser de 10E-4mm, ou um décimo de mícron.
A menos que você esteja fazendo muitas peças para a NASA
, esse erro é desprezível.
Os erros nas peças causados pelo desgaste no barramento começam a aparecer (centésimos de mm) quando o desgaste é de décimos de mm.
Quanto ao óleo, usaria um óleo para redutores nas caixas e um óleo para barramento no barramento. Um óleo que eu estou usando no barramento e me parece bom é o óleo para corrente de motoserra. Ele é anti-gotejante, e agarra bem. Aqui o da Stihl paguei se não me engano algo como R$8 com 1 litro.