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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: HMT em 16 de Setembro de 2009, 20:14
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Boas!
Alguem conhece este torno?
ANDRYCHOWSKA TUE-40
www.lathes.co.uk/andrychowska/
Precisava do manual dele... esse site disponibiliza o manual mas é muito caro, cerca de $100 .
Agradeco desde ja alguma ajuda!
Abraço!
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Olá,
você já tem o torno ou está pensando em pegar?
Você precisa somente do manual completo ou outras informações mais básicas (velocidades, tabela de roscas) já ajudam?
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Boas!
Eu ja tenho o torno, comprei ha pouco tempo e estou a dar trato nele, neste momento ja o desmontei quase todo e estou a dar umas reparacoes de pintura.
Toda a imformacao a cerca dele é bem vinda, ha muito que sonho em comprar um torno, agora surgiu a oportunidade.
A tabela de roscas esta muito sumida, nao da pra perceber nada e penso que faltam carretos, so tem os que estavam montados na grade, sabe dizer quamtos e quais ele deveria trazer?
Precisava tambem de saber o tipo de oleo que usa nas caixas de carretos...
Alguma informacao podem me emviar para:
[email protected]
Tenho umas fotos do andamento da coisa ,á semelhança do que o pessoal daqui do forum faz, se alguem tem interesse eu posso posta-las aqui...
Agradeço a vosso ajuda, ate porque a experincia no torno é apenas teorica e praticamente so do que li aqui no forum... Grande forum!
Um Abraço a todos!
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Estas são as tabelas de velocidades e roscas do TUE 40. O manual não achei.
Pelas imagens, aparentemente as engrenagens seriam 32, 34, 46, 68 e 80. São módulo 1,75.
Configuradas como no desenho esquerdo superior da 2a. foto, abriria as roscas mais usuais em mm e polegada. As outras configurações só pra roscas muito grossas e passos em módulo e DP.
Imagino que para mudar polegada/mm seja no manípulo à direita da caixa.
As configurações 1 a 7 seriam no manípulo da caixa norton, e A,B e C imagino que no manípulo à esquerda da caixa.
Quais engrenagens que vc tem?
Desde já, powodzenia. ;D
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Esta é a tabela de roscas que alguém deixou mais legível.
Em cima, mm. Em baixo, polegadas.
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Parâmetros: Especificações tornos TUE-40
Comprimento entre pontas 1.000 milímetros
Altura do centro 200 mm
Diâmetro máximo sobre o barramento 400 milímetros
Diâmetro máximo sobre o carro 230 milímetros
Diâmetro máximo na cava 600 mm (cava comprimento 260 mm)
Largura máxima haste das ferramentas 25 milímetros * 25 milímetros
Velocidades eixo-árvore: 12 - de 22,4 a 1000 rpm
Nariz to do eixo-árvore montagem flange C5 PN-69/M-55052
Alojamento do eixo árvore Cone Morse 5
Diâmetro da passagem do eixo árvore Ø 38 mm
Avanços longitudinais: 35 - de 0,04 a 2,03 milímetros / volta
Avanços transversais: 0,02 a 1,015 milímetros / volta
20 roscas métricas, de 0,75 a 12 mm / rev e
Mais 9 de 0,3 a 0,9mm/volta
21 roscas em polegada
10 passos para engrenagens modulo
17 passos para diametral pitch
Barramento temperado dureza 400HB
Alojamento do cabeçote móvel (contra-ponta) Cone morse 4
Fuso com passo 6mm
Motor 3kW
Motor da bomba 0,09kW
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Boas!
Muito obrigado pelas informacoes, sao muito uteis para mim!
Amanha vejo que carretos tenho...
Voce tambem tem um ouuretirou inf da net?
Quanto ao oleo que devo por nas caixas, sabe me dizer alguma coisa?
Mais uma vez obrigado!
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Peguei na web.
Quanto ao óleo, imagino que o Enoch possa dar uma orientação melhor. É um torno com sistema de lubrificação por bomba, certo? A caixa do cabeçote é separada? A caixa norton também é separada?
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Peguei na web.
Quanto ao óleo, imagino que o Enoch possa dar uma orientação melhor. É um torno com sistema de lubrificação por bomba, certo? A caixa do cabeçote é separada? A caixa norton também é separada?
Caro Ivan,
A lubrificacao nao e por bomba nao, a bomba é de lubrificar a material a ser trabalhado.
Quanto as caixas, sao separadas, sendo a caixa norton lubrificada por umas guitas que penduram de uma bandeja onde se coloca o oleo e ele depois vai pingando em cima dos carretos atravez das guitas, é como uma lamparina a oleo mas voltada de pernas para o ar.
Abraço!
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Olá HTM;
No cabeçote e no avental existe um visor de nível do óleo, o nível ideal é pelo meio do visor, sugiro que o troque o visor por um novo se estiver escurecido.
Abraços
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Olá HTM;
No cabeçote e no avental existe um visor de nível do óleo, o nível ideal é pelo meio do visor, sugiro que o troque o visor por um novo se estiver escurecido.
Abraços
Boas!
Amigo marcOmartim,
Quamtos aos visores, eu ja me tinha apercebido deles mas obrigado pela dica.
Eu preciso substituir os oleos pois eles estao justamente abaixo desses visores, agora substituir com que oleo?
Viscosidade e tipo de oleo?
Encontrei 0,02 mm de desgaste no barramento é muito desgaste?
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2 centésimos de desgaste não é nada.
De uma forma simplificada, olhe na imagem para calcular o erro.
Com um desgaste de 0,02mm,
h = 0,03mm
Tomando o pior caso:
- desgaste localizado no barramento próximo à placa
- peça a ser torneada comprida, pegando a parte desgastada do barramento e a parte não desgastada.
Supondo uma peça com raio torneado R1 de 20mm na parte não desgastada do barramento, ao chegar perto da placa R2=raiz de 400.0009 = 20.000022
O erro é de 5 x 10E-5mm, ou seja, cinco centésimos de um mícron.
Para uma peça com raio 10mm, o erro vai ser de 10E-4mm, ou um décimo de mícron.
A menos que você esteja fazendo muitas peças para a NASA :), esse erro é desprezível.
Os erros nas peças causados pelo desgaste no barramento começam a aparecer (centésimos de mm) quando o desgaste é de décimos de mm.
Quanto ao óleo, usaria um óleo para redutores nas caixas e um óleo para barramento no barramento. Um óleo que eu estou usando no barramento e me parece bom é o óleo para corrente de motoserra. Ele é anti-gotejante, e agarra bem. Aqui o da Stihl paguei se não me engano algo como R$8 com 1 litro.
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Boas!
queria por uma foto do trabalho mas mao estou a conseguir...
como se faz?
Obrigado!
Abraco!
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2 centésimos de desgaste não é nada.
De uma forma simplificada, olhe na imagem para calcular o erro.
Com um desgaste de 0,02mm,
h = 0,03mm
Tomando o pior caso:
- desgaste localizado no barramento próximo à placa
- peça a ser torneada comprida, pegando a parte desgastada do barramento e a parte não desgastada.
Supondo uma peça com raio torneado R1 de 20mm na parte não desgastada do barramento, ao chegar perto da placa R2=raiz de 400.0009 = 20.000022
O erro é de 5 x 10E-5mm, ou seja, cinco centésimos de um mícron.
Para uma peça com raio 10mm, o erro vai ser de 10E-4mm, ou um décimo de mícron.
A menos que você esteja fazendo muitas peças para a NASA :), esse erro é desprezível.
Menos uma preocupacao pra mim:)
Fui ver os carreto e afinal tenho os cinco, quatro que vinham na grade e um que estava separado junto a outros acessorios... menos outra preocupacao :)
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Helder,
vc entendeu como monta para as roscas mais comuns em mm e pol, certo? (já deve estar assim).
A 34d na posição superior, em contato com ela a 46d, em contato com esta a 80d e na última posição a 68d.
A 32d não é usada.
Para incluir foto na resposta, clique em "Opções Adicionais" (abaixo da caixa de texto da resposta) - Anexar.
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Muito obrigado Ivan pela sua atencao!
Sim, ja entendi como funca a coisa, pelo menos na teoria, vamos ver mais tarde na pratica ::)
A grade estava assim: o carreto de 32 estava de fora, os outros estavam montados como como na imagem:
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Boas!
Ficam umas fotos do restauro:
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Boas!
Alguem me sabe dizer qual o tipo de acabamento das manivelas e dos colares de escala?
É que estao meio mal tratados e gostava de os mandar tratar mas nao sei de que acabamento se trata... parece uma tinta cinza , mas deve ser especial para aguentar com tanto manuseio..Alguem conhece?
Obrigado a todos!
Fica mais uma foto do andamento:(pintura epoxi)
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Helder,
tá ficando caprichado, parabéns.
Não esqueça de nivelar antes de usar, é muito mais relevante do que o desgaste no barramento.
Tem certeza de que tem pintura nos manípulos e colares? Geralmente é o metal nu, no máximo cromado. Se tiver uma foto deles, fica mais fácil tentar dizer.
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Boas!
as manivelas da pra ver que sao cromadas mas e os colares?
o cromado nao se torna muito escorregadio depois com o oleo nas maos e assim?
Abraço!
Ficam umas fotos do que falo:
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Os colares dão a impressão de serem de aço inox, não? Eles não me parecem precisar de nenhum trato.
As peças grandes onde vão as alavancas parecem ser de alumínio, se quisesse poderia montar no torno ou em uma fresadora e dar uma leve faceada.
Mas eu acho que estão ótimos assim.
Já os manípulos, o ideal seria recromar. Não vai ter problema nenhum com escorregar.
A outra alternativa é passar na lixa / escova rotativa e remover o restante do cromo e a ferrugem - e deixar o metal nu, talvez com um verniz pu para proteger.
Tá ficando muito bonito, parabéns.
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Boas!
Ainda nao mechi nos colares e manivelas, mas algumas precisam de serem tratadas, Nao sao inox, parecem ser pintadas ou assim... ja me falaram pra mandar lacar que fica muito bom, será?
Algum amigo aqui do forum ja restaurou este tipo de peças?
Entretanto ja fiz o baptismo de torno, is as primeiras pecas feitas por moi:
( sei que nao sao grande coisa, mas para quem nunca tocou num torno.... enfim, mais virao!)
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Boas!
Depois de mais uns tratos no torno, esta quase pronto.
Preciso ainda refazer as tabelas que estao meio sumidas mas ainda nao sei bem como... a ver vamos
O que me leva a escrever este post é que ao facear com o avanço automatico, sai um som metalico desgradavel da grade de carretos, ha forma de minimizar este ruido?
Algum tipo de lubrificante melhor que o oleo?
Abrço!
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Helder,
algum barulho vindo da grade é normal. O difícil é dizer à distância se é muito ou não. Use um óleo grosso, para motoredutores, ou óleo para corrente de motoserra com anti-gotejante que vai estar bem lubrificado. Não use graxa - pode até reduzir o ruído, mas promove a adesão de cavacos que acabarão por acelerar o desgaste.
Uma causa comum de ruídos na grade é a falta de folga entre as engrenagens. Deve haver alguma folga (backlash) entre as engrenagens para que trabalhem corretamente. Se estiverem encostadas, haverá ruído e desgaste prematuro. Ao posicionar as engrenagens e a viola, coloque uma folha de papel entre as engrenagens e dê o aperto. Ao remover a folha, haverá uma pequena folga entre elas.
Veja também se não está com uma ponta de eixo torta ou outra coisa que cause desalinhamento.
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Ivan,
o que tenho usado é oleo de motores de escavadoras, tanto nos carretos como para os pontos de oleo e barramento, sao sobras que tenho aqui por casa de quando o meu pai trabalhava no ramo... que viscosidade é recomendado?
vou ajustar os carretos com a tira de papel e ver o que da, no modelismo automovel tambem se usa para ajustar os pinhoes á cremalheira... mas na grade foi a olhometro mesmo...
Abraço!