Olá amigos, mais uma vez recorro a ajuda de vocês.
Há uns dois anos ou mais, comprei um torno Taig, que tem me quebrado um galho, porém por ser muito pequeno e não fazer roscas, acabo sempre tendo que solicitar serviços de terceiros.
Muito bem, acabei ficando com um torno Sanches Blanes em uma negociação, esse torno entrou no negócio por R$ 450,00, por esse valor não poderia deixar passar, só que eu não tinha visto o torno, sabia que estava nas últimas, mas por esse preço achei que não corria (muitos) riscos.
Hoje peguei o torno, se trata de um Sanches Blanes N 2 A, é só isso que tenho de identificação dele, comecei a desmontar o bicho pra ver o que poderia ser feito, o que veio:
Barramento - com muitas marcas de uso e desgaste
Cabeçote - sem a tampa
Carro Contra ponta - com mandril mas sem volante e nem a contra-ponta (rolamento) mesmo.
Carro da ferramenta - com muitas folgas sem um dos volantes e faltando a porca bipartida
Placa de 3 castanhas - Usada, mas em estado de uso relativamente bom...
Motor trifásico - funciona, mas não consegui identificar a potência.
Uma base para o motor com algumas polias para redução de velocidade.
Depois de pesquisar um pouco, vi que esse modelo "A" não vem com caixa Norton, para completar o torno, preciso do fuso, porca bipartida e todas as engrenagens de acionamento do fuso.
Fotos (precárias):
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Depois de desmontar para ver o tamanho do prejuízo, notei que apesar de incompleto, falta carinho mesmo, parafusos diferentes, muita, mas muita sujeira, a graxa na arvore estava petrificada, engrenagens com dentes quebrados, cremalheira com dentes quebrados:
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Mas o que mais me chamou a atenção foi o cabeçote, logo que peguei, senti uma folga no eixo, pensei que os rolamentos precisariam ser trocados, depois de desmontar o cabeçote, não encontrei rolamentos (somente um de encosto)!!!!
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
No cabeçote depois de não achar os rolamentos, eu vi que ele permite apertar mais o eixo para eliminar as folgas (os parafusos estão errados), achei curioso um torno sem rolamento!
Bem, fuso é tranquilo, engrenagens apesar de meio caras pro meu bolso não são impossíveis de serem encontradas, tampa do cabeçote não sei onde encontrar, se não encontrar posso fazer uma temporária de fibra de vidro.
Tenho um motor de esteira ergométrica (1.6CV) encostado que posso por no lugar do trifásico, com ele posso controlar a rotação com potenciômetro, comprei esse motor para usar no Taig, mas um de tanquinho provisório tem feito bem esse papel.
A pergunta é, será que vale a pena reformar esse torno? Tem toda a nostalgia de ser uma maquina super antiga e vela ressurgir do mundo dos mortos deve ser bem prazeroso.
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
Vejo como crítico:
Carro do contra ponto faltando um pedaço (será que pega solda de eletrodo para ferro fundido? Se pegar posso usinar no próprio torno..)
Torno Sanches Blanes, vale a pena reformar?
E o barramento que eu não sei o que fazer.
O que acham?
Obrigado a todos!