Autor Tópico: Torno Sanches Blanes  (Lida 62481 vezes)

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Offline ASSantos

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #120 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 12:35 »
Tentando novamente postar fotos...rsrsr!

Offline ASSantos

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #121 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 12:55 »
Conseguiiii... legal!!! Estou mandando mais fotos rsrsr! ;D

Offline Paulo Caetano

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #122 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:06 »
ASSantos,

Parabens pela aquisição, o que eu puder ajudar estou a disposição.

Hotshoecustom,

Bela oficina e a inversão de rotação ficou muito boa, ai que está o enrosco já li o manual do inversor mas não enetendi muito bem o esquema, se voce puder dar uma mão eu agradeço.

Paulo Caetano

Offline torneariaguerino

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #123 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:57 »
ASSantos,

Parabens pela aquisição, o que eu puder ajudar estou a disposição.

Hotshoecustom,

Bela oficina e a inversão de rotação ficou muito boa, ai que está o enrosco já li o manual do inversor mas não enetendi muito bem o esquema, se voce puder dar uma mão eu agradeço.

Paulo Caetano



SEM PROBLEMA JOW. ME LIGA 17   3237 4109

Offline ASSantos

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Torno Sanches Blanes
« Resposta #124 Online: 16 de Março de 2012, 22:14 »
Boa noite, colegas...
Estou postando os progressos: pintei o gabiente e estou terminando a tampa da bancada.
Aproveito para fazer algumas perguntas:
1 - Mudança de Velocidade (Torno Sanches Blanes - sem caixa Norton).
     O Torno possui 06 velocidades correto? - Tres, mudando a posição da correia no tambor cônico e as outras?
2 - Quando eu giro a alavanca excêntrica e acoplo a engrenagem de redução ao tambor cônico, o mesmo trava.
      Isto é correto ou ele deveria acoplar e girar os conjuntos? Se o travamento for correto para que é usado?
3 - Como posso saber o ano de fabricação do torno? Ele possui uma plaqueta A 3060.
4 - Alguém sabe a marca do motor que vinha com o torno original?
Por hoje é só pessoal.
Abraços,
Arnaldo.

Offline dande

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #125 Online: 16 de Abril de 2012, 16:26 »
ASSANTOS
Eu tb comprei um torno sanches blanes mod C,com lunetas e gabinete caixa norton.

Pelo que percebi na desmontagem ,é que este torno é muito bem concebido,peças robustas,eixo arvore temperado e retificado,enfim....adorei minha nova aquisição.
Estava acompanhando este tópico,torço para que voltem a postar mais novidades das reformas,assim posso me espelhar nos amigos.

Quanto as velocidades do torno,são seis..........3 canais da polia
cada canal pode ser reduzido,obtendo 6 velocidades

quanto o egrenamento da redução,não basta girar a alavanca exentrica,alem disso,tem que soltar o pino que trava a engrenagem maior no corpo da polia.

Dessa maneira vc libera o sistema de redução,caso contrario o torno ficaria travado.
Espero ter ajudado
abrç

Offline ASSantos

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #126 Online: 20 de Abril de 2012, 23:19 »
Dande,

     Parabéns pela aquisição e bem vindo. Obrigado pela resposta.
Comprei primeiro o torno.  O meu não tem caixa norton, mas o preço foi muito bom e não sinto falta da caixa norton, não tenho feito roscas. O mais divertido tem sido, cuidar e melhorar o torninho. Agora comprei o gabinete e começou tudo de novo....
Sou novato, mas procuro aprender, leio e fuço em todo lugar, aceito dicas e gosto de recuperar a originalidade da maquina.  Recentemente descobri que meu torno é 84, (o que foi uma surpresa), pois imaginava que era de 60 ou 70 no maximo.
Coloque fotos do seu, assim vamos trocando informações.
       Boa sorte na sua restauração, assim que puder posto mais fotos...
       Abraços....

Offline dande

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #127 Online: 22 de Abril de 2012, 15:16 »
ASSANTOS

Estou postando algumas fotos do torno recém comprado,já todo desmontado
e sem tintas,fundos ou massas kkkkkk

Me parece ser indentico ao do Sr Paulo Caetano,eu só nao desmontei ainda a caixa norton, pq preciso prestar bem atenção nela,pois como nunca lidei com a mesma,posso me equivocar depois,nao que seja problema,mas vale a atenção.

Esse torno depois de desmontado,apresentou um "belo"(pra nao usar palavrão kkk) desgaste no barramento proximo a placa,nada de se espantar,afinal isso sempre acontece se tratando de tornos mecanicos.

MAs a duvida que tenho é a seguinte;

Como saber se há necessidade de retificar o barramento?

Pois o carro longitudinal,se apoia 100% no barramento perto do contra-ponto,
nos dois prismas,utilizando óleo para dar uma referencia,
e a medida que se aproxima da placa(cabeçote) ele começa a "gamgorrar",coisa de uns 3 décimos,(usei uma lâmina dessa medida para calibrar)e notei esse desgaste.

Oq os amigos aconselham?
Retifica?
Rasquete?
Estou preocupado,será  fiz um péssimo negocio.
obrigado a todos.

Offline fcamargo

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #128 Online: 22 de Abril de 2012, 16:27 »
dande..
Aqui na minha cidade é possive fazer a retifica dos barramento por valors que vão de 400 até 1000 reais...

dependendo do valor pago, da qualidades do restante das peças. com certez é um bom negócio.
mesmo sendo um torno mais antigo, eu acredito que pelas fotos me parece muito conservado.
avalie o restante dos componentes e deixed a retifica para ser feita depois de ponderada o restante do investimento.

pergunta idiota.. quanto pagou nele?

Offline dande

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #129 Online: 22 de Abril de 2012, 21:02 »
Fcamargo
tudo bem?
Então.............
O torno está muito bem conservado:

-cremalheira perfeita
-cabeçote em bom estado
-contra ponto sem folgas
-coroa e rosca sem fim perfeitas em aço(nao sei se são originais)
-caixa norton aparentemente sem folgas,nenhum dente quebrado
-fuso ótimo estado
-porca bi-partida acionamento automatico foi refeita,está perfeita

alguns problemas:

-barramento com certo desgaste
-alavanca excêntrica para  acionamento da redução quebrada
-engrenagem da grade 80 dentes  6 dentes quebrados

o torno veio com lunetas,placa de 3 castanhas
chave de reversão, dois motores
1 monofasico  1/4  hp      1 trifasico 1/2 hp
gabinete
engrenagens de varios tamanhos
algumas ferramentas,porta bits,limas  e uma broca 18mm haste cm2

paguei em dinheiro R$ 1600,00 e dei mais uma maquina solda eletrica a óleo,e
uma frisadeira manual antiga.

Mas estou bem chateado com o desgaste do barramento.
Será que foi bom negocio???? kkkkk

Offline dande

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #130 Online: 26 de Abril de 2012, 13:09 »
olá a todos....

Gostaria de saber a opinião de quem sabe sobre rasqueteamento.

È o seguinte: já li varios topicos sobre rasqueteamento e vi varios videos sobre
o assunto,então resolvi arriscar e rasquetear o barramento desse novo brinquedo
que adquiri(torno S.Blanes).

O certo seria retifica-lo,pois está com 3 décimos de folga,e certa calosidade nos guias.

Porem,resolvi usar o rasquete e tentar aprender mais sobre o assunto,mas nao tenho régua,nem desempeno,nem nada pra usar com base de referencia,
será que posso usar o próprio carro do torno para transferir a pasta de ajuste?
agradeço qualquer ajuda.

Offline F.Gilii

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #131 Online: 26 de Abril de 2012, 14:22 »
O correto seria usar uma regua ou desempeno para ir fazendo a verificação, já que se o barramento está desgastado, o carro também estará, então ficará dificil o controle.

Offline eletronal

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #132 Online: 26 de Abril de 2012, 15:22 »
Olá pessoal, tambem tehno um torno ugual a do Dante. Para remover as placas travo os engranagem engatando a redução sem retirar o pino, uso um pedaço de madeira como alavanca presa na placa, e faço força na miha direção até a placa se soltar, (não sei se é o certo). Mas aconteceu que quebrei a engrenagem da redução. Fiquei triste. Achei no ferro velho um torno velho aparecido com o meu mas as engrenagem não eram elicoidais. Tem como soldar?
Alberto

Offline dande

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #133 Online: 27 de Abril de 2012, 08:38 »
F. Gilli...
Concordo com vc,então resolvi passar o relogio comparador nas vias do carro
para verificar desgastes desiguais,e constatei que apesar de gasto está reto,
então vou arriscar.
Postarei os resultados ,espero que sejam positivos kkk

Eletronal...

Eu tb faço isso mesmo que vc descreveu para soltar a placa do torno,seria bom se no próprio eixo tivesse um meio de travar uma chave,ou coisa assim,mas como não tem,temos que usar a redução.

Tb quebrei um dente dessa engrenagem mas de outro torno ,um (ATLAS com engrenagens em Zamac),agora costumo nao prender a placa com muita força
e fico esperto nas reversões .

Quanto a soldar,até pode,mas particularmente,acho que nao fica bom não.

Boa sorte na procura da engrenagem.
« Última modificação: 27 de Abril de 2012, 08:41 por dande »

Offline dande

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Re:Torno Sanches Blanes
« Resposta #134 Online: 27 de Abril de 2012, 21:52 »
Apesar de não ter habilidade com o rasquete,arrisquei e confesso que
estou bem otimista com os resultados obtidos ,pois a folga existente no barramento
está bem menor depois de algumas horinhas dedicadas com muita cautela kkk

Estou utilizando bedame aço rápido para remoção do material,e acho que mais algumas horas de trabalho duro ficará bem alinhado,a maior preocupação agora que
tenho certeza que ficará alinhado é com a rugosidade,pois quanto mais liso melhor.

Abaixo algumas fotos dos trabalhos iniciais;

 

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