Paulo,
esta folga longitudinal com o carro montado é a mesma folga que vc tem com a porca no fuso desmontados?
Pergunto de novo porque folga no fuso com a porca não tem o que fazer, apenas trocar ou aprender a conviver (e alguma folga tem que existir). Mas há outras coisas na montagem do fuso e da porca que podem causar folga longitudinal (ex. folga na fixação da porca no carro, folga na fixação da bucha pela qual passa o fuso, folga na montagem do colar micrométrico etc.). Então é importante saber se com a porca no fuso, ambos "pelados" na sua mão, esta folga permanece.
Folga lateral significa que a régua (aquela barra chata que vai entre as guias, prensada pelos 4 ou 5 parafusos laterais) não está cumprindo o papel dela. Mais uma vez, a folga está presente em todo o percurso? Se sim, provavelmente dá pra ajustar na régua, apertando individualmente do centro para as pontas. Se não, isso provavelmente indica desgaste localizado (ocorre mais frequentemente na extremidade oposta ao manípulo).
Mas ficaria surpreso se o seu torno, inteiro como está, tivesse desgaste aí. O carro superior dificilmente é usado a ponto de gastar as guias. O que "apanha" normalmente é o transversal.
Só pra evitar mal-entendidos:
- A folga é mesmo no carro superior, certo? (sugiro "sacudir" ele com o parafuso de aperto do carro longitudinal apertado).
- A folga não é na fixação dele no carro transversal, certo? (sugiro apertar bem os parafusos laterais em ângulo que fixam superior no tranversal).