Boa noite a todos,
A muito tempo atrás, havia postado a compra de um Manrod MR-301, porém, não contente, adquiri esta semana um torno Sanches Blanes TM 280(1978 segundo sua placa), que era da ferramentaria de um amigo meu.
Comprei sabendo de certos problemas que ele possuía, no caso em seu avental, o avanço longitudinal não funcionava, e segundo informações desse meu amigo, ele havia desmontado e tinha constatado um problema em uma engrenagem helicoidal que estava gasta. De resto, não tem muitos problemas, algumas marcas bem superficiais no barramento, está muito suja e a pintura está muito velha também. Veio com as duas lunetas, contraponto em um estado até que bom, uma presilha que se encaixa no barramento que acredito ser como marcador, duas placas de três castanhas, uma placa de quatro castanhas independentes, algumas ferramentas e três engrenagens gostaria de saber para que servem.
Bom, recebi o torno ontem já ansioso, pois após pesquisar um pouco, vi que o mecanismo é muito parecido com os outros tornos SB de correia e muito similares também com os famosos South Bend americanos e constatei que o avanço pela alavanca poderia não estar com problema, era somente uma questão da seleção das três posições que ele possui. Após chegar do trabalho fui ver a máquina em casa e pra minha infelicidade constatei vários problemas nos deslocamento automático.
Vou lista-los aqui:
- Falta das peças do acionamento da fricção que acionam a engrenagem helicoidal;
- Engrenagem helicoidal muito gasta (com estes dois, impedindo o avanço tanto longitudinal quanto o transversal);
- E finalmente, a minha maior decepção... a porca bipartida estava muito gasta, quase lisa percebi também que aparenta já ter sido reparada, pois vi que em outros modelos a porca é direta no suporte e não removível como a minha (ela é de bronze);
Minha dúvida é como posso reparar esta porca? Não sei, mas aparenta ser muito difícil arrumar peças para esse torno, estou um pouco preocupado por conta disso.
Outro pedido, se alguém tiver mais informações sobre este torno (manual, onde encontrar peças, etc), será muito bem vindo, pois não sei porque desde que o vi pela primeira vez, me apaixonei e queria ele de qualquer jeito hehe.
Desde já, agradeço a ajuda para estas dúvidas.
André Rusconi