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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: José Roberto Martins em 18 de Junho de 2012, 19:40
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Boa noite a todos!
Adquiri um torno de bancada JOINVILLE 217 RCN ano 1972 e p/ conhecer a fundo resolvi desmontá-lo por inteiro. Fiz isto p/ melhorar meus conhecimentos e futuramente comprar um mais novo. Já consigo ter noção do que se observar de desgaste na máquina. Lógico que ainda sou iniciante, mas tenho bons conhecimentos de eletromecânica e aliás vou niciar um curso no final de julho.
Observando a caixa NORTON, notei algumas engrenagens com desgaste, amassados nas extremidades.
Pergunto:Estas engrenagens deveriam ser de aço temperado?
Se tiver alguém que conhece este torno e possa me informar onde conseguir estas peças, ficarei muito grato.
Obs: Ainda não sei como enviar fotos.
Obrigado
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Boa noite Roberto.
Eu tenho um torno deste na firma, não sei se é o mesmo modelo, mas é um Joinville dos anos 70, comprei de segunda mão e está semi-novo, acredite se quiser.
Nunca testei a dureza das engrenagens da caixa norton, por seu um torninho de bancada acredito serem de ferro normal, sem tempera, mas é só você fazer o teste ai, pega uma lima e passa de quina em um dente da engrenagem, se a lima pegar, é mole, se você estragar a lima, é temperado (duro).
No mais, posta a foto ai.
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Desculpa amigo,mas desmontou pra que? tu deveria aprender a usar o torno,e não desmontar-lo.
outra coisa,nenhum torno novo chega aos pés desses tornos,então nem pense em se desfazer dele e comprar um chines desses novos.
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Desculpa amigo,mas desmontou pra que? tu deveria aprender a usar o torno,e não desmontar-lo.
outra coisa,nenhum torno novo chega aos pés desses tornos,então nem pense em se desfazer dele e comprar um chines desses novos.
Falou e disse...
Edson
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nenhum torno novo chega aos pés desses tornos,então nem pense em se desfazer dele e comprar um chines desses novos.
Nostalgias à parte, mas tenho que admitir que os tornos chineses estão ficando cada vez melhores e isso esta acontecendo rápido... Posso dizer por experiencia própria que prefiro um MR-334 do que um Joinville deste reformado...
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José Roberto,
Na minha opinião você fez bem em desmontar o torno... Saber como funciona ajuda saber operar.
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...resolvi desmontá-lo por inteiro. Fiz isto p/ melhorar meus conhecimentos e futuramente comprar um mais novo...
Olá.
Qdo comprei meu torninho antigo (MYFORD) tbém desmontei ele todo. Foi bom fazer isso porque pude trocar/reparar peças ruins. Tornos antigos normalmente são muito usados e apresentam desgastes em algumas peças.
Qto às suas engrenagens (e outras peças tbém), seria bom verificar se há necessidade de trocar ou não, porque se vc for usar o torno para fazer peças por hobby e que não necessitam de muita precisão, talvez seja melhor mantê-las.
Seria importante verificar as condições do barramento e retirar folgas dos carros (se houver).
Logo que puder, poste umas fotos pra gente poder dar uns pitacos. ;D
Abraço.
Jorge
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nenhum torno novo chega aos pés desses tornos,então nem pense em se desfazer dele e comprar um chines desses novos.
Nostalgias à parte, mas tenho que admitir que os tornos chineses estão ficando cada vez melhores e isso esta acontecendo rápido... Posso dizer por experiencia própria que prefiro um MR-334 do que um Joinville deste reformado...
Esta não resisti em comentar.
Tenho 6 tornos na firma, um romi 420, romi 520, romi 650, romi es40, o joinville de bancada e por último e mais novo, um torno chines que importamos diretamente da china.
Torno chinês é ruim? Então vocês não conhecem torno de verdade, o torno chinês dá de 10 a 0 nos romis, (e olha que são de marca), mais resistente, mais reforçado e muito bem construído.
Conclusão, assim que o dolar der uma estabilizada, compraremos mais 2 tornos chineses, e para quem acha que coisa boa é velharia, iremos por a venda os dois romi (oficina 420 e 520). Para hobby são uma maravilha, profissionalmente, estão muitos ultrapassados.
T+.
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olá josé roberto,tudo bem?
Parabens pela aquisição,e pela vontade em desmonta-lo tb.
Pois maquinas antigas,sempre tem muita sujeira em lugares que nem imaginamos,e uma boa limpeza é essencial,alem da melhor observação dos possiveis desgastes.
Uma atenção maior na caixa norton,pois se vc desmonta-lá terá que prestar muitaa tenção na remontagem,para nao ficar horas quebrando a cabeça com a ordem certa das engrenagens,que no meu Sanches Blanes não são temperadas.
Para vc postar fotos,basta clicar logo abaixo de onde digita o texto,em
(ANEXOS E OUTRAS OPÇÕES) ao clicar,aparecerá (ESCOLHER ARQUIVO)
abrirá uma janela onde poderá escolher a foto que deseja postar,ai é só enviar.
Vale lembrar tb,que o tamanho das fotos individuais,devem ter no maximo 250kb.
Eu só sei postar dessa forma,nao sei como fazer de outra ,espero ter ajudado.
boa sorte
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nenhum torno novo chega aos pés desses tornos,então nem pense em se desfazer dele e comprar um chines desses novos.
Nostalgias à parte, mas tenho que admitir que os tornos chineses estão ficando cada vez melhores e isso esta acontecendo rápido... Posso dizer por experiencia própria que prefiro um MR-334 do que um Joinville deste reformado...
Esta não resisti em comentar.
Tenho 6 tornos na firma, um romi 420, romi 520, romi 650, romi es40, o joinville de bancada e por último e mais novo, um torno chines que importamos diretamente da china.
Torno chinês é ruim? Então vocês não conhecem torno de verdade, o torno chinês dá de 10 a 0 nos romis, (e olha que são de marca), mais resistente, mais reforçado e muito bem construído.
Conclusão, assim que o dolar der uma estabilizada, compraremos mais 2 tornos chineses, e para quem acha que coisa boa é velharia, iremos por a venda os dois romi (oficina 420 e 520). Para hobby são uma maravilha, profissionalmente, estão muitos ultrapassados.
T+.
sem querer polemica,afinal sou apenas um amador,mas o torno chines é da mesma categoria dos Romi que tu tem? um torno maior,obviamente é mais reforçado e as coisas avançam,então os novos logicamente tem coisas que nos antigos,nem existiam,como por exemplo réguas digitais.
agora,em tornos de bancada,tu me dizer que esses manrod e similares são melhores que os SB e clones,nem a pau juvenal.
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Olá, Davi!
Achei necessário a desmontagem, já que trabalhei com desmonte de outros tipos de máquinas, pelo fato de me deparar c/ um torno sujo, há tempo s/ uso e pelo fato de não saber do zelo do(s) antigo(s) proprietário(s).
P/ você ter uma idéia havia folga na bucha do fuso do carro transversal e também na bucha do carro longitudinal; me desculpe se eu estiver falando errado...
Notei que foi manuseado por pessoas s/ experiência, também...
Quanto a operar o torno, primeiramente vou fazer o curso.
Obrigado por responder
abraço
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Olá Dande!
Valeu pela dica de postar as fotos. Acho que deu certo.
Abraço