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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: fabio_exata em 15 de Maio de 2007, 21:16
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olá amigos do forum!
pra quem gosta aqui vai algumas maquininhas bem versateis!
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Perfil de Torno:
(http://i9.photobucket.com/albums/a94/viumau/Torno001.jpg)
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Esse é o meu torno hehehehehehe ;D
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Não amigo Lolata este torno é o meu hehehehehe :P, estou a procura do manual desta criatura, adiquirí este torninho esta semana e preciso do manual se algum dos amigos puder me ajudar agradeço... ;)
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heheheheh
Realmente vilmau, o seu está bem mais bonito que o meu.
(http://www.sjracing.com.br/cnc/P1010041.JPG)
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Queria saber se alguem conhece o torno Caracol BV - 20 (vendido pela Ferrari ferramentas), tipo quem tem, já trabalhou ou usou... estou com intessão de adquirir um e quero saber mais a respeito se ele e bom ou tem outro mini-torno melhor para comprar.
Estou enviando abaixo as especificações e foto que achei na net:
Características Técnicas
Modelo : BV - 20
Altura Do Barramento Até o Centro Da Placa: 110mm
Distância Máxima Entre os Dois Centros: 520mm / 350mm
Distância Máxima Do Carrinho Superior: 200mm
Diametro Máximo De Torneamento Do Carrinho Superior: 122mm
Diametro Da Placa : 100 mm
Comprimento Máximo De Torneamento: 520mm / 350mm
Avanço Longitudinal De Desbaste: 0,04mm / 0,2mm
Modulo De Engrenagem: 2
Deslocamento Máximo Do Carro Superior Em 45 grau-70mm
Contra Ponta Do Cabeçote Móvel: N. 2 Morse
Avanço Do Mangote: 50mm
Diametro Do Fuso: 20mm
Velocidade Do Fuso: 6 Tipos
Velocidade: 170rpm / 1950 rpm
N. De Avanços: 17 Tipos
N. De Avanços Longitudinais: 5 Tipos
Diametro Externo Para Alimentação: 20mm
Inclinação De Torneamento: + / - 45 graus
Distância Máxima Do Movimento Transversal: 115mm
Distância Máxima Do Movimento Longitudinal: 520 / 350mm
Dimensões Da Máquina: 1250 x 560 x 430mm
Dimensões Da Embalagem: 1070 x 560 x 430mm
Peso Da Máquina C/ Embalagem: 140 Kg
Peso Da Máquina: 120 Kg
(http://www.rscg.com.br/torno.jpg)
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Wolf,
Eu tenho um desses em casa...na verdade é um modelinho um pouco mais "sofisticado" se é que podemos dizer isso (mas nada de especial)
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,962.0.html
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fgilii,
Não consegui abrir as imagens do seu torno, tem algumas imagens aqui no forum que não estão abrindo. Mas é muito bom saber que vc tem um, agora eu posso comprar sossegado.
Obs: Vi seu cometario lá sobre uma adaptação deste torno para cnc, na parte de troca de ferramentas. Eu tenho um grande interesse nesse sistema de troca de ferramentas, se você tiver algum material de leitura sobre isso aqui no forum mande o link para mim.
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fgilii,
Não consegui abrir as imagens do seu torno, tem algumas imagens aqui no forum que não estão abrindo.
Wolf,
acabei de ver essas fotos e estão abrindo sim é que são arquivos pesados e demoram um pouco para abrir e nem assim abrir der algum tipo de erro limpe os cookies do su navegador
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Norberto,
Pior que já tentei de tudo... acho que já está em fase terminal. Tem algumas imagens que abrem que e uma maravilha... mas as mais antigas são dificeis. E olhe que eu até entendo informatica pra caramba, já fiz os testes cabelo, barba e bigode, mas pode ser a minha cpu dando ultimos suspiros. Mas obrigado por avisar, vou fazer um checkup amanhã mesmo... quem sabe funcione.
Olhe que linda imagem que apareceu na hora de abrir a imagem,
(http://www.rscg.com.br/tela.jpg)
tamanho original: http://www.rscg.com.br/tela.jpg
Abraços,
Wolf
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Brenck,
Obrigado pelo alerta... vou pesquisar mais antes da minha compra, acho que vou me informar no modelo de bancada manrod mr-330 ou mr-333 (que e as mesma medidas que o da ferrari bv-20), nesses da manrod tem mostrador de posição digital.
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Wolf,
A diferença do MR-330 pro 333 é que o motor do 333 é mais forte 800W e a velocidade é controlada por potenciometro... e o 330 tem 550W e 6 velocidades de 125 a 2.000rpm. Quanto ao mostrador digital não tenho certeza mas acho que não estão vindo mais com ele, mas não tenho certeza hein... nem sei qual a diferença... so pra ficar mais facil de ver as medidas mesmo, mas se não estiver vindo das duas uma, ou não funcionava direito ou foi pra baratear a maquina mais ainda....
Quer ver que o preço vai girar em algo em torno de R$ 4995,00 a R$ 5,295,00...
Gustavo qual o nome da "lujinha" da familia?
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Villas,
Cofermeta
Lá esses tornos Manrod saem mais caros que na Celmar ou Dutra por exemplo... acho que é por causa que eles chegam em SP e tem que vir pra cá ai tem transporte e o ICMS tbm ou coisa do tipo...
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Éhhh Brenck, quem me dera ter na família umas "Lujinha", tais como COFERMETAS da vida.
Tá certo, não se acanhe de falar bem das lojas de sua família, porque em Minas Gerais vcs estão bem perto de serem os melhores em atendimento, qualidade, variedade e o primordial seriedade.
Trabalhei muito tempo em uma empresa, em que éramos parceiros diretos da Cofermeta, muito das vezes questionávamos sobre algum material, e eles realmente, após constatar a qualidade deste deixavam de trabalhar e corriam atrás de outros de mesma função e qualidade melhor.
Parabéns, por participar, do seio destes empreendedores sérios e honestos, ja participei a alguns dos gerentes estas minhas palavras, e agora digo a vocês do fórum eles são dez.
Bom, Brenck, ao menos eu não estou enchendo o seu saco, para lhhe criticar né.KAKAKAKAKAKAKAAK AAKAKAKKKA.
Rapaz vc esta precisando tomar uma banho com arruda, e outras especiarias que lhe livrem destes caras, que ultimamente tem nos encomodado bastante.
Como se diz aqui na Bahia uhhh mizzi fiiiii, saraváaaaaaa.
Até mais.
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Não amigo Lolata este torno é o meu hehehehehe :P, estou a procura do manual desta criatura, adiquirí este torninho esta semana e preciso do manual se algum dos amigos puder me ajudar agradeço... ;)
Viumau , faz tempo que perguntou mas se ainda precisar eu tenho o manual do TM-127...
Ramede
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Bom dia colegas!
Alguem sabe como consigo os manuais de manutenção e de peças do torno TORMAX 20A da Romi?
Abraço a todos
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Bom dia colegas!
Alguem sabe como consigo os manuais de manutenção e de peças do torno TORMAX 20A da Romi?
Abraço a todos
Experimenta falar com o pessoal da www.winnermaquinas. com.br talvez eles tenham....
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Liguei lá mas não consegui nada.
Tô enrolado sem esse manual...... :(
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Tentou falar com a própria ROMI?
http://www.romi.com.br/mf_tormax_20.0.html?&L=0
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Então, fiquei uma semana atrás desse manual. Na Romi eles vendem e o preço não achei barato. Bom, não teve jeito tive que pagar por eles fazendo depósito bancário hoje. Creio que no início da semana que vem deve chegar, se os Correios permitirem (estão em greve).
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Pessoall, to com um problema de alinhamento no meu torno, a contra ponta esta um pouco mais baixa que o centro da placa, eu coloquei no contra ponto entre a base umas folhas bem finas de cobre, ate acertar a altura, mas esse metodo não me convenceu, normalmente qual o procedimento pra alinhar o comtraponto com a placa?
[]'
MDA
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Dependendo do torno, o modo correto é vc rebaixar na retifica ou rasquete a base do barramento onde vai o corpo que segura o eixo arvore.
Outro método é rasquetear e calçar o contra ponto com torsite, mas prefiro o primeiro, pq se seu torno está com essa diferença pode haver uma grande chance de ser hora de refazer o barramento...
Pessoall, to com um problema de alinhamento no meu torno, a contra ponta esta um pouco mais baixa que o centro da placa, eu coloquei no contra ponto entre a base umas folhas bem finas de cobre, ate acertar a altura, mas esse metodo não me convenceu, normalmente qual o procedimento pra alinhar o comtraponto com a placa?
[]'
MDA
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Ok miyamura,
Rasquetear eu tenho um PDF, que explica retifica de barramentos de maquinas, só não consegui saber o que é torsite.
Como precisava fazer um furo em uma barra de aço de 19mm, dei um jeito e coloquei as folhas de cobre mesmo, mas pensei em colocar na base do contra ponto uma cantoneira de metal na espessura que preciso para alinhar e no outro lado uma tira de metal de mesma espessura, sera que isso funciona, ate mandar retificar ese barramento?
Não tenho noção do custo de se mandar retificar esse barramento, esse tipo de serviço será muito caro?
[]'
MDA
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O tosite é um material usado pra calçar carros de torno já bem desgastados. Ele aumenta a vida util do barramento tb pq diiminui a abrasão metal com metal que há geralmente tb.
Quanto ao barramento, no meu torno que tem 2.5 metros de barramento gastei 1700 reais pra fazer a retifica do barramento e rasquetear todos os carrinhos. Mandei tb trocar os fusos que estavam gastos e ficou tudo por 2000 reais.
E Vale cada centavo, pq ficou como novo, a qualidade do trabalho melhor MUITO tb (dependendo do estado que estava seu torno).
Ok miyamura,
Rasquetear eu tenho um PDF, que explica retifica de barramentos de maquinas, só não consegui saber o que é torsite.
Como precisava fazer um furo em uma barra de aço de 19mm, dei um jeito e coloquei as folhas de cobre mesmo, mas pensei em colocar na base do contra ponto uma cantoneira de metal na espessura que preciso para alinhar e no outro lado uma tira de metal de mesma espessura, sera que isso funciona, ate mandar retificar ese barramento?
Não tenho noção do custo de se mandar retificar esse barramento, esse tipo de serviço será muito caro?
[]'
MDA
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miyamura,
Eu mandei fazer as castanhas dos fusos, pois estavão com muito folga, agora ficou bom gastei R$200,00 nas duas, quanto ao ajuste das mesas consegui fazer tambem um bom ajuste, agora os carros estão digamos que razoaiveis para trabalhar, já fiz uns testes, pra ver se na usinagem a peça fica conica, e não ficaram, a usinagem esta perfeita, o que descartou problema no barramento perto da placa, so detectei agora esse desalinhamento do contra ponto em relação a placa.
Mas não pretendo gastar com retifica do barramento acho que vou calçar mesmo o contraponto.
[]'
MDA
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Mdaweb,
se você está calçando com folhas de cobre ou qq outro material embaixo do cabeçote móvel (suporte da contra-ponta), junto ao barramento, essa não é uma prática muito recomendável.
O mais adequado é calçar entre as 2 peças do cabeçote móvel - entre a base que vai no barramento (e tem os parafusos para ajuste lateral) e a peça superior (que tem o furo onde vai a contra-ponta).
Note que provavelmente ele está com a parte dianteira mais desgastada (isso vc consegue verificar observando as guias dele, e medir com um calibrador de folgas), assim você pode colocar mais calços na parte dianteira.
Essa é uma prática considerada plenamente aceitável.
Turcite é Teflon com cargas metálicas. É colado (com epóxi) em tiras e caso necessário rasqueteado. Uma alternativa mais econômica é celeron (de malha fina). Uma outra alternativa muito interessante é o Moglice, uma resina epóxi feita para isso (e usada em máquinas operatrizes grandes e caras), com alta resistência ao desgaste e baixo coeficiente de atrito. Como ela é moldável, você encera o barramento, aplica a resina e posiciona a peça em cima (que obviamente precisa estar alinhada de alguma forma) e deixa curar. No meu torno, retifiquei o barramento e apliquei esse moglice no carro. O resultado é excelente e relativamente barato. E aumenta muito a vida do barramento, que é a alma do torno.
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tenho um ha cinco anos...e não posso reclamar...funciona direitinho! comprei um atlas maq de 1 mt de barramento, e vibra em alta velocidade! alias esse bv20 ta encostado! se interessar a alguem.........
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Ivan, o calço que fiz foi exatamente entre as duas peças, temporariamente, dessa maneira consegui alinhar o contra ponto, mas pensei que essa pratica não fosse recomendável, fiz pensando ser temporária, mas pelo visto atirei no que vi e acertei no que não vi hehehhe,
Parece que agora vai ficar assim mesmo, já fiz uns teste com barra de aco na placa e o contra ponto na outra com um relógio apalpador e ficou muito bom, pode não ter ficado profissional mas ficou funcional.
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MDA