Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Thiago Vicentini em 11 de Setembro de 2013, 11:29
-
Pessoal Bom Dia
Eu tenho um BV20L que realmente acho espetacular! Gosto demais do bixinho e aprendi a trabalhar graças a ele!
Lembrando que sou Médico Veterinário, uso como hobby fazendo peças pra carabinas de pressão!!
Sinto que BV20 peca no contra ponto curto é frouxo e em usinagem mais pesadas um pouco, trabalho 95% do tempo com alumínio e pra isso vai que vai, mas as vezes faço algo em aço e aço inox! Como é hobby e um trabalho à parte, queria um torno maior um pouco pra agilizar meu trabalho!!
Como ja peguei um pouco de experiência, estou a 3 anos e meio com meu BV20L, simplesmente gostaria de trocar por um torno mais bem acabado e mais parrudo um pouco! Meu BV20 tem 105kg contra 180kg de um MR333, isso em informações tiradas da internet!
Vou fazer cagada em trocar por um MR333? Ou vamos ja juntar mais dinheiro e pegar o MR334 ou o Ambos que tem na celmar??
O MR333 fico na dúvida, eletrônica e tal! O engrenado sei que é pra vida toda!!
Certamente eu devo conseguir pegar ai uns 2500 a 3000 reais no meu, já que ainda está em condições boas, seria um investimento ai de 4 a 5mil reais e ficaria com um torno pra não trocar mais! Consigo até fazer um BNDS acho aqui pela minha empresa e ir pagando de leve!
Oque acham?
Pedi um orçamento de um da Power Maquinas que achei muito top o PWM 320, mas pela composição deve ser muito mais caro!
Abraços
Att
Thiago
-
Vou fazer cagada em trocar por um MR333? Ou vamos já juntar mais dinheiro e pegar o MR334
Se ja tem um BV20L, segura ele um tempo ate pegar um MR-334, pois a diferença entre o BV20L e o MR-333 não é tão grande, mas para o MR-334 sim, que inclusive, tenho a 3 anos e só me deu problema na engrenagem que move o carro sobre o barramento, fora isso trabalha diariamente sem problemas, o chato dele é ter que ficar trocando a velocidade nas correias e mais ainda trocar o avanço nas engrenagens.
Conforme o andar da carruagem no final do ano devo troca-lo por um ServoTurn da Knuth
Consigo até fazer um BNDS acho aqui pela minha empresa e ir pagando de leve!
Não consegue não, so se for "mutreta" pois o BNDS só financia maquinas de fabricação nacional.
-
Putz Cassio
Achei que o MR334 já tinha uma troca de velocidade mais fácil! Sair de uma troca de velocidade ali na frente pra uma de correria é ruim em! Ainda mais que faço muita coisa em alumínio e fico trocando demais essas velocidades!!!
Ai eu fiquei na dúvida de vez!! Volta a ser interessante o MR333 com potenciômetro!!!
Liguei na Power Maquinas e o PWM 320 não tem mais em estoque e eles não querem mais importar, ao menos com o dolar neste preço!!
Tem este: http://www.bullsteel.com.br/detalhes.php?id=160 (http://www.bullsteel.com.br/detalhes.php?id=160)
A loja é de confiança? Me parece um torno legal!! Ou o velho MR333 que certamente vai melhorar aqui minha vida e seria até um investimento menor!
Abs
-
Pessoal
Ontem fui atrás de orçamentos e várias máquinas!
A princípio, a que melhor atendeu minha necessidade, e é uma máquina completa, é esta: http://www.bullsteel.com.br/detalhes.php?id=160 (http://www.bullsteel.com.br/detalhes.php?id=160)
A loja é a Bull Steel, e pelo que entendi, pertence a Martins Ferramentas! Está na Rua Piratininga, 474 - Brás - São Paulo/SP
A loja fica entre as duas lojas da Martins Peres, por isso creio pertencer ao mesmo dono!
Liguei fui bem atendido, o rapaz mandou por email dados completos da máquina junto com acessórios!
A pergunta é? Sou aqui do paraná, não vou pessoalmente retirar ela! A loja é de confiança? Tomar tombo de 7mil é feio hehehe
Abraços
-
Boas nobre amigo Thiago..
Conheço bem a loja e também a máquina.
Agora lhe garantir que não vai levar tombo, isso é complicado, pois só mesmo depois de comprar e pagar é que acabamos por conhecer as "pessoas".
Também tenho um BV 020L.
Já tive 04 desses e gosto bastante, evidente que possui suas limitações.
Aparentemente o modelo da Bull é muito semelhante ao BV 020.
Esse que você postou eu ainda não ví pessoalmente.
Se precisar de algo é só gritar.
Abraços.
Rubens
-
Grande Rubens!
E aquele torno revolver que reformou? Antigão o tópico, ele que fez eu entrar aqui no fórum hehehe
Realmente me parece tudo certo com a loja, mas eu sou pé atrás sempre, ainda mais que queria pagar à vista!!
Estou só aguardando informações sobre o torno da Vitor e Buono, o FI610-SM
Estou na dúvida entre estes dois, só quero confirmar uns detalhes do FI610-SM, e esta empresa a Vitor e Buono tem ótimas recomendações aqui, capaz deu mudar a compra do torno somente pra fazer o depósito e conseguir durmir depois, pois saberei que a empresa é séria!
Se mais alguem tiver informações sobre a Bull Steel por favor de uma luz!
Absss
-
Se o comprimento do 610 te servir, eu recomendo a V&B sem pestanejar.
Se a máquina fosse meia-boca não teria sido citada na revista especializada NEI:
http://www.nei.com.br/produto/2008/01/torno+mecanico+vitor+buono+ltda.html (http://www.nei.com.br/produto/2008/01/torno+mecanico+vitor+buono+ltda.html)
Excelente atendimento e pós-venda. Depois do FI-610 comprei uma fresadora MMD-45, morsa, jogo de fixadores e agora estou esperando chegar as pinças para a fresadora. Assim que tiver caixa comprarei os DROs para as duas máquinas com eles também.
Quando comprei o meu 610, eles tinham também o modelo 710, com barramento mais longo, não sei se ainda têm.
-
Claudio
Como é a troca de velocidades do 610??
Recebi agora o orçamento da Vitor e Bueno e deu uma diferença de preço significativa, 1200 reais a mais!!
Eu ja tava meio esguelado pra pegar o MR334 ou este Bull Steel! Acessórios são os mesmos, pra mim seria importante demais ter uma troca de velocidade fácil, trabalho com alumínio aqui e mudo demais de velocidade!!
Só to com o pé atrás sobre a loja da Bull Steel, não me deu confiança, diferente da loja Vitor e Buono!!
Vou tentar brigar no preço vamos ver!
Abs
-
A troca de velocidades do 610 é por correia, o que no meu caso não incomoda (e assim que possível vou colocar um inversor).
Não sou profissional da áre, sou mais o que se chamaria de um "McGywer de aluguel", pois desenvolvo protótipos e soluções mecânicas para uma empresa local, e para mim esse torno está perfeito... Inclusive, antes de comprar a MMD-45 já tinha feito pequenos trabalhos de fresagem com o torno.
Os preços da V&B subiram recentemente por conta da alta do dólar, eu até recebi os avisos, mas já tinha pago a entrada da minha fresadora para garantir preço e disponibilidade. ;D ;D ;D
-
Uma coisa que esqueci de comentar : O 610 não tem cara de "torno de brinquedo" como alguns Lee Tools ou os Manrod menores que eu já vi.
Segundo o NEI, esse modelo seria indicado para atender pequenas usinagens em indústrias mecânicas, no lugar de desviar um torno grande Se serve para indústria, então supera o que eu preciso...
O barramento é retificado e endurecido, o motor tem um torque mais que suficiente, o bicho é pesado e parece muito bem construído.
-
7200 eu ficava de com um prn usado ou ainda um mascote !!1 o inconveniente e ter que fazer eles funcionarem no trifasico !!!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510190643-torno-mecnico-mascote-da-nardini-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510190643-torno-mecnico-mascote-da-nardini-_JM)
esse mascotin ta por 7500 la em guarulhos
ja vi prn morrer por 5200 de pessoas querendo vender
-
Caros, devo endossar as palavras dos colegas referente ao 610 e consequentemente à Vitor & Buono na pessoa do Daniel, vendedor atencioso, honesto e disponível a qualquer tempo. Pós venda excelente.
Como coordenador de curso de Engenharia Mecânica adquiri 4 tornos 610 e duas furadeiras Fresadoras MD45 para minha unidade. As máquinas entraram em operação neste semestre e se mostraram excepcionais para fins didáticos, e presumo que para aplicações profissionais de médio porte sejam uma ótima opção.
É isso.
Grande abraço a todos.
TESIFOM
-
Eu realmente voltei a estaca zero!! hahaha o bom que essa troca de experiência ajuda outras pessoas!!
Bom oque acontece é que o torno da Bull Steel me atende bem, porém, em contato com vendedor ele mencionou problemas com os rolamentos cônicos em alta rotação, sugerindo até a troca deles por rolamentos de primeira linha.
Disse até que naquele caso, o BV20 teria melhor durabilidade a longo prazo pela caixa ser imersa em óleo. Um cara que vende a máquina te avisando que seria legal trocar os rolamentos, mas que, o torno é bom. Poxa pra mim que não entende muito no mínimo assusta!
Eu fiquei meio pé atrás mas não foi isso que me espantou, o negócio é que não consigo achar referencias legais sobre a loja e não estou me sentindo confortável em depositar 7mil reais na conta deles, to até vendo, vai ser 1 semana sem durmir! Diferente da celmar, dutra e vitor buono, onde fico despreocupado!!
Eu estou querendo muito o 610, mas eu estou aqui com o seguinte problema, pela informação que tive ele é trifásico e eu não tenho rede trifásica! Então são mais 400 reais de um conversor (e nem sei se funciona) ou um inversor com potenciômetro, estou indo atrás de viabilizar esta opção e ver quanto custa! Oque acham?
Voltei a cogitar a compra do Manrod 330. Comprimento deste me atende bem, pesa 180kg (acredito que tenha uma construção boa), pra se ter idéia este da bull steel era maior e pesava 160kg com gabinete! Ou tem informação errada da manrod ou é no mínimo estranho isso!
Vou analisar sem pressa oque irei fazer pra evitar compra errada, até porque meu BV20 está rodando na boa!
Vamos postando
Abs
att
Thiago
-
Oi, Thiago.
Um pitaco pode ajudar, ou não. Não sei se vc tem problemas de espaço físico para as máquinas, porque talvez vc deva tentar trocar o BV20 com o 610. Há lojas de vendas de máquinas que aceitam outras como meio de pagamento. Assim, vc gastaria menos pra adquirir o torno maior e sobraria mais espaço. E penso que vc dificilmente vá usar os dois tornos.
Ou, talvez vc venda o BV20 antes, na sua cidade e compre o 610 depois. São só pitacos, mas se vc não tem problemas de espaço e $$$, desconsidere.
Abraço e sucesso na compra.
Jorge
-
Então Jorge
O problema de $$$$ é a questão, se não já estaria comprando o 610 e mandando alguem se virar com o inversor!! hahaha
Como semanalmente eu uso o torno, e mesmo sendo hobby, eu comercializo algumas peças de carabina de pressão, eu queria montar o torno e por pra rodar e somente depois vender o meu!
Agora acho que me resta é ter paciência e aguardar mais uns meses e abraçar logo o 610!
Abs
-
boa tarde caro amigo tenho um mr 330 e é limitado estou bem parado com ele em serviço,mais é dificil a escolha com os modelos disponiveis quando são engrenados são curtos,quando longos com vel.por correias alguns sem caixa norton,nos valores de compra ate 7.000 novos são com poucas escolhas gosto e sempre dou conselho para comprar maquinas novas,mais já vi para cumprir uma demanda de serviços como roscas,eixos,buchas,recartilhas,polias de nivel médio como no meu caso só um torno mais completo com um da manrod que custa 13.000 nesse porte mais barato só usado,nesses todos que citou o melhor é o power maq 320,nada supera o engrenado!
-
companheiros, também estou interessado neste modelo de 700mm da bullsteel mas minhas duvidas são as mesmas em respeito a loja em si, o fato deste modelo ter avanço longitudinal e transversal mecanico motorizado esta contando a favor dele e tambem o fato de mudar a velocidade por inversor já que pretendo automatiza-lo futuramente, se alguem já viu algum modelo com as mesmas caracteristicas funcionando dê alguma dica sobre manutenção em especial do inversor, e barramento, considero tornos com mudança de velocidade engrenado inviavel para automatizar devido a necessidade de um inversor para controlar varias velocidade durante a usinagem, se possivel me digam tambem se estou correto nisto ou não obrigado...
-
Boa Noite Amigo
Infelizmente eu abri mão do torno da Bull Steel! O atendimento que recebi da loja não me agradou!
Não estou dizendo que não se pode confiar na loja, e sim que eu não me senti seguro!
Acabei optando pelo torno da Vitor Buono, uma diferença considerável entre eles é a largura do barramento, 180mm no Vitor Buono contra 135mm do Bull Steel! E contra ponto CM3 contra CM2 do Bull. Me parece ser uma máquina melhor e mais robusta!!
No meu caso vai ter que funcionar com inversor de frequência, já que não tenho rede trifásica!
Só estou achando caro o inversor, aqui na minha cidade 650,00 reais para 1cv!! Autorizada WEG! Vantagem que o cara ajuda a montar um painel separado pra mim, pra controlar tudo através de novas botoeiras e potenciômetro!! Achei siemens por 670,00 também!
O preço é por ai?
Abs
-
este torno da vitor buono, troca-se a velocidade por posição de alavanca ou por correia, ele vem com engrenagens para rosca milimetro e polegadas.abs
-
No meu caso vai ter que funcionar com inversor de frequência, já que não tenho rede trifásica!
Se o problema é só isso, é mais fácil (e barato) trocar o motor e vender o que veio nele do que gastar com inversor.
-
este torno da vitor buono, troca-se a velocidade por posição de alavanca ou por correia, ele vem com engrenagens para rosca milimetro e polegadas.abs
Olhou a página anterior do tópico ?
-
Troca-se velocidade por correias!
Então Cássio sabe que isso é também uma maneira de resolver o problema!!!
Eu barganhei um desconto la na Vitor, onde fui excepcionalmente atendido, e acho que vou investir no inversor já pra ficar com mais possibilidades, até de se inverter a rotação no ato em baixas rotações!!!
Estou finalizando a negociação la, acredito que o torno vá embarcar pra mim entre hoje e amanhã, chegando aqui e eu pondo na bancada mesmo sem o inversor ligado ainda mando fotos!!
Pra quem interessar vou vender meu BV20L-1 de 550mm, torno está em bom estado, 4 anos de uso 99% do tempo usado usinando alumínio!
Abraços
Att
Thiago
-
pessoal bom dia e quanto o modelo AMB-280.780F da celmar, recebi o orçamento, mas como não a conheço pessoalmente se por um acaso voçes conhecem me falem algo.
abs...
-
Também paquero este torno da Amboss que está a venda na Celmar, ele parece até ser melhor que o Mr 334.
Ele tem barramento temperado, e retificado, conta ainda com avanço no carro transversal e longitudinal.
Segue abaixo algumas características dele:
Descrição:
Torno mecânico de bancada tipo pesado “ Heavy Duty“, barramento retificado e temperado com guia em “V” para maior precisão, eixo-árvore apoiado em rolamentos cônicos de precisão, avanço automático no eixo longitudinal e transversal, caixa de engrenagens com design moderno e ergonômico
Características
Distância máxima entre centros: 700 mm
Diâmetro máximo sobre o barramento: 280 mm
Placa auto centrante de 125 mm c/3 castanhas para fixação externa e interna
Eixo-árvore com giro no sentido horário e anti-horário
Carro transversal com avanço automático
6 velocidades: 150 / 300 / 600 / 500 / 1000 / 2000 RPM
Roscas métricas passo: 0,2 a 3,5 mm
Roscas em polegadas passo: 8 a 56 fios/pol
Potência: 750 W
Alimentação: (220V – 60Hz – 1Ph) ou (220V – 60Hz – 3Ph)
ACESSÓRIOS STANDARD:
Luneta Fixa
Luneta móvel
Proteção traseira
Bandeja para cavacos
Bancada de apoio.
-
Como sou cliente da celmar o próprio vendedor me ligou para fornecer dados sobre o Amboss
Segundo ele, entre ele e o MR334, o amboss seria o primo rico. O torno é melhor acabado, visual mais bonito segundo ele, e avanço automático transversal e longitudinal!! É assim que se diz?
A minha opção pela Vitor Buono foi o atendimento impecável deles, o preço (quase 15% mais barato) e o conjunto de acessórios que acompanha a máquina que é mais completo, como placa de 4 castanhas, contra ponto rotativo e fixo, luminária, placa de arrasto.
A construção deste torno da Vitor Buono, segundo oque li e até em comentários do pessoal daqui, parece ser levemente mais robusto, mas na prática não sei dizer se isso tem alguma vantagem, pois a diferença é pequena!! Contra ponto do VitorBuono é CM3, isso é uma bela vantagem! Já o amboss tem avanço pra frente automático, nisso ele ganha.
Acho que são máquinas compatíveis e que no fim, detalhes e escolhas pessoais que irão definir a compra, ou até mesmo a negociação, que no meu caso foi uma diferença significativa de dinheiro!!
Esta semana deve chegar, ai mando fotos melhores pra vocês terem uma melhor apresentação, já que a quantidade de imagens disponíveis é pequena e de péssima qualidade!
Abraços
att
Thiago
-
Pessoal
O danado chegou, estou mais facero que porco na merda kkkkk
Segue imagens:
(http://imageshack.com/scaled/800x600/7/h3iz.jpg)
(http://imageshack.com/scaled/800x600/841/8v1q.jpg)
(http://imageshack.com/scaled/800x600/401/hbv2.jpg)
(http://imageshack.com/scaled/800x600/7/6myd.jpg)
(http://imageshack.com/scaled/800x600/266/seu6.jpg)
(http://imageshack.com/scaled/800x600/35/b3qd.jpg)
(http://imageshack.com/scaled/800x600/826/xypj.jpg)
(http://imageshack.com/scaled/800x600/853/3gbg.jpg)
Nem tudo são flores, transportadora relaxa entortou os parafusos dos manipulos do carro principal. Mas é simples de arrumar ainda mais que o BV20 ainda ta por aqui!!
Pessoal
Sobre o inversor de frequência, se eu ligar a alimentação do torno na saída do inversor as botoeiras originais vão funcionar ou eu necessariamente preciso ligar novas botoeiras na borneira?
Falta ligar ele, meu eletricista ta me dando balão até agora nada hahah
Abs
-
O danado chegou, estou mais facero que porco na merda kkkkk
Gostei - parece um maquinão...
Sobre o inversor de frequência, se eu ligar a alimentação do torno na saída do inversor as botoeiras originais vão funcionar ou eu necessariamente preciso ligar novas botoeiras na borneira?
Não - se ligar a alimentação na saída do inversor vai dar caca - tem que ligar na entrada dele :)
Já a chave de inversão, talvez possa ligar nos bornes que fazem ligar o inversor para direita e esquerda, mas precisa ver como se faz as configurações do seu inversor...
-
Valeu Gilli
Ele tem uma aparência bem mais forte que o BV20L. Lembrando que o meu BV20 é aquele mais simples que tem.
Barramento bem mais largo e até a aparência dele é mais bonita, contra ponto deve pesar 3x mais pesado e é CM3. Achei o manipulo do carro de cima um pouco pequeno.
No resto estou bem satisfeito apesar de ainda não ter colocado ele pra funcionar, mas tudo no geral me pareceu bom, muito bom!!! Claro que terá suas limitações mas acredito que com a paciência certa será muito bom!!!
Sobre o inversor eu tinha esperança de aproveitar as botoeiras originais, que já está tudo ali bunitinho.
Terei então que desconectar toda a parte elétrica original, pra preservar ela original, e fazer novas botoeiras. No caso seria um liga, um desliga (parada emergencia ou somente desliga), um potenciometro e uma chave pro sentido do giro. Ou uma chave de 3 posições que ja seria liga e desliga e sentido do giro e um potenciometro
Ja andei lendo bastante aqui e o manual, configurar o inversor até que me parece mais tranquilo, vou sofrer é pra fazer essas ligações na borneira, não me dou muito bem com fios. hahaha
-
Gilii
Acho que entendeu errado!
Queria ligar a alimentação do torno na saída do inversor! Vai vir 220v monofásico e ligo na entrada do invertor, e a saída dele será trifásico, que ligaria a fiação original do torno!
Isso que queria fazer! Não da certo mesmo?
ABs
-
Se o motor for trifásico, sim - se for monofasico, não
De qualquer forma, eu não ligaria a entrada do torno todo na saida do inversor - ligaria o motor no inversor (se for trifasico) e veria como os botões funcionam para acertar o inversor de forma que funcione como eu quero - chave liga p/ frente - para trás e potenciometro
-
Entendi!!!
O motor realmente é trifásico! Acabei de comprar o inversor, é um Siemens G110 de 1cv!!!
Configurar os parâmetros do inversor até que me parece mais tranquilo, eu estou mais na dúvida de como montar os fios das chaves no borne!! Vou estudar o manual se não der conta eu peço pinico
Por hora obrigado
Abraços
Att
Thiago
-
Parabéns pelo "brinquedo", Thiago, você não vai se arrepender...
Quando o meu chegou, a idéia era retirar a graxa protetiva e relubrificar, mas após um exame atento com lanterna e espelho por baixo do carro, eu desmontei o carro completamente, bem como a contraponta e as placas, e limpei/lubrifiquei tudo.
Em alguns cantos, existia areia de fundição e cavacos (é o "custo china" , mas eu acho que com cuidados simples, compensa MUITO pela diferença no preço...).
Outra coisa que fiz (pelas fotos, no seu parece que não será necessário) foi usinar um tubo de alumínio para prolongar o esticador da correia, que era meio curto.
Fiz também um parafuso cativo de aperto manual para substituir os dois parafusos da tampa da caixa das polias e engrenagens, assim abro essa tampa em alguns segundos e com apenas uma das mãos quando vou trocar a velocidade (levo uns 20 segundos para fazer a troca).
Finalmente, substituí a minha correia original por uma código 3L-340, que ficou muito fácil de trocar.
Ah, e depois de tomar uns paus e uns sustos tentando cortar peças com o bedame, comprei um pedaço de aço de secção quadrada de uns 45 mm e fiz com o próprio torno um porta-bedame traseiro que coloco no lugar quando vou cortar alguma coisa.
-
Pessoal
O danado chegou, estou mais facero que porco na merda kkkkk
Parabéns pela aquisição Thiago! :)
Belo torno.
Eu se fosse tu abria um tópico falando desse torno e tudo que for melhorias que vc imprementar. ;)
Acho que muita gente vai gostar, eu mesmo serei um. 8)
Novamente parabéns e boa sorte com ele. 8)
abç
-
É uma idéia Edimar
OOOoo Claudio você que me influencio a comprar este torno e não estou arrependido. Pessoal da Vitor Buono, em especial a Roberta que me atendeu, foram espetaculares.
Vou ver se abro um novo tópico falando só dele! Como ele vem completão acredito não precisar inventar muita coisa, ao menos para oque eu faço aqui!!Já comprei o inversor de frequência, é um Siemens G110!
Agora é matutar como por tudo isso pra funcionar. Por hora estou fazendo somente limpeza dele, removendo essa graxa ruim que tem em vários lugares!!
Abraços e obrigado por hora!
Att
Thiago