Autor Tópico: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987  (Lida 54754 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #165 Online: 26 de Novembro de 2009, 07:55 »
Mandar de ônibus é uma boa alternativa, quando possível. O problema é que exige a existência de uma linha e boa vontade do remetente, pois a maioria das empresas não coleta (ao menos em cidades menores).

Eu ia sugerir por transportadora também, mas enviar um pacote pequeno de uma cidade de 40 mil habitantes para uma de 20 mil, mais de mil km distante, me parece um trabalho com a cara dos Correios.

Roberto,
as réguas do TM127 são pequenas, talvez do J35 (TM150/170), mas não creio. E adaptar uma vai ser quase o mesmo serviço que fazer uma.
Se você conseguir ver direitinho as dimensões, quem sabe esbarro em alguma coisa.
O comprimento é 300mm.
A largura é 14mm, mas de onde até onde? (pontas opostas do paralelogramo ou lados menores opostos?)
E a espessura precisa ver direitinho. O ideal é montar o carro sem a régua, empurrar para o lado oposto à régua e tentar enfiar um calcinho (calibrador de folga, se tiver) nas 2 pontas do vão. A espessura da régua deve ser esta medida menos alguns décimos (pra entrar fácil).
« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 08:04 por Ivan »

Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #166 Online: 26 de Novembro de 2009, 08:01 »
Quanto ao seguro , se não me engano o valor é 1% do valor declarado, Se não fizer seguro o valor assegurado era R$ 257,00, não tenho certeza se ainda vale essa regra.
É isso mesmo, mas esse seguro padrão só existe no SEDEX. No PAC, se não fizer e perder, um abraço. Sempre que mando algo de algum valor por PAC faço o seguro. No caso, R$3 adicionais pagam R$300 em caso de perda.
No SEDEX, a regra é a mesma, mas se soma ao seguro padrão. Pagando R$3 a mais, o seguro vai pra R$550.

Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #167 Online: 19 de Março de 2010, 17:07 »
Pessoal, estou ativando esse tópico por achar que meu assunte tem a haver com ele.

Hoje estive na Rua gasômetro para comprar uns parafusos para móveis, e como essa Rua está muito próxima a Rua Piratininga, dei uma passadinha na loja mais preferida do Rubens (Raranda) na Rua Paraná.

Sem pretensão de comprar nada, só dar uma espiada, primeiro vi o prisma que estava faltando na minha furadeira. Depois, encontrei a ponta fixa CM3 que tb. faltava no meu torninho.

Aí dando uma olhada pelo resto da loja, vi várias e várias engrenagens (Se algum colega estiver precisando, dê uma passadinha por lá) e lembrei da minha indicadora de que fiz tempos atrás em alumínio, como estava pensando e fazer outra, procurei entre essas engrenagens uma que seria possivelmente usada no novo Indicador de Rosca. Procura daí, procura dalí, de repente me deparei com um indicador de Rosca igualzinho ao do Jorge Luiz, que havia me emprestado para modelo na confecção do primeiro Indicador. Perguntei o preço R$ 20. não restou dúvida ta’qui a foto do danadinho.

Essa loja tem muito material e não são nada exploradores nos preços.


Abs.

Edson



Offline RAranda

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #168 Online: 19 de Março de 2010, 19:46 »
È isso ai meu nobre amigo Edson.

Para não pagar caro nessa loja, o Sr. Maurício precisa estar de bom humor. ehehehe

Conheço bem essas peças que comprou, em especial o prisma com essa ponta quebrada, rsrsrsrsrs

Abraços.

Rubens.

Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #169 Online: 20 de Março de 2010, 00:22 »
Conheço bem essas peças que comprou, em especial o prisma com essa ponta quebrada, rsrsrsrsrs

Rubens, na verdade não se trata de ponta quebrada. Isso é um furo quadrado que se destina a fazer alguma operação que nem desconfio o que seja. Se alguem souber para que serve favos informar.

É realmente já comprei algumas coisas nessa loja, hoje em especial parece que estava de bom humor.

Abraços

Edson


Offline RAranda

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #170 Online: 20 de Março de 2010, 07:53 »
Nobre Edson...

Escrevi "ponta quebrada. rsrsrsrsr" só pra te sacanear.

Quando a ví, também não entendi para que sever esse "furo quadrado".

Imaginei na época que era somente para usar como fixação, mas vamos deixar os "experts" escreverem, quem sabe aprendemos mais uma. ehehehehe.

Grande abraço.

Rubens

Offline marciocastanho

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #171 Online: 12 de Agosto de 2010, 18:31 »
Sr. Edson, muito bacana este tópico, já li interio. E o sr tem notícias atualizadas das porcas antifolgas em poliacetal, após esse tempinho passado???



Ivan, o mestre dos tornos pretendo aplicar o moglice no meu assim que tiver "tempo" pra retificar o barramento.
Após tanto tempo (nem sei se vc se lembra) troquei a polia motora de 100 para 65 e o resultado ficou surpreendente, parece outro torno. O meu é um sanches b.

Agora pretendo fazer uma nova bancada em madeira e instalar o motor por dentro da bancada, abaixo da cx de engrenagens.

Segue fotos de ex.

Por acaso alguém já criou um tópico sobre isso?

E se vc tiver um manual do SB poderia me passar?

Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #172 Online: 13 de Agosto de 2010, 01:58 »
Sr. Edson, muito bacana este tópico, já li interio. E o sr tem notícias atualizadas das porcas antifolgas em poliacetal, após esse tempinho passado???

Sim, tenho novidades. No tópico que você soube da porca em questão, há também um assunto sobre o fuso do carro transversal do meu torno que estava um pouco gasto. A porce original em bronze também estava gasta, mas o torno ainda entava trabalhando a contento.

Aí, resolvi, para treinamento, fazer um novo fuso e aproveitei para fazer uma nova porca em poliacetal exatamente como havia cogitado anteriormente, só alterando as medidas.

Trocado o fuso pelo novo e a velha porca pela de poliacetal, já faz um bom tempo e até agora não houve problema algum. a folga que existia não mais existe e o avanço avanço do carro está excelente. Creio que nem seria necessário trocar o fuso, bastaria somente adaptar a nova porca e o resultado seria o mesmo.

Citar
Ivan, o mestre dos tornos pretendo aplicar o moglice no meu assim que tiver "tempo" pra retificar o barramento.

Quanto ao moglice, também usei no meu torno e ficou surpreendente. valeu 1000% a experiência. Faça exatamente como o Ivan recomendou que não dá erro.

O maior problema que tive foi achar a posição certa do carro sobre os parafusos de latão. Quando pensava que estava tudo certo, retirava o carro e voltava a colocar o carro novamente no prisma para conferir já não estava mais correto, saia do lugar.

A solução que encontrei foi muito simples: Regulei corretamente o carro usando os parafusos de latão com o relógio comparador. quando tudo estava certinho, "zerado", peguei uma caixinha de durepox, desses de construção, fiz quatro "minhoquinhas" e encaixei nas pontas das guias do carro. essas cobrinhas, depois de endurecidas, alem de manter o carro sempre alinhado, mesmo tirando e colocando o carro várias vezes, ainda serviu de base para o preenchimento de todo o moglice nas guias do carro.

Para evitar que o moglice cole no barramento, passe CERA DE ASSOALHO COM SILICONE, funciona muito bem. 


Citar
Após tanto tempo (nem sei se vc se lembra) troquei a polia motora de 100 para 65 e o resultado ficou surpreendente, parece outro torno. O meu é um sanches b.

Não lembro não, é uma pena não me lembrar, dê mais detalhes de quais polias está falando.

Citar
Agora pretendo fazer uma nova bancada em madeira e instalar o motor por dentro da bancada, abaixo da cx de engrenagens.

Colocar o torno sobre uma bancada é super maneiro e dá outra vista à máquina, além de ser muito útil.

Se você conseguir instalar o motor sobre o torno como o exemplo da foto, vai dar muita inveja ao pessoal aqui do forum, até em mim, no bom sentido é claro.

Citar
E se vc tiver um manual do SB poderia me passar?


Infelizmente não tenho manual do meu xará SB, mas acredito que no máximo em dois dias alguém aqui do forum vai arranjar pra você.

Abraços e bom trabalho no seu bichinho...

Edson Sanches (sem Blanes)

Offline marciocastanho

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #173 Online: 14 de Agosto de 2010, 14:17 »
É verdade, li sobre sua aplicação de moglice, mas na época que li o sr estava ocupado com alguma outra coisa e (me parece que com seu neto) e não estava mexendo no torno...  Mas bom saber que deu certo e que ficou bom.
Depois vou reler o seu tópico do moglice pra ver as novidades.

Então, sobre a polia 65, o Ivan tinha comentado que era a correta para esse torno e só agora pude trocar.

Meu torno fica muito tempo parado e com coisas por cima, que as vezes desanimo de arrumar, e o barramento está muito gasto da metade pra placa que até desanimo de fazer as coisas nele e acabo fazendo uns biquinhos no meu trabalho. Mas o ideal é ter em casa mesmo.

Já estou bolando um dispositivo pra adaptar o motor em baixo da bancada, coisa simples mas demorada, que pretendo postar aqui no forum o resultado.

Enquanto isso vamos trocando ideias e se alguém tiver uma boa sugestão será bem vinda

Um abraço
Márcio


Offline Maquete

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #174 Online: 14 de Agosto de 2010, 19:44 »
Catálogo Sanches Blanes

Boa noite amigos,
Não sei se estou postando no lugar correto, mas acredito que isso não seja problema. A pedido do amigo Márcio Castanho, disponibilizo à ele e todos que interessar o Catálogo SB que adquiri. Não me recordo exatamente de onde peguei, de repente até foi aqui mesmo no fórum.
Um abraço à todos,
Maquete (Carlos)

Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #175 Online: 14 de Agosto de 2010, 23:14 »
Catálogo Sanches Blanes

Boa noite amigos,
Não sei se estou postando no lugar correto, mas acredito que isso não seja problema. A pedido do amigo Márcio Castanho, disponibilizo à ele e todos que interessar o Catálogo SB que adquiri. Não me recordo exatamente de onde peguei, de repente até foi aqui mesmo no fórum.
Um abraço à todos,
Maquete (Carlos)

Maquete,

Parabéns pela colaboração.

Abraços

Edson


Offline marciocastanho

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #176 Online: 18 de Agosto de 2010, 11:35 »
Carlos,
Obrigado pelo catálogo. Eu já tinha baixado esse pdf aqui no forum mesmo, mas valeu pela ótima intenção.

O manual que eu queria é o de operação do SB. Por exemplo, agora estou precisando fazer uma rosca em um cano de ferro de 1/2 pol. desses comuns de água, para fazer uma rede de ar até a oficina, e não sei qual a posição das alavancas e qual a engrenagem.

Alguém sabe como se faz esse tipo de rosca?

Um abraço 

Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #177 Online: 19 de Agosto de 2010, 07:56 »
O Sanches Blanes é uma cópia fiel do South Bend. E o "manual" do South Bend é o Manual do Torneiro.
http://www.wewilliams.net/docs/1953%20-%20Manual%20del%20Tornero%20-%2052nd%20Ed.pdf
Assim, pode-se dizer que este é o manual do Sanches Blanes.
Só que na versão em Português ele mostra a tabela de roscas da versão métrica do torno. Como o Sanches Blanes era em polegada, para estas informações olhe o original "How to Run a Lathe".
http://www.wewilliams.net/docs/How%20to%20Run%20a%20Lathe%20-%2015th%20ed.pdf

Para roscas NPT, consulte uma tabela, como esta.
http://www.engineeringtoolbox.com/npt-national-pipe-taper-threads-d_750.html
Para 1/2", a rosca é 14 fios por polegada (se ela precisar ser cônica, a coisa complica um pouco).
Procurando 14 na tabela do Sanches Blanes (aqui em versão Clovis Bornay)

vai ver que é a posição A8 - atente para as engrenagens que devem estar na grade: 20 em cima e 56 em baixo.

Offline rodrigo w

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #178 Online: 21 de Agosto de 2010, 07:55 »
Voltando ao assunto do indicador de rosca, meu torno é um xingling e veio com tal acessório, nunca tirei da caixa pra uso, recentemente tive um desgaste na porca bipartida e nesse monta e desmonta para as medições acabei conheçendo melhor meu torno e fiquei com a pulga atrás da orelha.

Minhas dúvidas são em relação ao uso do indicador de rosca  no feitio de rosca metricas, pesquisei no são google a respeito da minha máquina que tem a denominação de 9x30, as respostas que encontrei falam que e a linha 9x20 e 9x30 tem o fuso em polegada como a maioria dos chineses, logo não poderia desengrenar o carro durante a rosca metrica, aconteçe que minha maquina tem fuso métrico 1,5mm o que já contraria tudo o que encontrei e outro dado curioso, é que no manual mesmo fala que durante roscas metricas não pode haver o desengrenamento, aconteçe que:  o manual descreve sobre uma tabela Thread Dial e na figura correspondente a citação são para roscas polegadas e no meu torno essa tabela cita roscas em milimetros apenas, então a  pergunta que não quer calar:  Seria meu torno capaz de usinar roscas métricas , desengrenar o carro e novamente acertar a entrada da rosca atraves da posição do indicador?
Complementando, junto com o indicador vieram duas engrenagens juntas , 56 e 60 dentes,....

abs

Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #179 Online: 21 de Agosto de 2010, 22:27 »
Rodrigo,
quantas divisões há no mostrador do seu indicador? Quais são numeradas? Se tiver uma foto dele, ajuda.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2010, 22:29 por Ivan »

 

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