Autor Tópico: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987  (Lida 56557 vezes)

Description:

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #135 Online: 23 de Novembro de 2009, 17:00 »
Saque o pino pequenino, pino de Belém...



Há também um parafuso nessa orelha do cabeçote onde a peça com a alavanca encosta, passe a mão nessa orelha e vá descendo (cuidado com o arrepio) que vc acha. Ele faz o batente do carretel e encaixa em uma ranhura na peça com a alavanca, afrouxe/remova para sacar a peça da alavanca.

Se me lembro bem a peça da outra ponta sai pela frente com o eixo interno, e o carretel sai para cima. Como as 2 peças que vão nas extremidades são excêntricas, vai ter que ir girando e movimentando. Um desengripante ajuda.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2009, 17:11 por Ivan »

Dv

  • Visitante
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #136 Online: 23 de Novembro de 2009, 17:11 »
Saque o pino pequenino, pino de Belém...



Com ele fora, tire a peça com a alavanca, se me lembro bem a peça da outra ponta sai pela frente com o eixo interno, e o carretel sai para cima. Como as 2 peças que vão nas extremidades são excêntricas, vai ter que ir girando e movimentando. Um desengripante ajuda.

Há Ivan, e ja ia me esquecendo, me mande por favor o manual tr600, eu ja possuo a copia do tm 127, mas esta um pouco inlegível os numeros que dao referencia as peças...

muito obrigado pela atençao...
esse forum é d+

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #137 Online: 23 de Novembro de 2009, 17:31 »
Diego,
observe que eu editei a mensagem, não esqueça de tirar o parafuso que entra por baixo.

No carro superior está faltando uma régua, ela vem de fábrica. Observe a tal peça comprida do outro carro, precisa fazer uma correspondente para ele. Com um pedaço de algum metal (de preferência latão ou bronze, mas aço 1020 serve perfeitamente), uma lima, uma morsa e um pouco de força de vontade você faz uma. Ou meça a espessura e mande fazer uma. As extremidades superior e inferior precisam ser anguladas, como na outra. E é preciso fazer uns rebaixos onde os parafusinhos (3/16") vão encaixar.

O parafuso misterioso é para travar o carro, como eu havia mencionado. Por baixo dele deveria montar um calcinho. Ao apertar o parafuso, o calcinho sobe e aperta o barramento por baixo. Mas isso dá pra você fazer alguma hora, é só pegar um pedaço chato de ferro fundido ou bronze e abrir uma rosca (3/8", se não me engano). Esse parafuso é usado ao facear, quando vc não quer que o conjunto mova ao longo do barramento.

As engrenagens banguelas vc compra na riosulense, acho que as 2 juntas vao sair uns 200 reais ou menos.
Aqui o manual do TR600, se não conseguir baixar coloque o seu e-mail.

Dv

  • Visitante
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #138 Online: 23 de Novembro de 2009, 17:46 »
Diego,
observe que eu editei a mensagem, não esqueça de tirar o parafuso que entra por baixo.

No carro superior está faltando uma régua, ela vem de fábrica. Observe a tal peça comprida do outro carro, precisa fazer uma correspondente para ele. Com um pedaço de algum metal (de preferência latão ou bronze, mas aço 1020 serve perfeitamente), uma lima, uma morsa e um pouco de força de vontade você faz uma. Ou meça a espessura e mande fazer uma. As extremidades superior e inferior precisam ser anguladas, como na outra. E é preciso fazer uns rebaixos onde os parafusinhos (3/16") vão encaixar.

O parafuso misterioso é para travar o carro, como eu havia mencionado. Por baixo dele deveria montar um calcinho. Ao apertar o parafuso, o calcinho sobe e aperta o barramento por baixo. Mas isso dá pra você fazer alguma hora, é só pegar um pedaço chato de ferro fundido ou bronze e abrir uma rosca (3/8", se não me engano). Esse parafuso é usado ao facear, quando vc não quer que o conjunto mova ao longo do barramento.

As engrenagens banguelas vc compra na riosulense, acho que as 2 juntas vao sair uns 200 reais ou menos.
Aqui o manual do TR600, se não conseguir baixar coloque o seu e-mail.


valeu Ivan... muito obrigado pela atençao, eu moro e BH e olhei pela net e ano achei riosulense aqui, vc conhece alguma aqui na região? e se eu mandar fresar iguais? há e o link do manual funcionol direitinho, e me descupem a todos pelo "talvez mal uso nas postagem, daqui alguns dias fikarei bom"

att Diego

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #139 Online: 23 de Novembro de 2009, 21:58 »
Diego,

O Ivan é uma pessoa muito educada e talvéz não quizesse mencionar que o porco que usava esse torno, devia engrenar o carretel com o torno em funcionamento. Por isso as engrenagens estão desse jeito...

Além do mais, quando engrenar esse carretel, com o torno parado,  você deve puxar o pino que engata a engrenagem grande às polias da árvore.

Abs.

Edson




Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #140 Online: 23 de Novembro de 2009, 22:46 »
e ano achei riosulense aqui, vc conhece alguma aqui na região?
é porque só tem na minha região. ;D
A Riosulense fica na cidade de Rio do Sul, a uns 40km de onde moro. O telefone é 47 3521-3256, fale com o "Seu" Osni, eles enviam pelo correio (vou começar a pedir comissão pra eles  :) ). Use os números do manual do TR600 para pedir as peças. Pode pedir sem medo, no seu as engrenagens já são helicoidais (dentes inclinados).
Citar
e se eu mandar fresar iguais?
Provavelmente vai sair muito mais caro, e pode ter problemas de montagem. Com a Riosulense oferecendo essas peças a preços razoáveis, não creio que valha à pena.

A engrenagem que fica atrás das polias está inteira?

Como lembrou o Edson, esse acoplamento/desacoplamento deve ser feito somente com o eixo parado.

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #141 Online: 24 de Novembro de 2009, 21:08 »
Ivan,

Você disponibilizou o manual no joinvile 127 e eu passei em branco. Agora, tentei baixar mas o link não funcionou, poderia mandar-me.

Abraço

Edson


Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #142 Online: 24 de Novembro de 2009, 22:12 »
Agora, tentei baixar mas o link não funcionou, poderia mandar-me.
Panhou?
(este é o scan do Viumau, que fez um serviço mais decente do que o meu)

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #143 Online: 24 de Novembro de 2009, 22:25 »
Panhou?
(este é o scan do Viumau, que fez um serviço mais decente do que o meu)

Manual baixado e funcionando.

Grato ao viumau que fez um ótimo trabalho de scaneamento assim nos "viubem" eheheh.


Abs.

Edson


Dv

  • Visitante
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #144 Online: 25 de Novembro de 2009, 12:12 »
Diego,

O Ivan é uma pessoa muito educada e talvéz não quizesse mencionar que o porco que usava esse torno, devia engrenar o carretel com o torno em funcionamento. Por isso as engrenagens estão desse jeito...

Além do mais, quando engrenar esse carretel, com o torno parado,  você deve puxar o pino que engata a engrenagem grande às polias da árvore.

Abs.

Edson

Olá Edson, espero que esteja bem
Realmente nao tiveram os cuidados necessários, mas posso lhe dizer a verdade? esse torno veio de uma corporação militar, o que leva a cre, que era igual uma meretriz, ou seja, um decia e outro subia...rrsrsr

mas por falar em cuidados necessários, como eu manipulo o processo de engrenamento? é com ele parado ou funcionado? poderá funcionar travado na polia? ou nao, tem que ser sempre destravado?

Dv

  • Visitante
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #145 Online: 25 de Novembro de 2009, 12:17 »
Diego,

 o porco que usava esse torno, devia engrenar o carretel com o torno em funcionamento.

Além do mais, quando engrenar esse carretel, com o torno parado, 

Edson

Me desculpe pela citaçao anterior, na dúvida de com engrenar corretamente o carritel... é que eu me perdi entre as duas afirmações.....
me de um forcinha aí, aliás eu peço a todos....

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #146 Online: 25 de Novembro de 2009, 12:25 »
Me desculpe pela citaçao anterior, na dúvida de com engrenar corretamente o carritel... é que eu me perdi entre as duas afirmações.....
me de um forcinha aí, aliás eu peço a todos....
Agora eu fiquei na dúvida se você ainda está na dúvida. ;D

Caso ainda esteja, do manual do TM127:

"O conjunto de redução fica atrás da árvore: ao ser trazido à frente pela alavanca de redução - com a árvore parada - o conjunto engrena-se com a polia e a engrenagem da árvore. Ao mesmo tempo, o pino desta deve ser puxado para fora, soltando a polia."

Se ainda não deu uma lida, sugiro que leia.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #147 Online: 25 de Novembro de 2009, 12:28 »
A propósito, árvore é o eixo-árvore, o eixo principal do torno, onde é montada a placa e as peças a tornear.

Se alguma outra árvore não estiver parada, não opere máquinas. ;D

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #148 Online: 25 de Novembro de 2009, 12:49 »
Olá Edson, espero que esteja bem
Realmente nao tiveram os cuidados necessários, mas posso lhe dizer a verdade? esse torno veio de uma corporação militar, o que leva a cre, que era igual uma meretriz, ou seja, um decia e outro subia...rrsrsr

mas por falar em cuidados necessários, como eu manipulo o processo de engrenamento? é com ele parado ou funcionado? poderá funcionar travado na polia? ou nao, tem que ser sempre destravado?

Esse pino que trava a polia na engrenagem que fica no eixo central, é para ficar travado sempre. Só deve ser destravado quando você engrenar aquele carretel que fica entre o cabeçote e o motor.

Na verdade, esse carretel quase nunca é usado, êle é utilizado quando fazemos uma rosca e o torno tem que girar na mais baixa velocidade para a ferramente não ultrapassar o limite do fim da rosca. Quando fazemos rosca, temos que fazer várias manobras no torno e se êle funcionar em velocidade normal não dará tempo de fazer essas manobras.

Desculpe a letra de forma, mas é só para nunca mais esquecer.

NUNCA ENGRENE OU DESENGRENE NENHUMA ENGRENAGEM OU ALAVANCA DO TORNO COM ÊLE FUNCIONANDO, INCLUSIVE CAIXA NORTON.

Abraço

Edson


Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #149 Online: 25 de Novembro de 2009, 13:05 »
Edson,
se me permite complementar:

MENOS A PORCA BIPARTIDA E A ALAVANCA DO AVANÇO TRANSVERSAL, PORQUE ESSAS PODE.

 ;D ;D

 

/** * */