Sr. Edson, muito bacana este tópico, já li interio. E o sr tem notícias atualizadas das porcas antifolgas em poliacetal, após esse tempinho passado???
Sim, tenho novidades. No tópico que você soube da porca em questão, há também um assunto sobre o fuso do carro transversal do meu torno que estava um pouco gasto. A porce original em bronze também estava gasta, mas o torno ainda entava trabalhando a contento.
Aí, resolvi, para treinamento, fazer um novo fuso e aproveitei para fazer uma nova porca em poliacetal exatamente como havia cogitado anteriormente, só alterando as medidas.
Trocado o fuso pelo novo e a velha porca pela de poliacetal, já faz um bom tempo e até agora não houve problema algum. a folga que existia não mais existe e o avanço avanço do carro está excelente. Creio que nem seria necessário trocar o fuso, bastaria somente adaptar a nova porca e o resultado seria o mesmo.
Ivan, o mestre dos tornos pretendo aplicar o moglice no meu assim que tiver "tempo" pra retificar o barramento.
Quanto ao moglice, também usei no meu torno e ficou surpreendente. valeu 1000% a experiência. Faça exatamente como o Ivan recomendou que não dá erro.
O maior problema que tive foi achar a posição certa do carro sobre os parafusos de latão. Quando pensava que estava tudo certo, retirava o carro e voltava a colocar o carro novamente no prisma para conferir já não estava mais correto, saia do lugar.
A solução que encontrei foi muito simples: Regulei corretamente o carro usando os parafusos de latão com o relógio comparador. quando tudo estava certinho, "zerado", peguei uma caixinha de durepox, desses de construção, fiz quatro "minhoquinhas" e encaixei nas pontas das guias do carro. essas cobrinhas, depois de endurecidas, alem de manter o carro sempre alinhado, mesmo tirando e colocando o carro várias vezes, ainda serviu de base para o preenchimento de todo o moglice nas guias do carro.
Para evitar que o moglice cole no barramento, passe CERA DE ASSOALHO COM SILICONE, funciona muito bem.
Após tanto tempo (nem sei se vc se lembra) troquei a polia motora de 100 para 65 e o resultado ficou surpreendente, parece outro torno. O meu é um sanches b.
Não lembro não, é uma pena não me lembrar, dê mais detalhes de quais polias está falando.
Agora pretendo fazer uma nova bancada em madeira e instalar o motor por dentro da bancada, abaixo da cx de engrenagens.
Colocar o torno sobre uma bancada é super maneiro e dá outra vista à máquina, além de ser muito útil.
Se você conseguir instalar o motor sobre o torno como o exemplo da foto, vai dar muita inveja ao pessoal aqui do forum, até em mim, no bom sentido é claro.
E se vc tiver um manual do SB poderia me passar?
Infelizmente não tenho manual do meu xará SB, mas acredito que no máximo em dois dias alguém aqui do forum vai arranjar pra você.
Abraços e bom trabalho no seu bichinho...
Edson Sanches (sem Blanes)