Pedro,
tem certeza que é 217 de 1987? não é 1978? Até onde sabia, os 217 (com avanço transversal automatico) e os 117 (sem avanço transversal automático) R (sem caixa) e RCN (com caixa Norton) só foram fabricados até meados da década de 70. Depois, foram substituídos pelo TM127. Eu tenho um 217R.
Agradeço se vc pudesse postar uma foto dele e da plaqueta dele.
Este é o desenho do cabeçote dele (117, 217 e 127, são iguais, só mudou a estética do fundido no 127).
http://images1.fotopic.net/?iid=yudhej&outx=600&noresize=1&nostamp=1O eixo sai pela frente, sobre o barramento.
1 - Remova as tampas das 2 pontas
2 - Remova o parafuso de trava e solte a porca de aperto do rolamento cônico dianteiro (atrás dos rolamentos dianteiros)
3 - Solte o parafuso da trava da polia/rolamento traseiro (à frente do rolamento traseiro)
4 - Remova o parafuso da polia (na verdade, é um bujão para engraxar, mas só pra garantir)
5 - Bata na bunda do eixo com muito carinho. Use um calço de madeira. NÃO BATA COM A MARRETA NO EIXO.
A parte mais chata é uma chaveta que segura a engrenagem grande dianteira, ela vai soltar ao dar encosto na parte da frente. Pode tentar um WD40 nessa chaveta que mal não faz.
Sugestões:
Use uma correia boa (ex. goodyear) pra não se incomodar tão cedo depois.
Inspecione os rolamentos, principalmente o cônico dianteiro, veja se os roletes estão 100% íntegros. Lave os rolamentos com querosene e renove com uma graxa boa (da SKF, NSK, Graxazul etc). Não entupa de graxa, o correto é 1/3 do volume total. Não fique girando sem a lubrificação.
Reengraxe também a parte interna da polia, onde faz contato com o eixo.
Antes de montar, veja se não tem nenhuma sujeira ou rebarba nos alojamentos, e passe um óleo para montar.
No fim da montagem, dê umas pancadas no eixo pela frente (mesmo cuidado) para ele ir até o final.