Bem pessoal, como o tópico é sobre Torno, estou postando uma idéia que tive para alinhamento do torno usando RAIO LASER.
Há vários dias atrás, o Lolata postou algo sobre Caneta de Raio Laser e lendo esse poste tive a idéia de usá-lo no alinhamento, que estava me aporrinhando um pouco.
O sistema consiste em 3 (três) peças de alumínio com um furo central de 2,5 mm. (Essa é a broca mais fina que disponho, poderá ser mis fina) que colocadas em linha, duas no eixo árvore, uma na parte de traz e outra (cônica CM3) no furo da frente e a última peça (cônica CM2) no cabeçote móvel do torno.

Na peça trazeira foi alojado uma caneta (vagabunda) de Raio Laser, tendo o facho do raio na parte central da caneta.

O princípio é o seguinte:
Depois de regular muito bem a posição da caneta na peça para que o raio transpasse o furo central esse raio deverá passar pelo furo central da segunda peça instalada no furo cônico da frente do cabeçote e atingir, também, o furo central da peça colocada no Cabeçote móvel conforme fotos da seguencia.




Alinhamento:
Quanto o Raio estiver passando pelos dois furos do eixo do cabeçote fixo e atingir a peça do cabeçote móvel, gira-se o eixo vagarosamente para ver se o raio permanece no mesmo lugar, se não regula-se a posição da caneta na peça trazeira.
Posteriormente, aproxima-se o cabeçote móvel do cabeçote fixo e verifica se o raio transpassa o furo da peça do cabeçote móvel e se reflita bem no ponto final do canal, por isso a peça é cortada, para se ver onde reflete o raio. Se não estiver exatamente como descrito anteriormente, regula-se o cabeçote móvel para direita ou esquerda até estar bem alinhado.
Por último, verifica-se o alinhamento do barramento, distanciando-se o cabeçote móvel para parte mais distante e o reflexo deverá estar exatamente na mesma posição, se não terá que alinhar o cabeçote Fixo.
Espero que os amigos do forum estudem essa idéia e postem seus comentários. Para mim deu muito certo e o torno ficou bem, mas muito bem melhor que antes de usar esse processo.
Mais tarde vou refazer essas peças com uma caneta Laser bem melhor e fazer um furo de no máximo 1,5 mm.
Grato
Edson