Autor Tópico: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987  (Lida 56546 vezes)

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Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #45 Online: 17 de Agosto de 2009, 13:37 »
Edson,

A oficina está aberta a você ou a qualquer um que queira me fazer uma visita - é só me avisar antes para providenciar a infraestrutura, pois as visitas não podem passar sede.... ;)

Sem dúvida, em breve marcaremos

Abs.

Edson


Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #46 Online: 17 de Agosto de 2009, 22:29 »
Gilii,
neste contexto específico, o sistema imperial é uma bênção, pois os passos são divisões simples da polegada - ou seja, todos se encontram na polegada, e mesmo os semi-inteiros coincidem a cada 2 polegadas. Já o métrico é um pesadelo, pois passos como 3mm e 3,5mm vão compartilhar um múltiplo lá no chapéu.

Para saber o que seria o mais adequado, primeiro seria necessário saber quais os passos que você quer "seguir", e quais a limitações de número mínimo e máximo de dentes nas engrenagens.

Mas fazendo uma suposição simples, digamos que os passos que interessam sejam os usados nos parafusos métricos, e indo de 0,5mm a 5mm:
0,5; 0,6; 0,7; 0,75; 0,8; 1; 1,25; 1,5; 1,75; 2; 2,5; 3; 3,5; 4; 4,5; 5

Como o fuso do seu torno tem passo 3mm, todos os passos divisores permitem o fechamento das porcas em qualquer lugar, dispensando o indicador. São eles:
0,5; 0,6; 0,75; 1; 1,5; 3

Fazendo um indicador com engrenagem 20 dentes, uma volta completa do indicador corresponderá a
20 x 3mm = 60mm de deslocamento do carro.
Cada meia volta = 30mm
Cada quarto de volta = 15mm

Com este indicador, faz-se as seguintes roscas:
0,8mm - usando sempre o mesmo ponto (1 por volta)
1,25mm - cada quarto (4 por volta)
2mm - cada meia volta
2,5mm - cada quarto
4mm - cada volta
5mm - cada quarto

Ficaram de fora:
0,7; 1,75; 3,5; 4,5

Fazendo outra engrenagem de 21 dentes,
21 x 3mm = 63mm de deslocamento do carro.
Cada meia volta = 31,5mm
Cada quarto de volta = 15,75mm

Com esta engrenagem no indicador, faz-se as seguintes roscas:

0,7mm - a cada meia volta
1,75mm - a cada quarto de volta
3,5mm - a cada meia volta
(também pode ser usada para alguns dos passos já citados na 20d, é só conferir)

Faltou só o 4,5mm - especialmente para este você faz uma engrenagem de 27 dentes. ;D

Para roscas em polegada, você não abre a porca ;D. É possível fazer um indicador, mas esperando cada repetição da marca dá pra ir à padaria e voltar.

Naturalmente, ao invés de 20 e 21 poderiam ser usados outros números.

Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #47 Online: 17 de Agosto de 2009, 23:08 »
Quanto aos dentes, Sim tem exatamente 32 dentes. No início pensei que seria impossível fazer essa engrenagem, pois comecei com um tarugo de 34 mm. de Ø más, consegui 36 dentes. Então deixei o Ø em 32 mm. e continuou com 36 dentes, ai passei para 30 mm. de Ø e consegui os 32 dentes necessários.
Como o importante são as voltas que o fuso dá a cada (4 voltas) a cada volta da engrenagem, penso que não importa o diâmetro da peça. Estou certo? Tomara que sim...
Sim, o importante é o número de dentes. Uma pequena diferença no diâmetro externo neste caso não tem problema - existe uma diferença de mais de 1mm no diâmetro externo da engrenagem do indicador da Joinville pro da South Bend (eu tenho os 2  :) ), e operam no mesmo fuso.

Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #48 Online: 17 de Agosto de 2009, 23:11 »
Gilii,
este é um indicador de um Hercus (clone South Bend Australiano) métrico:



Unlike the South Bend indicator, this has 24T, 33T and 35T gears, and is numbered on top instead of lettered. In early 2007 Phil Frost helped out by providing the engagement chart:
For a Hercus Lathe, 3mm pitch lead screw.
The following pitches can be cut without a dial:
0.20, 0.25, 0.30, 0.50, 0.60, 0.75, 1.00, 1.50, 3.00.
With 24 teeth (pitch, position):
0.40, 3. 0.45, 2. 0.80, 3. 0.90, 2. 1.20, 3. 1.60, 3. 1.80, 2. 2.00, 3. 2.40, 3. 3.60, 1. 4.00, 3. 6.00, 3. 8.00, 3.
With 33 teeth (pitch, position):
1.10, 3. 2.20, 3. 5.50, 3.
With 35 teeth (pitch, position):
0.35, 5. 0.70, 5. 1.25, 7. 1.40, 5. 1.75, 5. 2.50, 7. 3.50, 5. 5.00, 7. 7.00, 5.


Fonte:
http://steammachine.com/hercus/page7.html

Só que essas engrenagens fazem muito passo inútil, creio eu.

Offline F.Gilii

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #49 Online: 18 de Agosto de 2009, 08:06 »
Ivan,

Obrigado pelas excelentes explicações - eu cheguei a calcular que justamente iria precisar de uma engrenagem de 20 e uma de 21 dentes, mas não tinha feito a conta para chegar na de 27 dentes...

Adorei também o documento referente ao torno Hercus - vou estudar com carinho e ver como resolver agora a construção do dispositivo, porque meu torno tem uma proteção no fuso, mas nada que um pouco de criatividade e suor não resolvam :)

Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #50 Online: 18 de Agosto de 2009, 09:53 »
Gilii,
apenas concluindo o raciocínio do indicador para roscas em polegada no seu torno.

É necessário estabelecer uma distância no barramento que seja múltipla de 1 polegada e do passo do fuso.
O primeiro inteiro em mm perfeitamente divisível por 1 polegada é 127mm (5 polegadas).
Só que para 127mm, seriam necessárias 42,33 voltas do fuso (não é divisível por 3mm).
Como não dá pra fazer uma engrenagem com dentes fracionários, este número não presta. Nem 254mm.
Apenas 381mm é divisível por 25,4mm e por 3mm.
381mm dividido pelo passo do fuso dá, naturalmente 127 - este é o número de dentes da engrenagem do indicador.

Além de ser enorme, ruim de fazer, ruim de montar pelo tamanho (e sem uma guarda pode ser perigosa à masculinidade do usuário :) ), ela seria muito lenta.
Se fossem feitas 15 divisões no mostrador, cada divisão representaria 1 polegada. No entanto, fora a marca original, em nenhuma das outras 14 a porca fecharia exatamente no lugar desejado.
Assim, para fazer certinho seria usada somente uma divisão por volta.

Supondo a abertura de uma rosca em polegada passo 20tpi (a do parafuso 1/4"): as engrenagens da grade/caixa seriam configuradas para que a cada ~2,36 voltas do eixo-árvore, o fuso dê uma volta (configuração da grade, nada a ver com o indicador).

Supondo o torno operando a 100 rpm (que acho até rapidinho para roscas) = 100 rotações da placa por minuto = 42,3 rotações do fuso por minuto.

Como serão necessárias 127 voltas do fuso para voltar à marca, cada volta do indicador levaria 3 minutos.
Vale até usar um despertador pra otimizar o serviço. ;D

Como curiosidade, esta é uma das últimas patentes da South Bend, um indicador de rosca métrico/polegada para tornos em polegada. Saca que coisinha simples. Creio que nem tenha sido produzido comercialmente.

Offline F.Gilii

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #51 Online: 18 de Agosto de 2009, 10:05 »
Ivan,

Cheguei à mesma conclusão neste meio tempo - não vale a pena fazer um dispositivo para polegadas...

Tenho este mesmo documento, e cheguei a cogitar a possibilidade de tentar fazer o treco, mas meu torno é tão pequeno que acho que nem caberia nele e não faço tantas roscas em polegadas que mereça algo assim.

De qualquer forma, vou fazer um para milimetros porque sinto falta mesmo, e será o proximo projeto após o términos de algumas pendências.

Mais uma vez obrigado pelas excelentes esplanações e exemplos.

Offline C N C N o w !

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #52 Online: 18 de Agosto de 2009, 10:56 »
Saca que coisinha simples.

Simplérrimo ! Pera aí que tô indo ali fazer meia dúzia ...  ;D

Citar
Creio que nem tenha sido produzido comercialmente.

Ué ... pq será ?  :P

Jogando farinha no ventilador:

Que tal pensar em algo eletrônico ?

« Última modificação: 18 de Agosto de 2009, 12:44 por C N C N o w ! »

Offline F.Gilii

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #53 Online: 18 de Agosto de 2009, 11:02 »
Jorge,

Eu colecionei alguns dos circuitos que tem por aí para fazer uma "rosca eletronica", mas sabe como é - o doido aqui é uma sumidade em eletrônica, então já viu, né?

Para os que se interessam no assunto:
http://www.autoartisans.com/ELS/
http://homemetalshopclub.org/projects/electronic_lead_screw/els.html

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #54 Online: 18 de Agosto de 2009, 12:46 »
Eu colecionei alguns dos circuitos que tem por aí para fazer uma "rosca eletronica" ...

Não era bem isso que eu tinha em mente, embora seja o que eu acho mais adequado e de maior alcance ... eu imaginava como ficaria um indicador de rosca eletrônico, particularmente o métrico, o que seria necessário, etc ...

Offline F.Gilii

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #55 Online: 18 de Agosto de 2009, 13:05 »
Não era bem isso que eu tinha em mente ... eu imaginava como ficaria um indicador de rosca eletrônico, particularmente o métrico, o que seria necessário, etc ...
Hmmm - e como seria isso?

Dois encoders - um no eixo principal e um no fuso de transporte, e um digital que indicaria a posição?

Offline C N C N o w !

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #56 Online: 18 de Agosto de 2009, 15:33 »
Hmmm - e como seria isso? Dois encoders - um no eixo principal e um no fuso de transporte, e um digital que indicaria a posição?

Não sei, Fábio ... foi apenas um lampejo ... e botei aqui mais como provocação, pra ver o que sai ...

Imaginei sim algo com um encoder e um contador up / down com contagem definida ... pelo menos é assim que vejo o indicador mecânico e apenas me ocorreu que um análogo eletrônico seria factível, possivelmente descomplicando a mecânica, que no caso métrico fica bem pedalativo, como bem demonstrou o Ivan. Creio que a questão principal seria definir a resolução do encoder e verificar se seria algo passível de construção caseira ... vou ter de deglutir o batráquio antes de me arriscar a detalhar algo ...

Acho que vc, o Ivan e o Enoch estão em muito melhor posição pra dar uns pitacos ... eu me reservo o confortável papel de provocador ... he, he, he ...

Acho que pode valer a pena ruminar um pouco ... muita gente deve se defrontar com o mesmo prob ...

Offline F.Gilii

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #57 Online: 18 de Agosto de 2009, 16:02 »
Jorge,

Mas você sabe que a idéia não é de toda ruim não, só que de creio que com o dispositivo mecanico creio ser mais fácil de resolver a questão...

"Talvez SE" ele pudesse ser "flex" e mostrar tanto milimetros como polegadas num apertar de botão... ai hmmmmmmm :)

Claro - se a coisa se complicar demasiado, aí parte-se para uma solução mais completa mesmo c0omo as roscas eletronicas, porque aí o céu é o limite.

Offline C N C N o w !

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #58 Online: 18 de Agosto de 2009, 16:28 »
"Talvez SE" ele pudesse ser "flex" e mostrar tanto milimetros como polegadas num apertar de botão... ai hmmmmmmm :)

Foi o que eu pensei ... mais ou menos como um paquímetro digital, escolhe-se a unidade ...

Offline marc0

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #59 Online: 18 de Agosto de 2009, 16:33 »
Sobre fabricar as roscas em polegadas com fuso em milímetros basta inverter a montagem e usar a engrenagem de 127 dentes na árvore, coisa nem sempre factível (muitos usam uma montagem aproximada, coisa que não gosto).

Sobre o indicador , eu não tinha opinado "ainda" porque não tinha uma boa solução mecânica e estava curioso para saber a opinião dos colegas, nunca parei para pensar sobre isso; cojecturei à principio que uma solução eletrônica poderia facilitar o objetivo.
Vou propor uma possibilidade que imaginei como solução para avaliação dos colegas.
Um indicador composto de dois eixos, um engrenado no fuso com uma roda lisa de atrito acionando o eixo do indicador.
Como praticamente não existirá tração creio que se bem construído o escorregamento será insignificante.

Abraços...
« Última modificação: 18 de Agosto de 2009, 16:42 por marc0martim ECM »

 

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