Resolvi seguir o caminho mais longo, fazer uma porca auto ajustavel, sem nessecidade de troca de fuso, já que a porca se ajustará em toda a extenção do fuso, independente das regiões, gastas ou não.
Edson,
não sei se você já está com a cabeça feita, mas ouso dar uma opinião.
O desgaste no fuso ocorre - como você mesmo notou - de forma desigual em seu comprimento. Qualquer solução que conviva com isso vai ser limitada - ou fica justa em um ponto e frouxa no outro ou fica justa no outro e nem passa no um. Mesmo a solução com a mola é uma concessão, e com rigidez inferior à de uma porca rígida de bronze.
Já a porca, por seu pequeno comprimento, está desgastada por igual em toda a sua extensão.
Assim, por que não fazer um fuso novo, com o mesmo passo mas com flancos mais largos, de forma que entre justo em toda a sua extensão na porca? A menos que os fios da porca já estejam quebrando de finos, ficaria justo em todo o comprimento e duraria até (2009 - 1973) + 2009 = o ano de 2045, pelas minhas contas.
Sei que você já está craque com os machos (no bom sentido
), mas fazer um fuso novo é o mesmo serviço que fazer o macho.
Outro comentário: o fuso tem 2,5mm de passo e vc está vendo uma folga de 2mm. A menos que os fios da rosca do fuso e da porca estejam
extremamente finos, a ponto de quebrar, essa folga vem (ao menos em parte) de outro lugar, e refazer o fuso ou a porca não vai resolver.
Desculpe se já checou isso, mas dê uma conferida no seguinte:
- desmonte a porca e o fuso. Com as 2 peças na mão (fora do torno), monte a porca no fuso e avalie novamente a folga. Se a folga diminuiu, ela vem de outros locais. Se for este o caso, os mais prováveis são
a) jogo na fixação da porca no carro (folga no diâmetro da parte cilíndrica e/ou naquele parafuso que fixa por cima do carro)
b) jogo na bucha do colar micrométrico, resolvido afrouxando o parafuso acessado pelo furo do colar, empurrando o conjunto para zerar a folga e reapertando o parafuso.